Baixa idade média Flashcards
Disserte sobre as características gerais das cruzadas.
As Cruzadas foram idealizadas no Concílio de Clérmont, a Igreja Católica mobilizou a nobreza guerreira feudal para retomar Jerusalém.
Tratavam - se de expedições militaristas e cristãs em direção à Palestina, objetivando libertar a “Terra Santa”. Havia a promessa da salvação da alma daqueles que lutassem pela Igreja, bem como de riquezas terrenas.
Quais eram os motivos para a realização das Cruzadas?
- Tentativa de reunificação das Igrejas, com a afirmação da Católica e anulação da Ortodoxa;
- Necessidade de novas terras, tanto para abrigar os camponeses excedentes, quanto para satisfazer as necessidades dos nobres sem terras.
- Afirmação da Igreja Católica como soberana no Ocidente, já que havia enfrentamentos com a nobreza germânica (Querela das Investiduras).
- Eliminar o excesso populacional europeu, ameaçador à estabilidade do sistema feudal.
- Interesse comercial dos negociantes italianos, que patrocinaram a Quarta Cruzada, com o intuito de reabrir o Mediterrâneo ao comércio e criar postos comerciais em Constantinopla.
- Interesses do Império Bizantino, que buscava o apoio dos cristãos do Ocidente para a proteção contra os Turcos.
O que foi a Primeira Cruzada?
Foi a única que obteve sucessos efetivos, reconquistando Jerusalém e organizando, temporariamente, a região de forma feudal. Algumas décadas mais tarde, os turcos retomaram a região, mantendo-a sob o domínio muçulmano.
Quais foram as consequências das cruzadas?
- Fortalecimento do poder político e militar dos reis na Inglaterra, França, Portugal e futura Espanha;
- Trocas culturais geram contato com obras do período clássico, helenístico e a produção cultural dos povos orientais, influenciando o RENASCIMENTO CULTURAL (surgimento da burguesia).
- Renascimento comercial entre Ocidente e Oriente, pela reabertura do Mediterrâneo;
- Progresso das cidades, sobretudo do norte italiano; ascensão da burguesia mercantil;
- Monetarização progressiva da economia; surgimento do sistema capitalista.
- Surgem instrumentos de direito comercial (notas promissórias, letras de câmbio, cheques).
Disserte sobre as feiras (conceito).
Eram centros itinerantes de comércio, dotados de grande organização
com o objetivo de estimular o comércio. Ganharam dimensão continental e foram decisivas para o fortalecimento da burguesia.
Geraram uma mudança nos hábitos de consumo europeus, sobretudo oferecendo produtos caros aos nobres e ao alto clero.
Disserte, brevemente, sobre o RENASCIMENTO URBANO.
A ascensão dos comerciantes permitiu que se instalasse,
na Baixa Idade Média, o estilo de vida urbano, e a sociedade estamental foi progressivamente cedendo espaço a uma outra, estruturada em classes. Renascimento Comercial contribuiu para o crescimento acelerado de vilas e cidades, na maioria originadas de feiras comerciais.
Itália: Repúblicas; França: Comunas; Alemanha: Cidades livres; Península Ibérica: Conselhos.
Disserte sobre a Renovação Agrícola.
Introdução de novos instrumentos de trabalho, à base de
metais, e novas técnicas agrícolas. Ampliação dos mercados consumidores com o crescimento populacional.
Disserte sobre a Grande Crise Feudal.
Queda drástica da população européia;
Fome - incompatibilidade da estrutura feudal com as características da população européia;
- Esgotamento de terras férteis européias;
- Revoltas Camponesas - Jaqueries - revoltas camponesas na França - Servos buscam terras (reforma agrária);
- Violentos conflitos com Senhores Feudais, que buscaram o apoio das tropas reais para sufocar as rebeliões. Fortíssima repressão;
Disserte sobre a Guerra dos Cem Anos.
A disputa por territórios e pela sucessão francesa colocaram os dois países (França e Inglaterra) diante da mais longa guerra da história. Flandres, então sob o domínio da França, era o principal alvo da disputa. Em meio à guerra, houve o agravamento de problemas como a fome e as epidemias, bem como revoltas camponesas e
conflitos sucessórios na França. Houve forte debilitação das relações medievais e a consolidação da monarquia nacional na França.
Disserte sobre as epidemias.
Precárias condições de higiene; Rapidez no contágio; Inexistência de tratamento e/ou cura; Peste Bubônica (Negra) - Origem Oriental; grande parcela da população atingida; atinge TODA Europa; Tema recorrente nas artes e literatura; agravamento por causa do extremismo religioso.
Disserte sobre a recuperação acelerada da população e suas causas.
Concentração urbana; necessidade de alimentos - novas terras; novos mercados para a produção artesanal/manufatureira urbana; Tomada de Constantinopla; Turcos Otomanos; Italianos monopolizam o comércio mediterrâneo; Fim da Idade Média.
Disserte sobre a CULTURA NA IDADE MÉDIA.
- Santo Agostinho – adequou o ideal platônico ao cristianismo; Ideia da Predestinação;
- Filosofia escolástica - diante da propagação de novas idéias oriunda do contato cultural com
Constantinopla, a Igreja decide regrar a transmissão do conhecimento do mundo ocidental, através de uma doutrina conhecida como Escolástica, que diferenciava o conhecimento transmitido a religiosos e a leigos. Mesclando fé e razão, a Escolástica fundamentava-se nas obras do filósofo Aristóteles. - Tomismo – condenação do lucro e da usura (cobrança de juros), numa tentativa de afirmar os princípios éticos católicos nas atividades econômicas da burguesia.
- Universidades – centros de transmissão e produção do conhecimento que se propagaram pela Europa, fazendo surgir o pensamento humanista, inspirado no pensamento greco - romano. Eram controladas pelo clero e os professores deveriam fazer voto celibatário. Abertas aos leigos, serviram para impulsionar o debate intelectual e a produção do conhecimento.
- Na arquitetura, as igrejas constituíram a mais eloquente manifestação medieval. Dois grandes estilos arquitetônicos desenvolveram-se: o românico e o gótico.
Disserte sobre as questões religiosas do período.
Igreja perde poder Temporal; Cruzadas fortalecem suseranos militarmente; Nobres germânicos assumem o governo do Sacro Império Romano Germânico.
Surgimento de ordens religiosas (freis e freiras) que pregavam o desapego material da Igreja (Franciscanos, Albigenses, dentre outros); Pregavam contra : a opulência do Clero, apego ao poder temporal, venda de indulgências, simonia e venda de cargos religiosos.
O que foi a Segunda Cruzada?
Sua importância reside na conquista de Lisboa, contribuindo para a formação do Reino de Portugal. Aproveitando - se da fragilização dos árabes, motivada pela expansão turca no Oriente, os cristãos iniciaram a Guerra
de Reconquista, que tomaria gradativamente as possessões ibéricas dos muçulmanos.
O que foi a Terceira Cruzada?
A Cruzada dos Reis, composta por Ricardo Coração de Leão (Inglaterra); Filipe Augusto (França) e Frederico I, o Barba-Ruiva (Sacro-Império), contou com alta força militar e garantiu aos cristãos o direito de peregrinação a Jerusalém. Marcou o fortalecimento militar e político dos reis.
O que foi a Quarta Cruzada?
Cruzada Comercial foi controlada pelas cidades italianas do norte. Abriu totalmente o Mediterrâneo para o comércio e permitiu o estabelecimento de possessões italianas em Constantinopla.
Depois, houve a Cruzada dos mendigos e das crianças.
Quais eram as organizações CORPORATIVAS?
HANSAS, GUILDAS
e CORPORAÇÕES DE OFÍCIO.
Disserte sobre as Hansas.
HANSAS: poderosas associações de comerciantes que congregavam os interesses de diversas cidades, realizando o comércio em grande escala. Um de seus importantes objetivos era garantir o monopólio comercial aos seus membros em
sua região de atuação.
Disserte sobre as Guildas.
GUILDAS (ou Corporações de Mercadores): ligas de comerciantes que se estabeleciam dentro dos limites das cidades, com o objetivo de garantir o monopólio local e controlar o preço dos produtos.
Disserte sobre as Corporações de Ofício.
CORPORAÇÕES DE OFÍCIO: ligas de artesãos, semelhantes às guildas. União de artesãos que praticavam o mesmo ofício na cidade. Seu objetivo era assegurar o monopólio de mercado local, garantindo o preço justo e o controle de qualidade.
As Corporações de Ofício apresentavam grande mobilidade social: mestre, companheiro ou jornaleiro e aprendiz. Artesão é dono dos meios de produção, sem intermediários.
O que era o Movimento Comunal?
Luta das cidades para se tornarem independentes dos feudos.
O que eram as Cartas de Franquia?
Documento que formalizava a independência da cidade.