Anatomofisiologia do Estômago Flashcards
(SES-PE 2018 R3 CIRURGIA GERAL) - A artéria gastroepiploica direita é ramo direto da artéria
A) hepática comum. B) mesentérica superior. C) esplênica. D) tronco celíaco. E) gastroduodenal.
Letra “E” - Gastroduodenal
PQ CURVATURA:
-AGE Sistema Porta
GD CURVATURA:
- AGED VMS
- VGEE –> VEsplênica
A respeito da anatomia vascular, temos que a aorta em sua porção descendente emite um ramo muito famoso, o tronco celíaco que possui como ramos as artérias: gástrica esquerda, esplênica e hepática comum. A hepática comum vai dar origem, logo após sua saída do tronco celíaco, às artérias gástrica direita e a gastroduodenal. Essa última, por sua vez, vai dar origem à artéria gastroepiplóica direita.
(SES-PE 2017 R3 CIRURGIA GERAL) - Em relação à fisiologia gastrointestinal, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O ácido clorídrico é produzido pelas células parietais do corpo gástrico (mucosa oxíntica), que expressa a bomba de prótons (H+,K+ ATPase).
B) Os alimentos ricos em gordura lentificam o esvaziamento gástrico, por inibirem a motricidade antral, estimularem as contrações pilóricas e relaxarem o estômago proximal.
C) O fator intrínseco que auxilia na absorção das vitaminas do complexo B é produzido pelas células antrais e neuroendócrinas do antro e bulbo duodenal.
D) A gastrina é um fator direto de crescimento para as células enterocromafins, explicando, assim, a hiperplasia dessas células no paciente cronicamente hipoclorídrico e, como tal, hipergastrinêmico.
E) O quimo ácido é neutralizado no duodeno pelo bicarbonato produzido pelas células ductais pancreáticas e pelas glândulas duodenais de Brunner.
Letra “C” - O fator intrínseco que auxilia na absorção das vitaminas do complexo B é produzido pelas células antrais e neuroendócrinas do antro e bulbo duodenal.
“PEPSINOGÊNIO VÊM DAS CÉLULAS PRINCIPAIS, ENQT O HCl E O FATOR INTRÍNSECO PROVÉM DAS CÉLULAS PARIETAIS”
o fator intrínseco de fato auxilia na absorção da vitamina B12, porém é produzido pelas células parietais
(SES-PE 2014 ACESSO DIRETO) - Sobre a anatomia do estômago, analise as afirmativas abaixo:
I. O suprimento arterial do estômago é proveniente da artéria gástrica esquerda (ramo da hepática comum), das artérias gástricas direita e gastroepiploicas direita e esquerda (ramos do tronco celíaco) e gástricas curtas (ramos da esplênica);
II. As artérias gástrica esquerda e gastroepiploica esquerda localizam-se na curvatura menor, enquanto a gástrica direita, gastroepiploica direita e gástricas curtas estão localizadas na grande curvatura e junção esofagogástrica;
III. Enquanto a veia gástrica esquerda é tributária da porta, a veia gástrica direita é tributária do sistema ázigos;
IV. O vago é um nervo eminentemente sensitivo, estando envolvido na secreção ácida sem ter ação motora sobre o estômago.
Assinale:
A) se todas as afirmativas estiverem corretas.
B) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
C) se apenas I e II estiverem corretas.
D) se apenas I, II e II estiverem corretas.
E) se apenas II e IV estiverem corretas.
Letra “B” - se todas as afirmativas estiverem incorretas.
I. O suprimento arterial do estômago é proveniente da artéria gástrica esquerda (ramo dO TRONCO CELÍACO), das artérias gástricas direita e gastroepiploicas direita e esquerda (AGD É RAMO DA AHC, ADED: RAMO DA A. GASTRODUODENAL E AGEE: RAMO DA ARTÉRIA ESPLÊNICA) e gástricas curtas (ramos da esplênica);
II. As artérias gástrica esquerda e gastroepiploica esquerda localizam-se na AGE - curvatura menor; AGEE - CURVATURA MAIOR, enquanto a gástrica direita (PEQUENA CURVATURA), gastroepiploica direita e gástricas curtas estão localizadas na grande curvatura e junção esofagogástrica;
III. Enquanto a veia gástrica esquerda é tributária da porta, a veia gástrica direita é TB tributária do sistema PORTA E NÃO DO SISTEMA ázigos;
IV. O vago é um nervo eminentemente sensitivo, estando envolvido na secreção ácida sem ter ação motora sobre o estômago.
A respeito da anatomia gástrica, vamos analisar as afirmativas: I – INCORRETA, a artéria gástrica esquerda é ramo direto do tronco celíaco, a artéria gástrica direita é ramo da hepática comum, a gastroepiplóica direita é ramo da gastroduodenal e a gastroepiplóica esquerda é ramo da artéria esplênica, assim como as gástricas curtas. II – INCORRETA, as artérias gástricas direita e esquerda irrigam a pequena curvatura e as artérias gastroepiplóicas direita e esquerda irrigam a grande curvatura juntamente com as gástricas curtas. III – INCORRETA, tanto a gástrica esquerda quanto a gástrica direita são tributárias da veia porta. IV – INCORRETA, basta lembrarmos que durante a realização de uma vagotomia para correção de um distúrbio de hipercloridria, por exemplo, o paciente evolui com uma gastroparesia no pós operatório, com diminuição do peristaltismo, mostrando assim seu componente motor.
(SES-PE 2017 R3 CIRURGIA GERAL) - O tronco gastrocólico de Henle é produto da união do ramo superior (ou acessório) da veia cólica direita com a veia
A) cólica média. B) gastroepiploica direita. C) gástrica esquerda. D) esplênica. E) pilórica.
Letra “B” - gastroepiploica direita.
A questão nos pergunta qual das opções fornecidas compõe, juntamente com o ramo superior da veia cólica direita, o tronco gastrocólico de Henle. Para respondermos precisamos ficar atentos ao próprio nome desse tronco (“gastrocólico”) ou seja, podemos subentender que ele tem um componente “cólico” e um componente “gastro”. Além disso, é valido ressaltar que a única opção que é possível de junção anatômica com a veia cólica direita é a veia gastroepiploica direita (alternativa B).
(SUS-SP 2018 ACESSO DIRETO) - São ramos do tronco celíaco as artérias
A) gástrica esquerda, mesentérica superior e hepática.
B) hepática, esplênica e gástrica esquerda.
C) gastroepiploica direita e esquerda e hepática.
D) esplênica, mesentérica superior e gástrica direita.
E) gástrica direita e esquerda e gastroepiploica direita e esquerda.
Letra “B” - hepática, esplênica e gástrica esquerda.
Questão que aborda a anatomia vascular e nos pede quais artérias são ramos do tronco celíaco, que é um ramo da aorta descendente. Assim, as artérias que compõem o tronco celíaco são: a. hepática comum, a. esplênica e a. gástrica esquerda (alternativa B).
(SES-PE 2017 R3 CIRURGIA GERAL) - Em relação às artérias do abdômen, assinale a alternativa CORRETA.
A) A gastroepiploica esquerda se origina da gástrica esquerda.
B) O arco de Riolan comunica a mesentérica superior com a mesentérica inferior através de uma anastomose entre a cólica média e a cólica esquerda.
C) A gastroepiploica direita se origina diretamente da artéria hepática própria.
D) As artérias retais, média e inferior, se originam da ilíaca externa (hipogástrica).
E) A irrigação das adrenais deriva direta ou indiretamente do tronco celíaco.
Letra “B” - O arco de Riolan comunica a mesentérica superior com a mesentérica inferior através de uma anastomose entre a cólica média e a cólica esquerda.
Em relação às artérias do abdômen, a questão nos pede a opção correta: A – INCORRETA, a artéria gastroepiploica esquerda se origina da artéria esplênica; B – CORRETA, a cólica média representa o último ramo da artéria mesentérica superior e a cólica esquerda é o primeiro ramo da mesentérica inferior, e mais proximal a região colônica teremos a arcada de Drumond; C – INCORRETA, a gastroepiploica direita se origina da artéria gastroduodenal que por sua vez é um ramo da hepática comum; D – INCORRETA, as artérias retais, média e inferior, se originam da artéria pudenda; E – INCORRETA, a irrigação das adrenais vem precominantemente das artérias renais.