Segundo reinado Flashcards
Descreva, brevemente, a consolidação do segundo reinado.
Com a imaturidade política e a tenra idade do Imperador, a época foi de lutas pelo poder entre liberais e conservadores; o café começou a ganhar mercado externo e se consolidar como principal produto de exportação brasileira.
Disserte sobre os confrontos entre os liberais e os conservadores.
Com a antecipação da maioridade de Pedro II, Liberais e Conservadores, embora representassem grupos sociais semelhantes (Barões do Café), disputam ferrenhamente o comando dos principais cargos políticos do Império, valendo-se da manipulação dos homens mais próximos de Pedro II e do próprio monarca.
Disserte sobre as rebeliões liberais de 1842.
Dom Pedro II anulou as eleições do cacete, dissolveu o Parlamento e reconduziu os conservadores ao ministério.
–> Inconformados, os liberais paulistas (liderados pelo Padre Diogo Feijó) e mineiros (liderados por Teófilo Otoni, dono da fazenda Santa Luzia, iniciaram um movimento armado, logo abafado por Duque de Caxias. Os conservadores, por sua vez, eram chamados de Saquaremas, devido ao jornal oficial do partido. Em busca de pacificação política, os grupos palacianos formaram um Ministério Interpartidário, anistiando os liberais e os reconduzindo ao poder.
Disserte sobre o parlamentarismo.
- O imperador proporcionou a conciliação entre liberais e conservadores após a instituição de um regime Parlamentarista no Brasil.
- Criação do cargo de Presidente do Conselho de Ministros (primeiro Ministro), indicado pelo partido com maioria no Parlamento, mas com o aval do Imperador.
- O poder Moderador garantia a estabilidade política no Brasil, onde o Imperador reinava e governava, o que conferia ao parlamentarismo brasileiro este elemento peculiar. Por isso, é conhecido como PARLAMENTARISMO ÀS AVESSAS.
Disserte sobre o local e as causas da Revolução Praiera.
- Local: Recife e Olinda (Pernambuco);
- Causas: Insatisfação dos liberais mais radicais (formaram em 1842 o Partido da Praia, ligado ao jornal “O Diário Novo”) quanto ao domínio dos conservadores na presidência da província, sobretudo às famílias centenárias mente poderosas, como os Cavalcanti, latifundiários que detinham um quarto das terras de Pernambuco e um terço dos engenhos de açúcar da província. A região apresentava profundas diferenças sociais, com uma rica e poderosa classe de grandes proprietários, uma base de trabalhadores livres e escravos miserabilizados e uma classe média urbana excluída politicamente. Os líderes liberais radicais lutavam contra o monopólio dos portugueses no comércio e nas pequenas atividades industriais e artesanais, mas principalmente contra a hegemonia dos latifundiários.
Disserte sobre a questão escravista e os ingleses.
- A expansão industrial inglesa via no escravismo um obstáculo para a conquista e crescimento de novos mercados, pois os capitais aplicados na compra de mão de obra escrava poderiam ser direcionados para a compra de manufaturas, bem como os libertos passariam a ser trabalhadores assalariados, ampliando o número de consumidores.
- Outro fator a ser levado em conta é a expansão das ações imperialistas inglesas no continente africano.
Disserte sobre a Tarifa Alves Branco.
Promulgada por um ministério liberal, chefiado por Manoel de Alves Branco, extinguiu as taxas preferenciais que os ingleses possuíam desde 1810. O objetivo era conseguir fundos para o depauperado tesouro brasileiro. Indiretamente, a medida facilitou o desenvolvimento de algumas indústrias nacionais. Como pano de fundo, estava a resposta às pressões inglesas.
Disserte sobre a BILL ABERDEEN.
O Parlamento inglês aprovou, unilateralmente, o Bill Aberdeen, que decretava o direito à marinha inglesa de revistar os navios suspeitos de tráfico e a prisão dos navios piratas, com o julgamento dos traficantes por tribunais ingleses. Esta pressão inglesa acabou por acelerar o tráfico de escravos. A Inglaterra agiu com força militar, bombardeando um navio de tráfico brasileiro em plena Baía da Guanabara, o que forçou o Parlamento Brasileiro a votar pela extinção do tráfico negreiro, promulgando a Lei Eusébio de Queirós.
Disserte sobre a LEI EUSÉBIO DE QUEIROZ.
Proibiu definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil, criou tribunais especiais para julgar os traficantes.
Disserte sobre a LEI DE TERRAS.
- Obrigatoriedade de compra para a ocupação de novas terras e de áreas devolutas (do Estado).
- Fixava-se um valor capitalista para a terra no Brasil e com preços bastante substanciais. Com isso, procurava-se garantir a propriedade das terras que já tinham proprietários, muitas delas ocupadas por grilagem realizada pelos próprios fazendeiros em conivência com os Juízes de Paz, eleitos nas províncias pelos próprios homens da elite.
- Os fazendeiros procuravam assegurar seu monopólio territorial, garantindo que os imigrantes recém chegados não pudessem criar um contingente de proprietários capaz de ameaçar a hegemonia da classe terratenente brasileira, bem como que os negros libertos não tivessem condições de comprar terras.
- Muitas comunidades indígenas foram expulsas ou massacradas em nome da expansão das cercas, assim como vários pequenos posseiros, roceiros e cultivadores.
Disserte sobre a conciliação política.
Estabelecia-se uma conciliação entre Liberais e Conservadores, com a formação de gabinetes mistos e a alternância de gabinetes ministeriais destes partidos, com a supremacia dos interesses e decisões do Imperador Pedro II. Ambos os grupos tinham entre suas lideranças os Barões do Café e estavam interessados, efetivamente, em se apropriar dos cargos políticos para si e para os seus.
Disserte sobre o CICLO DO CAFÉ do Vale do Paraíba.
- Local: RJ e SP;
- Propriedade: Latifúndio;
- Produção: monocultura;
- Mão - de - obra: escrava africana;
- Mercado: externo;
- Sociedade: conservadora, escravocrata. BARÕES DO CAFÉ (monarquistas); COMEÇA A DAR SINAIS DE ESGOTAMENTO.
Disserte sobre a imigração por parceria.
Iniciado por Nicolau Campos Vergueiro, este sistema consistia em contratar colonos europeus (mais especificamente na Alemanha), para trabalharem no café. Estes colonos tinham suas passagens pagas pelos cafeicultores, bem como o transporte até a fazenda, os gêneros e instrumentos necessários para iniciarem o plantio. Uma vez instalados em seus lotes, os imigrantes deveriam reembolsar todas as despesas gastas pelo latifundiário para sua vinda. Isto provocou uma total submissão do imigrante em relação ao latifundiário (Revolta dos Parceiros). Em 1856, os governos da Suíça e da Prússia (Alemanha) suspenderam este sistema de imigração para o Brasil.
Disserte sobre a intervenção no Uruguai.
- No Uruguai, os Blancos eram ligados aos Argentinos, enquanto os COLORADOS eram ligados ao Brasil.
- Brasil apoia Rivera, líder do Partido Colorado, que disputava o poder com Oribe, do Blanco. Oribe havia se aliado a Rosas para promover golpe no Uruguai.
- Brasil alia-se a Urquiza, inimigo interno de Rosas, ajudando-o a derrubar o caudilho argentino do poder na Batalha de Monte Caseros.
- Aguirre, do Partido Blanco, vence as eleições no Uruguai. Alegando ameaça aos interesses dos pecuaristas gaúchos, o Brasil mandou a missão Saraiva ao Uruguai a fim de intermediar as ameaças de guerra civil entre blancos e colorados. Entretanto, acaba por ajudar militarmente o colorado Venâncio flores a assumir o poder.
Disserte sobre a QUESTÃO CHRISTIE.
Brasil e Inglaterra romperam relações diplomáticas. Dois fatores: naufrágio do “Príncipe de Gales” no litoral do RS; prisão de oficiais ingleses embriagados no RJ. Solução em 1865: Inglaterra interessada em vender armas ao Brasil na Guerra do Paraguai.
Disserte sobre a GUERRA DO PARAGUAI.
- Como o Paraguai não tinha saída direta ao mar, necessitavam da navegação pela Bacia Platina. Buscando acesso ao Atlântico e tentando recuperar territórios anteriormente anexados por brasileiros e argentinos, Solano Lopes aproximou-se dos Blancos, no Uruguai. Quando o golpe de Venâncio Flores estabeleceu-se, surgiram as justificativas para a Guerra contra o Paraguai.
–> TRÍPLICE ALIANÇA: BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI X PARAGUAI;
- Inglaterra vende armas para todos os envolvidos, beneficiando-se com a guerra. Tropas brasileiras comandam os Aliados ao longo das batalhas.
- CONSEQUÊNCIAS - Drástica diminuição da população paraguaia; bens do Estado paraguaio são leiloados; pequena indústria é destruída; grave perda territorial para Brasil e Argentina; penetração definitiva do capitalismo inglês no Paraguai; Brasil, Argentina e Uruguai aumentam suas dívidas com a Inglaterra; Fortalecimento do Exército brasileiro.
Disserte sobre a questão RELIGIOSA.
O Papa opõe-se ao Padroado e à vinculação de Pedro II com a maçonaria (os maçons apoiaram a unificação italiana). Publica a Bula Syllabus, que não é aceita pelo Imperador. Alguns bispos (bispo de Olinda e Pará) se revoltam contra o Império e são presos. Ocorrem até mortes de religiosos, mas a questão não apresenta grande relevância na queda do Império brasileiro.
Disserte sobre a questão ABOLICIONISTA.
- O movimento abolicionista brasileiro fortaleceu-se desde a década de 1850 - com a Guerra do Paraguai (importância dos escravos na guerra).
- Diversos grupos sociais manifestaram-se a favor da abolição. Jornais abolicionistas, artigos em jornais e revistas, panfletos, passeatas, debates, poemas e diversas outras manifestações.
- Há que se destacar uma sociedade secreta denominada Caifazes, liderada por Antônio Bento, que atacavam as fazendas para libertar os escravos.
- Escravos que atacavam os capatazes e os próprios fazendeiros para fugir. Os quilombos são o grande exemplo da resistência negra à escravidão e foram numerosos em todo o país, tanto durante o período colonial quanto no imperial.
Disserte sobre a Lei do Ventre Livre.
Elaborada pelo Barão do Rio Branco, determinava que os filhos de escravos nascidos a partir da data da lei seriam considerados livres, desde que o Império indenizar os fazendeiros ou o liberto trabalhasse até os 21 anos de idade para compensá-los pela perda do patrimônio.
Disserte sobre a Lei Saraiva.
Cotegipe ou dos Sexagenários: Determinava que os escravos com mais de 60 anos fossem libertados, desde que o Império indenize os fazendeiros ou o liberto trabalhasse mais 3 anos para compensar seu antigo dono.
Disserte sobre a Lei Áurea.
Assinada pela Princesa Isabel e elaborada por Antônio da Silva Prado, aboliu a escravidão no Brasil, sem prever a indenização aos fazendeiros donos de escravos. Muitos destes fazendeiros passaram a defender a República.
Disserte sobre a GUARDA NEGRA.
Criada por José do Patrocínio, era formada por negros capoeiristas que atacavam os defensores do republicanismo e defendiam pessoalmente a princesa Isabel. Teve breve duração.
Disserte sobre a questão MILITAR.
Fortalecimento com a Guerra do Paraguai faz com que exército passe a exigir melhores salários, maior dignidade e participação política. Adotam a defesa do republicanismo e inspiram-se na ideologia Positivista. O mais importante foco ideológico do Exército era a Escola Militar da Praia Vermelha, onde Benjamin Constant e os demais líderes militares formavam o oficialato do Exército.
Disserte sobre a Crise Política de 1868.
Divergências entre o gabinete Liberal de Zacarias de Góes e Vasconcellos, que desejava retirar do Duque de Caxias o comando das tropas brasileiras na Guerra do Paraguai, e os Conservadores e o Imperador, favoráveis à permanência de Caxias, levaram à queda deste Gabinete Liberal. Um grupo de dissidentes liberais forma um clube político mais radical que lançaria o Manifesto Republicano. Unidos em seu combate à monarquia, os republicanos divergiam seriamente a respeito da participação popular no processo político, somente com o grupo denominado Jacobinos defendendo-a com vigor. Manifesto Republicano (1870) no RJ; Criticam centralização e poder moderador. Proposta: república federativa.
Disserte sobre a proclamação da república.
- Os confrontos entre os Gabinetes Ministeriais e os oficiais do Exército, que conduziram à prisão do General Senna Madureira, se encontram no epicentro da movimentação militar que culminou no Golpe de 15 de novembro de 1889.
- Insuflados por republicanos como Rui Barbosa, Quintino Bocaiúva, Aristides Lobo e Benjamin Constant, a alta cúpula do Exército, comandada por Deodoro da Fonseca, ocupou as ruas do Rio de Janeiro, sem maior participação e compreensão do que se sucedia por parte do povo.
–> A República nasceu da união de interesses entre os militares do Exército e os grupos oligárquicos, principalmente paulistas, que organizaram um sistema de poder coronelista e elitista que duraria até a Revolução de 1930.
Descreva, brevemente, o apogeu do segundo reinado.
As manobras políticas de Dom Pedro II levaram à pacificação política, com a Conciliação entre liberais e conservadores; auge da produção cafeeira no Vale do Paraíba e expansão no Oeste paulista. Ação imperialista do Brasil no Prata.
Descreva, brevemente, a decadência do segundo reinado.
Surgimento de novos movimentos republicanos, movimento abolicionista se fortaleceu, decadência do café no Vale do Paraíba e afirmação do oeste paulista. Em consequência, decadência dos Barões do Café, principal base de apoio político do Imperador.
O que foram as eleições do cacete?
Não era particularidade dos liberais o uso da violência, mas as agressões físicas dos eleitores conservadores foi notória nas eleições de 1842, que ficaram conhecidas como as “Eleições do Cacete”.
Quais foram os principais líderes da Revolução Praiera?
Borges da Fonseca; Pedro Ivo; Joaquim Nunes Machado.
Disserte sobre o desenrolar da Revolução Praiera.
Esta foi a última rebelião de caráter liberal radical do período imperial, sofrendo forte influência dos ideais revolucionários liberais europeus, que emergiram na Primavera dos Povos, bem como uma pequena influência dos ideais socialistas utópicos e científicos do marxismo, a Praieira eclodiu em Recife, em 1848, quando Borges da Fonseca redigiu o “Manifesto ao Mundo”. A rebelião espalhou-se para o interior, com motins e guerrilhas formadas por populares. A dimensão do movimento estendeu-se à Paraíba. A repressão das tropas imperiais e da Guarda Nacional foi violenta e os rebeldes controlados.
Qual era o programa da Revolução Praiera?
Voto livre e universal masculino; proclamação da República; abolição da escravatura; distribuição de terras; comércio só para brasileiros; extinção do Poder Moderador; liberdade de pensamento, religião e manifestação; federalismo; reforma na legislação e no Poder Judiciário.
Quais foram as consequências da Lei Eusébio de Queiróz?
Escassez de mão-de-obra escrava; intensificação do tráfico interprovincial; fortalecimento do movimento abolicionista; aplicação diversificada dos recursos economizados com o fim da compra de escravos, aplicado em setores industriais, financeiros e agrícolas; importação de trabalhadores livres: imigração alemã; imigração italiana (a partir de 1870).
Disserte sobre o ciclo do café do Oeste Paulista.
- Local: São Paulo (Campinas, Ribeirão Preto), sul de Minas Gerais e Oeste do Paraná.
- Propriedade: Latifúndio;
- Produção: Monocultura;
- Mercado: Externo (Europa e EUA);
- Mão de obra: - escrava imigrante européia: alemã e italiana.
- INVESTIMENTO EM PROPAGANDA, RECUPERAÇÃO DO SOLO, CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS, OU SEJA, INVESTIMENTO EM TRANSPORTES.
- Sociedade : liberal, capitalista, REPUBLICANA, mais urbanizada e cosmopolita.
- Porto de exportação: Santos (ultrapassa o porto do Rio por volta de 1880).
Disserte sobre a imigração subvencionada.
O governo intervém diretamente no movimento imigratório. O imigrante (na maioria italianos a partir de 1870) assinava um contrato de trabalho ainda na Europa, passando a receber um salário no Brasil. O transporte seria pago pelo governo, não repassando os custos aos imigrantes. Mediante um aviso prévio, o imigrante pode sair da fazenda e procurar emprego nos centros urbanos. Inaugurou-se o sistema de colonato no trabalho rural, considerado uma transição para as formas capitalistas de trabalho. Imigração: São Paulo - substituição de mão de obra escrava no café. Colonização: RS (1875) - imigrantes vieram efetivar a colonização de terras. Ex: Nova Prata, Caxias do Sul, Veranópolis;
Disserte sobre o projeto de “branqueamento” do governo.
A imigração fazia parte de um projeto de “branqueamento” da população, em consonância com as teorias deterministas e racistas do período, tanto que se proibia a imigração de africanos, exceto em condições excepcionais.