REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO (1; 2; 3; 4; 5; 6; 7) Flashcards
Qual o CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO?
É um ramodo DIREITO PÚBLICO que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas que integram a Administração Pública. Bem como a atividade não contenciosa que exerce e os bens que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública.
* ÓRGÃOS PÚBLICOS (centros especializados de competência); * AGENTES PÚBLICOS (todas as pessoas definitivas ou transitoriamente); * PESSOAS JURÍDICAS ADMINISTRATIVAS (administração direta e indireta); * ATIVIDADE JURÍDICA NÃO CONTENCIOSA QUE É EXERCIDA (questões já decididas); * BENS UTILIZADOS PELA ADMINISTRAÇÃO (que pertencem a administração);
QUAIS OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS QUE DEFINEM O DIREITO ADMINISTRATIVO? defina o critério legalista / do serviço / executivo / puissance / funcional.
- CRITÉRIO LEGALISTA ou EXEGÉTICA: para essa escola o direito administrativo se resume ao conjunto de leis administrativas existentes no país sobre direito administrativo (leis, decretos, regulamentos).
- ESCOLA DO SERVIÇO PÚBLICO: surge na França, e é o ramo do direito que estuda a gestão dos serviços públicos e tem por objetivo a disciplina jurídica dos serviços públicos (prestados pelo estado).
* Em sentido amplo - compreende qualquer atividade prestada pelo Estado; * Em sentido estrito - compreende somente as atividades estatais exercidas para a satisfação das necessidades coletivas, em regime de direito público.
- CRITÉRIO DO PODER EXECUTIVO: se esgota nos atos praticados pelo Poder Executivo. Logo, é um complexo de leis disciplinadoras da atuação do poder executivo (típicas).
- ESCOLA DA PUISSANCE PUBLIQUE OU POTESTADE PÚBLICA: Há distinção entre atividades de autoridade (atos de império) e atividades de gestão (atos de gestão).
* Atos de império: o Estado atua com autoridade sobre os particulares, com poder de império, por meio de prerrogativas da Administração Pública. * Atos de gestão: o Estado atua em posição de igualdade com os cidadãos, regendo-se pelo direito privado.
- CRITÉRIO FUNCIONAL: modernamente adotado pela doutrina, consiste em ser o ramo jurídico que estuda e analisa a disciplina normativa da função administrativa, independente de quem a exerça (executivo, legislativo, judiciário ou particulares em delegação).
Quais são as FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS (administração em sentido material, objetivo, funcional) –> SFPI?
- Serviços Públicos: são todos aqueles prestados diretamente pelo Estado ou por seus delegados para satisfazer necessidades da coletividade.
- Fomento (incentivo): são atividades de incentivo do poder público à iniciativa privada, como programas habitacionais, programas de redução da fome e da pobreza, programas de incentivos fiscais.
- Polícia Administrativa: esta atividade condiciona e restringe o uso e o gozo de bens, direitos e atividades particulares em conformidade com o interesse público.
- Intervenções: ocorrerá basicamente de duas maneiras:
a) quando a administração intervém na propriedade alheia por meio das várias formas de intervenção, como a desapropriação, o tombamento, as servidões administrativas etc.;
b) quando fiscaliza as atividades desempenhadas pelos prestadores de serviços públicos, ex. a atuação das agências reguladoras.
No que consiste a FUNÇÃO POLITICA ou de GOVERNO de Celso Antônio Bandeira de melo?
Atos que não se encaixam nas funções (típicas e atípicas), pois, nesses casos a atuação do estado versa sobre gestão superior da vida estatal, tratando-se de decisão política. EX.: sanção ou veto de lei, declaração de guerra, decretação de estado de calamidade pública.
Qual o CRITÉRIO da Administração publica (dito mais assertivo Hely Lopes)?
essa corrente prestigia o critério funcional, segundo o qual o direito administrativo seria o ramo do direito que envolve normas jurídicas disciplinadoras da administração publica, em seu sentido objetivo e subjetivo.,
Qual a diferença entre os conceitos de administração EXTROVERSA e INTROVERSA?
Administração extroversa envolve a relação existente entre a administração e os administrados, sendo finalística.
Administração introversa envolve a relação entre os próprios entes públicos, sendo instrumental.
Conceitue os sentido da administração Em sentido AMPLO?
Em sentido AMPLO: Engloba a função administrativa + função política.
Conceitue os sentido da administração Em sentido ESTRITO?
Em sentido ESTRITO: compreende apenas os órgãos e pessoas que executam as diretrizes governamentais.
Conceitue os sentido da administração Em SENTIDO SUBJETIVO, FORMAL, ORGÂNICO OU SUBJETIVO (DESEMPENHO)?
SENTIDO SUBJETIVO, FORMAL, ORGÂNICO OU SUBJETIVO (DESEMPENHO): o conjunto de órgãos e agentes estatais (pessoas), no exercício da função administrativa, independentemente do poder que pertençam. (PRESENTES EM LETRAS MAIÚSCULAS);
Conceitue os sentido da administração objetivo, material (atividade desempenhada)?
sentido objetivo, material (atividade desempenhada): se confunde com a própria função administrativa, devendo ser entendida como a atividade administrativa exercida pelo estado em prol do interesse público. (presentes em letras minúsculas);
Conceitue os sentido da administração EXTERNA ou EXTROVERSA?
Administração EXTERNA ou EXTROVERSA: diz respeito a atividade fim da administração, visando a atender interesses públicos primários em benefício direto dos cidadãos.
Conceitue os sentido da administração INTERNA ou INTROVERSA?
Administração INTERNA ou INTROVERSA: se refere a atividade-meio, atendendo as necessidades da coletividade de forma mediata, visando a garantia do interesse público secundários, ou seja, o interesse da máquina administrativa.
No que consiste a forma de administração PATRIMONIALISTA ?
PATRIMONIALISTA - confusão entre o estado soberano no período absolutista, onde o estado funcionava como uma extensão do poder do príncipe. Logo, o Interesse público se confunde interesse do soberano.
No que consiste a forma de administração BUROCRÁTICA?
BUROCRÁTICA - adveio do período liberal, como forma de combater a corrupção e o assistencialismo da administração pública patrimonialista. Tem como princípios fundamentais a profissionalização dos agentes, hierarquia funcional, impessoalidade, controle formal, priorizando-se a FORMA.
o Interesse público se confunde com o interesse próprio do estado.
No que consiste a forma de administração GERENCIAL?
GERENCIAL - expansão da atuação estatal ao desenvolvimento tecnológico e a globalização, relacionam-se eficiência administrativa, fortalecendo a concepção de que é necessária a redução de custos estatais, priorizando o RESULTADO. Não basta que se evite o nepotismo e a corrupção, a administração deve buscar eficiência em sua atuação, como conceitos atuais de gestão descentralizada com responsabilização dos agentes envolvidos e voltada ao controle dos resultados, melhorando a qualidade dos serviços e fomentando a participação popular.
o Interesse público se confunde com interesse da coletividade.