Brasil Colonial Flashcards
Disserte sobre os povos indígenas brasileiros.
Organização em tribos; caciques; posse dos instrumentos; escambo; religiões animistas (tudo na natureza tem alma - politeístas); oralidade; famílias polígamas; rituais para a caça e para a natureza; rivalidade entre tribos;
→ Praticavam a caça, a pesca, a coleta de frutos e raízes (mulheres);
→ A agricultura era praticada com a derrubada do mato e a queimada (coivara);
→ Principais produtos: milho, mandioca, abóbora e feijão.
→ Nomadismo (não recuperaram o solo).
→ Coletivismo – sentido de posse e não de propriedade.
→ Caciques e Pajés constituem autoridades sociais, não políticas.
→ Algumas tribos praticavam o canibalismo.
Como foi a chegada dos portugueses no Brasil? E como foi a reação dos moradores nativos?
Não existindo uma nação indígena e sim grupos dispersos, muitas vezes rivais em conflito, foi possível aos portugueses encontrar aliados entre os próprios indígenas na luta contra os que resistiam.
Contudo, isso não significa ausência de resistência, a qual foi realizada em relação às tentativas de escravização. Fatores como a fuga em massa em direção ao interior, as epidemias e a escravização, determinaram a desocupação do litoral pelas tribos nativas, especialmente a partir da introdução da lavoura açucareira em escala maior.
Durante o período Pré - Colonial como Portugal se comportou?
–> Relativo abandono de Portugal; Não ocorre a montagem de um sistema colonial;
- Portugal - lucrativo comércio asiático foi priorizado; não encontra metais preciosos no Brasil (menos lucros).
Qual foi o Marco Inicial do período colonial?
Marco inicial à Expedição de Martim Afonso de Souza (expedição no litoral para combater os corsários); Fundação dos primeiros povoados – São Vicente.
→ Análise de possíveis formas de exploração, introduzindo a lavoura da cana de açúcar.
→ Doação das primeiras SESMARIAS a colonos vindos de Portugal.
Disserte sobre os donatários das Capitanias Hereditárias - descentralização administrativa.
Não tinham direito de livre exploração de minérios por exemplo; Membros da pequena nobreza portuguesa e alguns burgueses; Administram toda a capitania; A relação jurídica dos donatários com a Coroa estava condicionada pela Carta de Doação, que concedia a posse hereditária da Capitania, e pela Carta Foral, que estabelecia os direitos e deveres do Donatário, inclusive proibindo a cunhagem de moedas e a exploração das riquezas do subsolo sem a anuência da Coroa.
Disserte sobre os Governos Gerais.
Ação da coroa para tentar solucionar a crise do sistema de Capitanias; primeira iniciativa centralizada na História do Brasil e governamental da coroa;
–> Subordinação das Câmaras Municipais; Formação de um corpo burocrático funcionários públicos.
Governadores Gerais.
Tomé de Souza: estímulo à implantação de engenhos e à lavoura açucareira; fundação de Salvador e vinda dos primeiros jesuítas (expansão da fé cristã - os índios que não aceitavam essa catequização eram chamados de bravios e podiam ser escravizados e caçados).
Duarte da Costa: Invasão francesa na Baía da Guanabara;
Mem de Sá: expulsão dos franceses e sufocamento da Confederação dos Tamoios
Disserte sobre a França Antártica.
Liderados por Nicolau Durand Villegaignon e com o apoio do Almirante Gaspar Coligny, os huguenotes (protestantes que eram perseguidos na França) buscaram refúgio no Brasil.
- Planejaram, então, fixar-se na Baía da Guanabara, um ponto do litoral brasileiro que os portugueses ainda não tinham povoado. Denominaram essa região da França Antártica.
- Quando os franceses invadiram o Brasil, Portugal reagiu, determinando ao governador - geral Duarte da Costa que organizasse uma campanha para pôr um fim à França Antártica. Duarte da Costa, no entanto, não obteve êxito em nenhuma de suas tentativas.
- Mem de Sá foi quem deu início a outra campanha para expulsar os franceses.
Disserte sobre a Confederação dos Tamoios.
Incentivados pelos franceses, os índios das tribos tamoios se uniram a outras tribos e criaram a Confederação dos Tamoios, com objetivo de guerrear contra os portugueses.
Antes que ocorresse uma guerra, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta realizaram uma negociação com os tamoios, formando o chamado Armistício de Iperoig. Na prática, isso resultou no fim da aliança dos índios com os franceses.
Disserte, brevemente, sobre o Ciclo do Açúcar - ouro branco (1530-1660).
- Ocorreu no litoral nordestino;
- Adoção do sistema de Plantation; Monocultura; mercado externo; produção em larga escala; grande qualidade exportada garante lucratividade.
Disserte sobre os engenhos e os ambientes que compunham-no.
- Unidades produtivas, sociais e políticas –> fazenda açucareira.
- O engenho era o local onde se manufatura o caule da cana até a produção final do açúcar cristalizado, passando pelas várias etapas da moenda, fervura, purga, descanso e cristalização.
- CASA GRANDE: lugar do senhor de engenho; patriarcalismo e direito de vida e de morte detido pelo senhor de engenho; residência do senhor e sua família, bem como de alguns escravos domésticos, que servia de centro administrativo.
- SENZALA: era o local dos escravos que trabalhavam na produção açucareira.
- Casas dos capatazes e trabalhadores livres, a CAPELA (moralidade) e as áreas de roças.
Disserte, brevemente, sobre o escravismo.
- Assim que os portugueses iniciaram a produção açucareira, iniciou-se uma discussão sobre qual força de trabalho deveria ser utilizada. Desse modo, os colonizadores se dispuseram a promover a escravidão dos índios que ocupavam as terras ou dos africanos disponíveis do outro lado do oceano.
- A escravização dos indígenas não deu certo.
- A escravidão africana mostrava-se como uma alternativa mais viável, visto que os portugueses já tinham fixado vários entrepostos ao longo do litoral africano. Além disso, o tráfico de escravos era uma atividade rentável.
- Para os colonizadores, o escravo africano apresentava um melhor desempenho no trabalho com a lavoura.
- Ademais, a Igreja considerava que a escravidão africana seria um “castigo de Deus” contra os vários povos daquele continente, tomado pelas crenças politeístas e a própria religião islâmica.
- Contudo, em regiões de menor desempenho econômico, observa-se que a escravidão indígena se tornou em uma alternativa bastante comum. Geralmente, um escravo índio custava metade de um escravo vindo da África.
O que era a Brecha Camponesa?
Algumas horas de trabalho semanal e uma pequena parcela de terras eram reservadas para que os escravos produzissem gêneros de subsistência. Tal prática se generalizou e diminuía os índices de fugas.
Disserte, brevemente, sobre a pecuária.
- Ocorria no sertão do nordeste.
- Criação extensiva latifúndio; gado solto; Destinada a abastecer a população açucareira.
- Mão de obra – Vaqueiros e Sertanejos; mestiços e índios; remunerados com parte do rebanho
- Essa atividade foi responsável pelo início da ocupação do interior brasileiro. A Coroa limitou as áreas pecuaristas ao sertão do nordeste para evitar a concorrência com a atividade açucareira.
Disserte sobre os lavradores.
→ Nem todos os senhores de terras eram donos de engenhos. Os fazendeiros que não possuíam recursos para construírem o seu próprio engenho eram conhecidos como lavradores de cana. Na maioria das vezes, esses plantadores de cana utilizavam o engenho de outra propriedade mediante algum tipo de compensação material.
Disserte sobre a sociedade açucareira.
- Estamental; Critério – nascimento; População ruralizada; Baixo desenvolvimento; cultura Patriarcal.
- Senhores de engenho (controle político, econômico e social), escravos, pequenos proprietários, mascates, assalariados, etc.
Quais foram as razões que resultaram na União Ibérica?
- Dom Sebastião (penúltimo rei da Dinastia de Aviz) foi morto na batalha de Alcácia Quibir (combate aos mulçumanos);
- Ele faleceu sem deixar herdeiros e tinha um tio - avô, conhecido como Dom Henrique, que tornou-se rei e também morreu sem deixar herdeiros. Assim, o homem com algum grau de parentesco que obteve maior apoio por parte da nobreza e da burguesia portuguesa, foi o rei Don Felipe da Espanha da dinastia Habsburgo.
Disserte, brevemente, sobre a União Ibérica (1580-1640) - Domínio Espanhol.
- Filipe II recebe apoio da burguesia de Portugal. Em troca concede o “Derecho de Asiento”; Comerciantes portugueses poderiam fixar pontos comerciais e distribuir seus produtos no porto de Buenos Aires. Dessa forma Portugal teve acesso ao principal centro de importação e exportação da América do Sul.
- Iniciava-se a ocupação ilegal de terras no RS por tropas portuguesas, evidenciando o interesse luso na Bacia Platina.
–> Juramento de Tomar – O Rei Felipe II prometeu respeitar títulos, propriedades e cargos do Clero e da Nobreza portuguesas, inclusive na administração das colônias ultramarinas.
Disserte sobre as consequências da União Ibérica.
→ Inimigos da Espanha tornaram-se inimigos de Portugal, que acabou envolvido na série de guerras que se sucederam na Europa.
→ Tordesilhas perde seu valor prático anulado pelo Tratado de Madri;
→ Favorecimento à interiorização colonial;
→ Invasões Estrangeiras ao Brasil aceleraram-se.
Disserte sobre a Inquisição no Brasil.
- O Tribunal do Santo Ofício atuou no Brasil promovendo visitas às mais variadas regiões da Colônia, como a Bahia, Pernambuco, Grão-Pará e São Vicente.
–> Centenas de processos foram estabelecidos no Brasil, combatendo as “práticas judaizantes, além da feitiçaria, da heresia e da bigamia”.
- A atuação da Igreja Católica na Colônia era subordinada ao Estado pelo regime do Padroado Régio, a Igreja cumpria funções oficiais (como a organização de Paróquias, controle populacional, zelo pela moral e bons costumes e catequese), realizadas pelos membros do clero oficial (secular – bispos, abades, párocos e sacerdotes).
- Ordens religiosas (clero regular – jesuítas, capuchinhos, carmelitas, franciscanos, etc.) promoviam a catequese e o zelo pelo bem-estar social (orfanatos, asilos, maternidades, sanatórios, etc).
Disserte sobre os franceses no Maranhão – a França Equinocial.
- Em 1612, os franceses invadiram o Maranhão e estabeleceram uma colônia.
- Daniel de La Touche fundou a cidade de São Luís, nome escolhido por ele para homenagear o então rei francês, Luís 13.
- O maior objetivo era criar povoados que servissem de apoio para a pirataria praticada no Caribe.
- Sob a liderança de Jerônimo de Albuquerque, conseguiram expulsar definitivamente os franceses, tanto do Maranhão quanto do Brasil. Foi no decorrer dessas lutas que os portugueses ocuparam e povoaram diversos outros estados.
Disserte sobre as invasões holandesas e suas razões.
- Interesses diretos na distribuição do açúcar brasileiro;
- Guerra contra a Espanha - Fatores políticos e religiosos à tentativa espanhola de imposição do catolicismo à população protestante. Holanda declara a sua independência do SIRG, contrariando interesses políticos dos Habsburgos; Espanha decreta bloqueio à presença holandesa no Brasil;
–> Holanda promove a ocupação de São Paulo de Luanda, em Angola e passa a controlar grande parte do tráfico escravista; Criação das Cia. das Índias Ocidentais; Ocupação de zonas açucareiras.
Disserte sobre a presença dos holandeses no Brasil.
- Salvador - Homens bons e religiosos resistem; Reforços europeus; Holandeses expulsos;
- Pernambuco - Guerra de Resistência - senhores de engenho + Igreja X Holandeses; vitória holandesa;
–> Calabar – nativo que colaborou com a Holanda; formação do Quilombo de Palmares - Serra da Barriga/AL.
Disserte sobre Maurício de Nassau.
- Financiamento de engenhos
abastecimento de alimentos; tolerância religiosa; incentivo à cultura => artistas, cientistas, urbanistas, engenheiros, arquitetos saneamento e obras em Recife. - Divergências com a Cia. das Índias fazem Nassau retornar à Holanda; novos governantes cobram os investimentos feitos por Nassau e hipotecam propriedades da região.