Teoria geral dos direitos fundamenteais Flashcards
Direitos são iguais a garantias
certo ou errado
errado
As garantias são os próprios bens jurídicos narrados e declarados na Constituição, como exemplo direito à liberdade de locomoção, direito de reunião, direito de resposta, entre outros.Os direitos são instrumentos de natureza assecuratória, porque visam assegurar a fruição de um determinado direito. Como exemplo: Liberdade de locomoção é um direito fundamental. Se por ato ou abuso de poder houver ferimento a essa liberdade, a Constituição prevê a garantia do Habeas Corpus. As garantias têm um caráter instrumental, pois não têm um fim em si mesma
certo ou errado
errado
os conceitos estao trocados
Os direitos fundamentais tem natureza assecuratoria, enquanto as garantias tem natureza declaratoria
certo ou errado
errado
Direitos sao declaratorios; Garantias tem natureza assecuratoria
Historicidade: evolução dos direitos e garantias no tempo.
Universalidade: os direitos e garantias fundamentais se dirigem a todas as pessoas.
certo ou errado
certo
Relatividade: Todos os direitos e garantias fundamentais são absolutos. Ligada à Teoria dos limites dos limites dos direitos fundamentais.
certo ou errado
errado
sao relativos, ou seja nao absolutos
salvo quando se trata de extradição a BR nato e a vedação a tortura, tramento deseumano ou degradante. esses sim sao ABSOLUTOS
Pela caracteristica da irrenunciabilidade em hipotese alguma se admite renúncia dos direitos fundamentais, não há como abrir mão da integridade, nem a renuncia temporaria.
certo ou errado
errado
O que a doutrina admite é uma renúncia temporária, como ocorre nos relality shows, em que os participantes, temporariamente, abrem mão do direito de inviolabilidade da intimidade.
Inalienabilidade: direitos fundamentais não podem ser alienados, nao tem cunho patrimonial. Não há como negociar a própria dignidade
certo ou errado
certo
Os direitos e garantias podem se perdem com o decurso do tempo.
certo ou errado
errado
são IMPRESCRITIVEIS
1ª geração (ou 1ª dimensão): no final do século XVIII ocorreram ideias revolucionárias, pretendendo criar um Estado Liberal. Dessa forma, nasceram os direitos de 1ª geração: os direitos civis e políticos. A característica desses direitos é serem positivos , ou seja, o Estado deve agir.
2ª geração: Estado social, que deve prestar políticas públicas, para assegurar a igualdade ao povo. São direitos sociais, econômicos e culturais. Sao positivos, ou seja, o Estado age.
3ª geração: nasce em meados do século XX, no mesmo Estado Social, mas os direitos passam a observar a coletividade, e não a individualidade. Como exemplos, o direito à paz e a um meio ambiente equilibrado.
V ou F
F 1° PC , NEGATIVO
V
V
Nos direitos de primeira geração o Estado é social, prestacional, ideal de igualdade.
certo ou errado
errado
esses sao os direitos de 2° geração
Liberdade como primeira geração é a liberdade pública, os direitos civis.
Na segunda geração, temos a igualdade, sob a perspectiva da igualdade material, igualdade de oportunidades. O Estado tratando diferentes de forma diferente.
Na terceira geração, fraternidade como sinônimo de solidariedade.
certo ou errado
certo
A 4ª geração estaria ligada à democracia, à informação e ao pluralismo. A 5ª, ao direito à paz, para que se possa atingir uma paz mundial
certo
Acerca dos destinatários dos Direitos Fundamentais, é necessário ter cautela com relação ao caput do artigo 5º CF, pois uma das características dos Direitos é a universalidade, ou seja, dirigem-se a todas as pessoas, físicas ou jurídicas, desde que o direito seja compatível com sua natureza. Por exemplo, não há que se falar em liberdade de locomoção para uma empresa.
certo ou errado
certo
Súmula 227 STJ – Reconhece o direito à honra subjetiva de uma empresa, que é considerada como uma reputação perante a sociedade.
errado
OBJETIVA
“Naquele momento, os Direitos Civis e Políticos (de 1ª geração) buscavam a blindagem dos súditos frente à ação opressora do Estado. Portanto, foram concebidos a partir dessa relação vertical. Vertical pois o Estado encontra-se acima da sociedade” Hoje, temos a ideia de Eficácia horizontal que é também chamada de eficácia externa, ou seja, entre privados
certo ou errado
certo