Cirurgia Bariátrica Flashcards

1
Q

(SES-PE 2017 R3 CIRURGIA GERAL) - Em relação ao tratamento de um homem de 45 anos, IMC 42 kg/m2, com diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, apneia do sono e esôfago de Barrett, assinale a alternativa CORRETA.

A) O balão intragástrico é a melhor opção terapêutica, por se tratar de um tratamento eficaz, duradouro e menos invasivo.
B) A gastrectomia vertical é a cirurgia mais adequada, pois apresenta baixa taxa de complicações e melhores efeitos antidiabético e antirrefluxo.
C) A derivação gástrica em Y de Roux (cirurgia de Capella) é a opção cirúrgica mais indicada, uma vez que apresenta elevada taxa de remissão do diabetes e melhora a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) .
D) A derivação biliopancreática duodenal switch tem como vantagens o maior efeito antidiabético e a menor possibilidade de distúrbios nutricionais.
E) A banda gástrica ajustável é a melhor opção, uma vez que apresenta menor morbidade e tem a maior eficácia no tratamento da síndrome metabólica e da DRGE.

A

Letra “C” -A derivação gástrica em Y de Roux (cirurgia de Capella) é a opção cirúrgica mais indicada, uma vez que apresenta elevada taxa de remissão do diabetes e melhora a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) .

Temos um homem de 45 anos com IMC 42 kg/m2, com diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, apneia do sono e esôfago de Barrett, ou seja, múltiplas comorbidades, e diante desse caso, a questão nos pede a alternativa correta. A – INCORRETA, o balão intragástrico apesar de menos invasivo, não tem um resultado duradouro e nem é um tratamento muito eficaz da obesidade, estando, atualmente, praticamente restrito aos pacientes que têm um IMC muito alto e é necessária a redução desse peso para uma posterior abordagem cirúrgica definitiva com melhores condições clínicas. B – INCORRETA, na gastrectomia vertical (Sleeve) vamos retirar toda a porção da grande curvatura gástrica, principalmente o fundo gástrico, local produtor de grelina (substância orexígena), aumentando, então, a saciedade desse paciente. Com isso, estaremos diminuindo o raio da luz gástrica, aumentando a pressão intraluminal e, assim, piorando o refluxo gastroesofágico, sendo então contraindicada para o caso em questão. Além disso, tal técnica possui efeito anti-diabético inferior ao by-pass em Y de Roux. C – CORRETA, devemos lembrar que nessa cirurgia deixamos um pouch gástrico e retiramos o piloro, fazendo com que todo alimento caia diretamente no jejuno, diminuindo, consequentemente, a chance do refluxo gastroesogágico. D – INCORRETA, nessa abordagem cirúrgica há a criação de uma grande área de disabsorção, favorecendo o surgimento de déficits nutricionais, além de ela não possuir melhor efeito anti-diabético que a derivação em Y de Roux. E – INCORRETA, a banda gástrica ajustável aumenta a pressão intraluminal e impede a saída do alimento do estômago tornando – o mais restrito e facilitando, portanto, o refluxo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly