Anatomia, Fisiologia e Colelitíase Flashcards
Quais as divisões anatômicas da vesícula biliar (VB) e qual seu volume?
Fundo, corpo, infundíbulo e colo. 30-50 mL.
Qual a importância do fundo da VB?
É a porção que está em relação à parade anterior do abdome e o cólon transverso. Além disso, é a última a ser irrigada, explicando o motivo de ser a região perfurada na colecistite.
O que forma a ampola de Vater? Explique.
A junção do colédoco com o ducto pancreático principal. Nela está o esfíncter de Oddi. Desemboca na papila maior do duodeno.
Qual estrutura anatômica da via biliar é de fundamental importância para cirurgias nessa região? Quais seus limites?
O triângulo hepatocístico (de Calot), sendo delimitado medialmente pelo hepático comum, lateralmente pelo ducto cístico e superiormente pelo lobo hepático direito. É nessa região que passa a artéria cística, importantíssima ser dissecada para uma colecistectomia segura.
Quais substâncias formam a bile?
Eletrólitos, proteínas, SAIA BILIARES, COLESTEROL, fosfolipídeos e BRB.
Como a bile atinge a VB?
Pela contração do esfíncter de Oddi, fazendo com que a bile se acumule no colédoco retrogradamente até a VB.
Como é a liberação da bile pelo fígado e VB?
A produção é estimulada pela secretina, colecistocinina e gastrina. A colecistocinina, liberada durante as refeições, estimula, ainda, a contração da VB e relaxamento do esfíncter de Oddi, permitindo a liberação da bile para o duodeno.
Qual a função da bile?
Os sais biliares, produzidos à partir do colesterol, são responsáveis pela ajuda na absorção de gorduras, sendo que seu déficit promove sd disabsortiva com esteatorreia.
Quais os tipos de cálculos biliares?
Os de colesterol (amarelos, são os mais comuns) e os pigmentares (sais de cálcio e brb).
Como é a formação dos cálculos de colesterol?
O pré-requisito é o excesso de colesterol em relação à capacidade carreadora da bile, fazendo com que ele se precipite. Pode ocorrer por excesso de colesterol ou por déficit de sais biliares (solubilizam o colesterol). Esta é a bile supersaturada (litogênica). A estase é fundamental na gênese dos cálculos.
Quais os tipos de cálculos pigmentares?
Castanhos (brb de cálcio + colesterol + outros sais de cálcio) e pretos (brb de cálcio).
Qual o significado dos cálculos pretos?
São típicos de hemólise crônica. Outra causa é a CH.
Qual o significado dos cálculos castanhos?
Na maioria das vezes são formados no COLÉDOCO. Além disso, 90% apresentam bactérias. Pode estar relacionado com parasitas nos ductos biliares, como o A. lumbricoides.
Quais os principais FR para colelitíase?
Genética, dismotilidade vesicular, fatores ambientais, dieta (pobre em fibras, rica em carboidratos refinados), estrogênio e progesterona, idade, obesidade, emagrecimento significativo e acelerado, ressecção ileal, Crohn, anemia hemolítica, cirrose, infecções, hiperlipemias e clofibrato. Uso de: octreotide e ceftriaxona.
Quais fatores podem promover dismotilidade vesicular?
A própria hipersaturação da bile pode causar (colesterol se difunde pelo epitélio e se acumuna no m. liso), hiperTGC, vagotomia troncular (denervação da VB), pacientes em NPT, DM, gestantes, lesão de medula espinhal.
Como a ressecção ileal favorece a colelitíase? E a dç de Crohn?
Diminui a circulação êntero-hepática dos sais biliares, diminuindo a capacidade de solubilização do colesterol na bile. A dç de Crohn dificulta a absorção de sais biliares.
Quais os fatores de proteção para colelitíase?
Dieta pobre em carboidratos, rica em fibras, frutas e vegetais, prática de atibidades físicas, cafeína, uso de estatinas, AAS e AINEs.
O que é a lama biliar?
É uma massa fluida que se deposita nas porções de maior declive da vesícula, produzindo ecos de baixa densidade (USG), sendo um precursor da litíase. Nem todo portador da lama irá desenvolver o cálculo.