T10 - Medicina de Viagem (2) Flashcards
Yellow fever disease?
❑ A febre amarela é uma doença zoonótica e habitualmente cursa na sua forma silvática, transmitindo-se entre macacos e esporadicamente humanos são infetados.
❑ Mal fora se houvesse transmissão urbana em que o inseto ao picar uma pessoa infetada pode transmitir a outra através da picada. No limite, pode causar a morte mas na maioria dos casos é assintomática ou pouco assintomática.
❑ Quando se apresenta com hemorragia, febre e icterícia dá mortalidade em 50% dos casos.
❑ Daí a importância de vacinar, a não ser que haja uma contraindicação.
Yellow fever: facts?
❑ Estimativa da OMS DE 30 000 casos de morte por ano, o que é assustador havendo uma vacina eficaz.
❑ 50% da mortalidade ocorre em sintomáticos e sem possibilidade de tratamento médico por falta de hospitais ou até diagnóstico.
❑ 90% das mortes ocorrem em áfrica.
Yellow fever vaccine contraindications?
❑ Importante reter que não se dá a vacina a lactentes com menos de 6 meses pelo risco potencial de encefalite pós-vacinal e não se dá em doentes imunodeprimidos
❑ Podemos vacinar uma grávida se for para uma zona de alto risco; não está ainda provada uma maior taxa de abortamentos espontâneos mas pode haver redução da eficácia dado o estado de imunodepressão da grávida sendo importante revacinar nesses casos.
❑ Em 2016, a OMS afirmou que uma dose seria suficiente para a vida mas é preciso ponderar em casos como as grávidas e imunodeprimidos.
❑ Nos adultos com mais de 60 anos também é preciso ponderar porque as reações viscerotrópicas e neurotrópicas são mais comuns quando vacinados pela primeira vez após os 60 anos.
Yellow fever vaccine - Adverse Effects?
❑ A maior parte das vezes a vacina é bem tolerada e há apenas reações locais ou ocasionalmente uma febrícula 3-4 dias após a vacina (viremia transitória por vírus da febre amarela pelo que há um período de algumas semanas em que não pode doar sangue).
❑ As reações de anafilaxia são as que mais preocupam, assim como as neurotrópicas e as viscerotrópicas.
❑ É difícil dizer qual é o risco porque os casos contabilizados de reações viscerotrópicas são escassos mas há variabilidade grande no índice de reações adversas graves de acordo com a população estudada.
Vaccines against blood infections and STDs?
❑ Hepatitis B
– Já está no plano nacional de vacinação pelo que a maioria dos viajantes com menos de 40-50 anos já estarão vacinados.
❑ Hepatitis A – MSM
– No caso de jovens que fazem sexo com homens (origem de um surto na europa há 2-3 anos)
❑ Human Papillomavirus
– Também já no plano nacional de vacinação.
Rabies: a fatal disease?
❑ Apenas podemos prevenir a antes do início dos sintomas.
❑ A raiva é transmitida na saliva de animais infetados sendo que 99% deles são cães mas também podem ser macacos ou morcegos.
❑ No caso de uma mordedura suspeita deve-se lavar com água e sabão durante pelo menos 20 minutos e de seguida consultar um centro onde possa ser feita a vacina e a imunoglobulina para a raiva.
Rabies vaccine: pre-exposure?
❑ Consider pre-exposure vaccination (2 doses of vaccine) if:
* if you are a biologist, veterinarian, or agriculture specialist working with animals.
* You will be visiting remote areas where medical care is difficult to obtain or may be delayed, for example, hiking through remote villages where dogs are common.
* Your stay is longer than 1 month in an area where dog rabies is common. The longer your stay, the greater the chance of an encounter with an animal.
Don’t forget: healthinsurance!
❑ É importante que o seguro de saúde inclua questões relacionadas com a covid, tornando menos penosa a perda de voos e de hotel relacionada com estas eventualidades.
After travel?
❑ Nas consultas pós-viagem são feitos diagnóstico e tratamento de situações não urgentes (alterações cutâneas, diarreia, síndromes febris em que já foi excluído malária, rastreio de agentes infeciosos por episódios de doença durante a viagem e que o doente pretende esclarecer).
❑ Num caso de suspeita de malária, a avaliação deve ser feita num serviço de urgência de forma a ter uma acesso mais rápido a estudos analíticos e comprovação do diagnóstico.