Benefícios do RGPS - Aposentadoria por Idade Flashcards
Com base na atual redação da Lei 8.213/91, qual a regra geral.
- Será concedido ao completar 65 anos, se homem, e 60 anos, se mulher, cumprido o período de carência de 180 contribuições mensais.
Em que hipóteses o limite de idade será reduzido e de quanto tempo será essa redução (art. 48, §1º).
- Terão direito à redução do limite de idade para a concessão da aposentadoria por idade em 5 anos, homens e mulheres, que:
- Empregados rurais;
- Trabalhador que presta serviço de natureza rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego (contribuinte individual rural);
- Trabalhador avulso rural;
- Segurado especial; e
- Garimpeiro que trabalhe, comprovadamente, em regime de economia familiar.
Fale acerca das regras estabelecidas nos parágrafos do art. 48 da Lei 8.213/91, quanto à concessão da aposentadoria por idade do trabalhador rural.
- Não há necessidade de contribuição pelo trabalhador rural, devendo comprovar o efetivo exercício da atividade rural, AINDA QUE DE FORMA DESCONTINUADA, pelo número mínimo correspondente aos meses de contribuição correspondente à carência do benefício prestado (180 contribuições mensais);
- Não há necessidade que continue trabalhando na lavoura até vésperas da entrada do requerimento;
- Se, ao completar a faixa etária mínima para requerer o benefício (60 anos, se homem; 55, se mulher), não tiver o tempo mínimo de atividade rural, poderá somar a este o tempo que prestou a outras atividades para fins de aposentadoria por idade pela regra geral (65 e 60 anos, respectivamente).
- Ao optar pela contagem híbrida (§3º, art. 48, Lei 8.213/91), se requerido até 31 de dezembro de 2010, não há a necessidade de contribuição para a previdência como trabalhador rural, para que seja possível o cômputo com outras atividades (art. 143, Lei 8.213/91). Após 01/01/2011, o segurado trabalhador rural será obrigado a contribuir para a previdência, independentemente de qual destas regras venha a se submeter.
Fale acerca das consequências da perda da qualidade de segurado para fins de concessão da aposentadoria.
Não será considerado para a concessão deste benefício, desde que o segurado com o mínimo de contribuições mensais exigido para efeito de carência na data do requerimento.
Fale acerca da aposentadoria por idade e o retorno à atividade remunerada.
- Para concessão da aposentadoria por idade, não há a necessidade de extinção do vínculo de emprego.
- O retorno ou a manutenção na atividade não prejudica o benefício, que continuará a ser pago em valor integral.
- Continuando a exercer atividade laboral, o aposentado continuará a contribuir para a previdência. Tal contribuição irá incindir sobre a remuneração que ele receber em decorrência do seu trabalho e não sobre os proventos da aposentadoria.
- O aposentado pelo RGPS que continuar a exercer atividade sujeita a este regime, não fará jus a nenhuma prestação da Previdência Social, exceto o salário-família, reabilitação profissional e licença-maternidade.
Fale acerca da aposentadoria compulsória (art. 51).
- É aquela requerida (facultativamente) pela empresa, quando o segurado empregado tiver 70 anos, se homem, ou 65 anos, se mulher e tenha cumprido o tempo de carência.
- O segurado será obrigado a se aposentar, nessa hipótese.
- O empregado terá direito à indenização trabalhista decorrente da rescisão contratual trabalhista, que será no dia imediatamente anterior à do início da aposentadoria.
Fale acerca da RMI (Renda Mensal Inicial) da aposentadoria por idade.
- A regra geral (art. 50) é a de que a RMI será de 70%
do salário de benefício, sendo aumentado em 1% para cada 12 contribuições mensais, até o máximo de 100%. - Aqui, o uso do Fator Previdenciário é facultativo. O INSS deverá fazer dois cálculos: um com e outro sem. O mais vantajoso será concedido ao segurado.
- Para o segurado especial que não contribui facultativamente, a RMI será de um salário mínimo. Entretanto, se precedida de auxílio-acidente, será aquela somada ao valor desta vigente na data de início da referida aposentadoria.
- Se o segurado especial tenha optado por contribuir facultativamente com 20% do salário de contribuição, a RMI será calculada de forma igual ao dos demais segurados.
Quando se inicia a aposentadoria por idade.
- Para os segurados empregados e empregados domésticos:
- A partir da data do requerimento, quando não houver desligamento ou for requerida 90 dias após o desligamento;
- A partir da data do desligamento, quando requerido no prazo de 90 dias, contados da data de desligamento. - Para os demais segurados, a partir da data do requerimento.
No caso de ingresso com ação judicial pleiteando a aposentadoria por idade sem antes haver o requerimento do benefício, quando se dá o termo inicial.
- Da data da citação do INSS.
Quando que a aposentadoria por idade cessa.
- Com a morte do segurado.
Embora as aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e especial do RGPS sejam irrenunciáveis e irreversíveis, em que hipóteses o STJ permite tal renúncia?
- Para efeito de aproveitamento do respectivo tempo de contribuição em Regime Próprio de Previdência Social;
- No caso do aposentado rural, para recebimento de aposentadoria por mais vantajosa, de natureza urbana
Como que o segurado pode desistir de sua aposentadoria.
- Deve desistir do pedido por meio de manifestação expressa e de arquivamento definitivo do pedido, antes de:
A. Receber o primeiro pagamento do benefício; ou
B. Sacar o respectivo FGTS ou PIS.
Verdadeiro ou Falso:
Para concessão de aposentadoria por idade de trabalhador rural, o tempo de exercício de atividade equivalente à carência deve ser aferido no período imediatamente anterior ao requerimento administrativo ou à data do implemento da idade mínima.
Verdadeiro. Súmula 54, TNU.
Verdadeiro ou Falso:
Para fins de comprovação do tempo de labor rural, o início de prova material deve ser contemporâneo à época dos fatos a provar.
Verdadeiro.
TNU, Súmula 34.
Verdadeiro ou Falso:
Para a concessão de aposentadoria por idade de trabalhador rural, o tempo de exercício de atividade equivalente à carência deve ser aferido no período imediatamente anterior ao requerimento administrativo ou à data do implemento da idade mínima.
Verdadeiro.
TNU, Súmula 54.