Contribuições para o Custeio da Seguridade Social Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos municípios e de contribuições sociais.
Verdadeiro.
Para a manutenção da seguridade social, esta contará com receitas decorrentes de contribuições, que possuem aplicação vinculada.
Existe exceção a essa vinculação?
Sim.
Os ADCT criou a DRU - Desvinculação de Receitas da União (art. 76), que permite a desvinculação de até 20% do que é arrecadado com as contribuições sociais para a aplicação em áreas diversas.
A EC 93/16 prorrogou e ampliou a DRU, que agora é de 30%, até 31 de dezembro de 2023. A DRU também foi ampliada aos estados, DF e municípios, nos mesmos moldes.
De quem a responsabilidade por cobrir eventual falta de recursos financeiros para o pagamento dos benefícios previdenciários do RGPS?
A União.
Verdadeiro ou Falso:
Não se admite a possibilidade de utilização dos recursos do orçamento da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações ou fundos.
Falso.
Admite-se, desde que haja autorização legislativa específica (art. 167, VIII).
Quem tem competência para instituir contribuições para a seguridade social?
Em regra, apenas a União, salvo no que concerne ao regime de previdência social dos servidores públicos efetivos dos estados, do DF e dos municípios (art. 149, §1º, CF).
É admissível que Estado institua contribuição compulsória para o financiamento de assistência médico-hospitalar prestado aos seus servidores?
Não. É inconstitucional. Posição do STF.
Em Embargos de Declaração, fixou-se o entendimento de que NÃO HÁ EFEITOS RETROATIVOS. Ou seja, não há direito à devolução dos valores pagos.
Qual a natureza jurídica das contribuições para a seguridade social?
Tributo.
Defina o que é uma contribuição para a seguridade social?
- Espécie tributária que tem por fim o custeio do sistema securitário, independentemente da natureza do fato gerador (que pode ser o mesmo fato gerador de um imposto, como aquele que recai sobre o lucro das pessoas jurídicas).
- São tributos finalísticos.
Segundo o art. 195 da CF, a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
- Empregador, empresa e da entidade a ela equiparada, incidentes sobre:
- Folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe prestes serviço, ainda que sem vínculo empregatício (contribuição previdenciária patronal);
- Faturamento ou receita (COFINS - Contribuição para financiamento da seguridade social, de 7,6%); e
- Lucro (CSLL - Contribuição social sobre o lucro líquido). - Trabalhador e demais segurados da previdência social, não incidindo sobre aposentadorias e pensões do RGPS;
- Sobre a receita de concursos de prognósticos; e
- Do IMPORTADOR de bens ou serviços do exterior ou de quem a lei a ele equiparar.
Segundo a Lei 8.212/91, quais são as outras receitas da Seguridade Social?
- Multas, atualização monetária e juros moratórios;
- Remuneração recebida por serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros;
- Receitas provenientes de prestação de outros serviços e de fornecimento ou arrendamento de bens;
- Demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras;
- Doações, legados, subvenções e outras receitas eventuais;
- 50% dos valores obtidos da venda dos bens decorrentes do tráfico ilícito de entorpecentes e de exploração de trabalho escravo;
- 40% do resultado dos leilões dos bens apreendidos pelo Departamento da Receita Federal.
- Outras receitas.
As companhias seguradoras responsáveis pela manutenção do Seguro DPVAT deverão repassar quanto à Seguridade Social?
50% do valor total do prêmio recolhido e destinado ao SUS, para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito.
Lei 8.212, art. 27, parágrafo único.
Pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social poderá contratar com o Poder Público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios?
Falso.
Não poderá nenhuma das duas coisas. Art. 195, §3º.
A criação d[e novas fontes para o custeio da seguridade social depende de quê?
De Lei Complementar (art. 195, §4º).
Verdadeiro ou Falso:
Não se aplica às contribuições sociais novas a segunda parte do inc. I do art. 154 da CF. Desse modo, elas poderão ter fato gerador ou base de cálculos próprios dos impostos discriminados na Constituição Federal.
Verdadeiro.
RE 258470
Os recursos provenientes para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do RGPS não pode ter como fonte as contribuições sobre o quê?
- Folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, a pessoa física que lhe preste serviços, independentemente de vínculos empregatícios; e
- Trabalhadores e demais segurados da previdência social.
Verdadeiro ou Falso:
É legítima a cobrança da COFINS, do PIS e do FINSOCIAL sobre as operações relativas a energia elétrica, serviços de telecomunicações, derivados de petróleo, combustíveis e minerais do país.
Verdadeiro.
Súmula 659 STF.