RETA FINAL 2 Flashcards
De acordo com o Decreto 12.029, quais são as condições para uma zona livre?
Zona Livre: com ou sem vacina,
representa a área com certificação pelo MAPA do cumprimento das condições:
- ausência de focos e da circulação de um agente patogênicos por um prazo estabelecido;
- existência de um adequado sistema de vigilância sanitária;
- marco legal compatível e presença de uma adequada estrutura do SVO;
De acordo com o Decreto 12.029, o transportador deve notificar a Adapar, no prazo máximo de 24 horas, a suspeita de ocorrência de doenças nos animais, suspendendo a movimentação dos mesmos bem como de seus produtos, subprodutos e resíduos.
Certo
Somente poderá ser comercializada a partida de vacina contra febre aftosa (A24 Cruzeiro e O1 Campos) previamente submetida e aprovada pelo fabricante aos processos de controle de…?
Esterilidade- não concede contraprova
Vírus residual ativo - não concede contraprova
Tolerância - não concede contraprova
Potência
Pesquisa de AC contra PNE
Estabilidade da emulsão
O controle de qualidade da vacina contra febre aftosa no teste de Esterilidade deve ser realizado pelo método de?
Filtração em membrana ou inoculação direta
- não aceita contraprova
Ao final da etapa de inativação de cada lote de antígenos para produção da vacina contra febre aftosa, deve-se realizar o teste de pesquisa de vírus ativo.
Como é realizado?
Inoculação de células sensíveis
Equivalente a no mínimo 200 doses de vacina
Para avaliação da pesquisa de vírus residual ativo no produto acabado, cada fabricante deverá informar a metodologia para a quebra de emulsão de sua formulação.
Não aceita contraprova***
Para fins de obtenção do registro de produto de uso veterinário importado, o MAPA realizará inspeção prévia no estabelecimento fabricante no país de origem, visando avaliar as condições de produção e as normas de bpf brasileiras.
No caso de renovação do registro, o estabelecimento fabricante estará isento de reinspeção.
Errado
Na renovação, o fabricante também poderá ser inspecionado pelo MAPA
É proibido importação de produtos farmacêuticos e biológicos na forma a granel para envase e acabamento pela empresa importadora, detentora do respectivo registro.
Errado
Poderá ser autorizada após prévia solicitação ao mapa
A importação de produtor farmacêuticos e biológicos de uso veterinário
Na forma a granel
- em embalagens com termos em língua portuguesa, contendo nome do produto, número da licença, número da partida, data da fabricacao, prazo de validade, quantidade contida na embalagem e a expressão “uso veterinário”
Para o devido envase e acabamento pela empresa importadora detentora do respectivo registro
É proibida a agregação do diluente fabricado localmente ao produto final importado, sendo permitido apenas a agregação do diluente importado.
Errado
É permitido agregar um diluente que seja localmente fabricado a um produto final importado
Desde que em conformidade com o registro no MAPA
A comercialização dos produtos de uso veterinário somente será realizada por empresas registradas no MAPA.
Errado
No mapa OU NO ÓRGÃO DE DEFESA
A comercialização ou exposição à venda de produtos de uso veterinário sob prescrição obrigatória de MV requer a apresentação de receita veterinaria, com ou sem arquivamento.
Certo
É de responsabilidade da empresa comercializadora do produto a realização da investigação completa de evento adverso a fim de identificar a causalidade e enviar as informações para análise do MAPA.
Errado
Da empresa titular do registro
Que inclusive deve dispor de serviço de farmacovigilância
De acordo com o Decreto 5.053, o auto de infração é o documento destinado ao início do processo administrativo de apuração de infração em que será composto de 3 vias, sendo que a primeira de destinada ao autuado, a segunda ao órgão fiscalizador e a terceira remetido com o processo.
Errado
1 via - órgão fiscalizador
2 via - autuado
3 via - órgão fiscalizador
De acordo com o Decreto 5.053, o termo aditivo é o documento destinado a corrigir eventuais impropriedades na emissão do auto de infração e a acrescentar informações, na qual será lavrado em 2 vias:
A primeira será juntada ao processo
A segunda via será entregue ao autuado
O termo aditivo somente poderá ser emitido depois da apresentação da defesa escrita.
Errado
Somente poderá ser emitido antes da apresentação da defesa escrita, mediante a reabertura do respectivo prazo de defesa.
Será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
Errado
§4o A distribuição de amostra grátis só será permitida após autorização prévia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Para produtos que não sejam de controle especial)
§5o Não será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
De acordo com a 711,
No caso de doenças, como febre aftosa e peste suína, os animais somente poderão ser levados ao abate depois de superada a fase febril. Mesmo assim, o abate será feito em separado, no final da matança normal, dando-se às vísceras e carcaças destino condicional ou condenação, conforme o caso.
Certo
De acordo com a 711,
A localização das pocilgas a uma distância mínima de 25 metros do corpo do estabelecimento visa num sentido higiênico diminuir a contaminação ambiental dos locais onde se elaboram produtos comestíveis.
Errado
15 metros
De acordo com a IN3,
O monitoramento do processo de insensibilização e sangria será realizado, entre outros aspectos, através da checagem da seção das artérias carótidas e/ou do tronco bicarótico.
Certo
De acordo com a IN3,
A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá utilizar os mesmos parâmetros e determinações emitidas para animais de açougue.
Errado
11.2. A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá ser disciplinada por ocasião da emissão dos Regulamentos Técnicos que regerão os abates dos mesmos.
De acordo com a IN3,
A construção, instalações e os equipamentos dos estabelecimentos de abate, bem como o seu funcionamento devem, sempre que possível, poupar aos animais qualquer excitação, dor ou sofrimento
Errado
Sempre que possível não
DEVEM
Quais são os estados não livres da PSC?
A zona livre possui 82% do rebanho de suínos e corresponde a 50% do território.
Alagoas
Amapá
Amazonas (exceto Guajará, Boca do Acre, Canutama e Labrea)
Ceará
Maranhão
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Roraima
Os SVE das UF envolvidas na zona Não Livre PSC foram avaliados no âmbito do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários (QUALI-SV), por auditorias do DSA.
O Quali-SV avalia 4 elementos, respaldados pela OIE.
Quais são esses?
1- recursos humanos, físicos e financeiros para conseguir meios e reter os profissionais com competências técnicas e capacidade de liderança;
2- autoridade, capacidade técnica e operacional para enfrentar temas novos e atuais com base em princípios científicos;
3- interação com as partes interessadas para obter informações confiáveis e atualizadas e fornecer programas e serviços adequados; e
4- capacidade de certificação para acesso a mercados por meio de conformidade com as normas existentes e a implementação de conceitos como a harmonização das normas, equivalência, zoneamento.
Em relação à vigilância para EET nos abatedouros,
As empresas que realizarem abates dos animais incluídos no sistema de vigilância de que tratam estas normas, deverão providenciar o envio dos materiais coletados aos laboratórios credenciados pelo DDA, para realização dos exames laboratoriais.
Errado
Conforme o art. 2º da IN 18/2002, quem deve providenciar o envio são os Serviços de Sanidade Animal das Delegacias Federais da Agricultura dos estados.
Em relação ao Mormo,
Considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo Instituição de Ensino Superior.
Errado
Organizado pelo SVO
Art. 4º Considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial.
Será considerado caso confirmado de mormo o equídeo que apresentar resultado positivo para detecção da bactéria Burkholderia mallei por meio de método microbiológico ou molecular.
Certo
Considerando o diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), julgue o seguinte item.
ELISA pode detectar anticorpos para AIEV mais cedo do que testes de IDGA.
Certo
Por essa razão, resultados positivos no ELISA são confirmados por IDGA ou immunoblot (Western blooting). Evidências experimentais limitadas sugerem que a produção de anticorpos possa ser atrasada em jumentos e mulas.
Considerando a epidemiologia da Doença de Aujeszky (pseudoraiva), julgue a seguinte assertiva.
Durante infecções agudas, esse vírus pode permanecer por mais de 2 semanas no epitélio tonsilar, leite, urina e secreções vaginais e prepuciais.
Certo
Os cães apresentam importância na epidemiologia da brucelose bovina.
Certo
- eles podem abortar
De acordo com o plano de contingência para febre aftosa,
Quais são os 3 princípios fundamentais para controle de doenças transmissíveis, segundo a FAO?
Redução ou restrição da produção do agente da doença;
Redução da taxa de contato na população;
Redução do número de animais suscetíveis.
Fica proibido o uso, na alimentação de suideos, de restos de alimentos que contenham proteína de origem animal de qualquer procedência, salvo quando submetidos a tratamento térmico que assegure a inativação do vírus da PSC.
Qual tratamento térmico?
90C
60 minutos
Agitação contínua
A hemoglobinúria bacilar é uma infecção causada pelo Clostridium haemolyticum (Clostridium novyi tipo D)
A enfermidade acomete apenas bovinos.
Errado
Acomete usualmente bovinos, apesar de poder acometer esporadicamente os ovinos.
É geralmente de localização geográfica limitada e está associada a áreas úmidas.
Em quais casos as medidas de vigilância epidemiológica para EEB a campo deverão ser intensificadas com colheita de material?
Bovinos ou ovinos/caprinos com sinais clínicos de distúrbios nervosos ou alterações comportamentais de evolução SUBAGUDA com evolução clínica igual ou superior a 15 dias
Bovinos ou ovinos/caprinos em decúbito, sem causa determinada
Bovinos ou ovinos/caprinos com doenças depauperantes
Deverá ser mantida a vigilância em todos os bovinos ou ovinos e caprinos com sinais clínicos de distúrbios nervosos
De acordo com a IN8/2004, fica excluída da proibição em relação aos alimentos para ruminantes, quais produtos?
Leite e lácteos
Farinha de ossos calcinados sem proteína e gordura
Gelatina e colágeno preparados exclusivamente a partir de couro e pele
Todo animal com quadro clínico compatível de encefalite rábica
Associado epidemiologicamente a um caso laboratorial
E sempre evoluindo ao obito
É um caso provável de raiva?
Não
É um caso POSITIVO DE RAIVA
Todo animal doente que apresente quadro clínico sugestivo de encefalite rábica
Com antecedentes epidemiológicos
É um caso positivo de raiva?
Não
É um caso suspeito
O que é um “Efetivo Controle de Raiva”
Situação atingida pelo Estado, ou parte, na qual a ocorrência da raiva dos herbívoros é próxima de ZERO
Sem vacinação
Com controle populacional de desmodus rotundus
E com um sistema ativo de vigilância
A vacinação contra a raiva não impede a ocorrência de espoliações, nem a propagação da virose entre as populações silvestres.
Certo
Considerando a IN nº 45/2004, que trata das Normas para a Prevenção e o Controle da Anemia Infecciosa Equina - A.I.E, julgue o seguinte item.
O médico veterinário responsável pela requisição do exame para diagnóstico da A.I.E deverá estar inscrito no órgão de defesa sanitária animal da respectiva UF.
Errado
Art. 6º O médico veterinário requisitante deverá estar inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária da respectiva UF.
Em relação ao Suasa,
A análise de risco será o método básico utilizado na definição dos procedimentos de atenção à sanidade agropecuária.
Certo
Em relação à análise de risco do SUASA,
Na análise de risco, serão levadas em consideração as informações científicas disponíveis, os processos e métodos de produção pertinentes, os métodos para testes, amostragem e inspeção pertinentes, a prevalência de pragas ou doenças específicas, a existência de áreas e locais livres, as condições ambientais e ecológicas e os regimes de quarentena.
Certo
As autoridades competentes das três instâncias do SUASA - deverão - estabelecer procedimentos para identificação de riscos, nas áreas de sua competência.
Certo
I- As medidas corretivas necessárias para determinar nível adequado de proteção sanitária para um local, Município, região ou Estado, para um risco identificado, serão compatíveis com o objetivo de reduzir ao máximo os efeitos negativos para o SUASA e para o comércio entre as áreas e localidades envolvidas.
Errado
Reduzir ao MÍNIMO*** os efeitos negativos
Em relação ao SUASA,
O Ministério da Agricultura analisará as regiões brasileiras, formulará diagnósticos e proporá linhas de ação como estratégia para o desenvolvimento do agronegócio local, regional ou nacional, com base nos estudos de análise de risco.
Certo
Em relação aos atos Administrativos,
O que é “competência derivada”?
A competência pode derivar de fontes primárias de competência (CF e a lei em sentido estrito).
Quando a competência deriva de normas expressas em atos administrativos da organização, ela é chamada de competência derivada.
A competência pode ser definida em relação à existência de 4 critérios.
Matéria
Hierarquia
Lugar
Tempo
Explique-os.
Matéria: competência é definida em razão das especificidades da função a ser exercida.
Hierarquia: as competências mais complexas ou de maior responsabilidade são atribuídas a agentes situados em plano hierárquico mais elevado.
Lugar: decorre da necessidade de descentralização territorial. Ex: delegacias regionais de um órgão federal
Tempo: a norma confere temporariamente uma competência a determinado órgão. Ex: calamidade pública
O ato de delegação poderá conter ressalva de exercício da atribuição delegada?
Sim
O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.
As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.
Sendo o ato de delegação discricionário e revogável a qualquer tempo, responda:
Quem responde pelo ato praticado por delegação?
Via de regra quem responde é o agente delegante e não aquele quem delegou
Quais são os atos Administrativos INDELEGAVEIS?
Matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade
Edição de atos de caráter Normativo
Decisão de recursos administrativos
O ato de delegação e sua revogação deverão ser ou publicados em meio oficial.
Certo
A convalidação é o suprimento da invalidade de um ato com efeitos retroativos.
Certo
A avocação e delegação são atos Administrativos praticados no exercício do poder _____ da administração.
Poder hierárquico
Qual período mínimo de vazio sanitário nas GRSC?
24 hrs
Como condição específica para GRSC, deve-se utilizar água de fonte conhecida, que NÃO SEJA DE CURSOS NATURAIS, para o abastecimento da granja;
Com reservatórios protegidos, limpos e desinfetados, no mínimo, a cada _____?
6 meses
As granjas de reprodutores de 2 sítios de produção devem cumprir, em ambos os sítios, todos os requisitos exigidos para certificação, independente se os sítios estão localizados na mesma propriedade ou não.
E quanto a granjas de 3 sítios?
Cumprir todos os requisitos para certificação nos sítios 1 e 3, sendo que no sítio 2 deverão cumprir apenas as condições de biossegurança, independente se os sítios estão localizados na mesma propriedade ou não.
No caso de suspeita de qualquer uma das doenças objeto de certificação da GRSC, poderá ser suspensa a certificação dos sítios de produção, até o resultado dos exames.
Certo
As granjas GRSC serão avaliadas para uma classificação INICIAL e reavaliadas _______ quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos.
Reavaliadas anualmente
Certificação -> 6 meses de validade
Grau de vulnerabilidade-> anualmente reavaliadas
GRSC
Todos os reprodutores introduzidos na central de inseminação devem ser testados para as enfermidades básicas da certificação.
Certo
Como é a classificação das granjas GRSC quanto ao grau de vulnerabilidade a patógenos externos?
Granja A - bem protegida - 0 a 5 pontos, sem nenhum 2 ou 3
Granja B - baixa vulnerabilidade - até 8 pontos, sem nenhum 3
Granja C - moderada vulnerabilidade - 8 a 12 pontos
Granja D - altamente vulnerável - 13 ou mais pontos
Quais são as variáveis que as GRSC são avaliadas para o grau de vulnerabilidade?
Distância com a unidade produtora de suínos mais proxima não certificada ou abatedouro de suínos;
Densidade de rebanhos suínos em um raio de 3,5km;
Granjas fornecedoras de suideos para reposição:
Reposição própria, 1 fornecedor, 2… 3 ou mais;
Distância de rodovia que transporta suínos;
Qualidade do isolamento da granja: cercas, seja cinturão verde, dupla intercalada, etc;
Cinturão verde;
Controle de visitas na granja: vazio de 72 horas, 48 ou 24 (mínimo);
Existência de quarentenário e a distância;
Ração fornecida aos animais (usa ou não farinhas de origem animal);
Origem da ração fornecida (fábrica própria ou terceiros);
Transporte do alimento usado na granja (graneleiro ou caminhão que transporte suínos).
As GRSC serão certificadas após a realização de _____ testes negativos consecutivos, com intervalo de ______ para todas as doenças.
2 testes negativos consecutivos
Intervalo de 2 a 3 meses para todas as doenças
GRSC
No primeiro teste para certificação, será examinado 100% do rebanho de reprodutores.
Na amostragem para o segundo teste e monitoramentos posteriores, será utilizado amostragem (mínimo 10 máximo 59).
Para granjas povoadas com GRSC não haverá necessidade da colheita de 100% do plantel, bastando obedecer a amostragem.
1- 100%
2- amostragem (mínimo 10/ máximo 59)
A amostragem considerará uma prevalência estimada em 5% e um nível de confiança de 95%.
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para a PSC são:
- realizar provas sorologicas com intervalo de ____, por meio de teste _____ utilizando kit registrado no mapa.
- os resultados suspeitos ou positivos serão submetidos a provas complementares diferenciais por meio de testes de ______ incluindo os diferenciais para BVD.
- a granja terá cumprido as condições se todos os testes forem negativos. No caso de positividade, aplicar as medidas estabelecidas nas normas de profilaxia.
Intervalo de 6 meses
Por meio de teste Elisa
Suspeitos ou positivos -> teste de neutralização com diferencial para BVD
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para Doença de Aujeszky sao:
1- não proceder à vacinação dos suideos alojados na franja de reprodutores;
2- realizar provas sorologicas com intervalo de ____ por meio de teste _____ devendo os que apresentarem positividade serem submetidos ao teste de _____.
3- no caso de positividade, a certificação será ______ e a sorologia repetida em 100% do plantel, com intervalos de _______.
4- no caso de ser mantida a positividade, perderá a certificação.
Provas sorologicas com intervalo de 6 meses com Elisa
Se positivo -> neutralização
No caso de positividade -> certificação suspensa e a sorologia é repetida em 100% do plantel de reprodutores com intervalos de 30-60 dias.
Permanece positivo -> perde a certificação
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para Brucelose sao:
1- provas sorológicas com intervalo de _____ utilizando o ______ ou outro aprovado, devendo os soros reagentes serem submetidos a provas complementares do ______ ou _____.
2- no caso de positividade, a granja terá sua certificação _____ eliminando os positivos e retestando o plantel em até ____.
3- persistindo -> perderá a certificação
Provas sorologicas com intervalo de 6 meses com o AAT
Reagente -> FC ou 2-ME
No caso de positividade -> certificação suspensa eliminando os positivos e retestando na sua totalidade em até 30 dias
Mantém positivo ? Perde a certificação
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para Tuberculose são:
1- deverão ser testados reprodutores machos e fêmeas POR AMOSTRAGEM (mínimo 10 máximo 59) com intervalo de ____ em prova _____.
2- leitura será _____ com uso de regra milimétrica medindo-se o diâmetro maior da reação. A interpretação do teste será dada com base no rebanho, considerando a média aritmética das reações superiores a _____.
3- a granja terá cumprido se todos os animais forem negativos ou se houver reação positiva, desde que a medida do diâmetro das reações à PPD bovina seja inferior à média do diâmetro das reações à PPD aviária.
4- se a PPD bovina for maior: a certificação será suspensa para saneamento
5- se a PPD aviária for maior a granja será considerada infectada por micobacterias do complexo avium e nao perderá a certificação, devendo ser implantado um programa de controle.
Em caso de dúvida na interpretação das reações às tuberculinas, a granja perderá temporariamente a certificação até que seja concluído o diagnóstico, baseado em provas laboratoriais de identificação das micobacterias envolvidas
1- intervalo de 6 meses com prova comparativa com tuberculina PPD bovina e PPD aviária
2- leitura será 48 horas após/ considerando média aritmética das reações superiores a 0,5cm
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para Leptospirose envolvem 2 opções:
1- granjas livres -> obrigatório o controle sorológico
2- granjas controladas -> uso de vacina para todos os sorovares do controle sorológico
Certo
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para a granja Livre de Leptospirose são:
1- provas sorologicas de microaglutinacao com intervalo de ____.
Os soros deverão ser testados para quais sorovares?
Intervalo de 6 meses
Canicola Gripotyphosa Hardjo Icterohaemorragiae Pomona Bratislava
Podem ser acrescentados outros sorovares
Em relação à GRSC,
As condições a ser atendidas para a Sarna?
LEGISLAÇÃO ANTIGA
2 exames de raspado de pele com intervalo de 2-3 meses de 5 reprodutores e 5 suínos de terminação, identificados pelo SVO por exame clínico como potenciais portadores de sarna.
LEGISLAÇÃO NOVA
raspado de Pele com intervalo de 6 meses
Caso positivo no raspado de pele, a certificação será suspensa, devendo ser providenciado a erradicação por meio de tratamento medicamentoso
Elaborado e implantando pelo RT
Quais são os componentes da análise de risco?
Identificação do perigo
Avaliação do risco
Gerenciamento do risco
Comunicação do risco
Os suínos asselvajados com doença de Aujeszky são normalmente assintomáticos, podendo apresentar sinais respiratórios leves.
Certo
O que é Zona livre de Doença de Aujeszky e Zona Provisoriamente Livre?
Livre: zona ou região onde a ausência da DA vem sendo sistematicamente demonstrada e a vacinação encontra-se proibida há pelo menos 2 anos;
Provisoriamente Livre: ocorrência da DA atinge menos de 1% do rebanho e menos de 10% dos estabelecimentos de criação existentes
Essas zonas deverão implantar um monitoramento soroepidemiologico de periodicidade anual abrangendo todos os estabelecimentos de criação que representem risco bem como investigações periódicas a partir de amostras colhidas em serviço de inspeção em abatedouros de suideos de forma a contribuir para a manutenção dessa condição sanitária.
Em relação à vacina da doença de Aujeszky, somente é permitido o uso no país de vacinas _________
Inativadas ou viva atenuada
Deletadas pelo menos para a glicoproteína viral gE
- em hipótese alguma a venda de vacinas pelo laboratório poderá ser efetuada por rede de distribuidores e comerciantes (direto à propriedade afetada).
Qual vazio sanitário para a doença de Aujeszky?
30 dias
Como funciona a zona de proteção e vigilância da doença de Aujeszky?
5 km
Na metodologia de erradicação da doença de Aujeszky por despovoamento gradual, o rebanho deverá sofrer abate sanitário dentro de no máximo ________?
Quem será indicado para sacrifício e quem irá para o abate imediato?
Máximo 90 dias
Sacrifício sanitário IMEDIATO de animais com doença clínica
- VACINA do rebanho MAIOR DE 7 dias
-> abate imediato de:
Fêmeas não gestantes
Gestantes até 60 dias
Leitoas de reposição
-> assim que puder abate
Castração imediata dos machos reprodutores
Lactantes
Gestação acima de 60 dias
Leitoes em maternidade e creche aguarda até 23kg de peso vivo
Como irá ocorrer o método de despovoamento da doença de Aujeszky por sorologia?
Sacrifício imediato animais infectados
Vacina maior de 7 dias
Sorologia de todo o plantel 30 dias após identificação da infecção no rebanho -> encaminha os positivos
Repete 100% sorologia com intervalo de 60 dias abatendo os positivos
Até obter 2 resultados positivos
Os suideos em trânsito interestadual para a finalidade de engorda
Deverão estar acompanhados de certificado emitido pelo ____ atestando que os animais são oriundos de estabelecimento onde não houve a ocorrência de doença de Aujeszky nos últimos ______
Exceto para UF livres da DA
SVO emite o certificado
Não houve DA nos últimos 12 meses
- permite-se o ingresso de suideos para o abate imediato de outras UF independente do status
Como precaução, todo o SVO que teve contato com animais suspeitos de Da deverão não ter contato com outros suideos por _____
48 horas
Os estabelecimentos de criação de suideos independente da estratégia de despovoamento para DA deverão ter sua condição de livre confirmada por 2 sorologias negativas consecutivas com intervalos de ???
2 meses
A primeira deverá ser realizada logo após a parição do primeiro lote de reprodutoras introduzido
Como ocorrera a introdução de sentinelas para DA?
E para PSC?
Doença de Aujeszky
Introduzir após o vazio (30d) 5% da população ou 5 suínos com no mínimo 60d. Obter 2 sorologias com intervalo de 14-21 dias.
PSC
Introduzir após 10 dias da limpeza e desinfecção / 2 sorologias com intervalo de 15-30 dias
Deverão ser realizado um inquérito epidemiológico sorológico na zona de proteção e vigilância (5km) da doença de Aujeszky.
Qual será a amostragem?
100% machos reprodutores
Fêmeas -> proporcional ao seu estado fisiológico 70% gestantes 20% lactação 5% não gestantes 5% leitoas de reposição não cobertas
Qual período de interdição da zona de proteção e vigilância da DA?
Mínimo 21 dias
Os componentes da Análise de risco são:
Identificação do perigo
Avaliação do risco
Gerenciamento do risco
Comunicação do risco
Em relação à Avaliação de Risco, quais são os passos?
Avaliação da disseminação
Avaliação da exposição
Avaliação das consequências
Estimativa de risco
As vacinas para doença de Aujeszky é um importante instrumento para o controle da manifestação clínica nos focos.
A vacina não previne a infecção.
Qual ação da vacina?
Diminui intensidade e duração da eliminação do agente
Reduz e previne a manifestação dos sinais clínicos
Reduz invasão tecidual
Aumento da dose viral para infectar os vacinados
Impede transmissão transplacentaria
Reduz incidência
Em relação ao decreto 5.053, das infrações e penalidades
Sem prejuízo da responsabilidade penal cabível acarretará advertência quando for primário e não tiver agido com dolo ou má-fé
Ou multa no valor de ______ Dobrados sucessivamente nas reincidências até ______ sem prejuízo quando for o caso, do cancelamento do registro do produto ou da cassação do registro do estabelecimento.
880 a 2640
Dobrados sucessivamente nas reincidências até 3x
As infrações dispostas no decreto 5.053 são classificadas em?
Leve
Grave
gravíssima (duas ou mais agravantes, reincidência, uso de ardil, simulação ou emprego de artifício visando a encobrir a infração ou embaraço ou fraudes, alteração, adulteração).
- não tem média
Em relação ao decreto 5.053, verifica-se reincidência quando o infrator dentro do prazo de ______ cometer outra infração
Depois do trânsito em julgado da decisão administrativa que o tenha condenado pela infração anterior podendo se genérica ou específica.
O que é reincidência genérica? E específica?
Prazo de 5 anos
Genérica -> repetição de qualquer outro tipo de infração
Específica -> repetição de idêntica infração
Decreto 5.053
Caberá a apreensão preventiva dos produtos ou interdição preventiva do estabelecimento quando…?
Indícios de adulteração
Falsificacao
Fraude
Instalações técnicas inadequadas
Inobservância de normas deste decreto e atos complementares
Segundo o decreto 5.053, a inutilização do produto e o CANCELAMENTO DO REGISTRO serão obrigatórios
Quando?
Quando resultar comprovada em análise laboratorial ou exame de processos
Ação FRAUDULENTA
Que implique falsificação ou adulteração
Segundo o decreto 5.053, cabe recurso das decisões administrativas, em face da sua legalidade e mérito**
O recurso INDEPENDE de caução e será dirigido à autoridade que proferiu a decisão
A qual se não reconsiderar em _____
O encaminhará à autoridade superior para no prazo máximo de _____ julgar em 2 instância.
O prazo para interposição de recurso administrativo é de ???
Se a autoridade que proferiu a decisão não reconsiderar em 5 dias
Irá encaminhar à autoridade superior para no prazo máximo de 30 dias proceder ao julgamento da segunda instância
O prazo pra interpor recurso é de 10 dias
De acordo com o decreto 5.053, a utilização de sistema de transmissão de dados e imagens não prejudica o cumprimento dos prazos, devendo os originais ser entregues até ____ da data do término do prazo.
5 dias
- a multa deverá ser recolhida em até 10 dias senão irá para dívida ativa
De acordo com o Decreto 5.053,
Nas referências bibliográficas, as informações científicas e os dados experimentais apresentados deverão estar em qual sequência?
A Ana Tem volume Página
Autor Ano Título da publicação Volume Página
E outros dados eventuais que identifiquem o trabalho ou a experimentação realizada por pessoas ou instituições e que sejam aceitas pelo MAPA
De acordo com o Decreto 5.053, cancelada a licença do produto, deverá o estabelecimento proprietário no prazo de 10 DIAS da notificação fornecer ao mapa o que?
Dados referentes às últimas partidas
- número da partida
- data da fabricacao e vencimento
- estoque do produto e modelos de rotulagem
O estabelecimento fabricante de produtos de uso veterinário poderá elaborar ou terceirizar a fabricacao de produto SEM REGISTRO NO PAÍS destinado exclusivamente à exportação?
Sim
Mediante autorização prévia do MAPA
- a solicitação de autorização de produção será requerida pelo estabelecimento exportador e deverá estar acompanhada do relatório técnico sumário do produto que conterá: Forma Farmacêutica, Fórmula Completa e Apresentação e cuidados de Manipulação.
- o produto não poderá ser comercializado sob QUALQUER justificativa no território nacional
- o MAPA tem 20 dias para autorizar
Quando o estabelecimento tiver um produto de uso veterinário registrado para elaboração no país e pretender importar o MESMO produto, poderá obter o registro para o produto importado, contudo, deverá cancelar ou suspender o registro para fabricacao nacional.
Errado
Ele poderá obter o registro para o produto importado sem que tenha a obrigatoriedade de cancelar ou suspender o registro da fabricacao local
Desde que mantenha o Mesmo nome e MESMA formulação constante do registro do produto nacional
- mesma coisa de o importador quiser fabricar no Br
É permitida a fabricacao ou importação de amostras grátis de produtos registrados no MAPA?
Sim
Para a distribuição exclusiva a MV para observação clínica.
- a rotulagem com mesmos dizeres e características da embalagem original
- “amostra grátis” em carácteres gráficos maiores
- apresentação da embalagem menor
- a distribuição de amostra grátis somente será permitida após autorização prévia do MAPA
-> Não será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
A distribuição de amostra grátis somente será permitida após autorização prévia do MAPA
Certo
Não será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
Certo
A estomatite vesicular, endêmica no Brasil, tem uma morbidade maior em animais de que idade?
Bovinos adultos
- a febre aftosa pode ocorrer simultaneamente com casos de estomatite
O epitélio vesicular deverá ser acondicionado no Líquido de Vallée- até cobrir todo o material.
O material conservante tem como função principal manter o pH de 7,4 a 7,6.
O líquido de Vallée contém uma solução tampão de glicerina fosfatada e deverá dispor de indicador de pH ou ser testado antes de sua utilização.
Certo