2ª Lei de Mendel Flashcards
Quando são analisadas características determinadas por apenas um par de genes alelos, ou seja, quando há no genótipo apenas um par de genes alelos, está-se diante de uma situação de monoibridismo. Ao observar simultaneamente características determinadas por dois pares de genes alelos, fala-se em di-hibridismo; se forem analisadas simultaneamente características determinadas por três pares de genes alelos, haverá um tri-hibridismo, e assim por diante. Analisando-se, ao mesmo tempo, características determinadas por vários pares de genes alelos, fala-se em o que?
Poli-hibridismo.
Quando dois ou mais pares de genes alelos estiverem localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, tem-se um caso de segregação independente. A transmissão das características condicionadas por dois ou mais pares de genes
que se segregam independentemente obedece à qual lei?
2ª lei de mendel.
O que é a 2ª LEI DE MENDEL?
Conhecida também por lei da segregação independente dos fatores, a 2a Lei de Mendel pode ser assim enunciada: Fatores (genes) que condicionam dois ou mais caracteres segregam-se (separam-se) independentemente durante a
formação dos gametas (gametogênese), recombinando-se ao acaso, de maneira a estabelecer todas as possíveis
combinações entre si.
Assim como acontece com a 1a Lei, a explicação e a
compreensão da 2a Lei de Mendel são dadas pela meiose. Imagine um indivíduo cujo genótipo seja AaBb e admita que esses genes segregam-se independentemente. Qual a constituição gênica dos gametas formados por esse indivíduo?
Quando se analisam simultaneamente as características condicionadas por dois pares de genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, temos uma situação de di-hibridismo com segregação independente. Nesse caso, a transmissão desses genes e as respectivas características que determinam obedecem à 2a Lei de Mendel.
Em ervilhas, o gene V condiciona a formação de sementes amarelas, enquanto o seu alelo v determina a formação
de sementes de cor verde; o gene R é responsável pelo aspecto liso das sementes, enquanto o seu alelo r condiciona a formação de sementes de aspecto rugoso. Considerando-se que entre os genes V e v e entre os genes R e r existe uma dominância absoluta e que esses dois pares de genes segregam-se independentemente, pergunta-se: quais os fenótipos e respectivas proporções esperadas para os descendentes do cruzamento de duas ervilhas, ambas de sementes amarelas e lisas, duplamente heterozigotas?
A análise simultânea de características determinadas por três pares de genes alelos, localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, consiste num caso de tri-hibridismo com segregação independente. A transmissão desses genes também obedece à 2a Lei de Mendel. Veja o exemplo a seguir:
Um homem de genótipo AaCcmm casa-se com uma mulher cujo genótipo é AAccmm. Considere os seguintes dados: o gene A determina a pigmentação da pele, enquanto o seu alelo recessivo a é responsável pela apigmentação (albinismo); o gene C determina a formação de olhos escuros, enquanto o seu alelo recessivo c condiciona olhos claros; o gene m faz com
que o indivíduo tenha uma visão normal, enquanto o seu alelo m condiciona a miopia. Considerando também que esses três pares de genes segregam-se independentemente, qual é a probabilidade de o casal vir a ter uma criança pigmentada, de olhos claros e míope?
Para os casos de segregação independente envolvendo a participação de mais de três pares de genes alelos, isto é, casos de poli-hibridismo, procede-se de qual maneira?
Semelhante ao que foi feito para o di e o tri-hibridismo.
A partir do conhecimento do genótipo, pode-se calcular rapidamente o número de tipos de gametas que o indivíduo produz por meio de qual fórmula?
n.º gametas = 2^n, em que n representa o número de caracteres portadores de genótipos heterozigotos.