Vertebrados: aves e mamíferos Flashcards
As aves são vertebrados bípedes, possuidores de penas inseridas na pele, com membros anteriores transformados em asas. A pele é seca, sem glândulas mucosas e com escamas córneas nas pernas. As penas são os anexos epidérmicos típicos das aves e, além de serem fundamentais ao voo, desempenham um papel importante, qual?
Termorregulação, pois funcionam como isolantes térmicos.
A Muitas aves têm, na região caudal, uma glândula produtora de uma secreção oleosa que é espalhada, com o auxílio do bico, sobre as penas para impermeabilizá-las. O fato de as penas de um pato, por exemplo, não se encharcarem, apesar de estarem em contato com a água, está relacionado a essa secreção. Qual e o nome desta glândula?
Glândula uropigiana (uropígea).
À semelhança dos répteis, as aves possuem quantos côndilo occipital?
Apenas um.
O tubo digestório das aves é completo e contém glândulas anexas, quais são as 3 principais?
-> Glândulas salivares
-> Fígado
-> Pâncreas
As aves possuem um bico com cobertura córnea e com duas aberturas nasais (narinas) na parte superior. Quais são as 4 principais funções do bico?
-> Obter e conduzir o alimento
-> Alisar as penas
-> Apanhar os materiais que formam o ninho e para construí-lo
-> Defesa
Verdadeiro ou Falso?
A forma do bico das aves geralmente indica os hábitos alimentares de uma ave, sendo delgado em espécies que sondam em fendas ou capturam insetos; mais robusto, mas ainda alongado, em pica-paus que cavam na madeira; largo, mas delicado, em andorinhas que capturam insetos vivos durante o voo, etc. Esses animais não possuem dentes (adontes) e têm língua pouco desenvolvida.
Verdadeiro.
O esôfago das aves tem uma dilatação para armazenar e amolecer o alimento. Como essa estrutura é chamada?
Papo.
Complete.
Em algumas espécies de aves, como nos pombos, existem glândulas especiais no papo, produtoras de uma secreção esbranquiçada rica em ____ e ____ que é regurgitada para alimentar os filhotes, ainda no ninho.
Em algumas espécies, como nos pombos, existem glândulas especiais no papo, produtoras de uma secreção esbranquiçada rica em proteínas e lipídios que é regurgitada para alimentar os filhotes, ainda no ninho.
Nas aves existem dois estômagos separados, quais?
-> Estômago químico (proventrículo)
-> Estômago mecânico (moela) - encontram-se pequenas pedras ingeridas pelo animal que contribuem para fazer a trituração do alimento. Essa atividade da moela, portanto, substitui a ação dos dentes, ausentes nas aves
Em qual estrutura o intestino das aves abre-se?
Numa cloaca.
Qual tipo de respiração é realizada pelas aves?
Pulmonar.
Os pulmões nas aves são pequenos e não apresentam alvéolos, sendo atravessados por uma rede de canais que são ramificações dos brônquios, que se comunicam por expansões chamadas sacos aéreos. Como é chamada essa rede de canais?
Parabrônquios.
Apesar de compactos e quase rígidos, os pulmões das aves possuem uma razão de superfície de troca respiratória versus volume cerca de dez vezes maior em relação aos mamíferos. Dos brônquios ventrais e dorsais, ramificam-se milhares de parabrônquios (com aproximadamente 1 mm de diâmetro) cujas paredes são constituídas de pequenos átrios que se entrelaçam com os capilares sanguíneos, formando um sistema de corrente cruzada, no qual ocorrem as trocas gasosas de modo extremamente eficiente. Na porção inferior da traqueia, as aves possuem uma estrutura típica, a siringe, qual é a sua função?
Produzir o som das aves, sendo, portanto, o órgão canoro (do canto).
As aves têm vários pares de sacos aéreos, ligados aos pulmões e às cavidades dos ossos pneumáticos (ossos longos e cheios de ar). Além de armazenarem ar, os sacos aéreos e também os ossos pneumáticos têm um papel fundamental em qual atividade? Por que?
Voo, pois são capazes de alterar a densidade do corpo do animal. Nesse sentido, têm função semelhante à da bexiga natatória dos peixes. As paredes dos sacos aéreos não são vascularizadas, portanto, não há troca de gases respiratórios nessas estruturas nem nos ossos pneumáticos.
A circulação das aves é fechada, dupla e completa. O coração possui quantas cavidades?
Tetracavitário (duas aurículas e dois ventrículos), com o arco aórtico voltado para a direita.
Complete.
Nas aves, o átrio direito (AD) recebe sangue —— proveniente dos diversos tecidos do corpo, enquanto o átrio esquerdo (AE) recebe sangue —— vindo dos pulmões. Do átrio direito, o sangue —— passa ao ventrículo direito (VD), de onde sai pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. Nos pulmões, no nível dos capilares alveolares, ocorre a hematose, isto é, o sangue passa de —— a —— e, então, retorna ao coração pelas veias pulmonares, desembocando no átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue —— passa ao ventrículo esquerdo (VE), de onde sai pela artéria aorta em direção aos tecidos. Nos tecidos, o sangue passa de —— a ——, retornando ao coração através das veias que desembocam no átrio direito.
Nas aves, o átrio direito (AD) recebe sangue *venoso proveniente dos diversos tecidos do corpo, enquanto o átrio esquerdo (AE) recebe sangue arterial vindo dos pulmões. Do átrio direito, o sangue venoso passa ao ventrículo direito (VD), de onde sai pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. Nos pulmões, no nível dos capilares alveolares, ocorre a hematose, isto é, o sangue passa de venoso a arterial e, então, retorna ao coração pelas veias pulmonares, desembocando no átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue arterial passa ao ventrículo esquerdo (VE), de onde sai pela artéria aorta em direção aos tecidos. Nos tecidos, o sangue passa de arterial a venoso, retornando ao coração através das veias que desembocam no átrio direito.
As aves são animais uricotélicos que possuem rins metanéfrons cujos ureteres terminam em qual estrutura?
Cloaca.
Não possuem bexiga urinária.
Como é o sistema nervoso das aves?
O sistema nervoso, como nos demais vertebrados, é cerebroespinhal, subdividido em SNC (Sistema Nervoso Central) e sNP (sistema Nervoso Periférico).
O sistema sensorial das aves apresenta olhos bem desenvolvidos, havendo visão de cores. Sob as duas pálpebras, há uma fina e transparente membrana, a membrana nictitante. Possuem ouvidos interno, médio e conduto auditivo externo.
Qual é a função da membrana nictitante?
Proteger os olhos durante o voo.
As aves são animais dioicos, de fecundação interna, ovíparos e com desenvolvimento direto. Durante o desenvolvimento embrionário, formam quatro anexos, quais? Descreva suas funções.
-> Saco vitelino - vesícula contendo reservas nutritivas (lipídios, proteínas) para o embrião
-> âmnio - vesícula (bolsa) cheia de um líquido, o amniótico, que, além de amortecer os choques mecânicos, também protege o embrião contra a desidratação
-> Alantoide - tem função respiratória (realiza a troca dos gases respiratórios, O2 e CO2) e função excretora (recolhe e armazena as excretas nitrogenadas produzidas pelo metabolismo do embrião). Também retira minerais (cálcio) da casca, que serão utilizados na formação das primeiras estruturas esqueléticas mineralizadas do embrião
-> Cório
As aves atuais estão subdivididas em duas subclasses, quais?
-> Carinatas
-> Ratitas
As aves atuais estão subdivididas em duas subclasses: carinatas e ratitas.
Das duas, qual, em sua maioria, boas voadoras?
Carinatas.
O osso esterno possui uma projeção anterior, denominada quilha ou carena, na qual se inserem os potentes músculos peitorais, responsáveis pelo batimento das asas: os pequenos peitorais, que levantam as asas, e os grandes peitorais, que as abaixam. A carena, assim como a de um navio, auxilia o deslocamento, no caso das aves, no voo. Exemplos: sabiá, pardal, andorinha, tico-tico, etc. Os pinguins, embora possuam carena, não voam.
As aves atuais estão subdivididas em duas subclasses: carinatas e ratitas.
Das duas, qual, são aves não voadoras, têm asas reduzidas ou ausentes e o osso esterno sem quilha?
Ratitas.
Exemplos: ema, avestruz, quivi (kiwi).