Grécia Antiga Flashcards
Quais são os principais povos indo-europeus que formaram a Grécia?
Aqueus (formaram Micenas), Eólios, Jônios (formaram Atenas) e Dórios (formaram Esparta).
Cite as principais características da Grécia.
Região de relevo acidentado, o que dificultava a comunicação entre os povos e os isolava geograficamente, fator que favoreceu o estabelecimento das cidades-Estado (Polis). Com o solo pouco fértil, a navegação adquiriu grande importância na busca de alimentos e se realizou a colonização de terras às margens do Mediterrâneo.
Disserte sobre o período formativo (pré-homérico).
Início do desenvolvimento das famosas Cidades - Estado, que eram independentes umas das outras (apesar de não apresentarem uma unidade política, podemos falar em uma civilização grega pois elas compartilhavam de uma língua, de aspectos culturais e religiosos, etc).
Além disso, os Dórios chegaram à Península do Peloponeso e escravizaram os povos que lá viviam, formando Esparta (foram os responsáveis por provocar a primeira diáspora grega para o Mar Egeu e para a Ásia menor).
O que ocorreu durante o Período Homérico?
Primeiramente, esse período recebe esse nome, pois a maior parte do conhecimento que possuímos sobre esse período advém das “escrituras” / textos de Homero.
- Quando os gregos ocupam o litoral da Ásia menor, é ocasionada uma guerra contra os troianos (ODISSEU).
- Ademais, a organização grega era feita nos genos, clãs patriarcais cuja principal característica era a propriedade coletiva dos meios de produção.
- Devido ao crescimento demográfico, ocorreu a gradativa partilha das terras. Os filhos e parentes diretos dos patriarcas, conhecidos como eupátridas, ficaram com as melhores porções de terras. Os parentes mais distantes, com as piores terras.
- Houve ainda os marginalizados (thetes), homens livres e pobres, sujeitos às dívidas e à escravidão por consequência delas.
Com a desintegração dos genos, muitos habitantes concentraram-se, formando as polis, enquanto outros emigraram para a Sicília e para o Sul da Itália, na SEGUNDA DIÁPORA GREGA.
Descreva o Período Arcaico.
Período em que ocorreu a formação das instituições básicas das Polis. Cada cidade funcionava como um estado independente, que apresentava independência política, leis, exército, governo e território próprios. Somente tinham direitos e deveres para com a polis aqueles considerados cidadãos (minoria privilegiada).
O que eram as acrópoles e quem poderia frequenta-las?
Era a parte alta da pólis, onde estava a ágora e onde ocorriam assembleias. Os únicos que poderiam adentrá-la eram os cidadãos (homens livres, adultos e nascidos na pólis- não poderiam ser metecos, ou seja, estrangeiros).
Cite as principais características de Esparta.
Era um povo etnocêntrico, que submetia os estrangeiros ao hilostismo espartano. Os homens em Esparta dedicavam-se à pólis e à guerra (menino eram treinados desde a tenra idade- povo extremamente MILITARISTA). Sua base econômica era agrícola e os periecos (estrangeiros “livres”) eram responsáveis pela atividade manufatureira e eram obrigados a prestar serviço militar.
Descreva, brevemente, as estruturas políticas de Esparta.
Cinco éforos eram eleitos anualmente (poder executivo) pelos 28 gerontes (conselho dos anciãos). Uma diarquia, também, escolhida pelos gerontes, controlava o exército e a religião. Os Hilotas eram explorados durante o treinamento do exército e os seus homens recebiam uma educação voltada à obediência e à aptidão física. Por último, os periecos eram obrigados a prestar serviço militar como mencionado anteriormente.
Cite as principais características de Atenas.
Ficava em uma região ática e era uma sociedade cosmopolita (cidade portuária, comercial, com a presença da ágora - Sócrates - e com intensa atividade política). Os metecos não possuíam cidadania e eram passíveis de serem escravizados por suas eventuais dívidas.
Como a sociedade ateniense dividia-se?
Aristocracia- formada pelos eupátridas, que eram donos de terras e de escravos.
Demos (povo)- formado pelos demiurgos, que focavam no comércio e na indústria. Os thetes arrendavam terras e, até as leis de Sólon, eram escravizados caso não conseguissem pagar.
Quem foi Drácon e o que ele fez?
Foi um governante aristocrata ateniense, que instituiu leis extremamente rígidas e que facilitavam a escravidão por dívidas.
O que foram as reformas de Sólon?
Apesar de não ter durado muito, contribuiu para o fim da escravidão por dívidas para os CIDADÃOS pobres, para a devolução de terras hipotecadas e a participação política dos CIDADÃOS passa a ser definida pelas riquezas.
Quais eram as principais instituições políticas da Grécia durante a timocracia?
Eclésia- assembleia do povo, onde os cidadão estavam em ISONOMIA (igualdade entre cidadãos) e em ISEGORIA (direito à fala dentro da ágora).
Bulé- limitava o que era discutido e quem iria falar na Eclésia e era composta pelos 10 representantes da tribos originais.
Helia: tribunal do “povo”.
Quem foi Psístrato?
Ele foi responsável por dar um golpe em Atenas para se tornar um tirano. Fez uma reforma agrária e concedeu empréstimos sem juros para que o povo pudesse comprar seus escravos para, assim, ter tempo de estudar. Depois de sua morte, seus filhos não conseguiram sustentar seu “governo” e saíram do poder.
Quem foi Clístenes?
Ele foi o pai da democracia, pois defendia que o poder supremos era da eclésia, ou seja, do povo.
* Criou o ostracismo para impedir a tirania.
O que ocorreu durante o Período Clássico?
Democracia direta:
- Eclésia votava e aprovava as leis.
- Bulé: era sorteada e preparava as leis que seriam ou não aprovadas pela eclésia.
- Poder judiciário: eram sorteados e se dividiam em helieu (casos comuns) e em Amópago (homicídios e casos religiosos).
- Magistrados: dividiam-se nos estrategas (comandavam o exército e eram eleitos) e entre os arcontes (eram sorteados e presidiam os tribunais e os cultos).
O que era a ostracização?
O ostracismo era a escolha entre perder seus direitos políticos e a banição de 10 anos do indivíduo da pólis ou morrer (crimes muito graves).
Quem foi o Péricles?
Ao vencer os Persas, passou a controlar o capital da liga de Delfos e criou, assim, a mistoforia (remuneração de cargos públicos).
* Auge da democracia escravista.
O que foram as Guerras Médicas?
Foi ocasionada pelos choques entre os imperialismos grego
e persa na disputa pela Jônia (Ásia Menor). Os principais líderes persas foram Dario, derrotado em Maratona, e Xerxes, derrotado em Salamina. Durante as Guerras Médicas, os gregos reuniram-se numa aliança militar denominada CONFEDERAÇÃO (OU LIGA)
DE DELOS, liderada por Atenas. Com a vitória confirmada pela “Paz de Cálias”, Atenas inicia sua hegemonia na Grécia, sobretudo durante o governo de Péricles. Além disso, Atenas tomou frente nessa questão, pois Esparta não queria retirar suas tropas da Península do Peloponeso por temer uma revolta perieca e dos hilhotas.
O que ocasionou e como terminou a Guerra do Peloponeso?
A hegemonia ateniense (cobrança de tributos a cidades espartanas) na Grécia ativou a rivalidade de várias Cidades-Estado, especialmente Esparta, que liderou as cidades aristocráticas, organizando a LIGA DO PELOPONESO (havia sido criada, anos antes, para impedir a unificação da Grécia).
Dessa maneira, explode o conflito entre Atenas e
Esparta, com a vitória cabendo a última. Começava a hegemonia espartana na Grécia.
Esparta impôs o governo dos Trinta Tiranos em Atenas, enterrando o sistema democrático. Entretanto, fragilizadas pelos conflitos, Esparta e Atenas sofrem o ataque de Tebas, que as submete.
Descreva a invasão macedônica.
Filipe II da Macedônia conquistou a Grécia na Batalha de Queronéia, um tempo depois, foi assassinado e sucedido por Alexandre, que promoveu uma grande expansão imperialista, conquistando vários territórios orientais, do Egito até a Índia. Neste novo império, promoveu-se a integração social e cultural, bem como desenvolveu-se o comércio, a monetarização e urbanização. Formava-se a Cultura Helenística, mesclando elementos helênicos (gregos) e orientais.
Disserte sobre a civilização cretense (fase Pré - Homérica).
- Era uma monarquia teocrática;
- Comércio marinho;
- Servidão coletiva (diferente da Grécia que tinha um modo de produção escravista).
- Sua religião era pautada pelo politeísmo - Mãe Terra ou Grande Mãe;
- Destruída pelos Aqueus.
O que foi o Sinecismo?
A união das tribos de mesma ancestralidade, formando, por conseguinte, a Polis.
(UFRGS) Na sua narrativa da Guerra do Peloponeso, Tucídides assim relata as práticas funerais atenienses.
“Desse cortejo participam livremente cidadãos e estrangeiros; e as mulheres da família estão presentes, ao túmulo, fazendo ouvir sua lamentação. Depositam-se, em seguida, os despojos no monumento público, situado na mais bela avenida da cidade, e onde as vítimas de guerra são sempre sepultadas – à exceção dos mortos de Maratona: a estes, considerando-se seu mérito excepcional, concedeu-se sepultura no próprio lugar da batalha. Uma vez que a terra recobre os mortos, um homem escolhido pela pólis, reputado por distinguir-se intelectualmente e gozar de alta estima, pronuncia em sua honra um elogio apropriado; depois disto, todos se retiram. Assim têm lugar esses funerais; e, durante toda a guerra, quando era o caso, aplicava-se o costume”.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito da história da antiguidade grega, a partir do texto apresentado.
a) Os ritos funerais na Grécia antiga eram cerimônias religiosas, destinadas apenas a conduzir ao paraíso os heróis mortos.
b) Os metecos, participantes das práticas funerais, formavam parte do demos ateniense e possuíam os mesmos direitos políticos que os cidadãos da pólis.
c) Todos os soldados atenienses mortos nos confrontos com Esparta, em razão do grande mérito de seus feitos, eram sepultados no próprio lugar da batalha.
d) A cena descrita, ocorrida na democracia ateniense, indica o valor dado aos cidadãos mais eloquentes da cidade.
e) A realização de um discurso fúnebre por alguém escolhido na massa de cidadãos de Atenas revela o caráter secundário e improvisado da cerimônia.
D.