RETA FINAL 2 Flashcards
De acordo com o Decreto 12.029, quais são as condições para uma zona livre?
Zona Livre: com ou sem vacina,
representa a área com certificação pelo MAPA do cumprimento das condições:
- ausência de focos e da circulação de um agente patogênicos por um prazo estabelecido;
- existência de um adequado sistema de vigilância sanitária;
- marco legal compatível e presença de uma adequada estrutura do SVO;
De acordo com o Decreto 12.029, o transportador deve notificar a Adapar, no prazo máximo de 24 horas, a suspeita de ocorrência de doenças nos animais, suspendendo a movimentação dos mesmos bem como de seus produtos, subprodutos e resíduos.
Certo
Somente poderá ser comercializada a partida de vacina contra febre aftosa (A24 Cruzeiro e O1 Campos) previamente submetida e aprovada pelo fabricante aos processos de controle de…?
Esterilidade- não concede contraprova
Vírus residual ativo - não concede contraprova
Tolerância - não concede contraprova
Potência
Pesquisa de AC contra PNE
Estabilidade da emulsão
O controle de qualidade da vacina contra febre aftosa no teste de Esterilidade deve ser realizado pelo método de?
Filtração em membrana ou inoculação direta
- não aceita contraprova
Ao final da etapa de inativação de cada lote de antígenos para produção da vacina contra febre aftosa, deve-se realizar o teste de pesquisa de vírus ativo.
Como é realizado?
Inoculação de células sensíveis
Equivalente a no mínimo 200 doses de vacina
Para avaliação da pesquisa de vírus residual ativo no produto acabado, cada fabricante deverá informar a metodologia para a quebra de emulsão de sua formulação.
Não aceita contraprova***
Para fins de obtenção do registro de produto de uso veterinário importado, o MAPA realizará inspeção prévia no estabelecimento fabricante no país de origem, visando avaliar as condições de produção e as normas de bpf brasileiras.
No caso de renovação do registro, o estabelecimento fabricante estará isento de reinspeção.
Errado
Na renovação, o fabricante também poderá ser inspecionado pelo MAPA
É proibido importação de produtos farmacêuticos e biológicos na forma a granel para envase e acabamento pela empresa importadora, detentora do respectivo registro.
Errado
Poderá ser autorizada após prévia solicitação ao mapa
A importação de produtor farmacêuticos e biológicos de uso veterinário
Na forma a granel
- em embalagens com termos em língua portuguesa, contendo nome do produto, número da licença, número da partida, data da fabricacao, prazo de validade, quantidade contida na embalagem e a expressão “uso veterinário”
Para o devido envase e acabamento pela empresa importadora detentora do respectivo registro
É proibida a agregação do diluente fabricado localmente ao produto final importado, sendo permitido apenas a agregação do diluente importado.
Errado
É permitido agregar um diluente que seja localmente fabricado a um produto final importado
Desde que em conformidade com o registro no MAPA
A comercialização dos produtos de uso veterinário somente será realizada por empresas registradas no MAPA.
Errado
No mapa OU NO ÓRGÃO DE DEFESA
A comercialização ou exposição à venda de produtos de uso veterinário sob prescrição obrigatória de MV requer a apresentação de receita veterinaria, com ou sem arquivamento.
Certo
É de responsabilidade da empresa comercializadora do produto a realização da investigação completa de evento adverso a fim de identificar a causalidade e enviar as informações para análise do MAPA.
Errado
Da empresa titular do registro
Que inclusive deve dispor de serviço de farmacovigilância
De acordo com o Decreto 5.053, o auto de infração é o documento destinado ao início do processo administrativo de apuração de infração em que será composto de 3 vias, sendo que a primeira de destinada ao autuado, a segunda ao órgão fiscalizador e a terceira remetido com o processo.
Errado
1 via - órgão fiscalizador
2 via - autuado
3 via - órgão fiscalizador
De acordo com o Decreto 5.053, o termo aditivo é o documento destinado a corrigir eventuais impropriedades na emissão do auto de infração e a acrescentar informações, na qual será lavrado em 2 vias:
A primeira será juntada ao processo
A segunda via será entregue ao autuado
O termo aditivo somente poderá ser emitido depois da apresentação da defesa escrita.
Errado
Somente poderá ser emitido antes da apresentação da defesa escrita, mediante a reabertura do respectivo prazo de defesa.
Será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
Errado
§4o A distribuição de amostra grátis só será permitida após autorização prévia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Para produtos que não sejam de controle especial)
§5o Não será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
De acordo com a 711,
No caso de doenças, como febre aftosa e peste suína, os animais somente poderão ser levados ao abate depois de superada a fase febril. Mesmo assim, o abate será feito em separado, no final da matança normal, dando-se às vísceras e carcaças destino condicional ou condenação, conforme o caso.
Certo
De acordo com a 711,
A localização das pocilgas a uma distância mínima de 25 metros do corpo do estabelecimento visa num sentido higiênico diminuir a contaminação ambiental dos locais onde se elaboram produtos comestíveis.
Errado
15 metros
De acordo com a IN3,
O monitoramento do processo de insensibilização e sangria será realizado, entre outros aspectos, através da checagem da seção das artérias carótidas e/ou do tronco bicarótico.
Certo
De acordo com a IN3,
A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá utilizar os mesmos parâmetros e determinações emitidas para animais de açougue.
Errado
11.2. A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá ser disciplinada por ocasião da emissão dos Regulamentos Técnicos que regerão os abates dos mesmos.
De acordo com a IN3,
A construção, instalações e os equipamentos dos estabelecimentos de abate, bem como o seu funcionamento devem, sempre que possível, poupar aos animais qualquer excitação, dor ou sofrimento
Errado
Sempre que possível não
DEVEM
Quais são os estados não livres da PSC?
A zona livre possui 82% do rebanho de suínos e corresponde a 50% do território.
Alagoas
Amapá
Amazonas (exceto Guajará, Boca do Acre, Canutama e Labrea)
Ceará
Maranhão
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Roraima
Os SVE das UF envolvidas na zona Não Livre PSC foram avaliados no âmbito do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários (QUALI-SV), por auditorias do DSA.
O Quali-SV avalia 4 elementos, respaldados pela OIE.
Quais são esses?
1- recursos humanos, físicos e financeiros para conseguir meios e reter os profissionais com competências técnicas e capacidade de liderança;
2- autoridade, capacidade técnica e operacional para enfrentar temas novos e atuais com base em princípios científicos;
3- interação com as partes interessadas para obter informações confiáveis e atualizadas e fornecer programas e serviços adequados; e
4- capacidade de certificação para acesso a mercados por meio de conformidade com as normas existentes e a implementação de conceitos como a harmonização das normas, equivalência, zoneamento.
Em relação à vigilância para EET nos abatedouros,
As empresas que realizarem abates dos animais incluídos no sistema de vigilância de que tratam estas normas, deverão providenciar o envio dos materiais coletados aos laboratórios credenciados pelo DDA, para realização dos exames laboratoriais.
Errado
Conforme o art. 2º da IN 18/2002, quem deve providenciar o envio são os Serviços de Sanidade Animal das Delegacias Federais da Agricultura dos estados.
Em relação ao Mormo,
Considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo Instituição de Ensino Superior.
Errado
Organizado pelo SVO
Art. 4º Considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial.
Será considerado caso confirmado de mormo o equídeo que apresentar resultado positivo para detecção da bactéria Burkholderia mallei por meio de método microbiológico ou molecular.
Certo
Considerando o diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), julgue o seguinte item.
ELISA pode detectar anticorpos para AIEV mais cedo do que testes de IDGA.
Certo
Por essa razão, resultados positivos no ELISA são confirmados por IDGA ou immunoblot (Western blooting). Evidências experimentais limitadas sugerem que a produção de anticorpos possa ser atrasada em jumentos e mulas.
Considerando a epidemiologia da Doença de Aujeszky (pseudoraiva), julgue a seguinte assertiva.
Durante infecções agudas, esse vírus pode permanecer por mais de 2 semanas no epitélio tonsilar, leite, urina e secreções vaginais e prepuciais.
Certo
Os cães apresentam importância na epidemiologia da brucelose bovina.
Certo
- eles podem abortar
De acordo com o plano de contingência para febre aftosa,
Quais são os 3 princípios fundamentais para controle de doenças transmissíveis, segundo a FAO?
Redução ou restrição da produção do agente da doença;
Redução da taxa de contato na população;
Redução do número de animais suscetíveis.
Fica proibido o uso, na alimentação de suideos, de restos de alimentos que contenham proteína de origem animal de qualquer procedência, salvo quando submetidos a tratamento térmico que assegure a inativação do vírus da PSC.
Qual tratamento térmico?
90C
60 minutos
Agitação contínua
A hemoglobinúria bacilar é uma infecção causada pelo Clostridium haemolyticum (Clostridium novyi tipo D)
A enfermidade acomete apenas bovinos.
Errado
Acomete usualmente bovinos, apesar de poder acometer esporadicamente os ovinos.
É geralmente de localização geográfica limitada e está associada a áreas úmidas.
Em quais casos as medidas de vigilância epidemiológica para EEB a campo deverão ser intensificadas com colheita de material?
Bovinos ou ovinos/caprinos com sinais clínicos de distúrbios nervosos ou alterações comportamentais de evolução SUBAGUDA com evolução clínica igual ou superior a 15 dias
Bovinos ou ovinos/caprinos em decúbito, sem causa determinada
Bovinos ou ovinos/caprinos com doenças depauperantes
Deverá ser mantida a vigilância em todos os bovinos ou ovinos e caprinos com sinais clínicos de distúrbios nervosos
De acordo com a IN8/2004, fica excluída da proibição em relação aos alimentos para ruminantes, quais produtos?
Leite e lácteos
Farinha de ossos calcinados sem proteína e gordura
Gelatina e colágeno preparados exclusivamente a partir de couro e pele
Todo animal com quadro clínico compatível de encefalite rábica
Associado epidemiologicamente a um caso laboratorial
E sempre evoluindo ao obito
É um caso provável de raiva?
Não
É um caso POSITIVO DE RAIVA
Todo animal doente que apresente quadro clínico sugestivo de encefalite rábica
Com antecedentes epidemiológicos
É um caso positivo de raiva?
Não
É um caso suspeito
O que é um “Efetivo Controle de Raiva”
Situação atingida pelo Estado, ou parte, na qual a ocorrência da raiva dos herbívoros é próxima de ZERO
Sem vacinação
Com controle populacional de desmodus rotundus
E com um sistema ativo de vigilância
A vacinação contra a raiva não impede a ocorrência de espoliações, nem a propagação da virose entre as populações silvestres.
Certo
Considerando a IN nº 45/2004, que trata das Normas para a Prevenção e o Controle da Anemia Infecciosa Equina - A.I.E, julgue o seguinte item.
O médico veterinário responsável pela requisição do exame para diagnóstico da A.I.E deverá estar inscrito no órgão de defesa sanitária animal da respectiva UF.
Errado
Art. 6º O médico veterinário requisitante deverá estar inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária da respectiva UF.
Em relação ao Suasa,
A análise de risco será o método básico utilizado na definição dos procedimentos de atenção à sanidade agropecuária.
Certo
Em relação à análise de risco do SUASA,
Na análise de risco, serão levadas em consideração as informações científicas disponíveis, os processos e métodos de produção pertinentes, os métodos para testes, amostragem e inspeção pertinentes, a prevalência de pragas ou doenças específicas, a existência de áreas e locais livres, as condições ambientais e ecológicas e os regimes de quarentena.
Certo