Poderes da Administração Flashcards
RESPONDA: Qual o conceito de poderes da Administração?
RESPOSTA: Os poderes da Administração - que não se confundem com os poderes do Estado (PJ, PL e PE)- podem ser conceituados como um conjunto de PRERROGATIVAS ou de COMPETÊNCIAS de direito público, conferidas à Administração, com o objetivo de permitir a aplicação da supremacia do interesse público e a realização do bem comum.
C ou E: O exercício do poder pela Administração não representa uma faculdade, sendo que, uma vez caracterizado o interesse público, ela tem o dever de agir.
RESPOSTA: CORRETO.
A Administração, apesar das prerrogativas inerentes à supremacia do interesse público, não tem a mesma autonomia e liberdade que os particulares quando exercitam os seus direitos, em razão da função pública que exerce.
COMPLETE: O __(1)__ é o poder conferido ao administrador, em regra, chefe do Poder Executivo, para a edição de normas complementares a lei, permitindo a sua fiel execução.
RESPOSTA: (1) poder regulamentar ou normativo.
C ou E: Um dos aspectos que diferenciam as leis dos regulamentos é que, enquanto as leis provém de um órgão colegiado, no qual se reúnem diversos segmentos representativos dos interesses de vida social, os regulamentos ficam sob a vontade pessoal do governante em uma perspectiva unitária, sendo elaborados nos gabinetes fechados, sem publicidade alguma, livres de qualquer fiscalização ou controle efetivo da sociedade.
RESPOSTA: CORRETO.
Por essas razões, esses atos normativos não podem ganhar o mesmo tratamento, sendo visível a superioridade hierárquica da lei em face do regulamento.
COMPLETE: De acordo com o art 84, VI, da CR/88, compete __(1)__ ao Presidente da República dispor mediante __(2)__ sobre:
- organização e funcionamento da __(3)__, quando não implicar __(4)__ nem __(5)__;
- extinção de __(6)__.
RESPOSTA: (1) privativamente;
(2) decreto;
(3) administração federal
(4) aumento de despesa;
(5) criação ou extinção de órgãos públicos;
(6) funções ou cargos públicos quando vagos
Art. 84 da CR/88. Compete privativamente ao Presidente da República:
VI - dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;(Incluída pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
RESPONDA: Conceitue poder hierárquico.
RESPOSTA: O poder hierárquico é conferido ao administrador a fim de DISTRIBUIR e ESCALONAR as funções dos seus órgãos, ORDENAR e REVER a atuação de seus agentes, estabelecendo uma relação de hierarquia e de subordinação.
C ou E: Serão permitidos, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação, temporária ou definitiva, de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
RESPOSTA: ERRADA.
Serão permitidos, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação TEMPORÁRIA de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
DICA: - delegação: autoridade superior delega para uma inferior ou de mesma hierarquia;
- avocação: autoridade superior avoca de autoridade inferior.
RESPONDA: Em que consiste o poder disciplinar conferido à Administração Pública?
RESPOSTA: O poder disciplinar conferido à Administração Pública lhe permite punir e apenar a prática de infrações funcionais dos servidores e de todos que estiverem sujeitos à disciplina dos órgãos e serviços da Administração, como é o caso daqueles que com ela contratam, que estão na sua intimidade.
C ou E: O poder disciplinar abrange as sanções impostas aos particulares, já que a eles também se aplica a disciplina da Administração, no que couber.
RESPOSTA: ERRADO.
O poder disciplinar NÃO abrange as sanções impostas aos particulares, já que eles NÃO estão sujeitos à disciplina interna da Administração e, nesse caso, as medidas punitivas encontram seu fundamento no poder de POLÍCIA do Estado.
C ou E: O poder disciplinar trata-se de um poder estritamente discricionário.
RESPOSTA: ERRADO.
Alguns doutrinadores falam que se trata de um poder discricionário. Mas tal entendimento deve ser adotado com certos limites. A Administração NÃO TEM LIBERDADE DE ESCOLHA ENTRE PUNIR OU NÃO. Uma vez tendo conhecimento da infração, ela tem a obrigação de instaurar o PAD. Trata-se, portanto, de ato vinculado, sob pena de praticar crime de condescendência criminosa (art 320 do CPB) e improbidade administrativa (art 11 da lei 8429/92) por conduta omissiva da Administração.
C ou E: No que diz respeito ao poder disciplinar, apesar de não se tratar de um poder plenamente discricionário, a lei permite uma valoração do administrador no que diz respeito à definição da infração praticada e a escolha da sanção correspondente para tal infração.
RESPOSTA: ERRADO.
De fato, a lei gera uma valoração na definição da infração praticada. Porém, para a escolha da sanção, tal liberdade não existe. O estatuto determina que, uma vez definida a infração funcional, a sanção correspondente é a expressa na lei, nao restando , assim, discricionariedade para o administrador, caracterizando assim uma decisão vinculada.
RESPONDA: Conceitue poder de polícia.
RESPOSTA: Pode-se conceituar poder de polícia como a atividade da Administração Pública que se expressa por meio de atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral e, na forma da lei, de condicionar a LIBERDADE e a PROPRIEDADE dos indivíduos mediante ações FISCALIZADORAS, PREVENTIVAS e REPRESSIVAS, impondo aos administrados comportamentos compatíveis com os interesses sociais sedimentados no sistema normativo.
C ou E: A atuação do poder de polícia representa sempre limitação administrativa ao direito de propriedade e ao direito de liberdade.
RESPOSTA: ERRADO.
PEGADINHA: em alguns casos, esses direitos já se encontram plenamente delineados pela lei, devendo a administração, nessa hipótese, assegurar-lhes o respeito, fiscalizando a sua observância e impedindo qualquer violação. Em outros casos, a lei incumbe ao administrador averiguar, no caso concreto, a efetiva extensão que possuem, em razão da definição legal, genérica e imprecisa. Nesse caso, a administração NÃO restringe NEM limita o âmbito de tais direitos; SOMENTE SE APLICA A VONTADE DA LEI, VISANDO COMPATIBILIZÁ-LO COM O BEM ESTAR SOCIAL.
COMPLETE: Os atos materiais sucessivos ao ato jurídico de polícia, buscando o cumprimento deste, podem ser delegados aos particulares, quando se tratar de executá-lo materialmente, hipótese em que só se reconhece a possibilidade se o ato de polícia for referente à __(1)__, e jamais à __(2)__, como por exemplo, a dissolução de obras efetuadas irregularmente e que estejam desocupadas e o particular se recusa a fazer.
RESPOSTA: (1) Propriedade;
(2) Liberdade.
Me: Sobre o poder disciplinar da Administração, é correto afirmar que:
A) Abrange sanções impostas a particulares sujeitos à disciplina interna da Administração, como estudantes de escolas públicas;
B) Aplica-se aos servidores em geral, não se estendendo aos particulares, salvo somente se tiverem celebrado contrato administrativo com a AP;
C) É excludente em relação ao poder hierárquico, que se aplica apenas na orientação das atividades dos servidores;
D) É expressão da relação de coordenação e subordinação, abrangendo atuação e controle, por isso restrito à esfera funcional.
RESPOSTA: LETRA A.
A) Excepcionalmente, existem pessoas que não são servidores e se sujeira ao poder disciplinar. Ex: estudante de escola pública, doente de hospital público, o contratado pela administração pública;
B) O erra está no …“salvo somente…”. Existem outros casos, como visto na letra A acima;
C) Poder hierárquico e disciplinar não se confundem, muito embora andem juntos;
D) Subordinação e coordenação = poder hierárquico.