RETA FINAL 15 Flashcards
Para estabelecer o prazo de validade da GTA deverá ser considerada a distância entre a origem e o destino, respeitando-se o limite de até 5 dias para destino dentro dos limites territoriais do PR e até 10 dias para fora dos limites territoriais do PR.
Quais serão os prazos quando a GTA for emitida por titulares de explorações pecuárias autorizados?
Máximo 3 dias -> intraestadual
Máximo 7 dias -> interestadual
Em caso de não utilização da GTA, o titular da exploração pecuária - ou seu representante- poderá solicitar o cancelamento de GTA junto à ULSA de sua circunscrição no prazo máximo de ______ após o vencimento, apresentando a via impressa da GTA e o requerimento padrão.
Titular poderá solicitar o cancelamento no prazo máximo de 5 dias após o seu vencimento***
O servidor da Adapar poderá cancelar GTA em quantos dias após seu vencimento?
Até 5 dias
O servidor municipal autorizado que atua em EAM ou o funcionário de entidade conveniada poderá cancelar a GTA em até quanto tempo?
Somente a partir de seu login e no prazo máximo de 24 horas após a EMISSÃO
Não é 24 horas após o vencimento!!! Cuidado!
O médico veterinário habilitado poderá cancelar a GTA somente a partir de seu login, no prazo máximo de 48 horas após seu vencimento.
Errado
Máximo de 48 horas após a EMISSAO***
Expirado o prazo de 5 dias máximo após o vencimento da GTA, o cancelamento somente será realizado pelo FDA Mv responsável pela ULSA com circunscrição sobre o estabelecimento ou exploração pecuária de ORIGEM, após advertência formal ao produtor.
O cancelamento poderá ser realizado pelo FDA até quando tempo? E depois?
O cancelamento poderá ser realizado até 60 dias após o vencimento da GTA
Após esse período o FDA deverá solicitar o cancelamento à GTRA
A autorização para emissão de GTA a produtores titulares de cadastros de explorações pecuárias é validada eletronicamente pela ADAPAR e a autorização será concedida pelo Fiscal de Defesa MV da ULSA com circunscrição sobre a exploração pecuária.
Certo
A autorização é condicionada ao parecer favorável do Fiscal de Defesa Agropecuaria após avaliação documental, sanitária e, se pertinente, precedida de fiscalização da exploração pecuária.
- o produtor interessado em obter autorização para emissão de GTA deve cadastrar-se no portal da ADAPAR na internet e protocolar o termo de adesão e condições de uso na ULSA que detenha circunscrição sobre sua exploração pecuária
A critério da gerência de trânsito agropecuário, poderá ser suspensa cautelarmente a autorização de produtor que descumprir as orientações do FDA ou agir em desacordo com as normas para utilização do sistema.
Certo
Será cancelada a autorização para emissão de GTA quando o produtor - entre outras - reincidir em suspensão cautelar ou não comparecer às convocações da Adapar - salvo justificativa acatada.
O produtor que tenha a autorização cancelada, poderá ter nova autorização após o que?
Após correção da causa de cancelamento e decorrido o prazo de 12 meses
Ao contrário da autorização de emissão de GTA para produtores, a habilitação de médicos veterinários para emissão de GTA será concedida por quem?
Habilitação será concedida a critério da gerência de trânsito agropecuário
A habilitação de médico veterinário para emissão de GTA para _____________ está condicionada à comprovação da responsabilidade deste profissional pelo manejo e controle sanitário do plantel ou pelo evento agropecuário autorizado.
Suínos 🐷
Peixes 🐟
Aves comerciais 🐓 de corte e postura 🥚
Aves de reprodução 🐔
Aves ornamentais 🦢
O médico veterinário habilitado deverá entregar até o _____ na ULSA na qual está vinculada a habilitação
O relatório mensal de emissão de GTA
Acompanhada dos formulários de GTA rasurados ou inutilizados referentes ao mês anterior.
Até o vigésimo dia de cada mês
Dia 20
Se o dado for coletado para um ponto específico de tempo, “P” é a taxa de prevalência pontual.
Certo
Uma vez que a prevalência pode ser estimada por muitos fatores não relacionados à causa da doença, estudos de prevalência - em geral - não proporcionam fortes evidências de causalidade.
Certo
O que é a “taxa de incidência cumulativa ou risco”?
A incidência cumulativa refere-se à probabilidade (ou risco) de um indivíduo da população vir a desenvolver a doença durante um período específico de tempo.
Incidência Cumulativa: número de pessoas que desenvolvem a doença no período
——————————————
Número de pessoas sem a doença no início do período
- é a maneira mais simples de medir a coerência de uma doença
Qual a diferente entre “Eliminação” e “Erradicação” de doenças?
Eliminação: aplicação de medidas populacionais para eliminação da doença. Ou seja, aquela na qual não existem casos de doença, embora persistam as causas que podem potencialmente produzi-la.
Erradicação: aplicação de medidas populacionais voltadas a conseguir uma situação de erradicação da doença. Não somente foram eliminados os casos, mas também as causas da doença - em especial, o agente.
Os testes sorológicos podem ser primários ou secundários.
Os testes primários são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários.
Quais são exemplos de testes sorológicos primários?
Imunofluorescencia
Elisa
Radioimunoensaio
Os testes sorológicos podem ser primários ou secundários.
Os testes sorológicos secundários são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como por exemplo precipitação, aglutinação, fixação de complemento.
Certo
O valor preditivo de um teste é a probabilidade de um caso identificado ser de fato o resultado obtido.
O valor preditivo depende da sensibilidade e da especificidade do teste e mais importante ainda da prevalência da doença.
Mesmo que o teste possua alta sensibilidade e especificidade, se a prevalência da doença for baixa, o valor preditivo do teste pode ser muito baixo.
Certo
Ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se história natural da doença.
Certo
A unidade de densidade de incidência não deverá incluir uma dimensão temporal.
Errado
Deverá incluir sempre uma dimensão de tempo!
A densidade de incidência leva em conta o período de tempo durante o qual cada indivíduo esteve livre da doença e, portanto, em risco e desenvolvê-la.
O códex alimentarius foi formado quando e por quais organismos?
1963
Sede em Roma
FAO + OMS
Atualmente o códex possui 187 países membros + UÉ, além de 238 observadores.
Certo
O INMETRO é o órgão coordenador e secretário executivo da CCAB (comitê do códex no Br).
Além disso, o MRE é o ponto de contato entre o CCAB e o CCA.
Certo
A OPAS/OMS é a agência de saúde pública mais antiga do mundo e é o organismo internacional dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.
Em que ano o organismo foi criado?
1902
O PANAFTOSA é um centro da OPAS.
A Conferência Sanitária Pan-Americana é a autoridade suprema da organização e se reúne a cada cinco anos. É ela que determina as políticas gerais da OPAS, elege o diretor da Repartição Sanitária Pan-Americana e serve de foro para o intercâmbio de informações e ideias em saúde pública.
Certo
A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) tem como principal objetivo emitir normas sobre trânsito, bem-estar e saúde dos animais.
Errado
Tem como principal objetivo coordenar e incentivar, ao nível mundial, a informação, a investigação e a elaboração de normas sanitárias para o controle das epizootias. A OIE coopera estreitamente com outras organizações internacionais, nomeadamente do Sistema das Nações Unidas, e contava em janeiro de 2018 com 182 países membros
A lista das doenças de notificação da OIE é revisada regularmente e, no caso de modificações adotadas pela Assembleia Mundial de Delegados em sua Sessão Geral anual, a nova lista entrará em vigor em 1 de janeiro do ano seguinte.
Certo
A maior parte dos vírus entéricos apresenta baixa dose infectante.
Embora a maior parte dos vírus sejam transmitidos via fecal-oral, a via parenteral também é uma possibilidade de transmissão para alguns vírus entéricos como a Hepatite A e Hepatite E.
Certo
Os norovirus podem ser eliminados por gotículas em aerossol infecciosas eliminadas em vômitos - vômito em projeção.
Certo
Os vírus entericos do gênero Norovirus, família Caliciviridae, não envelopados, causam invasão do sistema digestivo provocando danos nas bordas do intestino impedindo a absorção de água e nutrientes causando diarreia aquosa.
Quem é acometido pelo norovirus?
Atinge todos os grupos etários
Mas o índice de detecção do vírus em crianças menores de 5 anos é aproximadamente 5x maior.
- causa vômito em projeção
Membro da mesma família Caliciviridae do Norovirus, o Sapporo vírus é a única espécie do gênero Sapovirus e é comumente associado a surtos - principalmente em ambientes semifechados e com aglomeração de pessoas como escola, creche, hospitais - devido à baixa dose infecciosa e à estabilidade em condições ambientais e resistência à inativação.
Certo
Assim como o Norovirus, o Sapporovirus também causa vômito em projeção podendo ser transmitido até por contato pessoa-pessoa.
Certo
- ambos são membros da família Caliciviridae
Os Sapporovirus apresentam os mesmos sinais clínicos do Norovirus (vômito em projeção, diarreia aquosa, náusea, dor muscular, febre baixa etc) -
Inclusive por serem ambos da família Caliciviridae.
Contudo, quais são os mais acometidos pelo Sapporovirus?
Acometem todos, no mundo todo e em todos os meses do ano
Contudo, acometem principalmente crianças - sendo os relatos em adultos menos frequentes.
Em relação aos patogenos virais:
São a causa mais importante de diarreia infantil no mundo, sendo apontados como agentes impactantes à saúde pública com infecções em lactantes e também em adultos.
Qual agente etiológico?
ROTAVÍRUS
FAMÍLIA REOVIRIDAE
RNA FITA DUPLA SEGMENTADA
Os rotavírus sao agentes causadores de doenças gastroentericas de alta importância na saúde pública, frequentemente associados a infecções hospitalares e a epidemias que acometem crianças - geralmente na faixa de 3-5 anos.
São mais prevalentes no inverno, principalmente em meses chuvosos, além de serem extremamente estáveis e resistentes a temperaturas ambiente, ciclos de congelamento, pH extremos como o estomacal, superfícies, água mineral (mais de um ano).
Os rotavírus, da família Reoviridae, possuem dez espécies diferentes (A - J), sendo as doenças humanas causadas pelo grupo A e eventualmente pelo B e C.
O rotavírus tem tropismo por células que recobrem as vilosidade do intestino delgado.
Quais são os sinais clínicos do Rotavírus?
Diarreia não sanguinolenta e aquosa com perda de eletrólitos
Vômitos
Febre e desidratação
O vírus da Hepatite A pertence à família Picornaviridae, gênero Hepatovirus.
- genotipo I é o mais prevalente
- são estáveis a pH 1, solventes, detergentes, água salgada e dessecação, e temperaturas de 4C, 56C e 61C, mas são inativarias pelo cloro, formalina, ácido peracético e radiação UV.
São encontrados em diversos alimentos, mas principalmente os que possuem a água em comum como fonte mais frequente - moluscos podem concentrar o vírus 100x a mais (filtradores).
Acomete todas as faixas etárias e pode ser disseminado de pessoa para pessoa.
Como é a patogenia e os sinais clínicos da Hepatite A?
O vírus penetra pela corrente sanguínea ou pelo revestimento intestinal atingindo as células parenquimatosas do fígado, local onde ocorre sua replicação - É um vírus hepatotrópico
Cerca de 10 dias antes da icterícia, as partículas virais são excretavas nas fezes através da be
Pode ser assintomático - principalmente em crianças
Sinais clínicos: febre, fadiga, náusea, perda de apetite, dor abdominal, urina escura (bilirrubinemia), fezes pálidas (acolia), icterícia, dor abdominal e prurido. Pode evoluir para hepatite fulminante.
Os sintomas de febre, fadiga, náusea, perda de apetite, dor abdominal, urina escura (bilirrubinemia), fezes pálidas (acolia), icterícia, dor abdominal e prurido, podendo evoluir para hepatite fulminante.
Qual agente etiológico?
Hepatite A
FAMÍLIA PICORNAVIRIDAE
Supõe-se que a E. coli O157:H7 tenha evoluído a partir da EPEC e adquirido os genes para produção de toxina da Sh. dysenteriae por meio de um bacteriófago e que o novo patógeno emergente tenha chegado à Europa vindo da América do Sul.
Certo