Lei 8.429/92 Improbidade Administrativa Flashcards
A Constituição prevê quatro sanções para aqueles que praticarem ato de improbidade administrativa, quais são essas sanções? (RISP)
I - Ressarcimento ao erário;
II - Indisponibilidade dos bens;
III - Suspensão dos direitos políticos; e
IV - Perda da função pública.
Todas as sanções que podem ser aplicadas aos que praticam atos de improbidade administrativas só se efetivam após o trânsito em julgado da sentença condenatória. Porém, existem 2 medidas cautelares que não dependem do trânsito em julgado. Quais são elas?
I - o afastamento da função do agente público; e
II - o pedido de indisponibilidade de bens dos réus.
A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.
Essa declaração será atualizada ___ e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.
anualmente
O agente que comete ato de improbidade administrativa, na modalidade “enriquecimento ilícito”, além de perda da função pública, terá as seguintes sanções aplicadas:
I - Suspensão dos direitos políticos de até ___ anos;
II - Multa Equivalente ao ___(3p);
III - Proibição de contratar/receber benefício ou incentivos do
Poder Público de até ___ anos.
I - 14;
II - valor do acréscimo patrimonial;
III - 14.
O agente que comete ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios administrativos, terá as seguintes sanções aplicadas:
I - Multa de até ___ vezes o valor da remuneração; e
II - Proibição de contratar/receber benefício ou incentivos do
Poder Público de até ___ anos.
I - 24;
II - 4.
O agente que comete ato de improbidade administrativa, que causa prejuízo ao erário, além da perda da função pública, terá as seguintes sanções aplicadas:
I - Suspensão dos direitos políticos de até ___ anos;
II - Multa equivalente ao ___(2p); e
III - Proibição de contratar/receber benefício ou incentivos do
Poder Público de até ___ anos.
I - 12;
II - valor do dano;
III - 12.
Quem comunica um ato de improbidade administrativa sabendo que, de fato, esta não ocorreu, responderá criminalmente.
Correto.
Salvo o ___ (2p), os agentes políticos estão sujeitos à dupla responsabilidade e se submetem tanto à responsabilização civil pelos atos de improbidade administrativa quanto à responsabilização político-administrativa por crimes de responsabilidade.
Presidente da República
Pelo fato de não existir foro por prerrogativa de função nas ações de improbidade administrativa, qual é a justiça responsável pelo julgamento de tais ações?
Justiça de 1° instância.
Com as alterações na Lei n. 8.429/92 trazidas pela Lei 14.230/21, se enquadra em qual modalidade de improbidade o ato de frustrar a licitude de processo licitatório com vistas à obtenção de benefício próprio, direto ou indireto, ou de terceiros (SEM DANO EFETIVO)?
Modalidade que atenta contra os princípios da administração pública.
Frustrar a licitude de concurso público é ato de improbidade administrativa de qual modalidade?
Que viola princípio da Administração.
Aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade é ato de improbidade administrativa que se enquadra em qual modalidade?
Enriquecimento Ilícito.
Prescreve em quantos anos a ação para a aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa?
Em 8 anos.
Na ação de improbidade, a decretação de indisponibilidade de bens pode recair sobre aqueles adquiridos anteriormente ao suposto ato de improbidade?
Sim.
No caso de agentes políticos reeleitos, a partir de qual momento o termo inicial do prazo prescricional nas ações de improbidade administrativa deve ser contado?
A partir do término do último mandato.
Qual é a natureza da ação de improbidade administrativa?
Natureza CIVIL e POLÍTICA.
A quem compete o julgamento das ações de Improbidade Administrativa contra os membros do STF?
Ao próprio STF.
Atos omissivos podem ser considerados para a configuração de lesão ao patrimônio público.
Correto.
Se o Estado concorrer com mais de 50% para criação ou custeio de entidade, esta responderá de forma integral na Lei de Improbidade. Porém se concorrer com menos de 50% estará sujeita apenas à sanção de?
ressarcimento ao erário.
De acordo com a Lei nº 14.230/21, que trouxe várias modificações na Lei n. 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), a configuração de improbidade administrativa continua sendo possível tanto de forma dolosa quanto culposa.
Errado. ( Agora só de forma DOLOSA.)
O estagiário que atua no serviço público, em caráter transitório e não remunerado não estará sujeito à responsabilização por ato de improbidade administrativa.
Errado. ( Entendeu o STJ que o estagiário que atua no
serviço público, mesmo em caráter transitório, remunerado ou não, está sujeito à responsabilização por ato de improbidade administrativa.)
Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado não respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica, salvo se, comprovadamente, houver participação e benefícios diretos, caso em que responderão nos limites da sua participação.
Correto.
Cometerá ato de improbidade administrativa de qual tipo o agente que utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade da Administração Pública, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades?
Do tipo “Enriquecimento Ilícito”.
O agente que revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo cometerá improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.
Errado. ( Não basta apenas revelar o segredo para responder por improbidade, tem que ser provado que o segredo revelado beneficiou o agente ou que o segredo revelado colocou em risco a segurança da sociedade ou do Estado.)
Com as alterações na Lei n. 8.429/92 trazidas pela Lei 14.230/21, se enquadra em qual modalidade de improbidade o ato de frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente, acarretando perda patrimonial efetiva?
Modalidade que Causa Lesão ao Erário.
Com as inovações da Lei 14.230/21 sobre os atos de Improbidade Administrativa, o nepotismo passa a constar, expressamente, como ato de improbidade administrativa. O nepotismo se enquadra em qual modalidade de improbidade?
Modalidade que Atenta Contra os Princípios da Administração Pública.
De acordo com as modificações trazidas pela Lei n. 14.230/21, o mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
Correto.
O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.
Correto.
O ato de agir para a configuração de ilícito na celebração, na fiscalização e na análise das prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas é ato de improbidade administrativa de qual modalidade?
Modalidade que Causa Lesão ao Erário.
Com as modificações na Lei de Improbidade Administrativa feitas pela lei 14.230/21, o ato de improbidade que atenta contra princípios administrativos só está sujeito a 2 das 4 sanções previstas na LIA. Quais são elas?
I - multa; e
II - proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
Nos atos de Improbidade Administrativa, uma das sanções previstas é a multa. Se o juiz considerar que, em virtude da
situação econômica do réu, o valor calculado é ineficaz para reprovação e prevenção do ato de improbidade, então ele poderá aumentar a multa em quanto?
Até o dobro.
Ocorrendo ato de improbidade que cause lesão ao patrimônio público, a reparação do dano é certa. Porém, se já houve ressarcimento em outras esferas (administrativa ou criminal)
o valor será descontado de eventual condenação na esfera civil por improbidade.
Correto.
Para efeitos de contagem do prazo da sanção de suspensão dos
direitos políticos, computar-se-á retroativamente o intervalo de tempo entre a decisão colegiada e o trânsito em julgado da sentença condenatória.
Correto.
Será punido com qual sanção o servidor que se recusar a prestar a declaração de bens no prazo ou a prestar falsa?
Com a Demissão.
De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, como é chamado o recurso que caberá da decisão que deferir ou indeferir a medida relativa à indisponibilidade de bens?
Agravo de instrumento.
A medida cautelar do pedido de indisponibilidade de bens na ação de improbidade não poderá, em nenhuma hipótese, ser decretada sem a oitiva prévia do réu.
Errado. (a indisponibilidade de bens poderá ser decretada sem a oitiva prévia do réu, sempre que o contraditório prévio puder comprovadamente frustrar a efetividade da medida ou houver outras circunstâncias que recomendem a proteção liminar.)
O pedido de indisponibilidade de bens poderá ser formulado independentemente da representação. Assim, o Ministério Público pode, de ofício, propor o pedido de indisponibilidade.
Correto.
Na ação de Improbidade, é vedada a decretação de indisponibilidade da quantia de até ___ salários mínimos depositados em caderneta de poupança, em outras aplicações financeiras ou em conta-corrente.
40
Com as alterações feitas pela lei 14.230/21 na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92), à legitimidade para a propositura da ação de improbidade passa a ser exclusiva do(a)?
Ministério Público.
O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução civil em ação de improbidade.
Correto.
As sanções aplicadas em outras esferas não poderão ser compensadas com as sanções aplicadas na Lei de improbidade administrativa.
Errado. ( Sanções eventualmente aplicadas em outras esferas deverão ser compensadas com as sanções aplicadas nos termos da Lei de Improbidade Administrativa.)
O inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de ___ dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado submetido à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.
365