17. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Flashcards
Contrato administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo nesta qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria Administração. Logo, os Contratos administrativos, são os ajustes celebrados entre a Administração Pública e o particular, regidos predominantemente pelo direito público, para execução de atividades de interesse público. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Para José dos Santos Carvalho Filho, existe um conceito maior de contratos da administração (gênero), que envolve dois conjuntos (espécies): os contratos administrativos e os contratos privados firmados pela administração. Os contratos administrativos (maior incidência de regras de direito público – prerrogativas da supremacia do interesse público) e os contratos de direito privado (Poder Público firmando negócios regulados pelo direito privado, situando ambos no mesmo plano jurídico, se despindo de prerrogativas e sujeições). Os contratos da administração de direito privado, estão sujeitos ao controle do Tribunal de Contas, por se tratar de avenças travadas com o dinheiro público. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Os contratos de que trata a LEI 14133/21, regular-se-ão pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, e a eles NÃO serão aplicados, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. Logo, NÃO é possível a COMPENSAÇÃO envolvendo contratos administrativos e créditos decorrentes da aquisição de imóveis. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 89. Os contratos de que trata esta Lei regular-se-ão pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, e a eles serão aplicados, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
- É possível a COMPENSAÇÃO envolvendo contratos administrativos, pois o art. 89 estabelece que as regras do Direito Privado podem ser utilizadas supletivamente no âmbito dos contratos administrativos. À luz dessa previsão legal, é possível que o instituto da compensação, modalidade de extinção das obrigações, seja aplicado ao caso concreto.
- É possível a compensação de créditos decorrentes da aquisição de imóveis em contrato administrativo firmado entre empresa pública e particular, mesmo sem autorização deste. STJ. 2ª Turma. REsp 1.913.122-DF, Rel. Min. Francisco Falcão, julgado em 12/9/2023 (Info 789).
Os contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive as domiciliadas no exterior, deverão conter cláusula que declare competente o foro da sede da Administração para dirimir qualquer questão contratual, ressalvadas as seguintes hipóteses: Licitação internacional; Contratação com empresa estrangeira e a Aquisição de bens e serviços realizada por unidades administrativas com sede no exterior. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Nos contratos administrativos, NÃO consideram-se como adimplemento da obrigação contratual a prestação do serviço, a realização da obra ou a entrega do bem, ou parcela destes, bem como qualquer outro evento contratual a cuja ocorrência esteja vinculada a emissão de documento de cobrança. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 92, § 7º Para efeito do disposto nesta Lei, consideram-se como adimplemento da obrigação contratual a prestação do serviço, a realização da obra ou a entrega do bem, ou parcela destes, bem como qualquer outro evento contratual a cuja ocorrência esteja vinculada a emissão de documento de cobrança. (Incluído pela Lei nº 14.770, de 2023)
Nas contratações de projetos ou de serviços técnicos especializados, inclusive daqueles que contemplem o desenvolvimento de programas e aplicações de internet para computadores, máquinas, equipamentos e dispositivos de tratamento e de comunicação da informação (software) - e a respectiva documentação técnica associada -, o autor deverá ceder todos os direitos patrimoniais a eles relativos para a Administração Pública, hipótese em que poderão ser livremente utilizados e alterados por ela em outras ocasiões, sem necessidade de nova autorização de seu autor. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
O INSTRUMENTO DE CONTRATO É OBRIGATÓRIO e a Administração NÃO poderá substituí-lo por outro instrumento hábil, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço, mesmo que seja caso de Dispensa de licitação em razão de valor ou em Compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos e dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive quanto a assistência técnica, independentemente de seu valor. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 95. O INSTRUMENTO DE CONTRATO É OBRIGATÓRIO, salvo nas seguintes hipóteses, em que a Administração poderá substituí-lo por outro instrumento hábil, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço: I - Dispensa de licitação em razão de valor; II - Compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos e dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive quanto a assistência técnica, independentemente de seu valor.
A Administração convocará regularmente o licitante vencedor para assinar o termo de contrato ou para aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e nas condições estabelecidas no edital de licitação, sob pena de decair o direito à contratação, sendo esse prazo de convocação podendo ser prorrogado 1 vez, por igual período, mediante solicitação da parte. Ademais, Será facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou não retirar o instrumento equivalente no prazo e nas condições estabelecidas, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições propostas pelo licitante vencedor. Na hipótese de nenhum dos licitantes aceitar a contratação, a Administração, observados o valor estimado e sua eventual atualização nos termos do edital, poderá: Convocar os licitantes remanescentes para negociação, na ordem de classificação, com vistas à obtenção de preço melhor, mesmo que acima do preço do adjudicatário; Adjudicar e celebrar o contrato nas condições ofertadas pelos licitantes remanescentes, atendida a ordem classificatória, quando frustrada a negociação de melhor condição. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Os contratos e seus aditamentos terão forma escrita e serão juntados ao processo que tiver dado origem à contratação, divulgados e mantidos à disposição do público em sítio eletrônico oficial. NÃO Será admitida a manutenção em sigilo de contratos e de termos aditivos quando imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, nos termos da legislação que regula o acesso à informação. Bem como, os Contratos relativos a direitos reais sobre imóveis NÃO serão formalizados por escritura pública lavrada em notas de tabelião, cujo teor deverá ser divulgado e mantido à disposição do público em sítio eletrônico oficial. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 91, § 1º Será admitida a manutenção em sigilo de contratos e de termos aditivos quando imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, nos termos da legislação que regula o acesso à informação.
* Art. 91, § 2º Contratos relativos a direitos reais sobre imóveis serão formalizados por escritura pública lavrada em notas de tabelião, cujo teor deverá ser divulgado e mantido à disposição do público em sítio eletrônico oficial.
É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras ou o de prestação de serviços de pronto pagamento, assim entendidos aqueles de valor não superior a R$ 10.000,00. Ademais, Mesmo que seja nulo o contrato realizado com a Administração Pública, por ausência de prévia licitação, é devido o pagamento pelos serviços prestados, desde que comprovados, sob pena de enriquecimento ilícito da Administração. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
- Mesmo que seja nulo o contrato realizado com a Administração Pública, por ausência de prévia licitação, é devido o pagamento pelos serviços prestados, desde que comprovados, sob pena de enriquecimento ilícito da Administração. Ainda que ausente a boa-fé do contratado e que tenha ele concorrido para nulidade, é devida a indenização pelo custo básico do serviço, sem margem alguma de lucro. A inexistência de autorização da Administração para subcontratação, não é suficiente para afastar o dever de indenizar, no caso, porque a própria contratação foi irregular, haja vista que não houve licitação e o contrato foi verbal. STJ. 2ª Turma. REsp 2.045.450-RS, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 20/6/2023 (Info 780).
A duração dos contratos regidos por esta Lei será a PREVISTA EM EDITAL, e poderá ser observadas, no momento da contratação e a cada exercício financeiro, a disponibilidade de créditos orçamentários, bem como a previsão no plano plurianual, quando ultrapassar 1 ano do exercício financeiro. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 105. A duração dos contratos regidos por esta Lei será a PREVISTA EM EDITAL, e deverão ser observadas, no momento da contratação e a cada exercício financeiro, a disponibilidade de créditos orçamentários, bem como a previsão no plano plurianual, quando ultrapassar 1 ano do exercício financeiro.
A Administração poderá celebrar contratos com PRAZO DE ATÉ 10 ANOS nos SERVIÇOS E FORNECIMENTOS CONTÍNUOS, bem como, NÃO poderão ser prorrogados sucessivamente, respeitada a vigência máxima decenal. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 106. A Administração poderá celebrar contratos com PRAZO DE ATÉ 5 ANOS nos SERVIÇOS E FORNECIMENTOS CONTÍNUOS.
- Art. 107. OS CONTRATOS DE SERVIÇOS E FORNECIMENTOS CONTÍNUOS poderão ser prorrogados sucessivamente, respeitada a vigência máxima decenal, desde que haja previsão em edital e que a autoridade competente ateste que as condições e os preços permanecem vantajosos para a Administração, permitida a negociação com o contratado ou a extinção contratual sem ônus para qualquer das partes.
Nos contratos com PRAZO DE ATÉ 5 ANOS nos SERVIÇOS E FORNECIMENTOS CONTÍNUOS, A Administração terá a OPÇÃO DE EXTINGUIR O CONTRATO, SEM ÔNUS, quando não dispuser de créditos orçamentários para sua continuidade ou quando entender que o contrato não mais lhe oferece vantagem. Nesses casos, A extinção ocorrerá apenas na próxima data de aniversário do contrato e não poderá ocorrer em prazo inferior a 2 meses, contado da referida data. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
É dispensável a licitação, nos casos em que Bens ou serviços produzidos ou prestados no País que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional; Os materiais de uso das Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante autorização por ato do comandante da força militar; Para contratação que possa acarretar comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos pelo Ministro de Estado da Defesa, mediante demanda dos comandos das Forças Armadas ou dos demais ministérios; Para contratação em que houver transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o SUS. Nesses casos, a Administração poderá celebrar contratos com prazo de até 5 anos. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 108. A Administração poderá celebrar contratos com prazo de até 10 anos nas hipóteses previstas nas alíneas “f” e “g” do inciso IV e nos incisos V, VI, XII e XVI do caput do art. 75 (É dispensável a licitação).
Tal qual a Lei 8.666/93, que vedava expressamente contrato por prazo indeterminado, a nova LEI 14133/21 também veda expressamente. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 109. A Administração poderá estabelecer a vigência por PRAZO INDETERMINADO nos contratos em que seja usuária de serviço público oferecido em regime de monopólio, desde que comprovada, a cada exercício financeiro, a existência de créditos orçamentários vinculados à contratação.
Na contratação que gere RECEITA e no contrato de eficiência que gere ECONOMIA para a Administração, os prazos serão de: Até 10 anos, nos contratos sem investimento e de Até 35 anos, nos contratos com investimento, assim considerados aqueles que impliquem a elaboração de benfeitorias permanentes. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
O contrato que previr a OPERAÇÃO CONTINUADA de sistemas estruturantes de tecnologia da informação poderá ter vigência máxima de 15 anos. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
A divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) é condição indispensável para a EFICÁCIA do contrato e de seus aditamentos e deverá ocorrer nos seguintes prazos, contados da data de sua assinatura: 20 dias úteis, no caso de licitação e em 10 dias úteis, no caso de contratação direta. A divulgação de que trata o caput deste artigo, quando referente à contratação de profissional do setor artístico por INEXIGIBILIDADE, deverá identificar os custos do cachê do artista, dos músicos ou da banda, quando houver, do transporte, da hospedagem, da infraestrutura, da logística do evento e das demais despesas específicas. No caso de OBRAS, a Administração divulgará em sítio eletrônico oficial, em até 25 dias úteis após a assinatura do contrato, os quantitativos e os preços unitários e totais que contratar e, em até 45 dias úteis após a conclusão do contrato, os quantitativos executados e os preços praticados. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das CLÁUSULAS EXORBITANTES, que decorrem do principio da supremacia do interesse público sobre o privado presentes nos contratos administrativos, tem-se a RESCISÃO UNILATERAL a administração poderá rescindir o contrato independente da vontade do contratado, seja por interesse da Administração, (o contratado terá direito a indenização), seja por inadimplência do contratado (não gera indenização). (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das CLÁUSULAS EXORBITANTES, que decorrem do principio da supremacia do interesse público sobre o privado presentes nos contratos administrativos, Tem-se a ALTERAÇÃO UNILATERAL, o contratado fica obrigado a aceitar alterações qualitativas ou quantitativas no objeto do contrato sejam elas ADITIVAS ou SUPRESSIVAS, até o limite de 25% do valor inicial atualizado do contrato, e até o limite de 50% para reforma de edifícios e equipamentos, conforme art. 125 da Lei 14.133/21. Caso haja alteração unilateral do contrato que aumente ou diminua os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial.
(VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das CLÁUSULAS EXORBITANTES, que decorrem do principio da supremacia do interesse público sobre o privado presentes nos contratos administrativos, Tem-se a INAPLICABILIDADE DA “EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS” (EXCEÇÃO DO CONTRATO NÃO CUMPRIDO), onde no direito privado, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro. Entretanto, as normas de direito administrativo impedem que o particular possa interromper a execução do contrato, em face de inadimplência da Administração, por força do princípio da continuidade do serviço público. Somente após 6 meses de inadimplência da Administração é que o contratado poderá suspender a execução do serviço ou pleitear a rescisão do contrato (art. 137, §2º, IV da Lei 14.133/21). (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 137, § 2º O contratado terá direito à extinção do contrato nas seguintes hipóteses: IV - atraso superior a 2 (dois) meses, contado da emissão da nota fiscal, dos pagamentos ou de parcelas de pagamentos devidos pela Administração por despesas de obras, serviços ou fornecimentos;
o Na Lei 8.666/93 esse prazo era de 90 dias.
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, O SEGURO-GARANTIA tem por objetivo garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado perante à Administração, inclusive as multas, os prejuízos e as indenizações decorrentes de inadimplemento. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, A critério da autoridade competente, em cada caso, poderá ser exigida, independentemente de previsão no edital, prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 96. A critério da autoridade competente, em cada caso, poderá ser exigida, mediante previsão no edital, prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, Na hipótese de SUSPENSÃO do contrato por ordem ou inadimplemento da Administração, o contratado ficará desobrigado de renovar a garantia ou de endossar a apólice de seguro até a ordem de reinício da execução ou o adimplemento pela Administração. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, Nas contratações de OBRAS, SERVIÇOS E FORNECIMENTOS, a garantia poderá ser de até 10% do valor inicial do contrato, autorizada a majoração do percentual até 10%, desde que justificada mediante análise da complexidade técnica e dos riscos envolvidos. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 98. Nas contratações de OBRAS, SERVIÇOS E FORNECIMENTOS, a garantia poderá ser de até 5% do valor inicial do contrato, autorizada a majoração do percentual até 10%, desde que justificada mediante análise da complexidade técnica e dos riscos envolvidos.
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, Caberá ao CONTRATADO OPTAR por apenas uma dessas modalidades de garantia: Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública; Seguro-garantia; Fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira autorizada. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 96, § 1º Caberá ao CONTRATADO OPTAR por uma das modalidades de garantia: (5% – 10% – 30%)
o I - Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública; emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil, e avaliados por seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Economia;
o II - Seguro-garantia; (grande vulto – até 30%); (obras e serviços de engenharia – seguradora assumir)
o III - fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira autorizada a operar no País pelo Banco Central do Brasil;
o IV - Título de capitalização custeado por pagamento único, com resgate pelo valor total. (Incluído pela Lei nº 14.770, de 2023)
- Art. 96, § 3º O edital fixará prazo mínimo de 1 mês, contado da data de homologação da licitação e anterior à assinatura do contrato, para a prestação da garantia pelo contratado.
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, Nas contratações de OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE GRANDE VULTO, poderá ser exigida a prestação de garantia, na modalidade SEGURO-GARANTIA, com cláusula de retomada (seguro-garantia e prever a obrigação de a seguradora, em caso de inadimplemento pelo contratado, assumir a execução e concluir o objeto do contrato), em percentual equivalente a até 30%do valor inicial do contrato. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, Será liberada ou restituída após a FIEL EXECUÇÃO DO CONTRATO ou APÓS A SUA EXTINÇÃO POR CULPA EXCLUSIVA DA ADMINISTRAÇÃO (em dinheiro atualizado). Bem como, Nos casos de entrega de bens pela Administração, o valor desses bens deverá ser ACRESCIDO AO VALOR DA GARANTIA.(VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
Em se tratando das GARANTIAS DA ADMINISTRAÇÃO, presentes nos contratos administrativos, Na contratação de OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA, o edital poderá exigir a prestação da garantia na modalidade seguro-garantia e prever a obrigação de a seguradora, em caso de inadimplemento pelo contratado, assumir a execução e concluir o objeto do contrato, hipótese em que: A seguradora deverá firmar o contrato, inclusive os aditivos, como interveniente anuente e poderá: a) ter livre acesso às instalações em que for executado o contrato principal; b) acompanhar a execução do contrato principal; c) ter acesso a auditoria técnica e contábil; d) requerer esclarecimentos ao responsável técnico pela obra ou pelo fornecimento; (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO