Vertebrados: répteis Flashcards
Os répteis (do latim reptilis, que se arrasta) foram os vertebrados que conquistaram definitivamente qual tipo de ambiente?
Terrestre.
Tornando-se independentes do ambiente aquático para se reproduzir.
Os répteis possuem pele seca, sem glândulas mucosas, recobertas
por escamas ou placas córneas de origem epidérmica constituídas de queratina. Esse revestimento altamente queratinizado é uma excelente proteção contra o que?
A perda de água através da pele.
O crânio dos répteis possuem quantos côndilo occipital?
Apenas um.
Verdadeiro ou falso?
O tubo digestório dos répteis é completo com glândulas anexas
(glândulas salivares, fígado e pâncreas). Em geral, são homodontes (dentes morfologicamente semelhantes, variando apenas no tamanho) e polifiodontes (formam várias dentições). Alguns, entretanto, como os quelônios (tartarugas), são adontes (ausência de dentes). O intestino termina numa cloaca.
Verdadeiro.
Qual tipo de respiração os répteis realizam?
Pulmonar.
As tartarugas marinhas também podem fazer a respiração cloacal.
Qual mecanismo permite que as tartarugas marinhas fiquem submersas por um tempo maior?
Nas tartarugas marinhas, a cloaca apresenta sacos vascularizados e paredes finas que funcionam como “brânquias cloacais”, quando os animais estão submersos.
O animal permite a entrada de água pela cloaca com a finalidade de absorver o oxigênio dissolvido nela. Esse mecanismo permite que o animal fique submerso por um tempo maior.
A circulação dos répteis é fechada, dupla e incompleta. O coração possui quantas cavidades?
O coração é tricavitário (exceto nos répteis crocodilianos, em que é tetracavitário) e possui dois átrios e um ventrículo, tal como o coração dos anfíbios.
É comum se dizer que o coração dos répteis (exceto crocodilianos) tem as seguintes cavidades: dois átrios e um ventrículo septado ou trabeculado.
Nesse ventrículo único, à semelhança do que acontece no dos
anfíbios, também ocorre mistura de sangue venoso com sangue
arterial. Entretanto, essa mistura se dá em menor escala que
nos anfíbios, devido à presença de qual estrutura?
Septo de Sabatier.
O ventrículo apresenta um septo, o septo de Sabatier, ausente nos anfíbios
e que constitui o primeiro passo evolutivo para a formação de um coração tetracavitário, que divide parcialmente o ventrículo.
Qual é a diferença entre o coração dos Répteis e os Répteis crocodilianos?
Nos répteis crocodilianos, o coração já é tetracavitário, isto é, apresenta dois átrios e dois ventrículos totalmente separados. Assim, dentro do coração desses répteis, não há mistura de sangue venoso com sangue arterial.
Qual é o nome da estrutura presente nos Répteis crocodilianos que permite, na circulação desses animais, que ocorra uma pequena mistura de sangue venoso e sangue arterial?
Entre as duas artérias que saem dos ventrículos, existe um shunt ou ponte, chamado de forâmen de Panizza, em que existem pequenos orifícios que permitem uma pequena mistura dos dois tipos de sangue.
Complete:
Os répteis são animais uricotélicos e fazem sua excreção através de rins metanéfrons. Em muitas espécies marinhas (tartarugas e lagartos marinhos), devido à ingestão de alimentos com grandes concentrações de sais, os rins não conseguem eliminar todo o sal que é ingerido.
Assim, para auxiliar os rins na função osmorreguladora, essas espécies possuem ____ ____ ____que, por meio de transporte ativo, excretam o excesso ingerido. Essas glândulas localizam-se na cabeça, na região das órbitas, e seus canais eliminam o produto ao lado do globo ocular ou nas cavidades nasais.
Os répteis são animais uricotélicos e fazem sua excreção através de rins metanéfrons. Em muitas espécies marinhas (tartarugas e lagartos marinhos), devido à ingestão de alimentos com grandes concentrações de sais, os rins não conseguem eliminar todo o sal que é ingerido.
Assim, para auxiliar os rins na função osmorreguladora, essas espécies possuem glândulas de sal que, por meio de transporte ativo, excretam o excesso ingerido. Essas glândulas localizam-se na cabeça, na região das órbitas, e seus canais eliminam o produto ao lado do globo ocular ou nas cavidades nasais.
Verdadeiro ou falso?
O sistema nervoso dos répteis é cerebroespinhal e está subdividido
em SNC e SNP.
Verdadeiro.
O sistema sensorial dos répteis é composto por 3 estruturas principais, quais?
→ Olhos
→ Epitélio olfativo nas fossas nasais
→ Ouvido interno, médio e um conduto auditivo externo
Nas cobras e nos lagartos, existem também os órgãos de Jacobson, de função olfativa, e, nas cobras peçonhentas, as fossetas loreais (termorreceptores).
Em sua maioria, os répteis são animais dioicos ou monoicos?
Dioicos.
A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), da ilha Queimada Grande, no litoral paulista, é uma espécie monoica.
Verdadeiro ou falso?
Os répteis fazem fecundação externa. Muitas espécies são ovíparas,
mas há também espécies vivíparas (como as sucuris) e ovovivíparas (como as cobras peçonhentas em geral). O desenvolvimento é indireto.
Falso.
Os répteis fazem fecundação interna. Muitas espécies são ovíparas, mas há também espécies vivíparas (como as sucuris) e ovovivíparas (como as cobras peçonhentas em geral). O desenvolvimento é direto.