Administração Flashcards
A reforma administrativa que transferiu atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, como uma estratégia de superação da rigidez burocrática, foi realizada no século passado,
no fim da década de 60, por meio do Decreto-lei n.º 200/1967.
O Estado do Bem-Estar Social caracterizou-se por ser um modelo excessivamente interventor.
esse modelo sugere a intervenção do Estado para garantir padrões mínimos de saúde, educação, habitação, etc. Porém, o modelo ocasionou uma crise fiscal, derivada da incapacidade de o Estado conseguir manter essa estratégia estatizante por longos períodos.
governança pública - conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;
A governança pública é um mecanismo para evitar conflitos de agência entre cidadãos (principais) e servidores públicos (agentes).
No neocorporativismo, também chamado de corporativismo societal, as entidades privadas conquistaram o direito de participar do processo decisório. Diferentemente do corporativismo estatal, o corporativismo societal agrega grupos de interesse da sociedade que condicionam o poder estatal, deixando-o mais dependente de sua força e organização.
o neoliberalismo preconizando a mínima intervenção do Estado na economia. Nesse modelo socioeconômico, temos a máxima desregulamentação da força de trabalho, com a diminuição da renda e a flexibilização do processo produtivo. Outra premissa básica do neoliberalismo é o desaparelhamento do Estado, ou seja, as privatizações. Nesse sentido, a função do Estado é apenas garantir a infraestrutura básica para o bom funcionamento e escoamento da produção de mercadorias, bem como a intervenção na economia em tempos de eventuais crises.
a accountability vertical ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e governos por meio de plebiscito, referendo, voto, ação popular, ou mediante o exercício do controle social, pressupondo uma ação entre desiguais.
Já a accountability horizontal ocorre por meio da mútua fiscalização e controle existente entre os Poderes do Estado (os freios e contrapesos) ou entre os órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras.
A primeira reforma administrativa brasileira
teve como referência grandes mudanças no contexto internacional, sendo configurada como o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo.
As reformas administrativas tradicionais concentravam-se na reestruturação organizacional. Muitas reformas mais recentes do setor público, ao contrário, têm procurado modificar procedimentos
Uma distinção entre as últimas reformas do setor público e as anteriores é que, agora, a ênfase está na mudança de procedimentos e não mais na reestruturação organizacional.
a Escola Cognitiva propõe entender o pensamento em si, utilizando o campo da psicologia cognitiva e demonstra que o estrategista, na maioria das vezes, é autodidata, principalmente através de sua experiência direta.
Um órgão público que organiza sua estratégia a partir de contribuições advindas de formulações mentais dos seus servidores faz uso do processo de planejamento defendido pela Escola Cognitiva, integrante do rol das escolas descritivas.
A realização de pesquisas e estudos sobre o mercado de trabalho e seus cenários é tarefa tipicamente associada aos processos de atração e retenção de colaboradores.
- compromisso social e ambiental
- ambiente de trabalho agradável
- bonificações
- investimento no aprendizado do funcionário
- ascensão na carreira.
O planejamento tático envolve desenho departamental em nível de gerência, enquanto o planejamento operacional envolve desenho de cargos e tarefas em nível de supervisão.
O tático é decorrente do estratégico, tem foco na eficácia, orienta-se para o médio prazo, aloca recursos e é feito para cada área funcional, cuja responsabilidade cabe aos diretores/gerentes departamentais
Na administração pública, planejar consiste em definir objetivos e estabelecer os meios adequados para alcançá-los.
o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
Do processo de formulação de uma política pública participam, basicamente, dois tipos de atores: os estatais e os privados.
as políticas públicas possuem diversas características:
- estão presentes em todas as áreas de atuação governamental;
- têm como propósito o interesse público ou social;
- possuem normas regulamentadoras;
- congregam atores públicos e privados;
- demandam ações específicas/concretas para implementação/execução;
- têm público-alvo (amplo ou restrito);
- têm objetivos definidos;
- impactam a realidade social, política e econômica;
- refletem a capacidade dos governos e gestores públicos;
- e seus resultados influenciam o processo eleitoral (se forem bons há maior chance de os governantes se reelegerem).
O IDH é um indicador do tipo sintético
Os indicadores podem ser analíticos (constituídos de uma única variável: esperança de vida ao nascer, taxa de alfabetização, escolaridade média, etc.) ou sintéticos (quando resultantes de uma composição de variáveis, como o IDH).
BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa.
A descentralização administrativa pressupõe a distribuição de competência para outra pessoa, física ou jurídica.
A desconcentração administrativa consiste na distribuição interna de competências, no âmbito de uma mesma pessoa jurídica.
As modalidades de organização da Administração Pública são:
Descentralização por outorga.
Descentralização por delegação.
Descentralização territorial
Desconcentração.