Atos Administrativos Flashcards
Declaração unilateral de vontade do Estado, ou de quem o represente, no exercício de função administrativa, de nível
inferior à lei, com a finalidade de atender ao interesse público, visando criar, restringir, declarar ou extinguir direitos, e sujeita ao controle judicial. Esse é o conceito de?
Atos Administrativos.
Quais são os requisitos /elementos do ato administrativo? (5x)
I - Competência;
II - Finalidade;
III - Forma;
IV - Motivo;
V - Objeto.
Qual é o tipo de ato em que todos os requisitos ou elementos são definidos pela lei, não havendo liberdade para o agente público.
Ato vinculado.
Como são chamados os atos em que a lei permite ao agente público realizar um juízo de conveniência e oportunidade (mérito), decidindo o melhor ato a ser praticado?
Atos discricionários.
Dos requisitos/elementos dos atos administrativos (Competência, Finalidade, Forma, Motivo e Objeto) somente dois são passiveis de convalidação, quais são?
A Forma e a Competência.
Quais são os atributos dos atos administrativos? (4x)
I - presunção de legitimidade ou veracidade;
II - imperatividade;
III - autoexecutoriedade;
IV - tipicidade.
Os atos nascem com a presunção de que são legítimos, de que estão de acordo com a lei e que os fatos apresentados são verdadeiros. Esse é o conceito de qual atributo dos atos administrativos?
Atributo da presunção de legitimidade e veracidade.
Como é chamado o poder que tem a Administração de impor o ato ao administrado, independentemente de sua concordância?
Imperatividade.
Como é chamado o poder que o Estado tem de impor obrigações de modo unilateral na esfera do administrado?
Poder extroverso.
Qual é o atributo do ato administrativo que garante a execução direta desse ato pela própria Administração, independentemente de ordem judicial?
Atributo da autoexecutoriedade.
Quais são os atos administrativos que não possuem o atributo da autoexecutoriedade? (5x)
I - cobrança de multa;
II - tributos;
III - desapropriação;
IV - servidão administrativa; e
V - cancelamento de naturalização.
Quanto a classificação dos atos administrativos, o ato ___ é o que resulta da vontade única de um órgão ou agente, mas depende
da aprovação, ratificação ou confirmação por parte de outro para produzir seus efeitos.
composto
Qual é o tipo de ato administrativo vinculado e definitivo, por meio do qual o Poder Público, verificando que o interessado atendeu a todas as exigências legais, possibilita o desempenho
de determinada atividade.
Licença.
A ___ é o ato administrativo discricionário e precário pelo qual o Poder Público torna possível ao pretendente a realização de certa atividade ou utilização de determinados bens particulares ou públicos.
autorização
Como são chamados os atos administrativos que visam completar a lei, como exemplos: os decretos, resoluções, instrução normativa, regimentos, resoluções.?
Atos normativos.
Licença, autorização, permissão, aprovação, admissão, visto,
homologação, dispensa, renúncia, protocolo administrativo. São exemplos de qual tipo de ato administrativo?
Atos Negociais.
Nos atos administrativos ___ a Administração profere opinião ou certifica ou atesta situações. São exemplos: as certidões, atestados, pareceres, apostilas.
enunciativos
Os atos administrativos que tem a função de organizar a Administração e impor comando aos servidores, como exemplos: instrução, circulares, ordens de serviço, avisos, memorandos,
portaria, ofício, despachos, são chamados de?
Atos ordinatórios.
Qual nome se da ao ato de extinguir um ato legal que não é mais conveniente e oportuno, decorre do poder discricionário da Administração, pois é produzida com base em critérios de conveniência e oportunidade (mérito administrativo)?
Revogação.
Os efeitos da revogação são Ex ___ (prospectivos), ou seja, para o futuro. Todos os atos efeitos que decorrem do ato revogado devem ser mantidos.
nunc
Tanto a Administração, quanto o Poder judiciário podem revogar um ato administrativo.
Errado. ( Judiciário não faz revogação.)
Quando estiver atuando como Administração Pública (função atípica), o Poder Judiciário pode revogar seus próprios atos administrativos?
Sim.
Em regra, os atos VINCULADOS não são passiveis de revogação mas somente anulação. porém, existe uma exceção, o STF decidiu que a licença (ato vinculado) para construir, enquanto a obra não for iniciada, pode ser revogada.
Correto.
A ___ é a extinção de um ato administrativo por motivo de ilegalidade. Nela ocorre a análise da legitimidade do ato administrativo, podendo ser feita pela própria Administração, de ofício ou mediante provocação, ou pelo Poder Judiciário, desde que seja provocado.
anulação
A Administração Pública tem prazo de ___ anos, salvo comprovada má-fé, para anular atos que beneficiarem os administrados.
5
Os efeitos de uma anulação são Ex ___, ou seja, retroativos.
Com a anulação do ato administrativo, como regra, todos os seus efeitos serão desconstituídos.
tunc
A convalidação, também conhecida como sanatória (ou aperfeiçoamento), é a correção do vício existente no ato administrativo, com efeitos retroativos. O ato que convalida tem efeitos ex tunc, uma vez que retroage, em seus efeitos, ao momento em que foi praticado o ato originário. Os efeitos retroativos da convalidação servem para aproveitar/manter todos os efeitos produzidos.
Correto.
Só é possível a convalidação de um ato administrativo quando o vício recair ,especificamente, sobre um desses dois elementos essenciais dos atos administrativos. Quais são esses elementos?
Forma e Competência.
Existem três requisitos para a possibilidade de convalidação
dos atos administrativos, quais são?
I - não acarretar lesão ao interesse público;
II - não acarretar prejuízo a terceiros;
III - apresentar vício sanável.