Genética de populações Flashcards
Genética de populações é o estudo do pool gênico, que consiste no que?
Conjunto de genes característicos de uma certa população. Por exemplo: no pool gênico da população negra, é alta a frequência dos genes para pele escura, cabelos grossos e crespos, lábios grossos, nariz largo, entre outros. Por outro lado, esses mesmos genes têm uma frequência muito baixa nas populações orientais (chineses, japoneses, coreanos, etc.), nas quais o pool gênico é caracterizado pela alta frequência dos genes para olhos puxados, malares (ossos da face) proeminentes, cabelos negros e lisos.
Conhecendo-se certos aspectos sobre a distribuição dos genes entre os indivíduos de uma população, podemos, muitas vezes, calcular o percentual ou a frequência dos genes (frequência gênica), bem como a frequência dos diferentes genótipos (frequência genotípica) e fenótipos (frequência fenotípica) na população.
A genética de populações surgiu em 1908 com os trabalhos de dois pesquisadores: Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão). Os estudos desses dois cientistas ficaram conhecidos como?
Princípio de Hardy-Weinberg: numa população com cruzamentos aleatórios e nenhuma seleção entre genótipos, a frequência relativa dos genes tende a permanecer constante de geração em geração.
Para exemplificar o Princípio de Hardy-Weinberg, vamos considerar um gene A, cuja frequência na população seja p, e um gene a (alelo do A), de frequência q.
De acordo com o princípio, qual seriam as fórmulas?
Frequência de gene A + frequência de gene a = F (A) + F (a) = 1 (100%), ou seja, p + q = 1
&
p^2 + 2pq + q^2 = 1
Nessa mesma população, os genótipos formados por esses dois genes (A e a) poderão ser AA, Aa e aa. Para surgir um indivíduo com o genótipo AA, é preciso que o gene A esteja presente nos dois gametas participantes da fecundação; para surgir indivíduo aa, os dois gametas que se unem na fecundação precisam ter o gene a; para surgir o genótipo Aa, é preciso que em um dos gametas exista o gene A e no outro, o gene a.
Numa população, a frequência de indivíduos Rh– é de 16%. Considerando que essa população esteja em equilíbrio, calcular a frequência do gene r (gene para Rh–).
Numa população, a frequência de indivíduos Rh– é de 16%. Considerando que essa população esteja em equilíbrio, calcular a frequência do gene R (gene para Rh+).
Numa população, a frequência de indivíduos Rh– é de 16%. Considerando que essa população esteja em equilíbrio, calcular a frequência de indivíduos com o genótipo RR.
Numa população, a frequência de indivíduos Rh– é de 16%. Considerando que essa população esteja em equilíbrio, calcular a frequência de indivíduos com o genótipo Rr.
A frequência de indivíduos com genótipo Rr = 2pq. Assim, temos
F(Rr) = 2.0,6.0,4 = 0,48 (48%)
Numa população, verificou-se que a frequência de pessoas insensíveis ao PTC é de 9%. Sabendo-se que a sensibilidade ao sabor amargo dessa substância é condicionada por um gene autossômico dominante I, e a insensibilidade,peloseualelorecessivo ,qualafrequência esperada nessa população de indivíduos sensíveis ao PTC, porém heterozigóticos?
Segundo o Princípio de Hardy-Weinberg, se numa população as frequências dos genes que constituem o pool gênico permanecem inalteradas de geração em geração, então essa população estará em equilíbrio genético, ou seja, nenhum fator com capacidade de alterar as frequências gênicas estará agindo nessa população. Essa situação, entretanto, dificilmente ocorre na natureza, uma vez que as populações naturais das diferentes espécies de seres vivos estão sujeitas à ação de diversos fatores com capacidade de alterar as frequências gênicas e, consequentemente, impedir o equilíbrio genético. Entre esses fatores que alteram o equilíbrio genético de uma população, podemos citar 5, quais?
- Mutações – As mutações fazem surgir novos genes no pool gênico da população, aumentando, assim, a variabilidade gênica das populações
- Seleção natural – A seleção natural diminui a variabilidade gênica das populações, uma vez que diminui a frequência de determinado genótipo em benefício de outro
- Fluxo gênico (migrações) – A entrada (imigração) e saída (emigração) significativas de indivíduos na população promovem a alteração da frequência do pool gênico existente
- Endogamia (consanguinidade) – Os cruzamentos consanguíneos tendem a gerar indivíduos predominantemente homozigóticos e, assim, tendem a aumentar a frequência de determinado genótipo na população
- Oscilação genética (deriva genética, desvio genético) – Compreende os processos em que, por acaso, certos genes e genótipos podem ter suas frequências alteradas numa população. Em grandes populações, a oscilação genética não produz modificações expressivas nas frequências gênicas e genotípicas. Entretanto, em pequenas populações, ela pode alterar consideravelmente essas frequências
O Princípio de Hardy-Weinberg pode ser aplicado apenas às populações em equilíbrio, quando tiver 3 características, quais?
• A população é formada por um número grande de indivíduos, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis, de acordo com as leis das probabilidades. Nesse caso, os eventuais erros de amostragem no processo de levantamento das frequências gênicas e genotípicas não têm grande significância estatística.
• A população for panmítica, isto é, seus integrantes se cruzam livremente, ao acaso, sem preferências sexuais.
• A população não estiver sujeita a nenhum fator que promova alteração no pool gênico, como mutações, seleção natural, migrações, etc.