Sucessão ecológica Flashcards
Denomina-se sucessão ecológica o processo natural
através do qual uma comunidade muda gradualmente com o decorrer do tempo, até atingir uma situação de maior estabilidade denominada como?
Clímax.
Alguns autores costumam classificar as sucessões
ecológicas em 2 tipos, quais?
→ Sucessão primária
→ Sucessão secundária
Alguns autores costumam classificar as sucessões
ecológicas em primárias e secundárias. Qual é a principal diferença entre as duas?
→ Sucessão primária – Ocorre numa área anteriormente sem vida. Representa a ocupação por seres vivos de uma área ou superfície até então nua, como dunas de areia, rochas nuas ou derrame de lavas vulcânicas
- Sucessão secundária – Ocorre numa área abandonada, onde, anteriormente, já havia uma comunidade que, por algum motivo, foi destruída. Essa área pode ser, por exemplo, um campo de cultivo abandonado ou uma floresta após um incêndio
Numa sucessão gradual de comunidades numa mesma
região, distinguem-se 3 fases ou etapas, quais?
→ Ecese (ecésis)
→ Séries (seres)
→ Clímax
Numa sucessão gradual de comunidades numa mesma
região, distinguem-se as seguintes fases ou etapas: ecese,
séries e clímax (homeostase).
Quel é a diferença entre as 3 etapas?
→ Ecese (ecésis) – É a etapa inicial do processo
de sucessão. As espécies de seres vivos que
participam dessa etapa são chamadas de espécies
pioneiras. Estas produzem modificações no meio
abiótico da região, criando condições para a instalação
de outras espécies de seres vivos
→ Séries (seres) – São as diferentes comunidades que
surgem na região entre o estágio inicial (ecese) e final
(clímax) de uma sucessão
→ Clímax – É o estágio final de uma sucessão ecológica.
Nesse estágio, a comunidade atinge o seu máximo
desenvolvimento, que é sempre compatível com
as condições físico-químicas do meio
Mudanças drásticas nos fatores do ambiente (incêndios, erupções vulcânicas, grandes mudanças climáticas, desastres ecológicos) podem alterar o equilíbrio da comunidade clímax.
Qual é a comunidade pioneira na superfície da rocha?
Liquens.
São pouquíssimos os seres vivos que conseguem se instalar nesse local e se desenvolver. Praticamente, só os liquens (associação mutualística de algas com fungos) conseguem se instalar e se desenvolver na superfície de uma rocha nua. Assim, sorédios (fragmentos de liquens) transportados pelo vento, ao caírem sobre a superfície da rocha nua, se instalam e desenvolvem-se, iniciando o povoamento daquela região.
Na sucessão ecológica iniciada a partir da superfície de uma rocha nua, quais comunidades formam, respctivamente, as etapas de Ecese, Séries e Clímax?
Os liquens foram a ecese, isto é, a etapa inicial do processo, enquanto a comunidade predominantemente arbórea constitui o clímax. As comunidades dos musgos, das gramíneas e dos arbustos, que apareceram entre o início (ecese) e o final (clímax), foram as séries dessa
sucessão. É bom lembrar que, em qualquer sucessão ecológica, as mudanças das comunidades vegetais são acompanhadas também por mudanças nas comunidades de animais.
Uma região de mata, cuja comunidade vegetal é formada predominantemente por árvores, sofre desmatamento e, em seguida, é abandonada.
Em consequência do desmatamento, as condições abióticas do solo foram modificadas. O solo, agora seco, pobre em nutrientes minerais, com rachaduras, exposto totalmente às ações do Sol, chuvas e ventos, torna-se um ambiente hostil, onde poucas espécies de organismos
conseguem se instalar e sobreviver.
Neste contexto, quais serão as espécies pioneiras, formando a comunidade ecese?
Sementes de gramíneas, trazidas pelo vento, podem chegar até essa área onde houve o desmatamento e iniciar novamente seu povoamento.
Na sucessão ecológica iniciada em uma região que sofre
desmatamento, quais comunidades formam, respctivamente, as etapas de Ecese, Séries e Clímax?
Evidentemente, à medida que a comunidade vegetal vai mudando num processo de sucessão ecológica, a comunidade animal da região também se altera; uma comunidade vegetal arbórea, por exemplo,
pode abrigar animais arborícolas, que não teriam condições de se estabelecerem numa comunidade de gramíneas.
Logo após a sua formação natural, a água de uma lagoa é normalmente límpida, sem vida, com o fundo desprovido de vegetação.
Qual é a primeira forma de vida vegetal a se instalar?
O fitoplâncton, formado por algas microscópicas.
Em seguida, surgem os animais microscópicos do zooplâncton.
A imagem demonstra a sucessão ecológica em uma lagoa, quais letras representam as etapas de ecese, séries e clímax?
→ (A) ecese
→ (B) e (C) séries
→ (D) clímax
A comunidade do fitoplâncton, formado por algas microscópicas, constitui a comunidade pioneira, enquanto a comunidade arborícola do tipo Floresta representa a comunidade clímax.
Partindo do estágio inicial (ecese) para o final (clímax), uma sucessão ecológica apresenta 4 principais características, que são quais?
→ Aumento da diversidade de espécies ou diversidade biológica (biodiversidade): A diversidade inicial é baixa, havendo, normalmente, predomínio de autótrofos. Ao longo da sucessão, há aumento na diversidade e no número de espécies heterotróficas. No clímax, a diversidade é alta e estável
→ Aumento da complexidade da teia alimentar: em consequência do aumento da diversidade de espécies e do surgimento de novos nichos ecológicos, a teia alimentar se torna cada vez mais complexa
→ Aumento da biomassa: A biomassa ou matéria orgânica aumenta com a sucessão, sendo maior nos estágios clímax
→ Diminuição da produtividade líquida: no estágio final (clímax), temos produtividade bruta (PB) e respiração (R) que se equivalem, com a relação entre ambas tendendo para 1 (PB/R = 1)
Verdadeiro ou falso?
Nos estágios iniciais da sucessão, a atividade autotrófica
é maior que a heterotrófica e, por isso, a produção bruta
(PB) é maior que a respiração (R), isto é, PB/R > 1.
Considerando que a produção líquida (PL) é igual à diferença entre a produção bruta e a respiração (PL = PB – R), veremos que ela é alta nos estágios iniciais da sucessão.
Entretanto, no decorrer da sucessão, a atividade respiratória da comunidade aumenta e, assim, no estágio final (clímax), temos produtividade bruta (PB) e respiração (R) que se equivalem, com a relação entre ambas tendendo para 1 (PB/R = 1). Isso significa que tudo que está sendo produzido é utilizado pela própria comunidade e, consequentemente, a produção líquida (PL) é baixa.
Verdadeiro.
No decorrer de uma sucessão, a diversidade de espécies aumenta ou diminui?
Aumenta.
No decorrer de uma sucessão, a Biomassa aumenta ou diminui?
Aumenta.