Aula 03 (Disposições Introdutórias do Código Eleitoral) Flashcards
Julgue certo ou errado:
Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:
Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subseqüente ao da eleição;
Certo.
A questão cobra o art. 7º, § 1º, do CE. Vejamos o dispositivo:
§ 1º Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:
II – receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego
público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas,
institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subseqüente ao da eleição;
Julgue certo ou errado:
Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:
Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, mas poderá investir-se ou empossar-se neles se já tiver havido a inscrição antes da ausência às urnas;
Errado.
A questão cobra o art. 7º, § 1º, do CE. Vejamos o dispositivo:
§ 1º Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:
I – inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou
empossar-se neles;
Julgue certo ou errado:
Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias.
Certo.
A questão está correta e baseia-se no art. 7º, § 1º, III, do Código Eleitoral, que impede o eleitor sem comprovação de quitação eleitoral de participar de concorrências públicas.
Julgue certo ou errado:
Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor obter passaporte ou carteira de identidade.
Certo.
Esta afirmação é verdadeira conforme o art. 7º, § 1º, V, do Código Eleitoral, que condiciona a emissão de passaporte e carteira de identidade à comprovação da quitação eleitoral.
Julgue certo ou errado:
Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, o eleitor ainda poderá renovar sua matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Errado.
A questão cobra o art. 7º, § 1º, do CE. Vejamos o dispositivo:
§ 1º Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor:
VI – renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
Julgue certo ou errado:
Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Certo.
Esta afirmação está correta e alinha-se ao art. 7º, § 1º, VII, do Código Eleitoral, que vincula a quitação eleitoral à realização de atos que exigem comprovação de quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Com base na antiga regra do artigo 7º.
De acordo com o §3º, do art. 7º, do CE, realizado o alistamento eleitoral pelo processo eletrônico de dados, será cancelada a inscrição do eleitor que não votar em _______ eleições consecutivas, não pagar a multa ou não se justificar no prazo de _________, a contar da data da última eleição a que deveria ter comparecido.
três / 6 meses
Julgue certo ou errado:
Os maiores de 18 anos são obrigados a votar, podendo ser impedidos de obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo caso não apresentem a prova de votação na última eleição.
Certo.
De acordo com o art. 7º, IV, do CE, sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor
obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo.
Julgue certo ou errado:
A ausência de votação, por pelo menos 3 eleições consecutivas ou a falta de alistamento eleitoral dos
maiores de 18 anos, implicarão o cancelamento do alistamento ou a proibição de sua realização.
Errado.
A ausência de votação em três eleições consecutivas por aquele que é obrigado a votar não o impedirá da regularização e futuro alistamento.
Julgue certo ou errado:
Não podem alistar-se eleitores os que não saibam exprimir-se na língua nacional.
Errado.
De acordo com o art. 5º, II, do CE, não podem alistar-se aqueles que não saibam exprimir-se na língua nacional. Contudo, segundo alertado em aula, o TSE entende que esse dispositivo não foi recepcionado pela Constituição Federal, logo estaria incorreto levando-se em conta a CF.
Confira:
V. Res.-TSE nº 23274/2010: este dispositivo [art. 5º, II, do CE] não foi recepcionado pela
CF/1988.
Julgue certo ou errado:
O voto não é obrigatório para os que se encontrarem fora do seu domicílio.
Certo.
De acordo com o art. 6º, II, b, do CE, o voto não será obrigatório para aqueles que se encontrem fora do domicílio. De acordo com a CF o voto continua obrigatório, competindo àqueles que estiverem fora do domicílio justificar o voto no dia das eleições ou posteriormente perante a justiça eleitoral.
A soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, mais a iniciativa popular, o referendo e o plebiscito. Tais instrumentos previstos na Constituição Federal vigente correspondem ao modelo:
a) do pluralismo político.
b) da democracia indireta.
c) da democracia direta.
d) da democracia semidireta.
e) do veto popular.
A alternativa D está correta e é o gabarito da questão. A parte inicial da questão define a soberania realizada de forma indireta, já que por meio do voto escolhemos representantes. A segunda parte, ressalta as formas de exercício direto, já que no referendo, plebiscito e iniciativa popular o povo decide sem a participação de intermediários. Logo, o modelo adotado é o da democracia semidireta.
Art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos _____________ anteriores à data da eleição.
150 dias
Art. 52. No caso de perda ou extravio de seu título, requererá o eleitor ao juiz do seu domicílio eleitoral, até …………… antes da eleição, que lhe expeça segunda via.
10 (dez) dias
Art. 114. Até ________________ antes da data marcada para a eleição, todos os que requererem inscrição como eleitor, ou transferência, já devem estar devidamente qualificados e os respectivos títulos prontos para a entrega, se deferidos pelo juiz eleitoral.
70 (setenta) dias
O Código Eleitoral prevê exceção ao alistamento eleitoral obrigatório no Brasil aos cidadãos
a) servidores públicos civis.
b) enfermos.
c) que se encontrem fora do país.
d) maiores de sessenta e cinco anos de idade.
e) que sejam militares na reserva.
Letra C.
Art. 6º O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de um e outro sexo, salvo:
I - quanto ao alistamento:
a) os inválidos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os que se encontrem fora do país.
Julgue certo ou errado:
O eleitor que, nos termos da legislação eleitoral, seja obrigado a votar e não o faça estará sujeito a multa caso não se justifique perante o juiz eleitoral competente até sessenta dias após a realização da eleição.
Está correta a assertiva. O eleitor obrigado a votar, que não comparecer às urnas, deverá justificar o voto no prazo de 60 dias e não de 30, como prevê o CE. Essa regra vem insculpida no art. 16º, da Lei nº 6.091/1974, que tem prevalência perante o CE, uma vez que é lei posterior.
Obs.:
Se as eleições se desenvolverem em dois turnos, cada um dos turnos será
considerado como uma eleição.
Julgue como certo ou errado:
A iniciativa popular é uma forma de democracia indireta.
Errado.
Como já foi visto, a iniciativa popular é meio direto de exercício da soberania popular.
Dispõe o art. 121, da Constituição Federal:
Art. 121. _________________ disporá sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.
Lei complementar
O recurso sobre a expedição de diploma e o processo eleitoral podem ser alterados por lei ________________________
ordinária
Julgue como certo ou errado:
Os militares são alistáveis, desde que oficiais, aspirantes a oficiais, guardas-marinha, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formação de oficiais.
Correta.
Ela corresponde, literalmente, ao parágrafo único do art. 5º:
Parágrafo único - Os militares são alistáveis, desde que oficiais, aspirantes a oficiais, guardas-marinha, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formação de oficiais.