Provas Flashcards
(UPF) Recentemente, o mundo acompanhou pela grande mídia
internacional a entronização de Charles III como rei da Inglaterra e do Reino Unido. Os dois reis ingleses anteriores com o mesmo nome estiveram ligados a grandes acontecimentos no século XVII.
Considere as seguintes afirmações:
I. Durante a Revolução Puritana, o rei Charles I foi acusado de traição, condenado e decapitado em 1649; com isso, a
Monarquia foi abolida e uma República foi implantada na
Inglaterra.
II. Charles II sobe ao poder, em 1660, não como rei absolutista
e sim como um rei dominado pelo Parlamento, formado por proprietários rurais e comerciantes. Após a sua morte, segue-se um período de luta entre seu irmão, Jaime II, e o Parlamento, resultando em 1888 na chamada Revolução
Gloriosa.
III. Os reinados de Charles I e de Charles II, pai e filho, foram
marcados pelo fortalecimento e pela consolidação do
absolutismo inglês.
IV. A Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa fazem parte
do ciclo revolucionário burguês, no qual a burguesia inglesa
vai passar a fazer parte do poder por meio do Parlamento, dando os primeiros passos para o estabelecimento de um novo sistema de governo: o Parlamentarismo.
V. As duas revoluções que estão atreladas aos nomes de Charles I e Charles II foram patrocinadas pela aristocracia e pela nobreza inglesa, para evitar a perda de privilégios.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III e V, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
D.
(UPF) A ocupação do vasto território da colônia brasileira por Portugal não ocorreu de forma coincidente em todas as regiões, nem no que se refere ao período, nem no que diz respeito aos produtos explorados. Considerando as características desse processo na região Norte, analise as afirmações que seguem e marque V
para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os franceses se estabeleceram no Maranhão e
fundaram São Luís, em 1612, sendo expulsos pelos portugueses em 1615, após a Batalha de
Guaxenduba. Essa foi a base de uma gradual
penetração da Amazônia.
( ) A Coroa estabeleceu uma administração à parte para o Norte do país, criando o Estado do Maranhão, em
1621, posteriormente denominado de Estado do Maranhão e Grão Pará, com governadores e
administração separados do Estado do Brasil. Abrangia os atuais estados do Maranhão, Pará,
Amazônia, Piauí, Amapá e Roraima.
( ) A produção do Norte baseou-se nos produtos da floresta, as “drogas do sertão”, como a baunilha, a
salsaparrilha e o cacau nativo, colhido por indígenas e mestiços ao longo dos rios.
( ) Na região Norte, a exploração econômica usou como mão de obra principal o escravo africano, que
trabalhava nos latifúndios de café e milho, produtos
altamente valorizados na Europa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima
para baixo, é:
a) V – V – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – F – V.
A.
Ao longo da Primeira República (1889-1930), o crescimento das
cidades e a diversificação das atividades urbanas ensejaram as
primeiras manifestações da classe trabalhadora, as quais sofreram influência de diferentes tendências políticas. Sobre esses movimentos, analise as seguintes afirmativas:
I. Até a década de 1920, pelo menos, os operários tinham
dificuldades em organizar-se, pois a sindicalização já os
colocava na “lista negra dos industriais. De forma geral, suas
reivindicações tinham alcance imediato, como aumento de salário, limitação da jornada de trabalho e salubridade.
II. Em alguns estados, predominou, junto ao movimento
operário, o anarco - sindicalismo, corrente do anarquismo que
acreditava que a partir da greve geral revolucionária,
atingiriam seu objetivo de derrubar a burguesia do poder e
instaurar uma sociedade sem Estado, sem desigualdade,
organizada em uma federação livre de trabalhadores.
III. Dentre as grandes greves do período, a de 1917, em São Paulo, constituiu referência em razão de seu impacto. Começou no setor têxtil e abrangeu quase todos os operários do setor, cerca de 50 mil pessoas. As principais exigências eram: aumento salarial, proibição do trabalho de menores de
14 anos, abolição do trabalho noturno para mulheres e menores, jornada de oito horas, com acréscimo de 50% nas horas extras. As ruas foram tomadas pelos grevistas durante
dias e o governo mobilizou tropas. O resultado foi um acordo de aumento de salários, logo corroídos pela carestia, e vagas
promessas de atender às demais reivindicações.
IV. O Partido Comunista do Brasil (PCB) foi fundado em 1922 e quase todos os seus dirigentes provinham do anarquismo. Anarquistas e comunistas, tinham em comum a defesa da
sociedade socialista, porém, os comunistas diferenciavamse por defender a valorização do papel do Estado, da
atuação política e do papel do partido como representante do
proletariado.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV, apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III, apenas.
D.
Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a “revelação da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-Lo de forma visível.”
Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada “crise iconoclasta”.
Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):
A) intolerância da corte imperial para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos ícones servia de pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
B) necessidade de conter a proliferação de culto às imagens, num contexto de reaproximação da Sé de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
C) descontentamento imperial com o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço monástico numerosos jovens, impedindo-os, com isso de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados, marinheiros e camponeses.
D) aproximação do imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que, recuperando os princípios originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a materialização da essência sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
E) tentativa de mirar as bases políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual se valendo do prestígio de que gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a sagrar-se imperatriz.
C.
Sobre o período medieval, é INCORRETO afirmar que:
A) com a intensificação das atividades comerciais nas cidades, foram organizadas as hansas ou associações de mercadores. A reunião de várias hansas no norte da atual Alemanha deu origem à Liga Hanseática.
B) muitas cidades medievais se originaram dos burgos, aglomerações surgidas a partir da intensificação do comércio.
C) as corporações de ofício surgiram com o desenvolvimento da mão de obra especializada dedicada ao artesanato e foram responsáveis por organizar o
aprendizado e o controle destas atividades.
D) as universidades surgiram no período e substituíram os mosteiros como centros de ensino na Europa. Isso ajudou na consolidação de uma educação cada vez mais laica e científica.
E) a atividade bancária não se consolidou no período, pois havia falta de matéria-prima para a fabricação de moedas. Isso fez com que o comércio se realizasse exclusivamente por meio do escambo.
E.
A Idade Média foi um período em que ocorreram também articulações políticas que procuravam fortalecer certas monarquias nacionais existentes. sobre a formação as monarquias nacionais são feitas as seguintes afirmativas abaixo.
( ) houve fortalecimento da nobreza francesa, na época de Hugo Capeto, com uma política de esvaziamento dos interesses da burguesia emergente.
( ) a dinastia dos Plantagenetas na Inglaterra não tiveram muitos obstáculos para a centralização política e para vencer os conflitos externos no período medieval.
( ) A disputas verificadas entre os Imperadores do Sacro Império romano Germânico e os Papas foram solucionadas definitivamente na “humilhação de Canossa”, com a submissão do Imperador Henrique IV ao papado.
( ) O cisma do Ocidente e o “Cativeiro de Avignon” são provas do fortalecimento dos Reis sobre o poder eclesiástico.
( ) existiram tentativas de centralização política, que ajudaram no fortalecimento de certos interesses da burguesia emergente.
São corretas:
A) F-F-F-V-V.
B) V-V-V-F-F-.
C) F-F-V-V-F.
D) F-V-V-F-V.
A.
Sobre a Baixa Idade Média na Europa, é Incorreto afirmar que:
(A) dentre as diversas guerras ocorridas no longo período medieval destacou-se a Guerra dos Cem Anos, no século XIV, decorrente da rivalidade franco-inglesa na disputa pelo trono da França e do controle de Flandres.
(B) o século XIV foi um período de crises, não apenas em função das guerras na Europa, mas também devido às carestias provenientes de más colheitas (queda na produção de alimentos), conhecido como a época da Grande Fome.
(C) no século XIV a Europa conheceu os horrores de uma grande e devastadora epidemia, a Peste Negra, que provocou a morte de quase dois terços da população.
(D) ocorreram diversas rebeliões camponesas, em virtude da grande opressão exercida pelos senhores feudais para aumentar a produção e os impostos, conhecidas na França como as jacqueries.
(E) no século XV surgiu na França a figura mística de Joana D’Arc, que, com seu fervor religioso e liderança, levou os franceses à vitória contra a invasão inglesa no continente e a centralização do poder pela dinastia Valois.
C.
“A palavra ‘servo’ vem de ‘servus’ (latim), que significa ‘escravo’. No período medieval, esse termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (…) A condição servil era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos servos, de obrigações servis”. (Luiz Koshiba, “História: origens, estruturas e processos”) Assinale a alternativa que caracterize corretamente uma dessas obrigações servis:
A) Dízimo era um imposto pago por todos os servos para o senhor feudal custear as despesas de proteção do feudo.
B) Talha era a cobrança pelo uso da terra e dos equipamentos do feudo e não podia ser paga com mercadorias e sim com moeda.
C) Banalidades eram o pagamento de taxas pelo uso das instalações pertencentes ao senhor feudal, como o moinho e o forno.
D) Corveia foi um tributo aplicado apenas no período decadente do feudalismo e que recaía sobre os servos mais velhos.
E) Mão morta era um tributo anual e per capita, que recaía apenas sobre o baixo clero, os vilões e os cavaleiros.
C.
A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe. (Adaptado de Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes, História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.).
Sobre a presença islâmica na África é correto afirmar que:
A) O princípio religioso do esforço de conversão, a jihad, foi marcado pela violência no norte da África e pela aceitação do islamismo em todo continente africano.
B) O islamismo é a principal religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a corrida imperialista do século XIX.
C) A expansão do islamismo na África ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as crenças religiosas tradicionais do continente.
D) Os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.
E) Nenhuma das afirmações anteriores.
D.
A Inquisição será formada na…
Baixa Idade Média.
(UFSM) Observe a imagem das ruínas de Cartago, no território da atual Tunísia.
As ruínas de Cartago revelam a influência dos fenícios e de outros povos na cultura e na composição étnica dos povos do Magreb. Sobre essa influência, é correto afirmar:
I - Desenvolveu o contato entre diferentes povos e, atualmente, a Tunísia é o mais liberal dos países árabes, principalmente em relação às mulheres, que possuem direitos civis.
II - Contribuiu para a formação da África Branca, pois a população de origem berbere, nômade ou não, constitui o principal grupo étnico dos habitantes do Magreb.
III - Colaborou no desenvolvimento do comércio em toda a costa africana do Mediterrâneo, e Cartago representa importante atrativo do turismo cultural.
I, II, III.
A conjuração baiana foi inspirada na…
Revolução Francesa.
Qual foi a primeira tentativa de revolução social no Brasil?
A Conjuração Baiana.
(UCS) Candido Portinari é uma figura-chave do modernismo brasileiro e sua tela “Lavrador de café” é uma de suas pinturas mais emblemáticas. As muitas simbologias e leituras que revestem a representação são dicotômicas: se, por
um lado, o negro está ligado ao universo do trabalho manual, da força física, da terra e da agricultura, por outro, ele também surge como potência do trabalho, de
transformação da terra. É deste trabalhador toda a obra que se vê ao fundo, no horizonte da pintura, a plantação de café que, em 1930, era o principal produto de exportação brasileiro – a despeito de ele não ser o proprietário dela. Suas mãos e pés agigantados expressam a força de sua potência, em uma figura masculina digna, forte, viril, tornando‑se um emblema da identidade nacional, embora o seja
através de uma arte moderna, de uma visão estereotipada do negro e das mãos de um pintor branco de origem italiana.
Sobre a economia e a sociedade cafeeiras, é correto afirmar que:
(a) os governos republicanos, controlados pela oligarquia do café, estabeleciam medidas de proteção à
indústria nacional.
(b) os investimentos públicos nas plantações de café atenuavam o endividamento do Estado brasileiro com
o capitalismo internacional, favorecendo a entrada de capital estrangeiro.
(c) a monocultura do café consolidou a exploração da mão de obra escrava, garantindo trabalhadores para
a indústria.
(d) a política de proteção do preço do café, através da desvalorização cambial, incentivava a economia de substituição de importações.
(e) a economia do período não dependia do afluxo de capitais internacionais e trabalhava com um grau
reduzido de endividamento externo.
D.
Relacione os povos pré - colombianos, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.
1- Maias.
2- Incas.
3- Astecas.
( ) Destacaram-se por erigir grandes construções de
pedra e adobe. Merecem destaque as cidades de
Machu-Picchu e Cuzco, onde se erguiam grandes
pirâmides em degraus.
( ) Destacaram-se na arquitetura, pela organização urbanística das cidades, construídas em torno de praças matematicamente calculadas, onde se erguiam pirâmides e edifícios religiosos. Como exemplo, podemos citar a capital Tenochtitlán (atual cidade do México).
( ) Desenvolveram a escrita hieroglífica, deixando uma
grande quantidade de documentos. Tinham
conhecimento dos eclipses solares e do movimento dos planetas. Viviam na península de Yucatán, na América Central.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os
parênteses, de cima para baixo.
A) 1 – 3 – 2.
B) 1 – 2 – 3.
C) 2 – 3 – 1.
D) 2 – 1 – 3.
E) 3 – 2 – 1.
C.
Na América espanhola entre os órgãos da
estrutura político - administrativa estavam as
audiências, que eram:
A) Divisões administrativas situadas em territórios
de grande valor econômico, comandados por
dirigentes com amplos poderes;
B) Órgãos compostos por ouvidores, nomeados
pelo rei e com funções vitalícias, funcionavam
como tribunais judiciários de última instancia na
América;
C) Câmaras Municipais compostas por regedores,
eleitos anualmente, com funções legislativas e
judiciárias e responsáveis de todos os assuntos da
administração local;
D) Órgãos responsáveis por tudo o que se
relacionasse com a navegação e o comércio;
E) Órgãos encarregados da elaboração da
regulamentação da atividade mineradora, da
fiscalização dessa atividade e do recolhimento de
impostos.
B.
Acerca das sociedades indígenas da América e da
relação das mesmas com os europeus é correto
afirmar, exceto:
A) A ordem religiosa jesuíta, criada no século XVI, foi a
principal responsável pela evangelização de muitos dos povos indígenas. Isso contribuiu em grande parte para a descaracterização da cultura dessas populações.
B) No Brasil, a diversidade de culturas e habitats
caracterizou os grupos indígenas originais. Muitos
resistiram à presença europeia por muito tempo, outros buscaram refúgio no interior do continente para escapar das expedições de ataque e apresamento dos europeus.
C) Os Incas foram uma das culturas indígenas mais
conhecidas na América Espanhola. Ainda hoje, Bolívia e Peru concentram grandes populações de origem indígena,
o que marca a atual sociedade desses países.
D) As culturas indígenas da América do Norte tinham uma lenda acerca da chegada de divindades que chegariam pelo mar. Isso explica a ausência de conflitos entre esses
grupos e os colonizadores ingleses no início do século
XVII.
E) O Estado e Igreja na América sempre lutou para
conservar os aspectos culturais dos autóctones, visando facilitar a dominação destes povos.
E.
“A grande guerra dos anos posteriores a 1580 trava - se, na verdade, pelo domínio do oceano Atlântico, que se tornou o centro da terra. Coloca -
se a questão de saber se o Oceano pertencerá à Reforma ou aos Espanhóis, à gente do Norte ou aos
Ibéricos, porque é exatamente do Atlântico que se trata desde então.”
O texto acima se
refere às rivalidades europeias no início da Idade Moderna. O espaço desses embates transfere - se do mar Mediterrâneo para o Atlântico.
Sobre tais disputas, pode - se afirmar:
( ) As lutas entre protestantes e católicos espalharam-
se pelo território europeu: os huguenotes na França, os calvinistas na Suíça, os puritanos e os anglicanos na Inglaterra e os luteranos no Sacro Império Romano
Germânico revoltaram - se contra o princípio da
infalibilidade do papa.
( ) No século XVI verificou - se o progresso da unidade
europeia. Os poderes tradicionais, o Papado e o
Império saíram reforçados após os conflitos com as
monarquias nacionais.
( ) Na luta contra a intolerância religiosa, a opressão fiscal, a regulamentação mercantilista e a centralização
administrativa, as Províncias Unidas dos Países Baixos
combateram a Espanha de Felipe II.
( ) A nobreza e os assalariados sofreram as
consequências da deflação: uma baixa geral dos preços foi sentida em toda a Europa em decorrência
dos fluxos de metais preciosos americanos.
(A) V F V F.
(B) F,V,V,V.
(C) F,F,F,F.
(D) V,F,V,V.
(E) V,F,F,F.
A (na última, ocorreu inflação - Revolução dos Preços).
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre o tráfico negreiro, que deslocou para o Brasil cerca de 4 milhões de africanos, durante mais de três séculos de
escravidão.
( ) Representou um amplo esquema de negócios,
recebendo inclusive apoio de alguns povos africanos, que passaram a se especializar na captura e venda de escravos aos europeus.
( ) O continente africano, antes da chegada dos europeus, conhecia diversas formas de escravidão, como, por exemplo, a doméstica e a decorrente de
fome, dívida e guerra.
( ) Os escravos, como mercadorias, eram embarcados
em navios denominados tumbeiros, onde muitos morriam, durante a travessia do Atlântico, em função de maus tratos, fome, sede e doenças, como o sarampo e a varíola.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os
parênteses, de cima para baixo.
A) V – V – V.
B) V – V – F.
C) F – V – V.
D) F – F – V.
E) V – F – F.
A.
Com relação à economia do açúcar e da pecuária no Nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
(A) por serem as duas atividades essenciais e complementares, portanto as mais permanentes foram as que mais usaram escravos.
(B) a primeira, tecnologicamente mais complexa, recorria à escravidão, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao trabalho livre.
(C) a técnica era rudimentar em ambas, na agricultura por causa da escravidão, e na criação de animais por atender ao mercado interno.
(D) tanto em uma quanto em outra, desenvolveram-se
formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho compulsório.
(E) por serem diferentes e independentes uma da outra,
não se pode estabelecer qualquer tentativa de
comparação entre ambas.
B.
A presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa, especialmente durante a administração de Maurício de Nassau (1637 - 1644), caracterizou-se pelo:
A) oferecimento de privilégios aos pernambucanos que
se convertessem ao judaísmo, como a isenção tributária e a possibilidade de obter empréstimos bancários.
B) incentivo à utilização do trabalho livre, considerado
pelos holandeses mais produtivo, em detrimento do trabalho compulsório dos africanos.
C) favorecimento à participação dos proprietários luso
brasileiros nas instâncias de poder no Brasil holandês,
como na Câmara dos Escabinos.
D) confisco das propriedades dos cristãos-novos pernambucanos que lutaram contra a presença
holandesa, assim como de todos os bens da Igreja Católica
C.
Sobre os Tratados coloniais assinale a afirmativa Incorreta:
A) Em Madri, ficou acertado que para assegurar a navegação exclusiva no rio Prata, a Espanha trocou a Colônia de Sacramento pelos Sete Povos das Missões.
Portugal garantiu, com o Tratado, a bacia amazônica, o centro - sul com a região da mineração e, no Sul, os Sete Povos das Missões.
B) Pelas cláusulas do Tratado de Madri, as populações indígenas deveriam ser transferidas para o ocidente do Rio Uruguai. Com a iminente destruição dos Sete
Povos uma parte dos jesuítas e os índios guaranis iniciaram a Guerra Guaranítica, o que permitiu o assentamento da população Açoriana nos Sete Povos.
C) O Tratado de Santo Ildefonso manteve as fronteiras do Tratado de Madri, mas Portugal perdeu a parte do território do atual Estado do Rio Grande do Sul. Entre as duas regiões foram criados os Campos Neutrais.
D) Devido à invasão do Rio Grande do sul pelas tropas
espanholas em 1763 e a dominação da Vila de Rio grande, novas regiões foram povoadas, sendo a capital transferida para Viamão e depois Porto Alegre.
E) Pelo Tratado de El Pardo (1761), foi acertado que
parte do tratado de Madri referente a troca das
localidades de Sacramento e Sete Povos deveriam ser refeitas.
B.
A União Ibérica (1580 - 1640) provocou o acirramento de conflitos europeus, alguns dos
quais foram transferidos para os territórios coloniais de Portugal e Espanha. A situação que
NÃO tem relação com os conflitos do contexto da
União Ibérica é:
A) Os portugueses fundam a cidade de Rio Grande e a
Colônia de Sacramento, utilizando-se da temporária
nulidade dos limites territoriais estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.
B) Os espanhóis não reconhecem a independência dos territórios holandeses que formaram as Províncias Unidas dos Países Baixos, sob a liderança da Casa de Orange.
C) Os holandeses criam as Companhias de Comércio
(Oriente e Ocidente), que lhes possibilitam recursos para as invasões no nordeste brasileiro e na costa africana.
A (Rio Grande e Colônia de Sacramento foram fundadas muito depois).
Leia as seguintes afirmações abaixo sobre os movimentos emancipacionistas e o próprio
processo de independência do Brasil no período colonial:
1- O caráter eminentemente popular da Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) e suas
reivindicações, o desencadeou uma violenta repressão da metrópole contra os líderes
populares.
2- A Revolução Liberal do Porto ameaçava os interesses dos grupos brasileiros, tentando reverter várias medidas tomadas por D. João no Brasil, o que significaria a perda de parte da autonomia adquirida no ano de 1808.
3- A Inconfidência Mineira apresentou uma proposta
de ruptura radical da política e sociedade, pois pregava a superação do estatuto escravista e a independência de toda a colônia, o que comprova
a influência direta da Revolução Francesa.
4- A Revolução Pernambucana foi uma consequência direta da Revolução Liberal do Porto e rompeu com o governo de D. Pedro I.
São corretas as afirmativas:
A) Apenas 1 e 2.
B) Apenas 1 e 3.
C) Apenas 2 e 4.
D) Apenas 1, 2 e 4.
E) Todas.
A (A revolução Pernambucana ocorreu antes da Revolução Liberal do Porto).