Grécia Antiga Flashcards
Quais são os principais povos indo-europeus que formaram a Grécia?
Aqueus (formaram Micenas), Eólios, Jônios (formaram Atenas) e Dórios (formaram Esparta).
Cite as principais características da Grécia.
Região de relevo acidentado, o que dificultava a comunicação entre os povos e os isolava geograficamente, fator que favoreceu o estabelecimento das cidades-Estado (Polis). Com o solo pouco fértil, a navegação adquiriu grande importância na busca de alimentos e se realizou a colonização de terras às margens do Mediterrâneo.
Disserte sobre o período formativo (pré-homérico).
Início do desenvolvimento das famosas Cidades - Estado, que eram independentes umas das outras (apesar de não apresentarem uma unidade política, podemos falar em uma civilização grega pois elas compartilhavam de uma língua, de aspectos culturais e religiosos, etc).
Além disso, os Dórios chegaram à Península do Peloponeso e escravizaram os povos que lá viviam, formando Esparta (foram os responsáveis por provocar a primeira diáspora grega para o Mar Egeu e para a Ásia menor).
O que ocorreu durante o Período Homérico?
Primeiramente, esse período recebe esse nome, pois a maior parte do conhecimento que possuímos sobre esse período advém das “escrituras” / textos de Homero.
- Quando os gregos ocupam o litoral da Ásia menor, é ocasionada uma guerra contra os troianos (ODISSEU).
- Ademais, a organização grega era feita nos genos, clãs patriarcais cuja principal característica era a propriedade coletiva dos meios de produção.
- Devido ao crescimento demográfico, ocorreu a gradativa partilha das terras. Os filhos e parentes diretos dos patriarcas, conhecidos como eupátridas, ficaram com as melhores porções de terras. Os parentes mais distantes, com as piores terras.
- Houve ainda os marginalizados (thetes), homens livres e pobres, sujeitos às dívidas e à escravidão por consequência delas.
Com a desintegração dos genos, muitos habitantes concentraram-se, formando as polis, enquanto outros emigraram para a Sicília e para o Sul da Itália, na SEGUNDA DIÁPORA GREGA.
Descreva o Período Arcaico.
Período em que ocorreu a formação das instituições básicas das Polis. Cada cidade funcionava como um estado independente, que apresentava independência política, leis, exército, governo e território próprios. Somente tinham direitos e deveres para com a polis aqueles considerados cidadãos (minoria privilegiada).
O que eram as acrópoles e quem poderia frequenta-las?
Era a parte alta da pólis, onde estava a ágora e onde ocorriam assembleias. Os únicos que poderiam adentrá-la eram os cidadãos (homens livres, adultos e nascidos na pólis- não poderiam ser metecos, ou seja, estrangeiros).
Cite as principais características de Esparta.
Era um povo etnocêntrico, que submetia os estrangeiros ao hilostismo espartano. Os homens em Esparta dedicavam-se à pólis e à guerra (menino eram treinados desde a tenra idade- povo extremamente MILITARISTA). Sua base econômica era agrícola e os periecos (estrangeiros “livres”) eram responsáveis pela atividade manufatureira e eram obrigados a prestar serviço militar.
Descreva, brevemente, as estruturas políticas de Esparta.
Cinco éforos eram eleitos anualmente (poder executivo) pelos 28 gerontes (conselho dos anciãos). Uma diarquia, também, escolhida pelos gerontes, controlava o exército e a religião. Os Hilotas eram explorados durante o treinamento do exército e os seus homens recebiam uma educação voltada à obediência e à aptidão física. Por último, os periecos eram obrigados a prestar serviço militar como mencionado anteriormente.
Cite as principais características de Atenas.
Ficava em uma região ática e era uma sociedade cosmopolita (cidade portuária, comercial, com a presença da ágora - Sócrates - e com intensa atividade política). Os metecos não possuíam cidadania e eram passíveis de serem escravizados por suas eventuais dívidas.
Como a sociedade ateniense dividia-se?
Aristocracia- formada pelos eupátridas, que eram donos de terras e de escravos.
Demos (povo)- formado pelos demiurgos, que focavam no comércio e na indústria. Os thetes arrendavam terras e, até as leis de Sólon, eram escravizados caso não conseguissem pagar.
Quem foi Drácon e o que ele fez?
Foi um governante aristocrata ateniense, que instituiu leis extremamente rígidas e que facilitavam a escravidão por dívidas.
O que foram as reformas de Sólon?
Apesar de não ter durado muito, contribuiu para o fim da escravidão por dívidas para os CIDADÃOS pobres, para a devolução de terras hipotecadas e a participação política dos CIDADÃOS passa a ser definida pelas riquezas.
Quais eram as principais instituições políticas da Grécia durante a timocracia?
Eclésia- assembleia do povo, onde os cidadão estavam em ISONOMIA (igualdade entre cidadãos) e em ISEGORIA (direito à fala dentro da ágora).
Bulé- limitava o que era discutido e quem iria falar na Eclésia e era composta pelos 10 representantes da tribos originais.
Helia: tribunal do “povo”.
Quem foi Psístrato?
Ele foi responsável por dar um golpe em Atenas para se tornar um tirano. Fez uma reforma agrária e concedeu empréstimos sem juros para que o povo pudesse comprar seus escravos para, assim, ter tempo de estudar. Depois de sua morte, seus filhos não conseguiram sustentar seu “governo” e saíram do poder.
Quem foi Clístenes?
Ele foi o pai da democracia, pois defendia que o poder supremos era da eclésia, ou seja, do povo.
* Criou o ostracismo para impedir a tirania.
O que ocorreu durante o Período Clássico?
Democracia direta:
- Eclésia votava e aprovava as leis.
- Bulé: era sorteada e preparava as leis que seriam ou não aprovadas pela eclésia.
- Poder judiciário: eram sorteados e se dividiam em helieu (casos comuns) e em Amópago (homicídios e casos religiosos).
- Magistrados: dividiam-se nos estrategas (comandavam o exército e eram eleitos) e entre os arcontes (eram sorteados e presidiam os tribunais e os cultos).