8 qb Flashcards

1
Q

2009ME1anual. Sobre os potenciais pós-sinápticos das células ganglionares autonômicas causados por diminuição da condutância transmembrana do íon potássio é correto afirmar que eles são:

A. Inibitório lento tardio
B. Excitatório lento tardio
C. Inibitório lento
D. Excitatório rápido

A

B: excitatorio lento

Após a estimulação de uma fibra pré-ganglionar, podemos registar os potenciais de ação gerados no neurônio pós-ganglionar. Esses potenciais de ação são chamados de Potenciais Pós-Sinápticos (PPS)

➤ A fibra pré libera Ach e isso resulta em um PPS Excitatório inicial (PPSE inicial). Esse PPSE resulta da entrada de Na+ pelo receptor nicotínico.

Se o PPSE for intenso o suficiente, ele desencadeia um potencial de ação… Após esse potencial de ação podem ser registrados alguns eventos elétricos que modulam a probabilidade de um PPSE subsequente atingir o limiar necessário à geração de um novo potencial de ação. Então na sequência ocorre: PPSI -> PPSE lento -> PPSE lento e tardio

Bom, quem medeia esses potenciais pós-sinápticos???? Em resumo…

PPSE inicial ➙ receptore nicotínicos: entrada de Na+

PPSI ➙ receptores muscarínicos M2.

PPSE lento ➙ receptores muscarínicos M1: redução da condutância de K+

PPSE lento e tardio ➙ mediado por vários tipos de receptores peptidérgicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2006ME1anual. Reflexo cardíaco caracterizado por aumento do tônus parassimpático, que tem sua gênese na estimulação de mecanorreceptores ventriculares esquerdos com via aferente em fibras C vagais não mielinizadas:

A. Valsalva
B. Cushing
C. Bezold-Jarisch
D. Bainbridge

A

C: Bezold-Jarisch

O reflexo de Bezold-Jarisch é um reflexo que responde a estímulos ventriculares nocivos, induzindo a tríade hipotensão, bradicardia e dilatação coronária. Funciona como se fosse um reflexo cardioprotetor a estímulos de agressão ao coração. Está presente como resposta fisiológica a uma gama de condições cardiovasculares (isquemia, trombólise, revascularização e síncope).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como consequência da estimulação de fibras vagais do trato respiratório, da tração do mesentério e da vesícula biliar, pode-se determinar apnéia, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial. Esse reflexo denomina-se reflexo de:

A. Celíaco
B. Cushing
C. Bainbridge
D. Baroreceptor

A

A: Celiaco

iniciado pela tração do mesentério e outros órgãos abdominais, sendo mediado pelo nervo vago e causando bradicardia, hipotensão e até apnéia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o reflexo descrito:

Resultado de isquemia cerebral causado pelo aumento da pressão intracraniana. A isquemia cerebral no centro medular vasomotor induz a ativação inicial do sistema nervoso simpático. Isso leva a um aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e contratilidade miocárdica, como forma de aumentar a perfusão cerebral. Como resultado de um alto tônus vascular, a BRADICARDIA REFLEXA mediada por baroreceptores irá ocorrer.

A

Reflexo de Cushing

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual o reflexo descrito:

Ativado por receptores de estiramento localizados na parede atrial direita e na junção cavoatrial. Um aumento na pressão venosa central e de enchimento no átrio direito envia estímulos vagais aferentes para o centro cardiovascular da medula. Esses sinais aferentes INIBEM a atividade parassimpática, aumentando a frequência cardíaca. A aceleração da frequência cardíaca também é resultado de um estímulo direto no nó sinoatrial com o estiramento do átrio.

A

Reflexo de Bainbridge

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o reflexo descrito:

Responsável pela manutenção da pressão arterial. Tem sua ativação quando a PAS atinge 170 mmHg por receptores de estiramento no seio carotídeo e arco aórtico. Sua resposta leva a diminuição da atividade simpática com queda da contratilidade, FC e tônus vascular.

A

Reflexo baroreceptor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual o reflexo descrito:

Iniciado pela tração do mesentério e outros órgãos abdominais, sendo mediado pelo nervo vago e causando bradicardia, hipotensão e até apnéia.

A

Reflexo Celiaco

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

TEA2005. A pseudocolinesterase:

A. Hidrolisa rapidamente a acetilcolina
B. Encontra-se no interior da hemácia
C. É pouco sensível à inibição por venenos organofosforados
D. Encontra-se no plasma

A

D: encontra-se no plasma

Existem 2 tipos de Colinesterase… Ambas hidrolisam ésteres de Colina…

➙ Uma hidrolisa rapidamente a Acetilcolina = Acetilcolinesterase

➙ Uma hidrolisa rapidamente a Butirilcolina = Butirilcolinesterase

Acetilcolinesterase = Colinesterase verdadeira

Butirilcolinesterase = Colinesterase falsa = Pseudolinesterase = Colinesterase plasmática

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

2005TSA. Em relação à hiperreflexia autônoma que se segue ao trauma raquimedular:

A. É rara, nas lesões abaixo de T4
B. Beta-bloqueadores estão indicados
C. Taquicardia e hipertensão são características
D. Bloqueios espinhais podem proteger contra essa resposta

A

D

Os bloqueios espinhais podem bloquear as vias aferentes entre os estímulos e a medula espinhal, evitando esta resposta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

2004TSA. Respondem clinicamente à eferência autonômica:

A. Musculatura ciliar e musculatura radial e esfincteriana da íris
B. Músculos respiratórios acessórios e diafragma
C. Bíceps braquial
D. Musculatura da panturrilha

A

A

As fibras eferentes do SNA conduzem impulsos nervosos para órgãos que possuem musculatura lisa, os quais responderão involuntariamente à estimulação. Os músculos esqueléticos recebem inervação somática voluntária. Sendo assim, dos músculos apresentados, a alternativa que contém músculos que recebem inervação eferente do SNA são os descritos na alternativa A.

Lembrando que…

➙ SNA Simpático: Midríase e Acomodação do Cristalino, permitindo que o indivíduo enxergue mais longe e que entre mais luz no olho.

➙ SNA Parassimpático: Miose e Relaxamento do Cristalino

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

TSA2008. Qual alternativa está correta sobre a relação do estímulo com a resposta reflexa do Sistema Nervoso Autônomo?

A. Compressão do seio carotídeo ➝ Diminuição da atividade simpática
B. Aumento da pressão de enchimento do átrio direito ➝ Aumento da atividade parassimpática
C. Tração da musculatura extrínseca do olho ➝ Diminuição do tônus parassimpático
D. Aumento da pressão na parede ventricular esquerda ➝ Aumento do tônus simpático

  • Para revisar, dizer quais sao os reflexos de cada alternativa
A

A: compressao do seio carotídeo

A. REflexo barorreceptor (ou do reflexo carotideo). Esse reflexo responde às variações de pressão no seio carotídeo e no arco aórtico, cuja resposta é a diminuição da atividade simpática quando são estimulados.

B. AUMENTO DA PRESSÃO DE ENCHIMENTO DO ÁTRIO DIREITO PODE DEFLAGRAR O REFLEXO DE BAINBRIDGE. Esse reflexo é é ativado por receptores de estiramento localizados na parede atrial direita e na junção cavoatrial. Um aumento na pressão venosa central e de enchimento no átrio direito envia estímulos vagais aferentes para o centro cardiovascular da medula. Esses sinais aferentes INIBEM a atividade parassimpática, aumentando a frequência cardíaca. A aceleração da frequência cardíaca também é resultado de um estímulo direto no nó sinoatrial com o estiramento do átrio.

C. TRAÇÃO DA MUSCULATURA EXTRÍNSECA DO OLHO PODE DEFLAGRAR O REFLEXO ÓCULO CARDÍACO… Esse reflexo é desencadeado por tração ou pressão em qualquer estrutura da órbita e pode resultar em uma série de arritmias cardíacas, sendo a Bradicardia a mais importante.

D. AUMENTO DA PRESSÃO NA PAREDE VENTRICULAR ESQUERDA PODE DESENCADEAR ➝ AUMENTO DO TÔNUS PARASSIMPÁTICO. Quando ocorre um aumento súbito do retorno venoso, Por exemplo quando uma em posição vertical se deita, o aumento da pré-carga causa um aumento no volume sistólico e no débito cardíaco. Isto causa um aumento na pressão arterial, que ativa barorreceptores aferentes da aorta (através do nervo vago) e dentro das paredes dos seios carotídeos (através do nervo glossofaríngeo). Mecanorreceptores dos átrios e ventrículos também são ativados e o resultado é uma diminuição do fluxo simpático para os leitos vasculares musculares e esplâncnicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

2009ME1anual. Os opióides agem nas laminas II e V do corno dorsal, na substância gelatinosa da medula, produzindo bloqueio:

A. motor
B. tátil
C. proprioceptivo
D. Nociceptivo

A

D. Nociceptivo

O maior contingente de vias nervosas sensitivas aferentes primárias, cujos corpos celulares localizam-se nos gânglios sensitivos, alcança a medula espinhal por meio das raízes posteriores, embora existam fibras sensitivas amielínicas que se ativam exclusivamente por estímulos nociceptivos e alcança a medula pelas raízes anteriores. As fibras aferentes finas subdividem- se mais tarde em ramos ascendentes e descendentes, continuam- se alguns segmentos com o Trato de Lissauer até projetarem-se na substância cinzenta da medula espinhal, sobretudo nas lâminas 1, 2 e 5 do corno posterior. É aí que os aferentes nociceptivos entram em contato com os neurônios de segunda ordem, liberando neurotransmissores que desempenharão papéis transmissores ou moduladores das mensagens nociceptivas vindas da periferia.

Sabemos então que, os opioides, ao atuar nas lâminas 2 e 5 do corno dorsal, estão atuando sobre a nocicepção! Essa é a melhor alternativa para responder a questão, porque cita justamente as lâminas mencionadas no enunciado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central (SNC) e como agem?

A

GABA

GABA é o principal neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central. Os receptores GABAa medeiam a resposta pós sináptica permitindo a entrada seletiva de íons cloreto na célula, o que hiperpolariza a célula. Os receptores GABAa são pentaméricos com várias combinações diferentes de subunidades alfa, beta e delta. A função do receptor GABAa é modulada por uma grande variedade de fármacos, como anticonvulsivantes, sedativos, ansiolíticos e anestésicos. O efeitos destas drogas sobre o receptor varia conforme a região do SNC e o tipo de célula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

TSA2014. O receptor adrenérgico pré-sináptico responsável pelo relaxamento da musculatura lisa vascular periférica é:

A. DA1
B. Alfa 1
C. Alfa 2
D. Beta 2

A

C: Alfa-2

Três subtipos de adrenorreceptores α2 foram descritos em humanos: α2A, α2B e α2C. Os adrenorreceptores α2A são distribuídos principalmente na periferia, enquanto α2B e α2C estão no cérebro e na medula espinhal. Os adrenorreceptores α2 pós-sinápticos nos vasos sanguíneos periféricos produzem vasoconstrição, enquanto os α2 adrenoreceptores pré-sinápticos inibem a liberação de norepinefrina, atenuando a vasoconstrição. A resposta global aos agonistas dos adrenorreceptores α2 está relacionada com a estimulação dos adrenorreceptores α2 localizados no SNC e na medula espinhal. Esses receptores estão envolvidos na simpatólise, sedação e efeitos antinociceptivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

2023TASO. A atividade colinérgica resulta em relaxamento do(a):

A. Músculo esfíncter anal
B. Musculatura ciliar da íris
C. Musculatura lisa brônquica
D. Músculo detrusor da bexiga

A

A: esfincter anal

Lembrar da estimulação Colinergica: o Parassimpático é um sistema feito para DIGERIR e DESCANSAR…

➣ Esfíncter anal: Relaxamento (permite que o indivíduo possa evacuar)

➣ Musculatura ciliar da íris: Contração (no olho ocorre Miose)

➣ Musculatura lisa brônquica: Contração (ocorre broncoconstrição)

➣ Músculo detrusor da bexiga: Contração (permite que ocorre micção) - Já o esfínceter interno relaxa!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

2011TSA. Broncoconstrição pode ocorrer por ação agonista sobre receptores do tipo:

A. Ligados a cinases
B. Acoplados à proteína G
C. Acoplados a canal iônico
D. Reguladores de transcrição de DNA

A

C: acoplados a canal ionico

A broncoconstrição é mediada pelo SNA Parassimpático. São 2 os principais receptores envolvidos na neurotransmissão nesse sistema:

➤ Receptores Nicotínicos: Encontrados na sinapse ganglionar, na placa motora dos músculos estriados esqueléticos e no SNC. São receptores acoplados a um canal iônico.

➤ Receptores Muscarínicos: Encontrados na sinapse pós-ganglionar do Parassimpático, na pós-ganglionar do Simpático para as glândulas sudoríparas e no SNC. Esses receptores são Acoplados à proteína G.

Se quisermos extrapolar nosso raciocínio…

Temos 5 subtipos de receptores muscarínicos: M1 | M2 | M3 | M4 | M5

  • M1 ➙ Atua por meio da Ptn Gq (+) ➙ Secreção glandular TGI e SNC
  • M2 ➙ Atua por meio da Ptn Gi (-) ➙ Coração e Neurônio Pré-sináptico
  • M3 ➙ Atua por meio da Ptn Gq (+) ➙ Contração de m. liso (brônqui, TGI) ✦ Esse receptor é o que está associado à Broncoconstrição
  • M4 ➙ Atua por meio da Ptn Gi (-) ➙ SNC
  • M5 ➙ Atua por meio da Ptn Gq (+) ➙ SNC
17
Q

A liberação de norepinefrina depende de:

A. Substâncias que atuam nos receptores pós-sinápticos
B. Estimulação contínua da adenilatociclase
C. Sua própria atuação diretamente sobre receptores pré-sinápticos
D. Endocitose

A

B

A liberação da norepinefrina é afetada por uma variedade de substâncias que atuam nos receptores pré- sinápticos. A norepinefrina é capaz de regular a sua própria liberação e a formação de ATP por meio de sua atuação sobre os receptores pré-sinápticos, exercendo um efeito inibidor sobre suas terminações de origem (mecanismo de retro-alimentação). Este mecanismo atua pelos receptores alfa2 adrenérgicos, inibindo a adenilatociclase e impedindo a abertura dos canais de cálcio. É armazenada em altas concentrações nas vesículas, juntamente com o ATP, cromogranina e dopamina beta-hidroxilase, os quais são liberados por exocitose.

18
Q

Homem 28 anos, 88 kg e 1,70 m, será submetido à cistoscopia. Relata fratura da vértebra C6 e transecção medular há 4 anos decorrente de queda de moto. O exame físico constatou ausência de sensibilidade e motricidade abaixo dos ombros. O paciente foi sedado com diazepam e fentanil. Durante o preenchimento vesical com solução salina, a pressão arterial aumentou de 114x65 mmHg para 247x128 mmHg e a FC diminuiu de 89 para 44 bpm. Qual é a melhor conduta para evitar essa intercorrência?

A. Bloqueio no neuroeixo.
B. Uso de agonista α2-adrenérgico.
C. Uso de solução salina a 37oC na bexiga.
D. Instilação de lidocaína gel a 2% intravesical.

A

A: Bloqueio no neuroeixo

Quadro típico de disreflexia autonômica.

Esse quadro ocorre quando o paciente tem uma lesão medular acima de T6, com perda de respostas autonômicas coordenadas às demandas da frequência cardíaca e do tônus ​​vascular. Respostas simpáticas desinibidas ou exageradas a estímulos nocivos abaixo do nível da lesão levam a vasoconstrição difusa e hipertensão. Uma resposta parassimpática compensatória produz bradicardia e vasodilatação acima do nível da lesão, mas isso não é suficiente para reduzir a pressão arterial elevada. Lesões inferiores a T6 não produzem essa complicação, pois a inervação esplâncnica intacta permite dilatação compensatória do leito vascular esplâncnico.

A distensão vesical é um gatilho importante, além de impactação intestinal, úlceras de pressão, fraturas e até atividade sexual.

A única medida absolutamente eficaz na prevenção dessa complicação é abolir a aferência através de bloqueio do neuroeixo.

19
Q

2018ME1anual. Na via nervosa autonômica eferente típica:

A. O interneurônio somático eferente encontra-se no gânglio espinal
B. Os gânglios parassimpáticos localizam-se próximos aos órgãos-alvo
C. Os gânglios simpáticos localizam-se nas raízes dorsais na medula espinal
D. Os corpos celulares somáticos eferentes atravessam a raiz dorsal da medula espinal

A

B

Vamos rever os conceitos básicos dessa anatomia analisando cada uma das alternativas.

  • Letra A: O interneurônio somático eferente encontra-se no gânglio espinal

✘ ERRADO! O interneurônio somático está localizado na substância cinzenta da medula espinhal. No gânglio espinhal está localizado o corpo celular do neurônio aferente

  • Letra B: Os gânglios parassimpáticos localizam-se próximos aos órgãos-alvo

✓CORRETO! Essa é uma das grandes diferenças anatômicas entre o SNA Simpático e o Parassimpático. No Simpático os gânglios estão localizados na cadeia simpática paravertebral ou em gânglios colaterais, mas sem mais próximos da medula do que do órgão-alvo. No Parassimpático os gânglios estão localizados bem próximos ao órgão-alvo ou mesmo dentro dele. Essa diferença de localização é um dos motivos pelos quais o Simpático apresenta uma resposta mais difusa e o parassimpático apresenta uma resposta mais localizada.

  • Letra C: Os gânglios simpáticos localizam-se nas raízes dorsais na medula espinal

✘ ERRADO! Os gânglios simpáticos, como dito acima, estão localizados na cadeia simpática paravertebral ou em gânglios colaterais. No gânglio da raiz dorsal temos o corpo celular dos neurônios aferentes do SNP Somático

  • Letra D: Os corpos celulares somáticos eferentes atravessam a raiz dorsal da medula espinal

✘ ERRADO! Os corpos celulares dos neurônio eferentes somáticos ficam localizados no corno anterior da substância cinzenta, desses corpos celulares saem os axônios dos neurônios eferentes motores somáticos. Eles saem pela Raiz Ventral da medula espinhal.