A AMÉRICA LATINA NOS SÉCULOS XX E XXI Flashcards
Disserte sobre a economia do México - Ditadura de Porfírio Diaz (1876 - 1911).
- Modernização econômica através de ferrovias, hidrelétricas, poços de petróleo, bancos e fábricas.
–> Dependência aos capitais estrangeiros e desapropriação das terras das comunidades indígenas (ejidos).
–> Concentração fundiária.
–> Sem participação direta do povo.
Disserte sobre o Chile antes de Allende.
O Chile tinha em sua principal riqueza
a exportação de minérios (cobre). As multinacionais estadunidenses exploravam o COBRE chileno, amparados pelos governos conservadores do país.
–> Ao longo da década de 60, o preço do cobre chileno caiu, gerando crise econômica no Chile (desemprego e na inflação).
Disserte sobre a ditadura de Pinochet no Chile (1973 - 1990).
- A Caravana da Morte – cerca de 900 pessoas foram executadas nos primeiros dias do governo (líderes sindicais e comunitários).
- Foi criada a polícia política, a DINA, responsável pela investigação e repressão à oposição.
- O Estádio de Santiago tornou-se o principal palco de torturas e execuções coletivas.
- Pinochet foi o primeiro governante a adotar medidas de neoliberalismo na América Latina.
Disserte sobre a Revolução Sandinista na Nicarágua (1979).
- Entre os anos de 1927 – 1934, o camponês Augusto César Sandino organizou movimento guerrilheiro de camponeses, que tentavam derrubar o governo estabelecido pelos EUA no país.
–> A ditadura dos Somoza fez com que se tornassem donos da maior parte das terras do país, assim como das refinarias de açúcar e fábricas de tabaco.
–> Liderada por Daniel Ortega, a FSLN governaria até 1990, tendo forte oposição dos “contras”, patrocinados pelos EUA. As reformas realizadas visavam a reestruturação agrária do país e a promoção de uma revolução na educação. - Acusados de estarem promovendo um governo ditatorial, os sandinistas levaram à Nicarágua fiscais da ONU para as eleições. Daniel Ortega saiu-se vencedor.
Disserte sobre a Guerra do Pacífico.
–> Chile, Bolívia e Peru.
- Disputas territoriais travadas entre os países pelas regiões do deserto do Atacama.
- Em 1879, a Bolívia rompeu relações diplomáticas com o Chile e declarou guerra, acionando o acordo existente com o Peru.
- A declaração de
guerra formal entre as nações aconteceu quando o Chile declarou guerra contra Peru e Bolívia.
- A imposição dos chilenos obrigou os governos peruano e boliviano a negociar a rendição.
Disserte sobre a Guerra do Chaco.
- Foi um conflito entre Bolívia e Paraguai.
- A atual região do Chaco paraguaio era conhecida na época como Gran Chaco ou Chaco Boreal. Era um território semiárido. A disputa pela região entre bolivianos e paraguaios iniciou-se na década de 1850.
- Os bolivianos alegavam ter direito na região com base no período colonial – mesmo argumento utilizado pelos paraguaios.
- Após a Bolívia perder sua saída para o Oceano Pacífico na guerra contra os chilenos, a disputa pelo Chaco Boreal foi reacendida –> conseguiriam ter acesso ao Rio Paraguai.
- Caso a região do Gran Chaco fosse tomada pela Bolívia, o Paraguai ficaria restrito a um pequeno território. Além disso, essa região tinha uma importância econômica na criação de gado.
–> A situação entre as duas nações agravou-se quando foram descobertos pela Standard Oil poços de petróleo em território boliviano. - Os paraguaios começaram a incentivar a povoação da região para barrar as ambições bolivianas, e os dois países iniciaram uma corrida armamentista.
Disserte sobre a ascensão Chávez na Venezuela.
–> Hugo Chávez era paraquedista do exército venezuelano e membro do Movimento Bolivariano Revolucionário 200.
–> Chávez e os membros desse grupo organizaram um golpe contra a presidência do país. O presidente era Carlos Pérez, e o golpe fracassou. Ele foi preso.
–> Em 1994, Chávez foi anistiado pelo então presidente Rafael Caldeira. Em 1998, Chávez lançou-se como candidato à presidência da Venezuela e defendeu a necessidade de promover mais justiça social no país, por meio do petróleo. Chávez venceu a eleição de 1998 e, no ano seguinte, assumiu a presidência do país.
Disserte sobre a Argentina pré - PERONISMO.
Até a Crise de 1929, a Argentina viveu um
período de prosperidade econômica, com a exportação de carne, couros e cereais.
- Destacaram-se os governos de Hipólito Irigoyen, fundador da União Cívica Radical
(UCR).
Disserte sobre a mobilização social frente à ditadura mexicana.
- Os camponeses promoviam revoltas na zona rural, liderados por EMILIANO ZAPATA E PANCHO VILLA. Exigiam a devolução dos ejidos às comunidades indígenas e a distribuição de terras.
–> Contra os latifundiários, a Igreja e a elite. - Os Liberais, liderados por FRANCISCO MADERO, faziam um discurso democratizante para angariar o apoio popular. Entretanto, não queriam democratizar a política mexicana; mas precisavam do povo para derrubar Porfírio.
Disserte sobre a relação dos EUA com a ditadura mexicana.
Os EUA beneficiavam-se com o Porfiriato, mas viam o México negociar com europeus. Sem poder confiar em Porfírio e acreditando poder estabelecer uma exploração econômica ainda maior do país vizinho, o governo dos EUA apoiava a mobilização dos liberais.
Disserte sobre Salvador Allende (Chile).
- SALVADOR ALLENDE, da Unidade Popular (partidos de esquerda), foi eleito presidente.
–> Allende nacionalizou empresas norte - americanas (mineradoras).
–> Os grupos conservadores, alta cúpula da Igreja Católica, latifundiários, grandes empresários e grandes comerciantes, amparados pelo apoio da classe média, rearticularam-se, sob a orientação e auxílio do governo Nixon. - Os EUA patrocinaram um boicote internacional ao cobre chileno.
Em 1973, sob o comando do general Augusto Pinochet e subsidiadas pela CIA, as forças armadas chilenas bombardeiam o Palácio La Moneda, com Allende resistindo até a morte.
Músico Victor Jara teve suas mãos decepadas pelos militares e foi executado.
Pinochet.
Disserte sobre a Operação Condor.
Articulação da cooperação entre polícias e serviços de informação das ditaduras latino - americanas. Ajudavam-se com documentos e informações para a localização, captura e execução dos inimigos dos regimes ditatoriais.
Pinochet saiu do poder em 1990, mas recebeu o título de Senador vitalício e continua no comando das Forças Armadas do país.
Correto.
Disserte sobre os sucessores de Pinochet.
- Patrício Alwin, da frente oposicionista “Acordo pela Democracia”; Eduardo Frei, quando a Suprema Corte determinou a prisão dos chefes da polícia secreta de Pinochet; Ricardo Lagos, quando ocorreu a prisão domiciliar do ex - ditador; e Michele Bachelet, representando uma frente de partidos de esquerda, primeira mulher eleita presidente do país.
- Economicamente, até a presidência de Ricardo Lagos, mantiveram-se as características neoliberais estabelecidas na era Pinochet. O reformismo, com maiores investimentos sociais, tem sido destacado.
Disserte sobre o Ronald Reagan e a Nicarágua.
Promoveu um embargo econômico e diplomático à Nicarágua. Além disso, patrocinou os chamados “Contras”, grupo de oposicionistas nicaraguenses refugiados nos países vizinhos, armados e treinados pela CIA para atuar contra Ortega.
Disserte sobre a política econômica neoliberal estabelecida na Nicarágua.
- Em 1990, foram realizadas as eleições presidenciais, que deram a vitória à empresária Violeta Chamorro, pró - EUA.
–> O neoliberalismo foi a marca da política econômica dos governos nicaraguenses. Entretanto, a miserabilização da população tornou-se notória e, em 2007, Daniel Ortega, foi eleito novamente presidente do país, apresentando projetos de assistencialismo ao povo.
Disserte sobre a resolução da Guerra do Pacífico.
- Com o governo peruano, foi assinado um tratado de paz no qual o governo peruano aceitou as condições do Chile e entregou-lhes o território de Tarapacá e as cidades de Arica e Tacna. Em 1929, a cidade de Tacna foi devolvida pelo Chile ao Peru.
- No caso da Bolívia, foi assinada uma trégua entre as duas nações. Um tratado de paz definitivo só foi assinado em 1904. O governo boliviano reconheceu a posse de Antofagasta ao Chile e, com isso, a Bolívia perdeu toda a sua costa para o Pacífico, ficando sem uma saída para o mar.
–> Atualmente, trava-se uma disputa pelos dois países no Tribunal Internacional de Haia, com a Bolívia
solicitando da Corte Internacional uma decisão que force o governo chileno a iniciar negociações para solucionar a questão da saída ao mar.
O MBR - 200 era um grupo revolucionário de esquerda que tinha como objetivo…
A tomada de poder na Venezuela.
Disserte sobre o governo de Chávez.
- Durante seu governo, Hugo Chávez realizou um amplo processo de distribuição de renda na Venezuela. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou, o número de pobres no país caiu, e a mortalidade infantil também foi reduzida. Apesar disso, contribuiu para o enfraquecimento da democracia no país.
–> Aparelhamento do Supremo Tribunal. Além disso, Chávez perseguiu opositores e procurou, por meio de reformas na Constituição, perpetuar-se no poder.
–> O governo de Chávez criou uma oposição bastante radicalizada.
Disserte sobre o governo de Nicolás Maduro.
- Depois que Chávez faleceu, o país passou a ser governado pelo vice Nicolás Maduro.
- A pressão sobre Maduro aumentou quando a correlação de forças no legislativo mudu –> maioria dos parlamentares eram da oposição.
–> A oposição acusou Maduro de convocar uma Constituinte com o objetivo de enfraquecer a Assembleia Nacional. Em represália, a oposição não lançou nenhum candidato para disputar um cargo na Constituinte. - A reação do governo às manifestações foi a de reprimir com violência essas manifestações. Opositores do governo começaram a ser perseguidos e presos, e denúncias de tortura e execução de opositores de Maduro começaram a espalhar-se.
- Em 2018, foi realizada nova eleição presidencial. Essa eleição, porém, não foi reconhecida pela oposição da Venezuela e nem por outras nações, sob a alegação de que a vitória de Maduro deu-se por meio de fraudes eleitorais.
Disserte sobre os últimos acontecimentos da política venezuelana.
- Em 2018, Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional, autoproclamou-se presidente interino do país. A declaração de Guaidó foi reconhecida pelos Estados Unidos, Brasil e Espanha. Maduro, por sua vez, não reconheceu Guaidó como presidente da Venezuela.
- A manutenção de Maduro no poder acontece por contar com o apoio dos militares.
- O governo venezuelano decretou o fechamento da fronteira do país com Colômbia e Brasil. Isso aconteceu porque a Venezuela nega-se a receber ajuda humanitária.
Disserte sobre o golpe sofrido pela Argentina em 1930.
- Um golpe militar comandado pelo general Uriburu deu início à “década infame”.
- O Grupo de Oficiais Unidos realizou um golpe de estado. Antiliberais, ultranacionalistas, com simpatia nazifascista, buscava restaurar a Argentina hegemônica. Dissolveram todos os partidos e restauraram o ensino religioso católico.
Destacava-se o coronel JUAN DOMINGO PERÓN. - Em 1944 romperam com o EIXO e o General Farrell assumiu a presidência.
- Perón promoveu uma mudança radical na política social, buscando aproximar-se das classes trabalhadoras, afastando-os dos comunistas. Iniciou a articulação do sindicalismo subordinado e as leis de previdência.
- Grupos conservadores exigiam a queda de Perón, prendendo-o em 1945. No dia 17, uma extraordinária mobilização popular na Praça de Maio forçou a libertação de Perón.
Disserte sobre o peronismo.
- Criou o Partido Laborista e elegeu-se em. –> Seu programa de governo centrava-se no Plano Quinquenal, inspirado em Getúlio Vargas. Trazia a criação de um imposto sobre a renda, a recuperação das indústrias fundamentais (alimentos, têxteis e metalurgia).
–> Perón mudou o nome de seu partido para Peronista, com três alas: a masculina, comandada pelo próprio líder; a feminina comandada por sua esposa, EVITA PERÓN; e a sindical, com mais de três milhões de membros, comandada pela CGT.
–> Foram realizadas as nacionalizações da eletricidade, telefonia e vias férreas, sem mexer no petróleo. Também criou as Aerolíneas Argentinas. - Perón passou a exercer um autoritarismo muito grande.
- Estabeleceu um amplo sistema de propaganda política, valendo-se do carisma de Evita.
- Perón foi reeleito, defendendo a posição da terceira via diplomática durante a Guerra Fria. Afirmou o Justicialismo, com o Estado tutelador, . Fez medidas efetivas em favor dos “descamisados”.
- Em 1955, militares bombardearam a Casa Rosada, matando centenas de pessoas. Um levante militar comandado por Eduardo Leonardi, levou Perón a renunciar. Exilou-se no Paraguai de Strossner e, em seguida, na Espanha de Franco.
Disserte, brevemente, sobre Evita Perón.
Cultuada como “Santa Evita dos Trabalhadores”, teve forte atuação política e assistencialista, sendo decisiva para a adoção do voto feminino. Morreu de câncer, aos 33 anos.
Escola da Américas localizava-se no…
Panamá (orientação autoritária e pró - EUA).