Análise das DC Flashcards

1
Q

Os relatórios contábeis obrigatórios - por exemplo, o balanço patrimonial , a demonstração do resultado do exercício e as notas explicativas - são essenciais para que se realizem análises horizontais , verticais e por indicadores.

A

Uma análise econômico-financeira da empresa referente-se uma análise de balanços, essa análise é uma ferramente na qual contribui para a tomada de tomada. Ou seja, uma análise de balanços possibilita demonstrar um diagnóstico da situação econômica-financeira da organização, publicado pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A análise vertical constitui procedimento suficiente para identificar mudança no peso de um item de ativo em relação ao ativo total.

ERRADO

Será necessário a análise vertical para medir o peso de um item do ativo em relação ao ativo total e será necessário a análise horizontal para identificar mudança nesse peso para o mesmo ativo ao longo de dois períodos.

A

A principal utilidade das Análises Horizontal e Vertical está na identificação de tendência. Para isso, os dois tipos de análise devem ser utilizados em conjunto, possibilitando verificar o grau de influência que uma conta exerce sobre a outra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Na análise horizontal compara-se valores índice.

A

Já na análise vertical compara-se valores percentuais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

os índices de liquidez têm como finalidade medir a capacidade de pagamento da empresa

A

alavancagem financeira - o montante de dinheiro de terceiros que a empresa emprega na tentativa de gerar lucro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O índice de liquidez corrente não revela a qualidade dos itens que compõem o ativo circulante, o que inviabiliza a realização de avaliação acerca da real capacidade de esses ativos liquidarem os passivos de curto prazo.

A

Ativo Circulante é composto por: Disponibilidades, Contas a Receber, Estoques e Despesas do Exercício Seguinte (Despesas Antecipadas).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As Despesas do Exercício Seguinte (Despesas Antecipadas) representam valores que foram desembolsados pela empresa, mas que ainda não se tornaram despesas efetivamente porque não ocorreu o fato gerador e, portanto, a empresa adquire um direito de recebimento de um bem ou prestação de um serviço em data futura.

A

Por esse motivo, sugere-se que tais Despesas Antecipadas, quando tiverem montante relevante em relação ao Ativo Circulante, sejam subtraídas deste para fins de cálculo desse Índice, uma vez que são ativos que não serão convertidos em dinheiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A obtenção de empréstimos de longo prazo para a quitação de dívidas de curto prazo de uma mesma entidade provoca aumento no índice de liquidez corrente, mas não afeta o índice de liquidez geral.

A
  1. Perceba que se trata de uma troca de dívidas, saindo uma obrigação de curto prazo para dar lugar a uma obrigação de longo prazo. Isso faz com que o Passivo Circulante diminua e o Passivo Não Circulante aumente. Assim, sabendo que o Índice de Liquidez Corrente é obtido pela razão entre Ativo e Passivo Circulante, a diminuição do denominador causará um aumento no índice.
  2. Por outro lado, o Índice de Liquidez Geral não vai ser alterado, uma vez que o Passivo Exigível (a soma das dívidas com terceiros, de curto e longo prazo) não sofreu alteração.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Análise Vertical, também chamada de análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras.

A

Tem como objetivo principal verificar se determinado item das demonstrações contábeis de uma entidade se encontra fora das proporções normais, quando comparados aos padrões de entidades do mesmo ramo analisado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O período que vai da compra de mercadorias até a venda aos clientes é chamado de prazo médio de renovação de estoques – PMRE

A

partir desse ponto, a empresa precisará adquirir novas mercadorias para revenda (Para as empresas fabris, existe ainda o PMF, que é o prazo médio de fabricação, anterior ao PMRE).

A partir de então, teremos o prazo dado aos clientes para o pagamento dessas vendas, chamado prazo médio de recebimento de vendas – PMRV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

o conceito de Capital Permanente Líquido, que nada mais é do que o Capital Circulante Líquido (CCL), também chamado de Capital de Giro Líquido (CGL)

A

mede a diferença entre o Passivo Permanente (recursos não correntes ou a soma do passivo não circulante e do patrimônio líquido) e os ativos não circulantes, ou seja, indica a parcela dos recursos não correntes que financiam o ativo circulante,

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Passivos de Financiamento, também chamados de Passivos Onerosos,/ passivo errático

A

são todas as obrigações que geram ônus financeiro para a empresa por conta da utilização de recursos de terceiros (ex.: juros e despesas financeiras em geral). São exemplos desse tipo de passivo os empréstimos e financiamentos contratados junto a instituições financeiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Passivos de Funcionamento, também conhecidos como Passivos não Onerosos/ passivo cíclico ou operacional.

A

são todas as obrigações que não geram ônus financeiros para a empresa, ou os geram de maneira implícita, como os impostos a pagar, fornecedores, salários a pagar e demais contas eminentemente operacionais do passivo. Assim, para fins de provas de concursos, admite-se que tais obrigações não produzem despesas financeiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Indicadores estáticos: relação entre itens patrimoniais (Balanço Patrimonial);

assim, os indicadores de liquidez são sinalizadores estáticos (e não dinâmicos, como afirma o enunciado) da capacidade financeira de uma empresa.

A

Indicadores dinâmicos: relação entre itens de resultado (Demonstração do Resultado do Exercício); e
Indicadores de velocidade: relação entre um item patrimonial (Balanço Patrimonial) e um item de resultado (Demonstração do Resultado do Exercício)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Um índice de imobilização do patrimônio líquido superior à unidade indica falta de liquidez da empresa a longo prazo.

A

Como falei em uma das questões anteriores, uma empresa com índice de imobilização do patrimônio líquido superior a 1,00 significa que ela já utilizou todo o seu PL para financiar o Ativo Permanente, o qual ainda precisa de outras fontes para financiá-lo (ou seja, o ativo permanente é maior do que o PL).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Sempre que a empresa apresentar liquidez geral maior que a unidade, ela apresentará grau de imobilização do PL menor que um.

A

uma empresa com índice de imobilização do patrimônio líquido superior a 1,00 (𝐼𝑃𝐿=𝐴𝑃𝑃𝐿) significa que ela já utilizou todo o seu PL para financiar o Ativo Permanente, o qual ainda precisa de outras fontes para financiá-lo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

o índice de solvência geral busca analisar a capacidade de pagamento levando em consideração a realização de TODOS os seus ativos e o e de TODOS os passivos da entidade. Esse índice também é chamado de Margem de garantia. Vejamos:

Solvência geral= Ativo Circulante + Ativo não / circulantePassivo Circulante + Passivo não circulante

A

O índice em que se avalia o percentual de endividamento de uma empresa, tomando como referência o endividamento total, é o índice de endividamento, ou de endividamento total:

Endividamento total=Passivo Circulante + Passivo não/ circulanteAtivo Circulante + Ativo não circulante

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Já sabemos que a relação entre as fontes de recursos é o quociente entre o capital de terceiros (passivo exigível) e o capital próprio (PL).

A

Como o nome denota, estabelece uma relação entre as possíveis origens (fontes) de recursos em uma empresa.
A maioria da doutrina o chama de “grau de endividamento”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Se o quociente de posicionamento relativo for maior que 1, é correto afirmar que a empresa estará financiando suas vendas a prazo e comprometendo sua liquidez.

A

O ideal, como se percebe, é que este índice seja inferior ou, no máximo, pouco superior à unidade. Quando esse quociente é maior do que um, dizemos que o ciclo operacional da empresa é deficitário, e a empresa terá que buscar outras formas de financiamento das suas contas a receber (capitais de terceiros onerosos ou capital próprio), o que compromete a sua liquidez.

Por outro lado, se o PMPC for maior que o ciclo operacional da empresa, o índice de PA será inferior a 1, indicando uma situação favorável. Neste caso, não haverá ciclo de caixa (ciclo financeiro), mas folga financeira, período durante o qual a entidade disporá de recursos recebidos das vendas antes que precise pagar seus fornecedores, e o ciclo operacional será superavitário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Caso uma empresa, na comparação entre dois exercícios subsequentes, demonstre variação positiva em seu lucro operacional líquido e variação negativa no total de investimentos, ela apresentará melhora em seu retorno sobre investimentos.

A

𝑅𝑂𝐼=𝑙𝑢𝑐𝑟𝑜 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙∗/𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜=𝑁𝑂𝑃𝐴𝑇/𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜
Fica claro, assim, que se houver variação positiva no lucro operacional (tanto no líquido quanto no ajustado) e diminuição nos investimentos (ativo fica menor), naturalmente o ROI aumenta.

20
Q

Os denominadores dos índices de rentabilidade (tanto do ROI (ativo) quanto do ROE (PL)) são os valores médios (a única forma objetiva de obtê-los é mediante o cálculo das médias aritméticas dos valores iniciais e finais) ou, na falta destes, os valores finais.

A

Isso porque os numeradores são variáveis-fluxo, que representam resultados gerados ao longo do período, apresentados na Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, enquanto os denominadores são variáveis-estoque, representativas do Patrimônio Líquido ou do Ativo Total em uma determinada data do exercício (Balanço Patrimonial inicial ou final).

21
Q

As variações no poder de alavancagem financeira são diretamente proporcionais às variações no volume de recursos onerosos empregados na organização.

A

A alavancagem financeira (leverage) consiste no aumento relativo dos resultados líquidos por meio de financiamentos de terceiros. A análise da alavancagem financeira tem por escopo avaliar a eficiência na aplicação dos recursos alheios e no aumento da rentabilidade do capital próprio.
Sendo assim, quanto mais recursos onerosos (passivo) a empresa tiver, maior a possibilidade de alavancar a rentabilidade dos acionistas. Isso só vai se concretizar, conforme falei, se o endividamento for saudável o suficiente para tal, ou seja, o custo da dívida for menor que a rentabilidade do ativo.

22
Q

Para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional.

A

O montante de recursos de longo prazo necessário para financiar a atividade de uma empresa pode ser calculado pela soma da necessidade de investimento em giro com o ativo permanente, índice que também é conhecido como necessidade total de financiamento permanente.

23
Q

Quando o passivo permanente for maior que a necessidade total de financiamento permanente (NTFP), a diferença encontra-se nos ativos financeiros de curto prazo, incrementando o saldo de tesouraria:

𝑆𝑇=𝑃𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑚𝑎𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒−𝑁𝑇𝐹𝑃

A

Em caso contrário, há indicativos de dificuldades financeiras, motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores de investimentos em relação à maturidade dos passivos

24
Q

Quando uma empresa financia todas as suas necessidades financeiras (NCG ou NIG) – tanto as permanentes, quanto as sazonais –, com recursos de longo prazo, ela está adotando uma estratégia, no mínimo, equilibrada, com tendência a ser uma estratégia conservadora,

A

Uma estratégia agressiva é aquela em que a empresa compromete sua liquidez em prol da obtenção de maior rentabilidade, incorrendo em riscos por conta disso. Ou seja, a empresa financia sua NCG (ou parte dela) utilizando-se de recursos de curto prazo (geralmente empréstimos bancários); assim, seu saldo em tesouraria (ST) é negativo, sempre, porque o CCL é menor do que a NCG (lembre-se da expressão: 𝑆𝑇=𝐶𝐶𝐿−𝑁𝐶𝐺)

25
Q

Dentre as críticas recebidas pelo EBITDA, estão as principais:

a) O EBITDA é mensurado antes do imposto de renda, enquanto que o caixa disponível para pagar dividendos ou recompra de ações, depois do imposto de renda; poderia ser excluído das despesas desembolsáveis apenas o IR diferido;
b) O EBITDA não considera as outras receitas e despesas (antes chamadas de não operacionais), tais como ganhos ou perdas na alienação de bens do ativo fixo;

A

c) O EBITDA não mensura a necessidade de reinvestimentos em bens do ativo permanente;
d) O EBITDA ignora as variações do capital de giro, ou seja, não se preocupa com a qualidade de crédito da empresa (prazos de clientes, fornecedores, estocagem, etc).

26
Q

Uma empresa pode ter um bom desempenho econômico, mas um resultado financeiro ruim. Neste caso, talvez a entidade não disponha de recursos financeiros para movimentar o seu negócio. O lucro líquido do exercício será de má qualidade, por não ter sido recebido financeiramente.

A

há dois critérios básicos para se aferir a qualidade do lucro líquido de uma empresa: o referente ao prazo de realização das receitas e despesas e o relativo à natureza do item de resultado, se operacional ou não operacional.

Pelo primeiro critério, a qualidade de lucro líquido pode ser aferida mediante a comparação entre a DFC e a DRE. O raciocínio básico é o seguinte: o lucro líquido da DRE é o lucro econômico, apurado segundo o regime de competência; o da DFC é o lucro financeiro, obtido pelo regime de caixa. A empresa pode ter um bom lucro econômico, mas um resultado financeiro ruim. Nesse caso, a entidade não disporá de recursos financeiros para movimentar o seu negócio. O lucro líquido do exercício será de má qualidade, por não ter sido recebido financeiramente. E quanto maior o prazo para recebimento desse lucro (verificado no Balanço Patrimonial), pior a sua qualidade. O ideal, assim, é tentar receber o lucro econômico o mais rápido possível.

27
Q
A
28
Q

A análise vertical (ou de estrutura) consiste na razão entre itens de uma mesma demonstração contábil, de um mesmo período.

A

O capital circulante líquido (CCL = AC – PC) não representa a razão entre dois itens e, portanto, não se enquadra no conceito de análise vertical.

29
Q

A materialidade e a relação de custo-benefício são exemplos de restrições no fornecimento de informações contábeis.

A

As restrições no fornecimento de informações são a materialidade, a relação de custo-benefício e o equilíbrio entre as características qualitativas.

30
Q

A análise econômico-financeira deve ser feita, em linhas gerais, considerando-se a capacidade de pagamento versus as obrigações passivas assumidas pela empresa.

A

É exatamente para isso que calculamos índices de liquidez e solvência. De maneiras distintas, medimos razões entre ativos e passivos para sabermos qual é a capacidade de pagamentos da empresa frente a determinadas obrigações.

31
Q

O índice de endividamento geral utilizado na análise financeira de uma empresa representa a capacidade de

A

a) solvência de longo prazo da empresa e sua alavancagem financeira.

32
Q

o grau de imobilização de capitais permanentes: indica a proporção de Recursos não Correntes (ou permanentes) que financiam o Ativo Permanente. Recursos não correntes são aqueles que a empresa não precisa liquidar no curto prazo, ou seja, é a soma do Passivo Não Circulante com o Patrimônio Líquido.

A

Quando ele tem valor igual a 1, significa que o ativo permanente é igual aos Recursos (origens) permanentes, ou seja, todo o ativo permanente é financiado por fontes permanentes, e APENAS as dívidas de curto prazo (passivo circulante) financiam o ativo especulativo (AC + ARLP).

33
Q

Sempre que a empresa apresentar liquidez geral maior que a unidade, ela apresentará grau de imobilização do PL menor que um.

A

significa que ela já utilizou todo o seu PL para financiar o Ativo Permanente, o qual ainda precisa de outras fontes para financiá-lo.

34
Q

É de extrema importância que os valores para a análise horizontal estejam convertidos em uma mesma moeda, de forma que apuremos os resultados reais.

A

Além disso, ter em mente que a inflação existe SIM e que seus efeitos não devem ser desprezados. Só assim estaremos utilizando valores efetivamente comparáveis.

35
Q

Os índices de liquidez podem ser definidos pelo quociente entre duas variáveis contábeis patrimoniais de uma empresa

A

a liquidez decorre da capacidade de a empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimento e financiamento.

36
Q

o ativo reflete ou representa as decisões ou as estratégias de investimento tomadas no passado (recente ou não) pelos gestores, que ainda influenciam a performance da empresa e demandam capital.

A

O passivo, por sua vez, é o retrato das decisões de financiamento da empresa.

37
Q

Os Passivos de Funcionamento, também conhecidos como Passivos não Onerosos, são todas as obrigações que não geram ônus financeiros para a empresa, ou os geram de maneira implícita, como os impostos a pagar, fornecedores, salários a pagar e demais contas eminentemente operacionais do passivo.

A

Já os Passivos de Financiamento, também chamados de Passivos Onerosos, são todas as obrigações que geram ônus financeiro para a empresa por conta da utilização de recursos de terceiros (ex.: juros e despesas financeiras em geral). São exemplos desse tipo de passivo os empréstimos e financiamentos contratados junto a instituições financeiras.

38
Q

Se, em uma empresa, a relação entre imobilizações e capitatais próprios for igual a 1,30, e se não houver capitais de terceiros, de longo prazo, investidos no negócio da empresa, então a liquidez geral da empresa será inferior à unidade e seu capital cirulante líquido será negativo.

A

Liquidez Geral= AC+ ARLP/ PC+ PÑC

CCL= AC-PC

39
Q

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido é um indicador cujo cálculo relaciona itens da demonstração do resultado do exercício com itens do balanço patrimonial.

A

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) é o Lucro dividido pelo Patrimônio Líquido (PL)

40
Q

O índice de desempenho financeiro EBITDA,
utilizado na análise financeira de empresas,
representa a quantidade de geração operacional em
caixa de uma empresa, ou seja, o quanto de lucro ou
prejuízo é gerado apenas em suas atividades
operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e
os efeitos de pagamento de tributos.

A

Para calcular o EBTIDA, partimos do Lucro Líquido e
somamos os tributos sobre o Lucro, as despesas
financeiras e a depreciação, amortização e exaustão.

41
Q
  1. A empresa Write Owl tem um Ativo Circulante de
    R$ 7.200.000 (representado por aplicações
    financeiras, duplicatas a receber e dinheiro em
    espécie) e Passivo Circulante de R$ 2.800.000
    (representado por obrigações com terceiros de curto
    prazo), em 30 de dezembro de 2019.
A

Se no dia 31 de dezembro de 2019, fizer apenas uma
aquisição de mercadorias, a prazo, no valor de R$
1.600.000, seu índice de Liquidez Seca será de 1,63.

42
Q

Indicadores estáticos: são os que usam
informações do Balanço Patrimonial, como os Índices
de Liquidez.

Os índices de liquidez são indicadores da capacidade
financeira da empresa, e não da capacidade
econômica.

A

Indicadores Dinâmicos: São os que usam informações
da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

43
Q

Quando a empresa compra suas
próprias ações, ocorre uma diminuição do Ativo e
uma diminuição do Patrimônio Líquido:
Contabilização:

A

D – Ações em Tesouraria (Retificadora do Patrimônio
Líquido)
C – Caixa (Ativo)
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo
Circulante

44
Q

O fato de o indicador grau de imobilização dos capitais permanentes ser superior a 1 demonstra que há desequilíbrio financeiro na empresa, com indícios de que o passivo circulante esteja financiando parte dos investimentos permanentes.

A

Se o ICP for igual a 1, indica que o ativo permanente é integralmente financiado com recursos próprios.

Se o ICP for menor que 1, significa que, além de financiar o Ativo Permanente, os recursos próprios financiam parte do Ativo Realizável.

E, finalmente, se o ICP for maior que 1, significa que há recursos de terceiros financiando o Ativo Permanente

45
Q

Considere a diferença entre retorno sobre investimento e custo médio ponderado de capital das várias fontes de financiamento utilizadas por determinada empresa. É correto afirmar que quando essa diferença for positiva, a empresa será capaz de agregar valor, já que, nesse caso, o retorno gerado será superior ao custo de capital.

A

A análise econômico-financeira deve ser feita, em linhas gerais, considerando-se a capacidade de pagamento versus as obrigações passivas assumidas pela empresa.

46
Q

A conversão de debêntures em ações aumenta o índice de liquidez geral do emitente, além de reduzir o seu grau de comprometimento financeiro com terceiros.

A