Meningites Flashcards
Qual é o vírus mais frequentemente envolvido na etiologia das meningites?
Enterovírus.No grupo dos Enterovírus, destacam-se os da família Picornaviridae: Echovirus (3, 4e, 6, 9, 11, 75, 21 e 30), Poliovírus e Coxsackievírus dos grupos A e B 1,2. A transmissão é fecal-oral.
Os herpes vírus (HSV-1 e HSV-2), prevalência em infecção?
0,5% a 3% dos casos de meningite viral aguda. São quadros autolimitados, todavia, quando cursam com encefalite, são potencialmente fatais e estão associa- dos ao HSV-2.
MENINGITES, Os principais agentes na faixa etária > 3 meses são:
N. meningitidis.
MENINGITES, Os principais agentes na faixa etária?
BGN são importantes como causa de meningite até 2 meses de idade, em neonatos.
MENINGITES, Os principais agentes na faixa etária?
S. agalactiae é uma bactéria presente no canal do parto, portanto, é prevalente em neonatos.
MENINGITES, Os principais agentes na faixa etária?
Meningite por Enterococus é comum em pacientes com derivação ventrículo-peritoneal e neonatos.
MENINGITES, Os principais agentes na faixa etária?
Meningite por Listeria é comum em pacientes com < 2 meses, idade avançada e imunossuprimidos.
MENINGITES, Os principais agentes na faixa etária?
Meningococo é o principal agente de meningite no Brasil a partir de 3 meses de vida.
MENINGITE, As infecções pneumocócicas;
As infecções pneumocócicas podem ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequentes em crianças de baixa idade (lactentes menores de seis meses) e em idosos.
MENINGITE, As infecções pneumocócicas;
Algumas condições são consideradas predisponentes a infecções por pneumococo, ex.: asplenia anatômica ou funcional (incluindo anemia falciforme), imunodeficiência congênita ou adquirida, síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica, transplante de órgãos, diabetes mellitus, doença pulmonar crônica, insuficiência cardíaca congestiva e pacientes com fístula liquórica, que tendem a apresentar meningite recorrente por pneumococo.
MENINGITE LISTÉRIA?
A Listeria que é um bacilo gram positivo que geralmente pode aparecer em pacientes imunossuprimidos (extremos de faixa etária, reumatológicos, etilistas).
Para contactantes domiciliares adultos de pacientes com Meningite Bacteriana Aguda de etiologia meningocócica, há, em até 24 horas do diagnóstico do caso índice, indicação para profilaxia com o uso da seguinte droga:
Ciprofloxacina.
O médico plantonista do pronto-socorro deve realizar a profilaxia de meningite meningocócica para os familiares de uma escolar de 7 anos
Rifampicina 20 mg/kg/dia VO em 2 doses por 2 dias ou com ceftriaxona 125 mg IM para os menores de 15 anos e 250 mg para os maiores de 15 anos.
Sobre o uso de corticoide nas meningites bacterianas, objetivando reduzir a incidência de sequelas auditivas e neurológicas, recomenda-se:
Administrá-lo antes da antibioticoterapia. O corticoide deve ser iniciado 20 minutos antes ou no máximo junto com o antibiótico.