Aula 06 (Alistamento Eleitoral (parte 01)) Flashcards
1º bloco: Noções Introdutórias 2º bloco: Procedimentos do Cadastro Eleitoral
Julgue os itens seguintes, referentes ao alistamento eleitoral, ao cancelamento da inscrição eleitoral e exclusão do eleitor do cadastro nacional de eleitores.
Alistamento eleitoral é o ato jurídico pelo qual a pessoa natural adquire, perante a justiça eleitoral, capacidade eleitoral ativa e passa a integrar o corpo de eleitores de determinada zona e seção eleitoral.
Está correta a assertiva. Essa é uma assertiva difícil, pois pressupõe um certo conhecimento da Teoria Geral
do Direito.
Ato jurídico é o fato jurídico humano. É o ato praticado pelo homem que possui repercussão e importância
para o direito, podendo ser lícito ou ilícito.
Logo, podemos afirmar que o alistamento eleitoral é um ato jurídico, embora não seja, em regra, um ato
jurisdicional.
Devemos compreender que o alistamento constitui um ato administrativo, não jurisdicional, embora seja praticado pelo Juiz Eleitoral. Trata-se de um ato administrativo de caráter ___________________, significa dizer que, se preenchidos todos os requisitos legais, o Juiz Eleitoral deverá inscrever o eleitor no cadastro. Não há qualquer margem para discricionariedade (conveniência e oportunidade).
vinculado
Um _____________________, em termos gerais, constitui a manifestação do magistrado em um determinado processo que implica decisão, ou seja, com conteúdo deliberativo.
ato jurisdicional
______________ é o fato jurídico humano. É o ato praticado pelo homem que possui repercussão e importância
para o direito, podendo ser lícito ou ilícito.
Ato jurídico
O alistamento é um procedimento ____________________. No Brasil, ele se refere a dois contextos principais:
Alistamento Militar: É o ato pelo qual os cidadãos brasileiros do sexo masculino, ao completarem 18 anos, inscrevem-se para o serviço militar obrigatório. Este processo é realizado online ou em junta de serviço militar e é um requisito legal para o exercício de diversos direitos civis.
Alistamento Eleitoral: É a primeira fase do processo eleitoral, onde o cidadão se qualifica e inscreve-se como eleitor em um cartório eleitoral. Este procedimento compreende a qualificação e a inscrição do eleitor, permitindo-lhe votar e, se desejar, candidatar-se a cargos eletivos.
administrativo
qualificação + inscrição = _______________
ALISTAMENTO
Para fins eleitorais, o domicílio é o local onde o cidadão deve se alistar e o local onde poderá candidatar-se a cargos eletivos. Isso porque, entre as condições de elegibilidade, está o domicílio eleitoral na circunscrição por, pelo menos, _________________ (de acordo com a reforma eleitoral de 2017).
seis meses
Para o efeito da inscrição, é domicílio eleitoral o lugar de residência ou moradia do requerente, e, verificado ter o alistando mais de uma, considerar-se-á domicílio ________________.
qualquer delas
Julgue como certo ou errado:
A jurisprudência do TSE
já flexibilizava o conceito de domicílio. Segundo o órgão judicial, para comprovação do domicílio eleitoral é suficiente a demonstração de vínculos políticos, sociais ou comunitários, afetivos, patrimoniais ou de negócios. Há, inclusive, entendimento do TSE no sentido de deferir o alistamento de
eleitor no local em que a pessoa concorreu como candidato e obteve a maior parte dos votos nas últimas
eleições
Certo.
Ementa:
RECURSO ESPECIAL. TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO ELEITORAL. VÍNCULO POLÍTICO. SUFICIÊNCIA. PROVIMENTO.
1. A jurisprudência desta Corte se fixou no sentido de que a demonstração do vínculo político é suficiente, por si só, para atrair o domicílio eleitoral, cujo conceito é mais elástico
que o domicílio no Direito Civil.
Julgue como certo ou errado:
A pessoa indígena deverá realizar a comprovação do domicílio eleitoral, mesmo quando o atendimento prestado pela Justiça Eleitoral ocorrer dentro dos limites das terras em que habita ainda que for notória a vinculação de sua comunidade a esse território.
Errado.
o §4º do art. 13 da Resolução 23.659/21.
§ 4º A pessoa indígena ficará dispensada da comprovação do domicílio eleitoral quando o atendimento prestado pela Justiça Eleitoral ocorrer dentro dos limites das terras em que habita ou quando for notória a vinculação de sua comunidade a esse território.
O conceito de domicílio eleitoral é
a) igual ao conceito de domicílio do direito civil.
b) idêntico ao conceito de residência do direito civil.
c) o local onde o eleitor exerce sua profissão.
d) o lugar onde o eleitor possui moradia ou residência.
A resposta para a questão está no art. 42.
Será considerado como domicílio do eleitor o lugar onde ele possui residência ou moradia, se possuir mais de um, poderá ser considerado como domicílio qualquer um desses lugares.
Assim, a alternativa D está correta e é o gabarito da questão.
A Constituição Federal estabelece que o alistamento e o voto serão obrigatórios para os maiores de ____ anos
e facultativo para os ___________, para os _____________________ e para pessoas _____________________ de idade.
18 / analfabetos / maiores de 70 anos / entre 16 e 18 anos
art. 14, §2º, da CF:
§ 2º NÃO podem alistar-se como eleitores os _________________ e, durante o período do serviço militar obrigatório, os ______________.
estrangeiros / conscritos
Julgue como certo ou errado:
Aos estrangeiros com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, SALVO os casos previstos nesta Constituição.
Errado.
Sobre o tema, a CF disciplina:
§ 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, SALVO os casos previstos nesta Constituição.
Julgue como certo ou errado:
A suspensão dos direitos políticos obsta a realização das operações do cadastro eleitoral, inclusive o alistamento, logo após o qual deverá ser registrado o código ASE que indique o impedimento ao exercício daqueles direitos.
Errado.
Art. 11. Os direitos políticos são adquiridos mediante o alistamento eleitoral, que é assegurado:
§ 1º A suspensão dos direitos políticos não obsta a realização das operações do cadastro eleitoral, inclusive o alistamento, logo após o qual deverá ser registrado o código ASE que
indique o impedimento ao exercício daqueles direitos.
Julgue como certo ou errado:
A perda dos direitos políticos, decorrente da perda da nacionalidade brasileira, impede o alistamento eleitoral e as demais operações do cadastro eleitoral, acarretando,
se for o caso, o cancelamento da inscrição já existente.
Certo.
A perda da nacionalidade brasileira, independentemente do motivo, resulta na perda dos direitos políticos. Isso inclui o impedimento ao alistamento eleitoral e a todas as operações do cadastro eleitoral, podendo levar ao cancelamento de uma inscrição eleitoral já existente.
No entanto, é importante notar que recentemente houve uma mudança na legislação com a Emenda Constitucional nº 131 de 2023, que alterou as condições sob as quais a nacionalidade brasileira pode ser perdida.
Agora, a perda da nacionalidade brasileira não é mais automática ao adquirir outra nacionalidade, exceto em casos específicos como fraude no processo de naturalização ou atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
Professor Fringos, e se a pessoa já estiver inscrita no cadastro eleitoral e, depois, adentrar ao serviço militar obrigatório ou tiver os direitos políticos suspensos?
Nesse caso, a inscrição será suspensa no cadastro eleitoral durante o período em que o eleitor permanecer conscrito ou até que regularize a situação que
ensejou a suspensão dos seus direitos políticos.
(Padrão FGV) De acordo com a Resolução TSE nº 23.659/2021, sobre o alistamento eleitoral de menores de idade, analise as seguintes afirmativas:
I. É permitido o alistamento eleitoral de pessoas que completarem 15 anos de idade, desde que atinjam 16 anos até a data da eleição.
II. Em anos eleitorais, o pedido de alistamento eleitoral deve ser feito até o término do prazo estabelecido para requerimento de operações do cadastro.
III. Para o alistamento eleitoral de menores, é necessária a autorização ou assistência de um representante legal.
IV. O título eleitoral obtido sob as condições desta resolução só terá efeito quando o eleitor completar 16 anos.
Assinale a opção correta:
A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
E) Nenhuma das afirmativas está correta.
Resposta Correta: B)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Art. 30. A partir da data em que a pessoa completar 15 anos, é facultado o seu alistamento eleitoral.
§ 1º Nos anos em que se realizarem eleições ordinárias, o alistamento de que trata o caput deste artigo deverá ser solicitado até o encerramento do prazo fixado para requerimento de operações do cadastro.
§ 2º O alistamento será requerido diretamente pela pessoa menor de idade e independe de autorização ou assistência de seu/sua representante legal.
§ 3º O título eleitoral emitido nas condições deste artigo somente surtirá o efeito previsto no art. 11 desta resolução quando a pessoa completar 16 anos.
Para a inscrição eleitoral (leia-se alistamento inicial), para a transferência ou revisão de inscrição, o eleitor deverá
comparecer à Justiça Eleitoral até, no máximo, o _______ dia antes do pleito. Isso porque, nos _______ anteriores às eleições, não será recebido nenhum requerimento de alistamento, de revisão ou de transferência, o cadastro eleitoral fica fechado.
151º / 150 dias
Art. 33. Incorrerá em multa a ser imposta pelo juízo eleitoral e cobrada no ato do alistamento a pessoa brasileira:
I – __________, nascida em território nacional, que não se alistar até os ____ anos;
nata / 19