SEGEP - Reformas Previdenciárias Flashcards
Dentre as Emendas Constitucionais nº 20/98, 41/03, 47/05 e 70/12, qual pode ser considerada a mais abrangente de todas?
A EC 20/98, por ter trazido inúmeras alterações profundos nos três pilares previdenciários pátrios: RGPS, RPPS e Previdência Complementar.
A partir de qual emenda constitucional foi imposta a contribuição para o sistema previdenciário dos servidores públicos inativos?
EC 41/2003.
Quais as principais características da Emenda Constitucional 41/03 em matéria previdenciária?
- Tratou do RPPS dos servidores.
- Previu a criação do Regime de Previdência Complementar aos servidores públicos.
- Impôs a contribuição previdenciária aos servidores públicos inativos.
Quais as principais características da Emenda Constitucional 47/05 em matéria previdenciária?
- Criou a possibilidade de aposentadoria diferenciada aos servidores públicos com deficiência que exerçam atividade de risco ou atividades prejudiciais à saúde.
- Abrandou o valor da contribuição para os servidores aposentados e pensionistas com deficiência incapacitante.
- No tocante ao RGPS, instituiu o Sistema Especial de Inclusão Previdenciária (SEIP), para atender aos trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico.
Quais as principais características da Emenda Constitucional 70/12 em matéria previdenciária?
- Trouxe a possibilidade de revisão das aposentadorias e pensões concedidas a partir de 01/01/2004 para os servidores vinculados ao RPPS.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, quem tem direito ao salário-família? A partir de qual emenda constitucional o salário-família deixou de ser um direito pago a todos os trabalhadores:
- Os dependentes dos trabalhadores de baixa renda, de acordo com a Lei.
- A partir da EC 20/98 é que tal benefício deixou de ser pago a todos para alcançar somente aquela categoria.
A partir de quando aos menores de 16 anos qualquer espécie de trabalho passou a ser proibido, exceto na condições de aprendiz, a partir de 14 anos?
A partir da EC 20/98.
Com a vigência da CF/88 até a data da promulgação de tal emenda, qualquer espécie de trabalho era permitida aos menores a partir dos 14 anos, desde que não fossem noturnas, perigosas ou insalubres.
Qual EC trouxe a instituição do teto remuneratório do serviço público federal?
EC 41/03.
Verdadeiro ou Falso:
É VEDADA a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do RPPS - Servidores Civis - ou RPPS - Policiais Militares - e RPSS - Forças Armadas COM a remuneração de cargo, emprego ou função pública, RESSALVADOS OS CARGOS ACUMULÁVEIS na forma da Constituição Federal, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
Verdadeiro.
É vedada a percepção cumulativa de proventos em mais de um RPPS, ressalvadas quais hipóteses?
As hipóteses em que se admite a acumulação de cargo, emprego ou função, ou seja:
- 2 cargos de professor;
- Um cargo de professor com outro técnico ou científico; e
- Dois de cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Que parcelas ficarão excluídas do limite remuneratório previsto na Constituição Federal para o serviço público?
As parcelas de natureza indenizatória.
Qual Emenda Constitucional fora responsável por instituir o teto unificado? Fale um pouco sobre ele.
- Emenda Constitucional 47/05.
- Segundo essa previsão, os Estados e DF podem instituir um subteto no valor 90,25% do subsídio dos Ministros do STF, sendo que este aplicar-se-ia apenas ao âmbito do Poder Executivo e Judiciário. Não se aplicaria ao Poder Legislativo, cujo subsídio é vinculado ao dos deputados federais.
Complete:
Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas sua autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter ____ e ____, mediante contribuição do ________, dos ________ e ________ e dos ________, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.
- Contributivo e Solidário.
2. Respectivo ente, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.
Acerca da aposentadoria dos servidores públicos, teça esclarecimentos quanto à aposentadoria por invalidez, compulsória ou voluntariamente.
- INVALIDEZ PERMANENTE: com proventos integrais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável;
- COMPULSÓRIA: aos 75 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
- VOLUNTÁRIA: desde que tenha, no mínimo, 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.
- 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, se mulher.- 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, se homem, e 50 anos de idade e 25 de contribuição, se mulher, no caso de TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO EXCLUSIVAMENTE nas funções de MAGISTÉRIO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
- 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
- 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, se homem, e 50 anos de idade e 25 de contribuição, se mulher, no caso de TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO EXCLUSIVAMENTE nas funções de MAGISTÉRIO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Verdadeiro ou Falso:
Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, NÃO PODERÃO EXCEDER a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
Verdadeiro.
Art. 40, §2º.
Via de regra, é vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores vinculados ao RPPS. Quais são as exceções trazidas expressamente pela Constituição Federal e essas situações serão definidas em LEI ORDINÁRIA OU COMPLEMENTAR.
- LEI COMPLEMENTAR.
- Pessoas com deficiência;
- Que exerçam atividade de risco; e
- Que exerçam atividades sob condições especiais que prejudiquem sua saúde ou integridade física.
Fale acerca dos limites dos proventos de pensão por morte, no caso de instituidor servidor público.
- O valor do provento terá como teto o LIMITE MÁXIMO estabelecido para os benefícios do RGPS, acrescido de 70% da parcela excedente, esteja o instituidor aposentado ou em atividade quando do óbito.
Verdadeiro ou Falso:
É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o VALOR NOMINAL, conforme critérios estabelecidos em lei.
Falso.
Preservar o valor real.
Art. 40, §8º.
Verdadeiro ou Falso:
O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Em relação à soma total dos proventos de inatividade também se aplica o limite remuneratório dos servidores públicos, inclusive quando decorrentes da acumulação de cargos ou empregos públicos, bem como outras atividades sujeitas ao RGPS.
Verdadeiro.
O servidor público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão, bem como os que ocupem cargos temporários ou emprego público, contribuem para qual regime previdenciário?
RGPS.