Poderes Administrativos Flashcards
Com relação ao abuso de poder, quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai além do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. O agente até tinha competência, mas a extrapolou. Nessa situação descrita ele está praticando o abuso de poder em qual modalidade?
Modalidade excesso de poder.
Quando, embora atuando nos limites de sua competência, a autoridade pratica o ato por motivos pessoais ou com fins diversos dos objetivos dados pela lei ou exigidos pelo interesse público. Neste caso a autoridade está cometendo abuso de poder, em qual modalidade?
Desvio de poder.
O abuso de poder pelo excesso viola o requisito de ___ do ato administrativo. Por outro lado, o abuso de poder pelo desvio viola o requisito da ___.
competência / finalidade.
Na delegação a autoridade transfere parte de suas atribuições para outro agente praticar o ato em seu lugar, sendo necessária a relação de hierarquia.
Errado. ( A delegação pode ocorrer em situações não hierarquizadas também.)
Como é chamada a prática, que só pode ocorrer em situações excepcionais e temporárias, em que o superior hierárquico subtrai parte da competência atribuída originariamente ao seu subordinado?
Avocação.
Os poderes de comando, de fiscalização e revisão de atos administrativos, assim como os poderes de delegação e avocação de competências são expressão de qual poder administrativo?
Poder hierárquico.
Como é chamado o poder que a Administração tem de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à relação especial com a Administração Pública?
Poder Disciplinar.
O poder disciplinar incide não só em relação aos servidores, mas também em relação aos particulares que mantêm algum tipo de vínculo especial com o poder público, como, por exemplo, concessionários e permissionários, que podem sofrer determinadas sanções em razão de inexecução contratual ou falha na execução.
Correto.
Quais são os principais deveres do administrador público? (4x)
I - Dever de agir;
II - Dever de prestar contas;
III - Dever de eficiência;
IV - Dever de probidade.
Como é chamado o decreto que é de competência privativa do chefe do Executivo, ou seja, não pode ser delegado, para fiel execução de lei, não podendo inovar na ordem jurídica, considerado ato secundário?
Decreto regulamentar ou executivo.
A permissão para que o poder público interfira na órbita do interesse privado para salvaguardar o interesse público, restringindo-se direitos individuais, fundamenta-se em qual poder?
Poder de Polícia.
Em relação a taxas, imposto, tarifa ou contribuição. Qual ou quais dessas podem ser cobradas pelo Estado no exercício ou em razão de exercer o poder de polícia?
Somente taxas.
Quais são os atributos do poder de polícia? (3x)
Dica: DAC
I - Discricionariedade;
II - Autoexecutoriedade; e
III - Coercibilidade.
Em regra, é possível delegar o poder de polícia aos particulares?
Não.
I - A polícia ___ atua predominantemente de forma preventiva, mas pode atuar também de forma repressiva. Ela incide sobre bens, atividades e direitos.
II - A polícia ___ atua predominantemente de forma repressiva, mas pode atuar também de forma preventiva. incide sobre pessoas.
I - Administrativa;
II - Judiciária.
A polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário.
Errado. ( Ao Poder Executivo.)
As guardas municipais, desde que autorizadas por lei municipal, têm competência para fiscalizar o trânsito, lavrar auto de infração de trânsito e impor multas.
Correto.
A prescrição para a punição decorrente do poder de polícia ocorre em ___ anos, contados da data da prática do ato ou, em se tratando de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.
CINCO
Apesar de o poder de polícia ser discricionário, ele pode se manifestar de modo vinculado também.
Correto.
A demolição de casa habitada determinada por força de ato de polícia administrativa independe de prévia autorização judicial.
Errado. ( A regra é que os atos de polícia administrativa independe de autorização judicial, mas nesse caso de demolição de casa habitada, dependerá de autorização judicial.)
Não se submetem ao regime de precatório as empresas públicas dotadas de personalidade jurídica de direito privado com patrimônio próprio e autonomia administrativa que exerçam atividade econômica sem monopólio e com finalidade de lucro.
Correto.