RIDE Flashcards
Ao se lançar candidato à presidência da República, o projeto de transferência da nova capital para o Planalto Central não constava no Plano de Metas de JK. Inicialmente, o Plano de Metas continha 30 metas. A nova capital não estava na lista de metas.
Durante a campanha, Juscelino incorporou uma proposta de construção da nova capital, como mais uma meta do seu plano, a 31º, a meta-sintese.
A grande crítica à “operação Brasília”refere-se a considerar Brasília uma obra faraônica, sem outra maior relevância do que fazer a propaganda simbólica e ideológica do nacional desenvolvimentismo.
Brasília estava voltada tanto para o setor industrial urbano como para a economia rural. A cidade foi construída no período da acelerada urbanização brasileira, com o ideário do desenvolvimento nacional, da integração produtiva do território. Contribuiria para abrir novos mercados internos para os produtos das indústrias urbanas e novas fontes de matérias-primas para a confecção dos seus produtos e alimentos para uma crescente população das cidades. O rural forneceria os alimentos e as matérias-primas e consumiria os produtos das indústrias urbanas.
A cidade de Salvador, fundada em 1549, foi a primeira cidade planejada do país. O planejamento foi feito pensando-se na função da cidade como capital do país. O arquiteto Luís Dias foi o autor do projeto, que conta com uma geometria quadricular visando fazer com que Salvador fosse um centro administrativo para a colônia brasileira da coroa portuguesa e, ao mesmo tempo, um forte militar. A inspiração do arquiteto veio de trabalhos renascentistas.
Além de Salvador, diversas outras cidades brasileiras foram planejadas antes de Brasília, como Teresina, fundada em 1852, Aracaju, fundada em 1855, Belo Horizonte, fundada em 1897 e Goiânia, fundada em 1933.
O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa.
Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos arquitetônicos de Brasília.
O projeto de Lúcio Costa previa que Brasília abrigaria de 500 a 700 mil habitantes e, ao ultrapassar esse limite, seriam criadas as cidades satélites. A população da nova capital e do DF cresceu bem mais rápido do que foi pensado e, em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.
a primeira sugestão de se mudar a capital para o interior partiu dos Inconfidentes mineiros, em 1789, que pretendiam levá-la para São João del-Rei, “por ser mais bem situada e farta em mantimentos”, e associavam a mudança à implantação do regime republicano.
Os inconfidentes não consideravam correta a separação entre o centro político (a capital) e o centro econômico (as Minas Geraes). Entre os inconfidentes aparecia também a preocupação de afastar a capital de um porto marítimo onde ocorriam frequentes tumultos.
O Plano Piloto foi zoneado em áreas específicas para cada tipo de uso: residencial, administrativo, comercial, industrial, recreativo, cultural e assim por diante.
Para minimizar problemas de circulação, os cruzamentos foram eliminados por meio da intersecção de avenidas em passagens de nível.
Fatores que levaram a transferência da capital:
Segurança Nacional
Interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional
Símbolo do Brasil Novo
Afastar os governantes (a capital) da concentração de atividades e das pressões populares –
Quanto às naturezas jurídica e política do DF, por força de lei, ele possui uma natureza singular, híbrida, de estado e de município.
O DF é único, sem igual, sui generis. O DF é híbrido, porque acumula competências de municípios e de estados.
Há uma dependência em relação ao core metropolitano (Plano Piloto) por parte dos trabalhadores da AMB, o que exige medidas para estimular investimentos geradores de novas atividades em toda a região, principalmente no colar externo ao DF.
Pesquisas da Codeplan indicam que o Plano Piloto de Brasília continua sendo o ponto focal de mais de 35% das oportunidades de trabalho do DF. Nota-se que o aumento do emprego nas RAs não reduziu significativamente os fluxos centrípetos, pela manhã, e centrífugos, ao final do dia, com notória congestão das principais vias da cidade
A RIDE DF é composta pelo DF
mais 33 municípios, sendo que 29 são goianos e quatro, mineiros
Mulher, parda, brasiliense nata, na faixa dos 30 anos, solteira e inserida no mercado de trabalho. Esse é o perfil da maioria da população do Distrito Federal em 2019.
Segundo pesquisa da CODEPLAN, a maioria da população do DF é composta por mulheres solteiras, bem inseridas no mercado de trabalho, na faixa dos 30 anos de idade.
O Plano Piloto é a região administrativa que mais concentra empregos no Distrito Federal. De acordo com a PDAD/2018, 41,2% dos respondentes declarou exercer seu trabalho principal nessa região administrativa. Ou seja, o percentual é expressivo, mas é menos da metade.
Mais da metade das pessoas residentes no DF trabalham na própria região administrativa onde residem ou em outra região administrativa. Há também um pequeno número de pessoas que moram no DF e trabalham fora do DF, mas é um número proporcionalmente muito pequeno que não torna a afirmativa correta.
O DF passou a ter representação no Congresso Nacional a partir das eleições de 1986, quando foram eleitos oito deputados e três senadores.
A Constituição Federal de 1988, garantiu ao Distrito Federal o direito de eleger o governador, vicegovernador e deputados distritais. Somente em 1990, o DF teve suas primeiras eleições para governador e deputados distritais. O primeiro governador eleito foi Joaquim Domingos Roriz e em 1991 foi instalada a Câmara Legislativa.
A escassez de terrenos e o alto custo do metro quadrado têm levado as construtoras a procurar cidades distantes do Plano Piloto.
Há cada vez menos terrenos disponíveis para construções no Plano Piloto, o que, aliado ao alto custo do metro quadrado, faz com que construtoras procurem áreas distantes para construírem edificações habitacionais.
Na atualidade, é baixa a quantidade de poluentes no Lago Paranoá. Cerca de 90% de sua área superficial está adequada à recreação de contato primário.
Os seus principais problemas ambientais são o lançamento de esgoto clandestino, de resíduos sólidos e a degradação de suas margens, causando o assoreamento do lago.