Bases do comportamento Flashcards

1
Q

adolescência

A

desde o início da puberdade, até ao momento em que o individuo se torna independente da família
• Mais acidentes de viação, exatamente por esta procura de novidade e de sensações intensas.
• Lesões intencionais (auto e hétero-agressões, homicídios, suicídios) –emparte, explicado pela impulsividade e pouca capacidade de reflexão que os adolescentes ainda têm.
• Doenças relacionadas com a saúde reprodutiva –pela emergência da sexualidade e alguma falta de maturidade:
o Infeções sexualmente transmissíveis (IST);
o Gravidez não planeada.
• Uso e abuso de álcool e drogas (nota: o cérebro dos adolescentes é pouco sensível ao efeito das drogas e do álcool, e esta baixa sensibilidade condiciona necessidade de maiores doses para produzir algum efeito, mas doses maiores são mais aditivas, e portanto, o risco de aparecimento de adições é muito maior. A relação entre o tempo de início de consumo, probabilidade policonsumo e probabilidade de adição é muito superior no período da adolescência do que qualquer outra altura da vida…)
• Obesidade e probabilidade de se tornar crónica, pelo que é uma altura em que devemos intervir, porque ainda conseguimos trabalhar a motivação, e é praticamente o último período em que conseguimos intervir.
• Alem disso, pelo conhecimento de fisiopatologia, sabe-se que a obesidade condiciona aumento da resistência à insulina, culminando em desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

des cognitivo adolescente

A
  • Metacognição–capacidade de pensar sobre o próprio pensamento, e melhorar a sua capacidade de aprendizagem; conseguem começar a filosofar espontaneamente (sendo introduzida a disciplina de filosofia no secundário, para seu desenvolvimento) ganhando a capacidade de pensar, refletir e responder sobre as questões da cognição, do pensar, e da reflexão.
  • Pensamento abstrato, sendo que anteriormente, em crianças, tinham o pensamento concreto (ex.: capacidade de compreensão que quando deitamos água de um copo para outro mais estreito, a água fica num nível mais elevado, mas não por haver mais água) e, possivelmente, também o pensamento mágico (ex.: pensar que foram maus, e esse é o motivo de alguém ter adoecido; ou pensar que porque desejaram que chovesse e é que começou a chover). Este pensamento abstrato sobre valores e conceitos que requerem algum grau de abstração só se consegue no seu plenono período da adolescência.
  • Capacidade de raciocínio indutivo e dedutivo, sendo capazes de chegar a várias conclusões perante alguns argumentos e por várias hipóteses de forma muito sistemática.
  • Capacidade de se pôr no papel do outro;
  • Capacidade de prever e analisar consequência das ações–se perguntarmos a um adolescente o que acontece numa determinada situação, ele consegue analisar de forma racional, crítica e dar-nos uma resposta muito completa e capaz. E na grande maioria, a não ser nos casos em que de facto há alguma patologia subjacente, todos os adolescentes desenvolvem esta capacidade,mesmo aqueles que se “metem em sarilhos” como abusos de álcool e consumos de droga, ou comportamentos de risco a nível da saúde sexual.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

comportamentos de risco na adolescência

A
  • Procura de sensações e de novidade;
  • Orientado por satisfação imediata;
  • Os riscos podem não ser calculados, no momento em que estão a ser corridos–porque os adolescentes conseguem prever os riscos de determinadas ações se lhes perguntarmos! No entanto, no momento em que estão a correr esse risco, eles não estão a calculá-lo.
  • Ação muito pouco refletida;
  • Dificuldade em antecipar as consequências naquele momento;
  • Desafio das regras–faz parte desta fase, porque os adolescentes têm capacidade de compreender que numa determinada cultura, ou noutra família as coisas poderiam correr de forma diferente, e portanto desafiam as regras, para ver o que acontece na sua ausência. Estão dispostos a correr este risco, saindo da sua zona de conforto, fugindo as regras estabelecidas e às normais impostas de forma a procurar desafios e sensações.
  • Dificuldade no controlo dos impulsos;
  • Pressão dos pares–é algo muito importante para explicar os seus comportamentos e praticamente quase específico desta fase e mesmo específico da espécie humana. É muito difícil para um adolescente que esteja integrado num grupo de pares que lhe é significativo não ter o comportamento que os outros esperam. Portanto, esta pressão é mesmo determinante para a escolha dos seus comportamentos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Neurodes adolescente

A
  • concentração de neurónios corticais vai diminuindo ao longo da adolescência. A partir da infância há cada vez menos neurónios e cada vez menos neurotransmissores.
  • diminuição do volume de substância cinzenta,com aumento do volume de substância branca durante a adolescência. As consequências disto, em termos funcionais são:
    • Aumento das conexões em diferentes áreas do cérebro;
    • Ativação conjunta de sistemas numa determinada tarefa;
    • Aumento da influência de fatores genéticos e ambientais;
    • Aumento da velocidade de processamento;
    • Aumento eficiência das funções;
    • Inibição da formação de novas dendrites e sinapses (plasticidade decrescente).
  • maior conectividade e maior eficiência em termos energéticos e maior rapidez de resposta.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Plasticidade neuronal

A

capacidade de algumas zonas do cérebro adquirirem funções para as quais não estavam destinadas geneticamente.

diminui durante a adolescência,e durante a idade adulta também, até que a partir de determinada idade se torna mesmo muito difícil que determinadas zonas do córtex possam adquirir funções para as quais não estavam destinadas.

  • diminuição do numero de neurónios, de neurotransmissores e do número de sinapses, mas o que acontece é que as sinapses mais utilizadas são reforçadas e são as vias que se transformam em redes e que vão ser mielinizadas.
  • Há diminuição,nestas vias muitos mielinizadas (“hipermielinizadas”), da capacidade de estabelecer novas sinapses e novas conexões, por não haver possibilidade de ser formarem novas dendrites.Por outros lado,as vias hipermielinizadas, tem uma velocidade de condução muito maior, e há ganho de capacidade de ativar várias zonas do cérebro em conjunto, para que estas trabalhem em rede, e ganho de capacidade de mobilização e obtenção de respostas mais rápidas e mais eficazes. Assim, vias muito mielinizadas explicam o enorme salto cognitivo que existe durante a adolescência.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

cortex pre frontal

A
  • aumento da organização da microestrutura da substância branca e direção axonal promove melhoria do desempenho.Genericamente,a zona mais responsável por este desenvolvimento é o córtex pré-frontal, sobretudo a sua zona posterior. Existe uma melhoria de toda a redee da microestrutura e aumento da sua complexidade.
  • responsável pelas funções executivas e as “soft skills” mais importantes e valorizadas na idade adulta.
• Melhoria de competências cognitivas:
o Linguagem
o Memória;
• Melhora nas funções executivas:
o Planeamento;
o Inibição da resposta;
o Focalizar a atenção. 
• Aumento da complexidade dos sistemas ativados para cada tarefa
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Com o cortex prefrontal tao desenvolvido porque fazem merda?

A
  • sistema límbico está incrivelmente mais ativo que o córtex pré-frontal. Existem momentos em que o sistema límbico está mais ativo e momentos em que o córtex pré-frontal está mais ativo. Existem momentos em que é possível recrutar o córtex pré-frontal e momentos em que, por mais que o adolescente se esforce, não consegue recrutar o córtex pré-frontal e só o sistema límbico é que entra em funcionamento.
  • sistema límbico é constituído pelo hipotálamo, o hipocampo, a amígdala, o tálamo. Durante a adolescência, existe uma ativação fisiológica, que é uma hiperativação de todas estas estruturas profundas do cérebro. Estas produzem dopamina (responsável pela regulação do prazer), a serotonina -> omo estas estruturas estão hiperativadas, isto também explica a baixa sensibilidade às drogas, porque todas elas têm recetores nesta zona do sistema límbico. A emoção, a motivação, a memória, o prazer -todas elas estão concentradas nesta fase.
  • a maior parte dos comportamentos/escolhas do adolescente estão desenvolvidos para regular o sistema límbico. E o que os ajuda a regular esta hiperativação? Obter prazer, sucesso, obter intensidade em termos de sensações.
  • Se o adolescente tem um sistema límbico hiperativado, tem um ambiente que é habitualmente estimulante, os seus interesses vão de encontro ao que o ambiente lhe pode proporcionar, se obtém prazer e sucesso nas atividades que consegue desempenhar, então não tem de ir procurar noutros locais ou com outro grupo de pares. O esforço que tem de fazer no dia-a-dia é muito menor, a capacidade que tem de se regular é muito maior. O adolescente precisa de um grupo de pares que satisfaça as suas necessidades. Se até é incentivado que vai ter um bom grupo de pares, em quem os pais confiam, com quem os pais incentivam que o adolescente saia, que tenha esses momentos bons, que vive num ambiente seguro, que pode sair à noite (é o que mais interessa aos adolescente, já que nesta fase há um aumento do tempo de latência de sono, sendo queo inicio do sono é um bocadinho mais tarde) e isso proporciona-lhe prazer, então o adolescente vai estar muito mais regulado que o adolescentes a quem os pais proíbem e que não vive num ambiente seguro.A probabilidade de ocorrerem acidentes é muito maior. Isto vai-se construindo ao longo da vida e na infância.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando é que o limbico esta mais ativado?

A
  • hot cognition- Num momento de stress, a probabilidade de um adolescente tomar uma decisão acertada e ponderada é muito menor que num adulto. Quando a situação é real, quando há pressão de pares, quando a possibilidade de recompensa é elevadíssima (ex: se vai conseguir com aquele comportamento obter o reconhecimento dos pares, é capaz de correr um risco que não corria se ninguém estivesse a olhar). Neste caso, o adolescente tem o sistema límbico ativado e é menos provável de tomar decisões baseadas nas suas reais competências cognitivas. -> decisão é mais regulada pela emoção que pela razão
  • A medida que existe uma maior maturação, que se avança no desenvolvimento e na idade, a probabilidade de ativação do córtex pré-frontal é muito maior e a probabilidade de haver uma decisão muito mais ponderada é superior.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é que se explica esta hiperativação do sistema límbico durante a adolescência, se isto leva a um aumento da mortalidade e da morbilidade (diminuição da sobrevivência)?

A
  • A adolescência é antes da idade reprodutiva. Qualquer coisa que acontece antes da idade reprodutiva e que é geneticamente ativada e geneticamente determinada, se tem uma consequência adversa para o individuo, não favorece a seleção natural e não devia existir –não devia ter persistido ao longo destes milhares e milhões de anos. Mas isto acontece em todos os mamíferos também. No período do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, todos os mamíferos têm comportamentos que aumentamos riscos que correm.
  • esta herança filogenética permite o desenvolvimento não dos indivíduos, mas da espécie.
  • maior preponderância do sistema límbico durante a adolescência permite que os indivíduos saiam da sua zona de conforto, que consigam sair da influência da sua família e procurar um grupo de pares diferente, e isso permite:
    1) prevenir a endogamia e aumenta a probabilidade de haver uma miscigenação e expansão do pool génico de uma determinada população -mais híbridos. A robustez de uma população é precisamente determinada pela diversidade de genes, porque senão há maior expressão de genes recessivos e maior probabilidade de haver maior monotonia génica e menorcapacidade de sobrevivência enquanto espécie.
    2) Este sair da zona de conforto é transversal aos mamíferos e leva também à aquisição de competências e ao treino da hot cognition. Se os indivíduos nunca são expostos a momentos de stress e maior tensão, então também nunca conseguem chegar a treinar as decisões que são importantes na idade adulta. É importante os adolescentes vão tendo situações que são minimamente supervisionadas e controladas, mas que lhes permitam treinar em ambiente reais competências que são importantes de adquirir na idade adulta.
  • as sociedades ocidentais, existem grupos –escuteiros, grupos de desporto, grupos religiosos. Isto é protetor para a saúde mental do adolescente e mantem-no regulado. A enorme maioria dos adultos que se tornaram indivíduos válidos e integrados na sociedade teve um grupo de pares significativo fora do ambiente familiar e da escola. Esse grupo de pares é vital na sociedade. Deve ser encorajado. Permite muitas vezes que o adolescente mantenha na sua trajetória, capacidade de regulação, integrado na sociedade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly