Teorias evolucionistas Flashcards
Para explicar como ocorrem as modificações nas características dos seres vivos e o surgimento de novas espécies, várias teorias evolucionistas surgiram, entre as quais destacamos 3, quais?
- LAMARCKISMO
- DARWINISMO
- NEODARWINISMO
Em 1809, Lamarck, em seu livro Philosophie Zoologique, propôs uma hipótese na tentativa de explicar como ocorre o mecanismo de transformação das espécies, ou seja, como uma espécie poderia dar origem a outras espécies.
O lamarckismo baseia-se em dois pontos básicos, quais?
- lei do uso e desuso
- lei da transmissão das características adquiridas
O lamarckismo baseia-se em dois pontos básicos: lei do uso e desuso e lei da transmissão das características adquiridas. Explique eles.
Segundo Lamarck, as alterações das condições ambientais desencadeariam em uma espécie a necessidade de se modificar, no sentido de promover a sua adaptação às novas condições do meio. Em consequência, a espécie adquiriria novos hábitos, fato que acarretaria a utilização mais intensa e frequente de certos órgãos ou partes do organismo, causando-lhes uma hipertrofia ou, então, que acarretaria o desuso de órgãos e estruturas do corpo, causando-lhes uma atrofia. Assim, pelo uso ou desuso de certos órgãos e estruturas do corpo, os indivíduos passariam a ter novas características, que os tornariam mais bem adaptados às condições ambientais. Através da reprodução, essas novas características passariam a ser transmitidas aos descendentes.
Vários foram os exemplos citados por Lamarck para ilustrar suas ideias evolucionistas. O mais célebre de todos foi qual?
Pescoço das girafas atuais. Segundo Lamarck, os ancestrais das girafas tinham pescoços curtos, membros anteriores com o mesmo comprimento dos posteriores e viviam em um ambiente no qual a vegetação rasteira era relativamente escassa e, por isso, teriam sido forçados a se alimentarem de folhas situadas no alto das árvores. No esforço para terem acesso ao alimento, adquiriram o hábito de esticar o pescoço e as pernas anteriores e, assim, essas partes do corpo foram se desenvolvendo pelo uso frequente. Essas características adquiridas passaram a ser transmitidas de geração a geração, resultando nas atuais girafas de pescoços longos e de pernas dianteiras desenvolvidas.
Verdadeiro ou falso?
Embora certo em suas convicções, o lamarckismo está errado em suas explicações. A lei do uso e desuso, por exemplo, embora correta para o caso dos músculos, não pode ser generalizada para todos os órgãos e todas as partes de um organismo. Além disso, sabemos que nenhuma alteração fenotípica provocada por fatores ambientais, isto é, nenhuma característica adquirida, se transmite à descendência. A maior falha da teoria está exatamente aí, na transmissão dos caracteres adquiridos ao longo das gerações. Apesar de suas falhas, Lamarck teve os seus méritos: foi um evolucionista ardente numa época em que predominava o fixismo e chamou a atenção para o fenômeno da adaptação ao meio como sendo um processo necessário para a evolução.
Verdadeiro.
Em 1859, o naturalista inglês Charles Darwin expôs em seu livro A Origem das Espécies suas ideias evolucionistas que ficaram conhecidas como darwinismo. O darwinismo baseia-se em 4 principas pontos, quais?
• Os indivíduos de uma mesma espécie não são rigorosamente iguais uns aos outros. Há diferenças individuais que tornam alguns mais atraentes, mais fortes, mais rápidos, mais adaptados às condições de vida no ambiente do que outros não tão bem adaptados.
• As populações crescem numa progressão geométrica, enquanto as reservas alimentares crescem apenas numa progressão aritmética (fundamento este tirado de um livro de Thomas Malthus, economista inglês que muito influenciou Darwin na elaboração da sua teoria).
• Face à desproporção entre o crescimento da população e a quantidade de alimento disponível, os indivíduos empenhar-se-iam numa “luta pela vida”.
• Como resultado da luta pela vida, haveria a “seleção natural” dos mais aptos em prejuízo dos menos aptos.
Verdadeiro ou falso?
Lamarck considerou que certas características poderiam contribuir para a sobrevivência e para a reprodução de certos indivíduos num determinado ambiente, constituindo variações “favoráveis”. Indivíduos portadores de variações “desfavoráveis”, por sua vez, teriam grandes dificuldades de sobrevivência e seriam extintos. Assim, as diferenças individuais já existentes entre os indivíduos de uma mesma espécie seriam selecionadas naturalmente pelo meio ambiente; o meio, então, como fator de seleção, preservaria os indivíduos portadores de variações favoráveis e eliminaria os portadores de variações desfavoráveis. Dessa maneira, a natureza iria, ao longo das gerações, “aprimorando” a espécie, de modo a torná-la cada vez mais adaptada ao meio ambiente.
Falso.
Essa teoria é de Darwin.
Darwin também ilustrou suas ideias com alguns exemplos. Para explicar a origem das girafas atuais, ele argumentou de qual maneira?
No passado, os ancestrais das atuais girafas tinham pescoços e patas dianteiras com tamanhos variáveis. Mas a competição pelo alimento disponível, a partir do momento em que a vegetação rasteira do meio começou a se tornar escassa, favoreceu os indivíduos portadores de pescoço longo e de patas dianteiras desenvolvidas, que, dotados de tais variações “favoráveis”, teriam mais acesso às folhagens situadas no alto das árvores. Assim, a seleção natural favoreceu os indivíduos portadores dessas variações, em detrimento das girafas de pescoços e patas dianteiras curtas, que, lentamente, foram se extinguindo. Ao longo de várias gerações, sobreviveram apenas as girafas de pescoço longo e de patas dianteiras desenvolvidas, que hoje conhecemos.
Qual é a grande diferença entre a explicação de Lamarck e a de Darwin?
O lamarckismo supõe que características novas são adquiridas por imposição do meio, enquanto o darwinismo considera que as características já existentes são apenas selecionadas pelo meio. Em outras palavras, para Lamarck o meio é causador das variações; para Darwin, o meio seleciona as variações. É, pois, na influência do meio, que reside a maior diferença entre as ideias de Darwin e Lamarck.
verdadeiro ou falso?
O darwinismo, também cometeu falhas. Primeiramente, não soube explicar como surgem as novas variedades ou novas características entre os indivíduos de uma mesma espécie. Darwin partiu do princípio de que elas já existiam entre os indivíduos de uma mesma população. Também a afirmação de Malthus sobre a desproporção entre crescimento populacional e quantidade de alimentos estava profundamente exagerada e errônea. Lembre-se de que a ideia de Malthus muito influenciou Darwin na elaboração do conceito de seleção natural. Todavia, o fenômeno “luta pela vida”, proposto por Darwin, é indiscutível, assim como é inegável a “seleção natural” dos mais aptos.
Verdadeiro.
Como vimos, a teoria evolucionista proposta por Darwin não soube explicar as causas das variações ou variabilidades hereditárias das espécies. Essa explicação só pôde ser dada mais tarde, com a descoberta do que?
Com a descoberta das mutações e com o desenvolvimento da genética.
Apenas no século XX, com o redescobrimento dos trabalhos de Mendel e com o aprofundamento do conceito de gene, foi possível determinar os responsáveis pela variabilidade nos seres vivos: as mutações e a recombinação gênica.
Qua é a fonte básica para a variabilidade genética?
As mutações são fontes básicas para toda variabilidade genética, pois fornecem a matéria-prima para a evolução. Os novos genes produzidos determinam características fenotípicas que poderão ou não ser úteis aos seres que as possuem. Caso sejam úteis e passadas à descendência, serão perpetuadas.
A recombinação gênica também contribui para a variabilidade. A reprodução sexuada, a segregação independente de dois ou mais pares de genes e o crossing-over são os fenômenos que permitem novos arranjos de genes que chegarão aos gametas, aumentando a variabilidade dessas células formadas durante a meiose e, consequentemente, aumentando a probabilidade de ocorrência de genótipos diferentes.
“Tudo o que a natureza fez os indivíduos adquirirem ou perderem, por influência das circunstâncias a que se acha a sua raça exposta há muito tempo e, portanto, por influência do emprego predominante de certo órgão, ou da falta de uso de determinada parte, é conservado nos novos indivíduos que provêm da reprodução desses indivíduos, desde que as modificações adquiridas sejam comuns aos dois sexos, ou àqueles que produziram os novos indivíduos”.
Essas palavras resumem o pensamento de qual autor?
Lamarck.
Verdadeiro ou falso?
A Lei do uso e do desuso é um princípio da Teoria da Evolução de Darwin.
Falso.
Essa lei é de Lamarck.
Sabe-se que a penicilina age de modo pouco eficaz sobre algumas bactérias, que, há algum tempo, não resistiam à ação desse antibiótico. Esse fenômeno pode ser atribuído a qual fenômeno?
Seleção de bactérias já resistentes ao antibiótico.