Entidades Paraestatais e Terceiro Setor. Flashcards
Como é denominado o termo que é utilizado para designar as entidades privadas, surgidas necessariamente
no meio privado, mas que não possuem fins lucrativos nem econômicos, ou seja, é formado pelas entidades privadas da sociedade civil, que prestam atividade de interesse social, sem finalidade lucrativa?
Terceiro setor.
Pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos,
instituídas por particulares – portanto, não integrantes da Administração Pública –, que atuam em colaboração ou apoio ao Estado na prestação de atividades de utilidade pública. Esse é o conceito de?
Entidades paraestatais.
As entidades paraestatais abrange os entes privados, sem fins lucrativos, que atuam em colaboração com o Estado, mas que não fazem parte do conceito formal de Administração Pública.
Correto.
Como é chamada a entidade paraestatal que é formada por pessoas jurídicas com personalidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, criadas por meio de autorização legal, para ministrar assistência ou ensino a certas categorias
sociais ou grupos profissionais, sendo mantidos por dotações orçamentárias ou por contribuições
parafiscais. São entes paraestatais, que atuam em colaboração com o Poder Público, com administração e
patrimônio próprios, revestindo a forma de instituições particulares sem fins lucrativos convencionais,
como as associações civis e as fundações privadas.
São exemplos desse tipo de entidade paraestatal as famosas entidades do “Sistema S”, como: Serviço Nacional
de Aprendizagem Industrial – Senai; Serviço Social do Comércio – Sesc; Serviço Social da Indústria – Sesi;
Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – Senac; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar;
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop; Serviço Social de Transporte – Sest;
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas – Sebrae; dentre outros?
Serviços sociais autônomos.
Quanto ao foro competente, consolidou-se o entendimento de que os serviços sociais autônomos devem ter os seus processos julgados na ___(2p), uma vez que se tratam de entidades privadas, não integrantes, portanto, da administração pública.
justiça estadual
___(2p) é a qualificação jurídica dada a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída por iniciativa de particulares, e que recebe delegação do Poder
Público, mediante contrato de gestão, para desempenhar serviço público de natureza social.
Organização social
O Poder Executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.
Correto.
Deve ter personalidade jurídica de direito privado; não pode ter finalidade lucrativa; deve atuar nas atividades de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura ou saúde; deve firmar um contrato de gestão com o Poder Público. Essas são características de qual entidade paraestatal?
Organização social.
Uma das exigências para a qualificação é que a Organização social (OS) tenha, como órgão de deliberação superior, um conselho de administração e uma diretoria. Tanto os membros do conselho de administração quanto os membros da diretoria são remunerados.
Errado. ( Os membros do conselho de administração não podem ser remunerados, enquanto os membros da
diretoria podem.)
Entende-se por ___(2p) o instrumento firmado entre o Poder Público e a entidade qualificada como organização social, com vistas à formação de parceria entre as partes para fomento e execução de atividades relativas às áreas de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde.
contrato de gestão
As organizações sociais não se submetem à Lei 8.666/1993
(ou seja, não realizam licitação pública), mas a procedimento próprio, que deve observar os princípios
constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Correto.
Qualificação jurídica dada a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, instituídas por iniciativa de particulares, para desempenhar serviços sociais
não exclusivos do Estado com incentivo e fiscalização do Poder Público, mediante vínculo jurídico instituído por meio de termo de parceria. Esse é o conceito de?
Organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip).
Segundo a Lei 9.790/1999, podem qualificar-se como Organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip) as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que tenham sido constituídas e se encontrem em funcionamento regular há, no mínimo, ___, desde que os respectivos objetivos sociais e normas estatutárias atendam aos requisitos instituídos na Lei.
3 anos
Enquanto o vínculo da Organização Social (OS) com o Poder Público ocorre por meio de contrato de gestão; para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) esse vínculo é feito por meio de?
Termo de parceria.
A escolha da organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), para a celebração do termo de parceria,
deverá ser feita por meio de publicação de edital de ___(2p) pelo órgão estatal parceiro para obtenção de bens e serviços e para a realização de atividades, eventos, consultoria, cooperação técnica e assessoria.
concurso de projetos