Baixa idade média Flashcards
Disserte sobre as características gerais das cruzadas.
As Cruzadas foram idealizadas no Concílio de Clérmont, a Igreja Católica mobilizou a nobreza guerreira feudal para retomar Jerusalém.
Tratavam - se de expedições militaristas e cristãs em direção à Palestina, objetivando libertar a “Terra Santa”. Havia a promessa da salvação da alma daqueles que lutassem pela Igreja, bem como de riquezas terrenas.
Quais eram os motivos para a realização das Cruzadas?
- Tentativa de reunificação das Igrejas, com a afirmação da Católica e anulação da Ortodoxa;
- Necessidade de novas terras, tanto para abrigar os camponeses excedentes, quanto para satisfazer as necessidades dos nobres sem terras.
- Afirmação da Igreja Católica como soberana no Ocidente, já que havia enfrentamentos com a nobreza germânica (Querela das Investiduras).
- Eliminar o excesso populacional europeu, ameaçador à estabilidade do sistema feudal.
- Interesse comercial dos negociantes italianos, que patrocinaram a Quarta Cruzada, com o intuito de reabrir o Mediterrâneo ao comércio e criar postos comerciais em Constantinopla.
- Interesses do Império Bizantino, que buscava o apoio dos cristãos do Ocidente para a proteção contra os Turcos.
O que foi a Primeira Cruzada?
Foi a única que obteve sucessos efetivos, reconquistando Jerusalém e organizando, temporariamente, a região de forma feudal. Algumas décadas mais tarde, os turcos retomaram a região, mantendo-a sob o domínio muçulmano.
Quais foram as consequências das cruzadas?
- Fortalecimento do poder político e militar dos reis na Inglaterra, França, Portugal e futura Espanha;
- Trocas culturais geram contato com obras do período clássico, helenístico e a produção cultural dos povos orientais, influenciando o RENASCIMENTO CULTURAL (surgimento da burguesia).
- Renascimento comercial entre Ocidente e Oriente, pela reabertura do Mediterrâneo;
- Progresso das cidades, sobretudo do norte italiano; ascensão da burguesia mercantil;
- Monetarização progressiva da economia; surgimento do sistema capitalista.
- Surgem instrumentos de direito comercial (notas promissórias, letras de câmbio, cheques).
Disserte sobre as feiras (conceito).
Eram centros itinerantes de comércio, dotados de grande organização
com o objetivo de estimular o comércio. Ganharam dimensão continental e foram decisivas para o fortalecimento da burguesia.
Geraram uma mudança nos hábitos de consumo europeus, sobretudo oferecendo produtos caros aos nobres e ao alto clero.
Disserte, brevemente, sobre o RENASCIMENTO URBANO.
A ascensão dos comerciantes permitiu que se instalasse,
na Baixa Idade Média, o estilo de vida urbano, e a sociedade estamental foi progressivamente cedendo espaço a uma outra, estruturada em classes. Renascimento Comercial contribuiu para o crescimento acelerado de vilas e cidades, na maioria originadas de feiras comerciais.
Itália: Repúblicas; França: Comunas; Alemanha: Cidades livres; Península Ibérica: Conselhos.
Disserte sobre a Renovação Agrícola.
Introdução de novos instrumentos de trabalho, à base de
metais, e novas técnicas agrícolas. Ampliação dos mercados consumidores com o crescimento populacional.
Disserte sobre a Grande Crise Feudal.
Queda drástica da população européia;
Fome - incompatibilidade da estrutura feudal com as características da população européia;
- Esgotamento de terras férteis européias;
- Revoltas Camponesas - Jaqueries - revoltas camponesas na França - Servos buscam terras (reforma agrária);
- Violentos conflitos com Senhores Feudais, que buscaram o apoio das tropas reais para sufocar as rebeliões. Fortíssima repressão;
Disserte sobre a Guerra dos Cem Anos.
A disputa por territórios e pela sucessão francesa colocaram os dois países (França e Inglaterra) diante da mais longa guerra da história. Flandres, então sob o domínio da França, era o principal alvo da disputa. Em meio à guerra, houve o agravamento de problemas como a fome e as epidemias, bem como revoltas camponesas e
conflitos sucessórios na França. Houve forte debilitação das relações medievais e a consolidação da monarquia nacional na França.
Disserte sobre as epidemias.
Precárias condições de higiene; Rapidez no contágio; Inexistência de tratamento e/ou cura; Peste Bubônica (Negra) - Origem Oriental; grande parcela da população atingida; atinge TODA Europa; Tema recorrente nas artes e literatura; agravamento por causa do extremismo religioso.
Disserte sobre a recuperação acelerada da população e suas causas.
Concentração urbana; necessidade de alimentos - novas terras; novos mercados para a produção artesanal/manufatureira urbana; Tomada de Constantinopla; Turcos Otomanos; Italianos monopolizam o comércio mediterrâneo; Fim da Idade Média.
Disserte sobre a CULTURA NA IDADE MÉDIA.
- Santo Agostinho – adequou o ideal platônico ao cristianismo; Ideia da Predestinação;
- Filosofia escolástica - diante da propagação de novas idéias oriunda do contato cultural com
Constantinopla, a Igreja decide regrar a transmissão do conhecimento do mundo ocidental, através de uma doutrina conhecida como Escolástica, que diferenciava o conhecimento transmitido a religiosos e a leigos. Mesclando fé e razão, a Escolástica fundamentava-se nas obras do filósofo Aristóteles. - Tomismo – condenação do lucro e da usura (cobrança de juros), numa tentativa de afirmar os princípios éticos católicos nas atividades econômicas da burguesia.
- Universidades – centros de transmissão e produção do conhecimento que se propagaram pela Europa, fazendo surgir o pensamento humanista, inspirado no pensamento greco - romano. Eram controladas pelo clero e os professores deveriam fazer voto celibatário. Abertas aos leigos, serviram para impulsionar o debate intelectual e a produção do conhecimento.
- Na arquitetura, as igrejas constituíram a mais eloquente manifestação medieval. Dois grandes estilos arquitetônicos desenvolveram-se: o românico e o gótico.
Disserte sobre as questões religiosas do período.
Igreja perde poder Temporal; Cruzadas fortalecem suseranos militarmente; Nobres germânicos assumem o governo do Sacro Império Romano Germânico.
Surgimento de ordens religiosas (freis e freiras) que pregavam o desapego material da Igreja (Franciscanos, Albigenses, dentre outros); Pregavam contra : a opulência do Clero, apego ao poder temporal, venda de indulgências, simonia e venda de cargos religiosos.
O que foi a Segunda Cruzada?
Sua importância reside na conquista de Lisboa, contribuindo para a formação do Reino de Portugal. Aproveitando - se da fragilização dos árabes, motivada pela expansão turca no Oriente, os cristãos iniciaram a Guerra
de Reconquista, que tomaria gradativamente as possessões ibéricas dos muçulmanos.
O que foi a Terceira Cruzada?
A Cruzada dos Reis, composta por Ricardo Coração de Leão (Inglaterra); Filipe Augusto (França) e Frederico I, o Barba-Ruiva (Sacro-Império), contou com alta força militar e garantiu aos cristãos o direito de peregrinação a Jerusalém. Marcou o fortalecimento militar e político dos reis.
O que foi a Quarta Cruzada?
Cruzada Comercial foi controlada pelas cidades italianas do norte. Abriu totalmente o Mediterrâneo para o comércio e permitiu o estabelecimento de possessões italianas em Constantinopla.
Depois, houve a Cruzada dos mendigos e das crianças.
Quais eram as organizações CORPORATIVAS?
HANSAS, GUILDAS
e CORPORAÇÕES DE OFÍCIO.
Disserte sobre as Hansas.
HANSAS: poderosas associações de comerciantes que congregavam os interesses de diversas cidades, realizando o comércio em grande escala. Um de seus importantes objetivos era garantir o monopólio comercial aos seus membros em
sua região de atuação.
Disserte sobre as Guildas.
GUILDAS (ou Corporações de Mercadores): ligas de comerciantes que se estabeleciam dentro dos limites das cidades, com o objetivo de garantir o monopólio local e controlar o preço dos produtos.
Disserte sobre as Corporações de Ofício.
CORPORAÇÕES DE OFÍCIO: ligas de artesãos, semelhantes às guildas. União de artesãos que praticavam o mesmo ofício na cidade. Seu objetivo era assegurar o monopólio de mercado local, garantindo o preço justo e o controle de qualidade.
As Corporações de Ofício apresentavam grande mobilidade social: mestre, companheiro ou jornaleiro e aprendiz. Artesão é dono dos meios de produção, sem intermediários.
O que era o Movimento Comunal?
Luta das cidades para se tornarem independentes dos feudos.
O que eram as Cartas de Franquia?
Documento que formalizava a independência da cidade.
O que eram os arroteamentos?
Eram movimentos de ocupação de novas terras realizados por servos e senhores feudais. Constituíam na redução de áreas comunais e no desmatamento de florestas e drenagens de pântanos. Seu objetivo era garantir um aumento na capacidade produtiva feudal de excedentes, para possibilitar o consumo dos produtos oferecidos nas feiras e mercados urbanos pela burguesia.
O que foi a Rebelião de Wat Tyler?
Rebelião de Wat Tyler – mais conhecida revolta dos servos; liderados pelo camponês Wat Tyler e pelo padre John Ball, inúmeros camponeses ocuparam a cidade de Londres. Traídos e emboscados, os líderes foram executados e a rebelião contida.
Quem foi Joana D’Arc?
Joana D’Arc – camponesa que liderou as tropas francesas na reação contra os ingleses, expulsando-os da França. Foi acusada de bruxaria e queimada pela Inquisição na Inglaterra.
Disserte sobre a Reforma Gregoriana.
Reforma Gregoriana – ao assumir o Papado, os monges de Cluny promoveram uma intensa reforma, conduzida pelo Papa Gregório VII.
* Consistiu em uma tentativa de moralizar os costumes dos religiosos e restringir a intromissão dos nobres do SIRG na investidura de pessoas suas apadrinhadas para as funções religiosas (simonia). Da mesma maneira, o celibato foi progressivamente adotado, assim como as heresias condenadas.
Disserte sobre a Querela das Investiduras.
Querela das Investiduras – desgostosos com a perda de influência nas investiduras religiosas, os duques do SIRG e seu Imperador, Henrique IV, promoveram um movimento pela abdicação do Papa Gregório VII. Depois de anos
de disputas, a nobreza germânica e o Papado chegaram a uma solução com a Concordata de Worms, que criou o Colégio de Cardeais, responsável pela escolha do Papa. O Imperador do SIRG e sua nobreza estariam subordinados à autoridade
suprema do Papa.
Disserte sobre o Cisma do Ocidente.
Cisma do Ocidente - após perder espaço junto à nobreza germânica, Igreja busca maior proteção do rei da França, permitindo - lhe controlar o clero francês. O rei Filipe IV indicou o novo Papa e, durante 70 anos, a sede do Papado foi a cidade de Avignon, na França.
Anos depois, o clero romano rebelou-se e elegeu um novo Papa. Durante 40 anos, os católicos do Ocidente tiveram dois Papas. O conflito somente foi solucionado em
tempos depois, retomando-se a aliança do clero com a monarquia francesa.
O que levou à decadência do feudalismo?
O fim da segunda invasão bárbara, criação do Sacro Império Romano Germânico, Trégua de Deus (da Igreja) e o desenvolvimento do arroteamento.
Disserte sobre a formação das monarquias nacionais.
- Os reis centralizaram seu poder por meio da união com a burguesia.
- Decadência do poder dos nobres e da Igreja.
- Criação de exércitos nacionais através dos impostos obtidos por meio do comércio.
- Burocracia estatal através da justiça.
- Idioma comum.
- Impostos definidos pelo rei.
- Território definido.
Disserte sobre o Sacro Império Romano Germânico.
- Querela das Investiduras: entre o Papa Gregório e o Imperador Henrique IV pelo poder de investir os senhores feudais (vitória da Igreja).
- Frederico II foi o último grande imperador da Dinastia de Hohenstaufen.
- O Sacro Império voltou a ser eletivo e eram escolhidos membros da D. Habsburgo.
Disserte sobre a Dinastia Capetíngia na França.
- Responsável pela formação do Estado Nacional Francês.
- Felipe Augusto anexou os feudos pertencentes à Inglaterra na Batalha de Bouvines contra o rei inglês João Sem Terra.
- Felipe, o Belo, foi responsável por levar o papa ao cativeiro de Avignon (iria causar o Cisma do Ocidente); perseguição contra templários.
Disserte sobre a Dinastia Platageneta na Inglaterra.
- Henrique II: governou de forma forte, impondo-se aos barões.
- Ricardo Coração de Leão: Terceira Cruzada.
- João Sem Terra: após sua derrota contra os franceses, foi obrigado a assinar a Magna Carta, que assegurava diversos direitos aos senhores leigos e aos eclesiásticos (o rei era proibido de criar impostos sem a aprovação do Grande Conselho do Reino).
O que fez a Revolução de Avis?
Colocou Dom João I no poder (havia feito aliança com a burguesia).
Como a Espanha centralizou o seu poder?
Através dos reis católicos Fernando e Isabel; expulsaram judeus e sarracenos da península.
O que foi a Grande Fome?
Foi a destruição das colheitas (causas climáticas), o que causou a morte de milhares de pessoas.
Quais foram as causas das revoltas urbanas?
O aumento dos impostos e aluguéis nas cidades inspiraram a eclosão de revoltas contra a nobreza e a burguesia.
Quem eram os maiores banqueiros desse período?
Os cavaleiros templários.
Quais foram as consequências dos arroteamentos?
Problemas climáticos.
Antes do século XIV, as pandemias…
Estavam diminuindo.
No século XIV, as pandemias…
Aumentaram.
Na Europa Ocidental, durante a chamada Baixa Idade Média, consolidou-se uma forma de organização das atividades artesanais e comerciais nas cidades, cujo principal objetivo era
A) fortalecer o poder material da nobreza.
B) combater a centralização monárquica.
C) extinguir as funções tradicionais dos mestres nas oficinas.
D) evitar a concorrência interna e externa.
E) estimular a inovação tecnológica por meio da desregulamentação.
D.
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, que se referem ao
quadro da crise geral da Europa ao final da Idade Média, quando ocorreu o recrudescimento de surtos de epidemia.
( ) Em 1346, a epidemia surgiu em Kaffa, na Criméia, espalhando-se por terra e por mar até a maior parte da Europa, tendo, em 1348, atingido Constantinopla, a Itália e a França; depois, a Inglaterra, a Alemanha, a Polônia e a Escandinávia, entre outros países.
( ) A moléstia contagiosa mais comum do surto epidêmico de 1348 - 1351 foi a peste bubônica, que
se caracterizava pelo aparecimento de inchações, ou ínguas, nas axilas ou virilhas, levando o doente freqüentemente à morte em poucos dias.
( ) Devido às más condições de higiene das cidades, a epidemia dizimou apenas as populações pobres dos grandes centros urbanos, enquanto as ricas se refugiaram nas fortificações, menos afetadas pela epidemia.
( ) O efeito da epidemia sobre as camadas populares não foi mais devastador porque os governantes
conseguiram implementar medidas de proteção eficientes, entre as quais se destaca o Estatuto
dos Trabalhadores Ingleses, promulgado em 1351 por Eduardo II.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) F - F - V - V.
(B) V - V - F - F.
(C) V - F - V - F.
(D) F - V - F - V.
(E) F - V - V - F.
B.
(ULBRA) Leia o texto abaixo.
“A grande finalidade das corporações era evitar a concorrência entre os artesãos, tanto locais como de outras
cidades, e adequar a produção ao consumo local. As corporações fixavam o preço do produto, controlavam a qualidade das mercadorias, a quantidade de matérias primas e fixavam os salários dos trabalhadores.”
Esta afirmação aponta para uma reconfiguração de mercado a partir do desenvolvimento histórico do feudalismo, levando
em conta instrumentos e estratégias de organização da economia. Assinale a alternativa que expressa uma nova prática econômica da Baixa Idade Média europeia.
(A) A utilização de um sistema de cheques e letras de câmbio controladas por banqueiros.
(B) O incentivo à criação de uma marinha mercante no mediterrâneo.
(C) A organização de comércio desenvolvido no centro das cidades.
(D) A invenção de moedas cunhadas com o busto de governantes.
(E) A promulgação de políticas públicas para defender os interesses dos produtores de bens duráveis.
A.
Nesse período, houve a criação de universidades que, também, eram abertas aos laicos?
Sim.
(PUCRS) A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.
I. As cidades situavam - se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.
II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.
III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.
IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II e III apenas.
D) I, II, III e IV.
D.
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, a respeito da história do cristianismo entre os séculos IV e XV.
( ) O predomínio da Igreja cristã no Ocidente ocorre a partir da conversão do imperador Constantino em 312, e da imediata proibição imposta a outras religiões consideradas pagãs.
( ) A difusão ideológica do cristianismo ocorreu também graças a obras dos chamados pais da Igreja, como o africano Agostinho, bispo de Hipona e autor de Cidade de Deus.
( ) A gradual intervenção no estabelecimento de normas a respeito do matrimônio e do modelo familiar contribuiu para o processo de controle social por parte da Igreja.
( ) A Ordem de Cristo, criada em Portugal no século XIV, foi uma ordem de caráter religioso e militar instituída como prevenção contra a expansão territorial francesa, realizada pelos cavaleiros templários em nome de Filipe IV.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – F – F – F.
B) V – V – F – F.
C) F – F – V – V.
D) F – V – V – F.
E) F – V – V – V.
D.
Quais são as causas para o declínio do feudalismo?
Fim da segunda invasão Bárbara, formação do Sacro império romano germânico, trégua de Deus pala igreja (diminuir as guerras), arroteamentos, diminuíram as epidemias (aumento populacional) e pressão dos turcos seljúcidas no Oriente.
A primeira cruzada libertou…
Jerusalém.
A quarta cruzada libertou…
Constantinopla.
A dinastia capetíngia centralizou o poder na…
França.
Felipe quarto levou o papa ao cativeiro de avingnon e o obrigou a acabar com…
A ordem dos templários.
A Carta Magna (Inglaterra) foi a base dos direitos…
Individuais.
A peste negra fez parte da crise do…
Século XIV.
Na guerra dos cem anos, a nobreza saiu _____ e a ________venceu.
Enfraquecida / França.
Os mosteiros foram substituídos pelas…
Universidades.