Segurados Obrigatórios e Facultativos, Filiação e Inscrição no RGPS Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
Um servidor público vinculado ao RPPS que, simultaneamente, exerça atividade remunerada vinculada ao RGPS, deverá contribuir para ambos os regimes, caso em que poderá receber duas aposentadorias, observado o teto do funcionalismo público federal.
Verdadeiro.
CF, art. 40, §11.
O que acontece se um indivíduo for servidor público de um ente político que não detenha regime próprio?
Ele será vinculado automaticamente ao RGPS, na condição de segurado empregado.
Quais são as 5 categorias de segurados obrigatórios?
- Empregado;
- Empregado doméstico;
- Trabalhador avulso;
- Segurado especial; e
- Contribuinte individual.
Uma pessoa poderá se filiar a mais de uma categoria de segurado obrigatório?
Sim. Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas. (Art. 12, §2º)
Ex.: segurado que mantém vínculo empregatício (segurado empregado) e que nos finais de semana vende sorvete por conta própria (contribuinte individual).
Verdadeiro ou Falso:
O aposentado pelo RGPS que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata a lei 8.212/91, para fins de custeio da Seguridade Social.
Verdadeiro.
Lei 8.212, art. 12, §4º.
Verdadeiro ou Falso:
O DIRIGENTE SINDICAL mantém, durante o exercício do mandato eletivo, o mesmo enquadramento no RGPS de antes da investidura.
Verdadeiro.
Art. 12, §5º, Lei 8.212/91.
Verdadeiro ou Falso:
Apenas pessoas naturais poderão se filiar como segurados obrigatórios, inexistindo possibilidade jurígena de uma pessoa jurídica ser segurada do RGPS.
Verdadeiro.
Quem se enquadra na condição de segurado empregado?
- Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter NÃO EVENTUAL, sob sua SUBORDINAÇÃO e MEDIANTE REMUNERAÇÃO, INCLUSIVE COMO DIRETOR EMPREGADO;
- Aquele CONTRATADO POR EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO para atender necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou acréscimo extraordinária da empresa;
- BRASILEIRO ou ESTRANGEIRO DOMICILIADO E CONTRATADO NO BRASIL para trabalhar como EMPREGADO EM SUCURSAL OU AGÊNCIA DE EMPRESA BRASILEIRA NO EXTERIOR;
- AQUELE QUE PRESTA SERVIÇO NO BRASIL A (1) Missão Diplomática ou (2) Repartição Consular de Carreira Estrangeira e a Órgãos a ela subordinados, ou (3) a membros dessas missões e repartições, EXCLUÍDOS O NÃO-BRASILEIRO SEM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO BRASIL e o BRASILEIRO AMPARADO PELA LEI PREVIDENCIÁRIA DO PAÍS da respectiva missão diplomática ou repartição consular;
- BRASILEIRO CIVIL QUE TRABALHA PARA A UNIÃO, NO EXTERIOR, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, AINDA QUE LÁ DOMICILIADO E CONTRATADO, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio;
- BRASILEIRO ou ESTRANGEIRO DOMICILIADO E CONTRATADO NO BRASIL para trabalhar como empregado EM EMPRESA DOMICILIADA NO EXTERIOR, CUJA MAIORIA DO CAPITAL VOTANTE PERTENÇA A EMPRESA BRASILEIRA DE CAPITAL NACIONAL;
- SERVIDOR PÚBLICO OCUPANTE DE CARGO EM COMISSÃO, SEM VÍNCULO EFETIVO com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Pública Federais;
- EMPREGADO DE ORGANISMO OFICIAL INTERNACIONAL ou ESTRANGEIRO EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social;
- EXERCENTE DE MANDATO ELETIVO federal, estadual ou municipal, DESDE QUE NÃO VINCULADO A REGIME PRÓPRIO.
Verdadeiro ou Falso:
O menor aprendiz é considerado segurado empregado, logo segurado obrigatório.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Segundo a jurisprudência dominante, aluno-aprendiz é considerado segurado empregado, desde que perceba remuneração, mesmo que indireta. Nesse caso, o respectivo tempo de serviço poderá ser computado para fins de aposentadoria previdenciária.
Verdadeiro.
Súmula 18 da TNU.
O que se entende por empresa de trabalho temporário?
Pessoa física ou jurídica urbana, cuja atividade consiste em colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos.
Verdadeiro ou Falso:
É segurado obrigatório da previdência social na qualidade de empregado aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a ela subordinados ou a membros dessas missões e repartições, ainda que o prestador desse tipo de serviço seja estrangeiro sem residência permanente no Brasil
Falso.
Verdadeiro ou Falso:
É vedada a filiação ao RGPS, na qualidade de segurado obrigatório, de pessoa participante de regime próprio de previdência, ainda que servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
Falso.
Nesse caso, ele vai ser filiado ao RGPS.
Verdadeiro ou Falso:
O prefeito municipal que não seja vinculado a regime próprio de previdência social é segurado obrigatório do RGPS.
Verdadeiro.
Quem se enquadra como segurado empregado doméstico?
Aquele que presta serviços a pessoa ou família, com CONTINUIDADE (mais de 2 dias na semana), PESSOALIDADE, ONEROSIDADE, ÂMBITO RESIDENCIAL e SEM FINS LUCRATIVOS.
Verdadeiro ou Falso:
O empregador doméstico não poderá contratar microempreendedor individual como empregado doméstico, sob pena de ficar sujeito a todas as obrigações dela decorrentes, inclusive trabalhistas, tributárias e previdenciárias.
Verdadeiro.
Qual a idade mínima para que alguém possa ser admitido na condição de empregado doméstico?
18 anos.
Verdadeiro ou Falso:
O porteiro ou zelador de um condomínio pode ser enquadrado com segurado empregado doméstico.
Falso.
Pois sua atividade não é prestada especificamente a uma pessoa ou família, não sendo o condomínio um empregador doméstico.
Quem se enquadra na condição de segurado trabalhador avulso?
É aquele que presta serviços de natureza urbana ou rural a diversas empresas, sem vínculo empregatício.
Havendo intermediação de OGMO ou sindicato da categoria.
Não precisando ser sindicalizado.
Quem se enquadra de Segurado Especial do RGPS?
Pessoa física RESIDENTE NO IMÓVEL RURAL OU EM AGLOMERADO urbano ou rural próximo a ele que, INDIVIDUALMENTE OU EM REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR, AINDA QUE COM O AUXÍLIO EVENTUAL DE TERCEIROS a título de mútua colaboração, na condição de:
A. PRODUTOR, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade:
- Agropecuária, em até 4 módulos fiscais (limitação de área aplicável apenas para o tempo rurícola após 23/06/08, pois, antes disso, inexistia limitação);
- Seringueiro ou extrativista vegetal, nos termos da lei, e faça dessa atividade seu principal meio de vida, NÃO IMPORTANDO A DIMENSÃO DA ÁREA.
B. PESCADOR ARTESANAL OU A ESTE ASSEMELHADO, que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida, DESDE QUE NÃO UTILIZE EMBARCAÇÃO OU UTILIZE EMBARCAÇÃO DE PEQUENO PORTE (até 20 toneladas de arqueação bruta. Acima disso, será contribuinte individual);
C. Cônjuge ou companheiro, bem como FILHO MAIOR DE 16 ANOS ou a este equiparado, do segurado de que tratam “A” e “B”, que, comprovadamente, TRABALHEM COM O GRUPO FAMILIAR RESPECTIVO.
O que se entende por regime de economia familiar?
É a atividade indispensável para a subsistência e ao desenvolvimento socioeconômico do núcleo familiar,
Sendo exercido em regime de mútua dependência e colaboração, sem a utilização de empregados permanentes.
Verdadeiro ou Falso:
Tratando-se de demanda previdenciária, o fato de o imóvel ser superior ao módulo rural não afasta, por si só, a qualificação de seu proprietário como segurado especial, desde que comprovada, nos autos, a sua exploração em regime de economia familiar.
Verdadeiro.
Súmula 30, TNU.