Genética: código genético Flashcards
As características presentes em um ser vivo podem ser agrupadas em duas categorias, quais?
- Características adquiridas
- Características hereditárias
As características presentes em um ser vivo podem ser agrupadas em duas categorias: adquiridas e hereditárias.
Qual tipo resultam da ação de agentes do meio ambiente, uma cicatriz surgida em consequência de um ferimento, a ausência de determinada parte do corpo perdida num acidente (um braço, por exemplo) ou a atrofia dos músculos da perna em consequência de uma doença infecciosa (poliomielite, por exemplo)?
Características adquiridas.
As características presentes em um ser vivo podem ser agrupadas em duas categorias: adquiridas e hereditárias.
Qual tipo são determinadas por unidades denominadas gens ou genes (do grego genos, originar) encontradas normalmente nos cromossomos das células, tais características são herdadas dos ancestrais e transmitidas aos descendentes por meio da reprodução, isto é, são geneticamente transmissíveis de geração para geração?
Características hereditárias.
Complete.
Às vezes, uma característica adquirida pode ser muito semelhante a uma característica hereditária. Nesse caso, diz-se que aquela é uma ____ da característica hereditária. Por exemplo: a surdez provocada por uma infecção (sarampo, por exemplo) é uma fenocópia da surdez condicionada por genes que causam má-formação do aparelho auditivo.
Às vezes, uma característica adquirida pode ser muito semelhante a uma característica hereditária. Nesse caso, diz-se que aquela é uma fenocópia da característica hereditária. Por exemplo: a surdez provocada por uma infecção (sarampo, por exemplo) é uma fenocópia da surdez condicionada por genes que causam má-formação do aparelho auditivo.
As características que um indivíduo já apresenta ao nascer são chamadas como?
Congênitas e podem ser hereditárias ou adquiridas.
As más-formações que uma criança apresenta ao nascer pelo fato de ter sido infectada na vida intrauterina pelo vírus da rubéola são exemplos de características congênitas adquiridas ou hereditárias?
Características congênitas adquiridas, ou seja, são características que não foram determinadas por genes, e sim causadas por uma infecção viral que passou, através da placenta, da mãe para o feto, acometendo a criança antes do seu nascimento.
Toda característica hereditária é congênita?
Não, certas doenças hereditárias, como a doença de Huntington, manifestam-se somente a partir de determinada fase da vida, sendo o indivíduo perfeitamente normal ao nascer.
Verdadeiro ou falso?
A genética tem por objetivo o estudo das características hereditárias em todos os seus aspectos, tais como fatores determinantes, fatores que influenciam e modo de transmissão.
verdadeiro.
Verdadeiro ou falso?
O verdadeiro conhecimento de como as características hereditárias são transmitidas teve sua origem nos trabalhos do monge austríaco Gregor Mendel. Na segunda metade do século XIX, realizando cruzamentos entre plantas, em especial ervilhas, e observando as características dos parentais (pais) e descendentes, por várias gerações, Mendel postulou a existência, no interior das células, de partículas ou fatores que seriam os responsáveis pela determinação das características hereditárias.
Verdadeiro.
Os avanços alcançados pela citologia no início do século XX, como a observação dos cromossomos e outras estruturas celulares, assim como a descrição dos processos de divisão celular (mitose e meiose), muito contribuíram para a elaboração da teoria cromossômica da herança, proposta em 1910 por Morgan e seus colaboradores. Segundo essa teoria, os fatores hereditários de Mendel, agora denominados genes, estão localizados aonde?
Nos cromossomos.
Em 1944, Avery, MacLeod e McCarthy, após a realização de vários experimentos, chegaram à conclusão de que o material genético, isto é, os genes são constituídos de DNA (ácido desoxirribonucleico).
Na década de 1960, os cientistas descobriram que as informações sobre as características hereditárias encontram-se codificadas nos genes. Estava então descoberto o que?
Código genético.
Verdadeiro ou falso?
A informação codificada em um gene refere-se à estrutura primária (sequência de aminoácidos) de um polipeptídeo. Esse polipeptídeo, que pode ser uma proteína estrutural ou uma proteína catalisadora (enzima), é o responsável pela manifestação da característica. Assim, um gene exerce sua ação por meio do polipeptídeo por ele codificado.
Verdadeiro.
O que é um gene?
Um gene é um segmento de DNA que contém, na sequência de suas bases nitrogenadas, uma informação codificada a respeito da estrutura primária de uma determinada proteína ou polipeptídeo.
Em uma única molécula de DNA, existem vários genes.
O gene contém, na sequência das bases nitrogenadas de seus nucleotídeos, as informações de como deverá ser a estrutura primária da proteína a ser fabricada, ou seja, quais serão os seus aminoácidos e em que sequência deverão ser ligados.
Essas informações estão “codificadas”, cada sequência possui quantas bases nitrogenadas consecutivas formam essse “código”, essa determinada informação?
3 bases nitrogenadas.
Existem tríades que codificam um determinado tipo de aminoácido e tríades que codificam o término da síntese do polipeptídeo. Esse código existente no DNA das células e também de muitos vírus ficou conhecido como?
Por “código genético”.
Observe, nos exemplos apresentados na imagem, que uma mesma informação pode ser codificada por diferentes tríades (aminoácido glicina, por exemplo). Por isso, diz-se que o código genético é o que?
Degenerado.