Desequilíbrios ambientais Flashcards
Alterações abióticas e / ou bióticas nos diferentes ambientes e ecossistemas podem criar situações de desequilíbrios não só para as condições físicas e químicas do meio, como também para a comunidade que vive na região. Essas alterações podem ser decorrentes de 3 fatores principais, quais?
- Introdução de novas espécies de seres vivos no ambiente
- Eliminação de determinadas espécies de um ambiente
- Poluição ambiental
Muitas vezes, o homem tem alterado o equilíbrio dos ecossistemas introduzindo neles novas espécies de seres vivos, sem fazer um prévio levantamento do impacto ambiental que isso poderá causar.
Um clássico exemplo de desequilíbrio gerado pela introdução de nova espécie num ambiente foi o que ocorreu na Austrália com a introdução do coelho europeu.
Qual medida foi tomada para tentar reduzir essa população em 1950?
Para se tentar reduzir a população de coelhos na Austrália, em 1950 foi introduzido naquele país o vírus da mixomatose, doença fatal para os coelhos. Esse vírus não representava perigo para as espécies nativas, atacando somente coelhos e umas poucas espécies de lebres.
Verdadeiro ou falso?
A eliminação de uma ou mais espécies de um meio onde haja um equilíbrio entre todas elas também pode gerar consequências prejudiciais para todo o ecossistema. Interferir no relacionamento presa/predador pode ser, às vezes, desastroso. Foi o que aconteceu, por exemplo, no Planalto de Kaibab nos EUA, quando em 1907 foi iniciada uma campanha de proteção aos veados que ali viviam. Assim, lobos, coiotes e pumas, que são predadores dos veados, sofreram uma intensa campanha de extermínio. Com isso, a população de veados, que em 1907 era de cerca de 4 000 animais, passou a 100 000 em 1924, ou seja, bem acima da capacidade de sustentação do ambiente. Nos dois anos seguintes, no inverno, mais de 60% dos veados morreram de fome. Além disso, grande parte da vegetação foi destruída, já que até as raízes das plantas tinham sido devoradas. Dessa forma, a produtividade primária da área acabou diminuindo muito.
Verdadeiro.
Em termos ecológicos, o que é poluição?
Em termos ecológicos, poluição é qualquer alteração desfavorável no ambiente, provocada por substâncias químicas ou agentes físicos capazes de prejudicar os organismos que nele vivem.
Os agentes causadores da poluição, isto é, os poluentes, podem ser de 2 tipos, quais?
- Poluentes quantitativos
- Poluentes qualitativos
Os agentes causadores da poluição, isto é, os poluentes, podem ser quantitativos e qualitativos.
Qual tipo existem normalmente na natureza, mas, através de diversas atividades humanas, são liberados em quantidades significativamente maiores do que ocorrem naturalmente?
Poluentes quantitativos.
O CO2 é produzido e liberado naturalmente no meio ambiente pelos seres vivos através dos processos respiratórios. Entretanto, quando sua concentração se torna muito alta na atmosfera, ele se torna prejudicial, uma vez que contribui para o aumento do chamado efeito estufa, que discutiremos mais adiante.
Ele é um poluente quantitativo ou qualitativo?
Quantitativo.
Os agentes causadores da poluição, isto é, os poluentes, podem ser quantitativos e qualitativos.
Qual tipo são substâncias sintéticas e, portanto, não ocorrem na natureza, sendo fabricadas e liberadas pelo homem no meio ambiente, através de diferentes atividades?
Poluentes qualitativos.
São substâncias que os seres vivos não são capazes de degradar, isto é, são substâncias não biodegradáveis que, por essa razão, se acumulam no ambiente, podendo passar através da cadeia alimentar para os seres vivos, nos quais exercem efeitos tóxicos e prejudiciais.
O inseticida DDT é um tipo de poluente quantitativo ou qualitativo?
Qualitativo.
As substâncias poluentes encontradas em nossa atmosfera podem ser gasosas ou sólidas.
Dentre os gases poluentes da atmosfera, quais são os 5 principais?
- CO (Monóxido de carbono)
- Elevação da taxa de CO2 (Dióxido de carbono)
- SO (Dióxido de enxofre)
- NO e NO2 (óxidos de nitrogênio)
- CFC (Clorofluorcarbono)
Qual gás é incolor, inodoro, venenoso, proveniente, principalmente, da combustão incompleta de moléculas orgânicas e sua maior fonte emissora é o escapamento dos veículos de motor a combustão?
CO (Monóxido de carbono).
Qual é o feito do CO (Monóxido de carbono) no organismo?
Ao penetrar em nosso organismo, juntamente com o ar que inspiramos, o CO combina-se com a hemoglobina do sangue, formando a carboxiemoglobina e, assim, impedindo a ligação da hemoglobina com o oxigênio. Fica claro que a formação de taxas elevadas de carboxiemoglobina no sangue pode causar a morte do organismo por falta de oxigenação adequada dos tecidos.
Em ambientes fechados, os perigos se tornam ainda maiores, pois o CO acumula-se, podendo matar uma pessoa em poucos minutos. A exposição prolongada ao monóxido de carbono pode levar à perda da consciência (desmaio) e à morte.
Verdadeiro ou falso?
Nas zonas urbanas, a circulação de automóveis é, sem sombra de dúvida, a principal responsável pela poluição atmosférica pelo monóxido de carbono. Estima-se, por exemplo, que na cidade de São Paulo sejam liberados mais de 1 000 toneladas desse gás todo dia. Na zona rural, as queimadas também contribuem para elevar a taxa de CO na atmosfera. Calcula-se que nos últimos tempos, a cada ano, são lançados na atmosfera cerca de 75,5 milhões de toneladas desse gás.
Verdadeiro.
O dióxido de carbono (ou gás carbônico) é uma substância que existe normalmente na atmosfera e, também, dissolvido nas águas de rios, mares e oceanos. É indispensável à manutenção dos ecossistemas, já que é um dos reagentes da fotossíntese realizada por organismos produtores.
Durante muito tempo, a taxa de CO2 na atmosfera se manteve estabilizada, devido a um certo equilíbrio entre a produção (liberação de CO2) e o consumo (retirada do CO2). Entretanto, nos últimos tempos, essa situação de equilíbrio foi rompida devido ao aumento da produção e à diminuição do consumo.
Qual é o principal malefício deste desequilíbrio?
Este desequilíbrio aumenta, ano a ano, a taxa de CO2 na atmosfera. Essa elevação se constitui numa alteração desfavorável ao ambiente, uma vez que contribui para aumentar o chamado efeito estufa.
Gases atmosféricos, como o vapor-d’água, o gás carbônico, o metano e outros, absorvem radiações solares e irradiam o infravermelho em todas as direções, inclusive de volta para a superfície terrestre, que se aquece.
Qual gás é liberado na atmosfera através da atividade vulcânica, da decomposição natural da matéria orgânica e da combustão de carvão mineral, petróleo e derivados?
SO (Dióxido de enxofre).
O que tem mais contribuído para a elevação da taxa de SO2 na atmosfera?
As indústrias que obtêm energia pela queima do carvão mineral e de óleo combustível.
Muitas indústrias também liberam o H2S (gás sulfídrico), que, na atmosfera, é rapidamente convertido em SO2.
Verdadeiro ou falso?
Enquanto o H2S (gás sulfídrico), com seu cheiro característico de ovo podre, oferece pouco perigo para o homem, o SO2 (Dióxido de enxofre) provoca irritação dos olhos, da pele, da mucosa nasal e da garganta, como também bronquites (inflamação dos brônquios), estreitamento dos bronquíolos, asma e até enfisema pulmonar e morte. Além disso, o SO2 na atmosfera, reagindo com vapor-d’água, pode originar o ácido sulfúrico (H2SO4) que, por sua vez, pode se precipitar sobre a superfície terrestre junto com as chuvas.
Verdadeiro.
Em certos países europeus, onde a produção de energia é baseada na queima de carvão e óleo diesel, o que ocorre de prejuízo atrelado a essa queima?
O SO2 liberado por essa queima, na atmosfera, reagindo com vapor-d’água, pode originar o ácido sulfúrico (H2SO4) que, por sua vez, pode se precipitar sobre a superfície terrestre junto com as chuvas.
Essas chuvas ácidas, que têm sido responsáveis por grandes danos à vegetação, além de corroerem construções e monumentos. Na Alemanha e na Holanda, por exemplo, estima-se que 50% das florestas naturais já foram destruídas pelas chuvas ácidas.
A presença de SO2 em altas taxas na atmosfera pode exterminar quase totalmente muitas espécies vegetais ou comprometer seriamente a produtividade de plantas cultivadas. Os liquens, por exemplo, são frequentemente dizimados pelo SO2, daí serem considerados como indicadores de poluição por esse gás.
Qual gás aparecem na atmosfera provenientes da atividade dos motores de combustão (automóveis, aviões), das indústrias que usam carvão mineral e derivados do petróleo como fonte de energia, das queimadas e também pelo uso excessivo na agricultura de fertilizantes nitrogenados?
NO e NO2 (óxidos de nitrogênio).
Os NO e NO2 (óxidos de nitrogênio), além de contribuírem para a destruição da camada de ozônio (O3), também podem provocar ulcerações e irritações na pele e nas vias respiratórias com lesões pulmonares graves. Além disso, o NO2 (dióxido de nitrogênio), à semelhança do que acontece com o SO2, pode reagir na atmosfera com a água e originar substância ácida. Esse ácido, por sua vez, pode se precipitar com a chuva (chuva ácida). Qual ácido é gerado?
Ácido nítrico (HNO3).