Provas Flashcards
(UPF) Recentemente, o mundo acompanhou pela grande mídia
internacional a entronização de Charles III como rei da Inglaterra e do Reino Unido. Os dois reis ingleses anteriores com o mesmo nome estiveram ligados a grandes acontecimentos no século XVII.
Considere as seguintes afirmações:
I. Durante a Revolução Puritana, o rei Charles I foi acusado de traição, condenado e decapitado em 1649; com isso, a
Monarquia foi abolida e uma República foi implantada na
Inglaterra.
II. Charles II sobe ao poder, em 1660, não como rei absolutista
e sim como um rei dominado pelo Parlamento, formado por proprietários rurais e comerciantes. Após a sua morte, segue-se um período de luta entre seu irmão, Jaime II, e o Parlamento, resultando em 1888 na chamada Revolução
Gloriosa.
III. Os reinados de Charles I e de Charles II, pai e filho, foram
marcados pelo fortalecimento e pela consolidação do
absolutismo inglês.
IV. A Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa fazem parte
do ciclo revolucionário burguês, no qual a burguesia inglesa
vai passar a fazer parte do poder por meio do Parlamento, dando os primeiros passos para o estabelecimento de um novo sistema de governo: o Parlamentarismo.
V. As duas revoluções que estão atreladas aos nomes de Charles I e Charles II foram patrocinadas pela aristocracia e pela nobreza inglesa, para evitar a perda de privilégios.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III e V, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
D.
(UPF) A ocupação do vasto território da colônia brasileira por Portugal não ocorreu de forma coincidente em todas as regiões, nem no que se refere ao período, nem no que diz respeito aos produtos explorados. Considerando as características desse processo na região Norte, analise as afirmações que seguem e marque V
para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os franceses se estabeleceram no Maranhão e
fundaram São Luís, em 1612, sendo expulsos pelos portugueses em 1615, após a Batalha de
Guaxenduba. Essa foi a base de uma gradual
penetração da Amazônia.
( ) A Coroa estabeleceu uma administração à parte para o Norte do país, criando o Estado do Maranhão, em
1621, posteriormente denominado de Estado do Maranhão e Grão Pará, com governadores e
administração separados do Estado do Brasil. Abrangia os atuais estados do Maranhão, Pará,
Amazônia, Piauí, Amapá e Roraima.
( ) A produção do Norte baseou-se nos produtos da floresta, as “drogas do sertão”, como a baunilha, a
salsaparrilha e o cacau nativo, colhido por indígenas e mestiços ao longo dos rios.
( ) Na região Norte, a exploração econômica usou como mão de obra principal o escravo africano, que
trabalhava nos latifúndios de café e milho, produtos
altamente valorizados na Europa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima
para baixo, é:
a) V – V – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – F – V.
A.
Ao longo da Primeira República (1889-1930), o crescimento das
cidades e a diversificação das atividades urbanas ensejaram as
primeiras manifestações da classe trabalhadora, as quais sofreram influência de diferentes tendências políticas. Sobre esses movimentos, analise as seguintes afirmativas:
I. Até a década de 1920, pelo menos, os operários tinham
dificuldades em organizar-se, pois a sindicalização já os
colocava na “lista negra dos industriais. De forma geral, suas
reivindicações tinham alcance imediato, como aumento de salário, limitação da jornada de trabalho e salubridade.
II. Em alguns estados, predominou, junto ao movimento
operário, o anarco - sindicalismo, corrente do anarquismo que
acreditava que a partir da greve geral revolucionária,
atingiriam seu objetivo de derrubar a burguesia do poder e
instaurar uma sociedade sem Estado, sem desigualdade,
organizada em uma federação livre de trabalhadores.
III. Dentre as grandes greves do período, a de 1917, em São Paulo, constituiu referência em razão de seu impacto. Começou no setor têxtil e abrangeu quase todos os operários do setor, cerca de 50 mil pessoas. As principais exigências eram: aumento salarial, proibição do trabalho de menores de
14 anos, abolição do trabalho noturno para mulheres e menores, jornada de oito horas, com acréscimo de 50% nas horas extras. As ruas foram tomadas pelos grevistas durante
dias e o governo mobilizou tropas. O resultado foi um acordo de aumento de salários, logo corroídos pela carestia, e vagas
promessas de atender às demais reivindicações.
IV. O Partido Comunista do Brasil (PCB) foi fundado em 1922 e quase todos os seus dirigentes provinham do anarquismo. Anarquistas e comunistas, tinham em comum a defesa da
sociedade socialista, porém, os comunistas diferenciavamse por defender a valorização do papel do Estado, da
atuação política e do papel do partido como representante do
proletariado.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV, apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III, apenas.
D.
Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a “revelação da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-Lo de forma visível.”
Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada “crise iconoclasta”.
Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):
A) intolerância da corte imperial para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos ícones servia de pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
B) necessidade de conter a proliferação de culto às imagens, num contexto de reaproximação da Sé de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
C) descontentamento imperial com o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço monástico numerosos jovens, impedindo-os, com isso de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados, marinheiros e camponeses.
D) aproximação do imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que, recuperando os princípios originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a materialização da essência sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
E) tentativa de mirar as bases políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual se valendo do prestígio de que gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a sagrar-se imperatriz.
C.
Sobre o período medieval, é INCORRETO afirmar que:
A) com a intensificação das atividades comerciais nas cidades, foram organizadas as hansas ou associações de mercadores. A reunião de várias hansas no norte da atual Alemanha deu origem à Liga Hanseática.
B) muitas cidades medievais se originaram dos burgos, aglomerações surgidas a partir da intensificação do comércio.
C) as corporações de ofício surgiram com o desenvolvimento da mão de obra especializada dedicada ao artesanato e foram responsáveis por organizar o
aprendizado e o controle destas atividades.
D) as universidades surgiram no período e substituíram os mosteiros como centros de ensino na Europa. Isso ajudou na consolidação de uma educação cada vez mais laica e científica.
E) a atividade bancária não se consolidou no período, pois havia falta de matéria-prima para a fabricação de moedas. Isso fez com que o comércio se realizasse exclusivamente por meio do escambo.
E.
A Idade Média foi um período em que ocorreram também articulações políticas que procuravam fortalecer certas monarquias nacionais existentes. sobre a formação as monarquias nacionais são feitas as seguintes afirmativas abaixo.
( ) houve fortalecimento da nobreza francesa, na época de Hugo Capeto, com uma política de esvaziamento dos interesses da burguesia emergente.
( ) a dinastia dos Plantagenetas na Inglaterra não tiveram muitos obstáculos para a centralização política e para vencer os conflitos externos no período medieval.
( ) A disputas verificadas entre os Imperadores do Sacro Império romano Germânico e os Papas foram solucionadas definitivamente na “humilhação de Canossa”, com a submissão do Imperador Henrique IV ao papado.
( ) O cisma do Ocidente e o “Cativeiro de Avignon” são provas do fortalecimento dos Reis sobre o poder eclesiástico.
( ) existiram tentativas de centralização política, que ajudaram no fortalecimento de certos interesses da burguesia emergente.
São corretas:
A) F-F-F-V-V.
B) V-V-V-F-F-.
C) F-F-V-V-F.
D) F-V-V-F-V.
A.
Sobre a Baixa Idade Média na Europa, é Incorreto afirmar que:
(A) dentre as diversas guerras ocorridas no longo período medieval destacou-se a Guerra dos Cem Anos, no século XIV, decorrente da rivalidade franco-inglesa na disputa pelo trono da França e do controle de Flandres.
(B) o século XIV foi um período de crises, não apenas em função das guerras na Europa, mas também devido às carestias provenientes de más colheitas (queda na produção de alimentos), conhecido como a época da Grande Fome.
(C) no século XIV a Europa conheceu os horrores de uma grande e devastadora epidemia, a Peste Negra, que provocou a morte de quase dois terços da população.
(D) ocorreram diversas rebeliões camponesas, em virtude da grande opressão exercida pelos senhores feudais para aumentar a produção e os impostos, conhecidas na França como as jacqueries.
(E) no século XV surgiu na França a figura mística de Joana D’Arc, que, com seu fervor religioso e liderança, levou os franceses à vitória contra a invasão inglesa no continente e a centralização do poder pela dinastia Valois.
C.
“A palavra ‘servo’ vem de ‘servus’ (latim), que significa ‘escravo’. No período medieval, esse termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (…) A condição servil era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos servos, de obrigações servis”. (Luiz Koshiba, “História: origens, estruturas e processos”) Assinale a alternativa que caracterize corretamente uma dessas obrigações servis:
A) Dízimo era um imposto pago por todos os servos para o senhor feudal custear as despesas de proteção do feudo.
B) Talha era a cobrança pelo uso da terra e dos equipamentos do feudo e não podia ser paga com mercadorias e sim com moeda.
C) Banalidades eram o pagamento de taxas pelo uso das instalações pertencentes ao senhor feudal, como o moinho e o forno.
D) Corveia foi um tributo aplicado apenas no período decadente do feudalismo e que recaía sobre os servos mais velhos.
E) Mão morta era um tributo anual e per capita, que recaía apenas sobre o baixo clero, os vilões e os cavaleiros.
C.
A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe. (Adaptado de Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes, História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.).
Sobre a presença islâmica na África é correto afirmar que:
A) O princípio religioso do esforço de conversão, a jihad, foi marcado pela violência no norte da África e pela aceitação do islamismo em todo continente africano.
B) O islamismo é a principal religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a corrida imperialista do século XIX.
C) A expansão do islamismo na África ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as crenças religiosas tradicionais do continente.
D) Os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.
E) Nenhuma das afirmações anteriores.
D.
A Inquisição será formada na…
Baixa Idade Média.
(UFSM) Observe a imagem das ruínas de Cartago, no território da atual Tunísia.
As ruínas de Cartago revelam a influência dos fenícios e de outros povos na cultura e na composição étnica dos povos do Magreb. Sobre essa influência, é correto afirmar:
I - Desenvolveu o contato entre diferentes povos e, atualmente, a Tunísia é o mais liberal dos países árabes, principalmente em relação às mulheres, que possuem direitos civis.
II - Contribuiu para a formação da África Branca, pois a população de origem berbere, nômade ou não, constitui o principal grupo étnico dos habitantes do Magreb.
III - Colaborou no desenvolvimento do comércio em toda a costa africana do Mediterrâneo, e Cartago representa importante atrativo do turismo cultural.
I, II, III.
A conjuração baiana foi inspirada na…
Revolução Francesa.
Qual foi a primeira tentativa de revolução social no Brasil?
A Conjuração Baiana.
(UCS) Candido Portinari é uma figura-chave do modernismo brasileiro e sua tela “Lavrador de café” é uma de suas pinturas mais emblemáticas. As muitas simbologias e leituras que revestem a representação são dicotômicas: se, por
um lado, o negro está ligado ao universo do trabalho manual, da força física, da terra e da agricultura, por outro, ele também surge como potência do trabalho, de
transformação da terra. É deste trabalhador toda a obra que se vê ao fundo, no horizonte da pintura, a plantação de café que, em 1930, era o principal produto de exportação brasileiro – a despeito de ele não ser o proprietário dela. Suas mãos e pés agigantados expressam a força de sua potência, em uma figura masculina digna, forte, viril, tornando‑se um emblema da identidade nacional, embora o seja
através de uma arte moderna, de uma visão estereotipada do negro e das mãos de um pintor branco de origem italiana.
Sobre a economia e a sociedade cafeeiras, é correto afirmar que:
(a) os governos republicanos, controlados pela oligarquia do café, estabeleciam medidas de proteção à
indústria nacional.
(b) os investimentos públicos nas plantações de café atenuavam o endividamento do Estado brasileiro com
o capitalismo internacional, favorecendo a entrada de capital estrangeiro.
(c) a monocultura do café consolidou a exploração da mão de obra escrava, garantindo trabalhadores para
a indústria.
(d) a política de proteção do preço do café, através da desvalorização cambial, incentivava a economia de substituição de importações.
(e) a economia do período não dependia do afluxo de capitais internacionais e trabalhava com um grau
reduzido de endividamento externo.
D.
Relacione os povos pré - colombianos, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.
1- Maias.
2- Incas.
3- Astecas.
( ) Destacaram-se por erigir grandes construções de
pedra e adobe. Merecem destaque as cidades de
Machu-Picchu e Cuzco, onde se erguiam grandes
pirâmides em degraus.
( ) Destacaram-se na arquitetura, pela organização urbanística das cidades, construídas em torno de praças matematicamente calculadas, onde se erguiam pirâmides e edifícios religiosos. Como exemplo, podemos citar a capital Tenochtitlán (atual cidade do México).
( ) Desenvolveram a escrita hieroglífica, deixando uma
grande quantidade de documentos. Tinham
conhecimento dos eclipses solares e do movimento dos planetas. Viviam na península de Yucatán, na América Central.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os
parênteses, de cima para baixo.
A) 1 – 3 – 2.
B) 1 – 2 – 3.
C) 2 – 3 – 1.
D) 2 – 1 – 3.
E) 3 – 2 – 1.
C.
Na América espanhola entre os órgãos da
estrutura político - administrativa estavam as
audiências, que eram:
A) Divisões administrativas situadas em territórios
de grande valor econômico, comandados por
dirigentes com amplos poderes;
B) Órgãos compostos por ouvidores, nomeados
pelo rei e com funções vitalícias, funcionavam
como tribunais judiciários de última instancia na
América;
C) Câmaras Municipais compostas por regedores,
eleitos anualmente, com funções legislativas e
judiciárias e responsáveis de todos os assuntos da
administração local;
D) Órgãos responsáveis por tudo o que se
relacionasse com a navegação e o comércio;
E) Órgãos encarregados da elaboração da
regulamentação da atividade mineradora, da
fiscalização dessa atividade e do recolhimento de
impostos.
B.
Acerca das sociedades indígenas da América e da
relação das mesmas com os europeus é correto
afirmar, exceto:
A) A ordem religiosa jesuíta, criada no século XVI, foi a
principal responsável pela evangelização de muitos dos povos indígenas. Isso contribuiu em grande parte para a descaracterização da cultura dessas populações.
B) No Brasil, a diversidade de culturas e habitats
caracterizou os grupos indígenas originais. Muitos
resistiram à presença europeia por muito tempo, outros buscaram refúgio no interior do continente para escapar das expedições de ataque e apresamento dos europeus.
C) Os Incas foram uma das culturas indígenas mais
conhecidas na América Espanhola. Ainda hoje, Bolívia e Peru concentram grandes populações de origem indígena,
o que marca a atual sociedade desses países.
D) As culturas indígenas da América do Norte tinham uma lenda acerca da chegada de divindades que chegariam pelo mar. Isso explica a ausência de conflitos entre esses
grupos e os colonizadores ingleses no início do século
XVII.
E) O Estado e Igreja na América sempre lutou para
conservar os aspectos culturais dos autóctones, visando facilitar a dominação destes povos.
E.
“A grande guerra dos anos posteriores a 1580 trava - se, na verdade, pelo domínio do oceano Atlântico, que se tornou o centro da terra. Coloca -
se a questão de saber se o Oceano pertencerá à Reforma ou aos Espanhóis, à gente do Norte ou aos
Ibéricos, porque é exatamente do Atlântico que se trata desde então.”
O texto acima se
refere às rivalidades europeias no início da Idade Moderna. O espaço desses embates transfere - se do mar Mediterrâneo para o Atlântico.
Sobre tais disputas, pode - se afirmar:
( ) As lutas entre protestantes e católicos espalharam-
se pelo território europeu: os huguenotes na França, os calvinistas na Suíça, os puritanos e os anglicanos na Inglaterra e os luteranos no Sacro Império Romano
Germânico revoltaram - se contra o princípio da
infalibilidade do papa.
( ) No século XVI verificou - se o progresso da unidade
europeia. Os poderes tradicionais, o Papado e o
Império saíram reforçados após os conflitos com as
monarquias nacionais.
( ) Na luta contra a intolerância religiosa, a opressão fiscal, a regulamentação mercantilista e a centralização
administrativa, as Províncias Unidas dos Países Baixos
combateram a Espanha de Felipe II.
( ) A nobreza e os assalariados sofreram as
consequências da deflação: uma baixa geral dos preços foi sentida em toda a Europa em decorrência
dos fluxos de metais preciosos americanos.
(A) V F V F.
(B) F,V,V,V.
(C) F,F,F,F.
(D) V,F,V,V.
(E) V,F,F,F.
A (na última, ocorreu inflação - Revolução dos Preços).
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre o tráfico negreiro, que deslocou para o Brasil cerca de 4 milhões de africanos, durante mais de três séculos de
escravidão.
( ) Representou um amplo esquema de negócios,
recebendo inclusive apoio de alguns povos africanos, que passaram a se especializar na captura e venda de escravos aos europeus.
( ) O continente africano, antes da chegada dos europeus, conhecia diversas formas de escravidão, como, por exemplo, a doméstica e a decorrente de
fome, dívida e guerra.
( ) Os escravos, como mercadorias, eram embarcados
em navios denominados tumbeiros, onde muitos morriam, durante a travessia do Atlântico, em função de maus tratos, fome, sede e doenças, como o sarampo e a varíola.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os
parênteses, de cima para baixo.
A) V – V – V.
B) V – V – F.
C) F – V – V.
D) F – F – V.
E) V – F – F.
A.
Com relação à economia do açúcar e da pecuária no Nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
(A) por serem as duas atividades essenciais e complementares, portanto as mais permanentes foram as que mais usaram escravos.
(B) a primeira, tecnologicamente mais complexa, recorria à escravidão, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao trabalho livre.
(C) a técnica era rudimentar em ambas, na agricultura por causa da escravidão, e na criação de animais por atender ao mercado interno.
(D) tanto em uma quanto em outra, desenvolveram-se
formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho compulsório.
(E) por serem diferentes e independentes uma da outra,
não se pode estabelecer qualquer tentativa de
comparação entre ambas.
B.
A presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa, especialmente durante a administração de Maurício de Nassau (1637 - 1644), caracterizou-se pelo:
A) oferecimento de privilégios aos pernambucanos que
se convertessem ao judaísmo, como a isenção tributária e a possibilidade de obter empréstimos bancários.
B) incentivo à utilização do trabalho livre, considerado
pelos holandeses mais produtivo, em detrimento do trabalho compulsório dos africanos.
C) favorecimento à participação dos proprietários luso
brasileiros nas instâncias de poder no Brasil holandês,
como na Câmara dos Escabinos.
D) confisco das propriedades dos cristãos-novos pernambucanos que lutaram contra a presença
holandesa, assim como de todos os bens da Igreja Católica
C.
Sobre os Tratados coloniais assinale a afirmativa Incorreta:
A) Em Madri, ficou acertado que para assegurar a navegação exclusiva no rio Prata, a Espanha trocou a Colônia de Sacramento pelos Sete Povos das Missões.
Portugal garantiu, com o Tratado, a bacia amazônica, o centro - sul com a região da mineração e, no Sul, os Sete Povos das Missões.
B) Pelas cláusulas do Tratado de Madri, as populações indígenas deveriam ser transferidas para o ocidente do Rio Uruguai. Com a iminente destruição dos Sete
Povos uma parte dos jesuítas e os índios guaranis iniciaram a Guerra Guaranítica, o que permitiu o assentamento da população Açoriana nos Sete Povos.
C) O Tratado de Santo Ildefonso manteve as fronteiras do Tratado de Madri, mas Portugal perdeu a parte do território do atual Estado do Rio Grande do Sul. Entre as duas regiões foram criados os Campos Neutrais.
D) Devido à invasão do Rio Grande do sul pelas tropas
espanholas em 1763 e a dominação da Vila de Rio grande, novas regiões foram povoadas, sendo a capital transferida para Viamão e depois Porto Alegre.
E) Pelo Tratado de El Pardo (1761), foi acertado que
parte do tratado de Madri referente a troca das
localidades de Sacramento e Sete Povos deveriam ser refeitas.
B.
A União Ibérica (1580 - 1640) provocou o acirramento de conflitos europeus, alguns dos
quais foram transferidos para os territórios coloniais de Portugal e Espanha. A situação que
NÃO tem relação com os conflitos do contexto da
União Ibérica é:
A) Os portugueses fundam a cidade de Rio Grande e a
Colônia de Sacramento, utilizando-se da temporária
nulidade dos limites territoriais estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.
B) Os espanhóis não reconhecem a independência dos territórios holandeses que formaram as Províncias Unidas dos Países Baixos, sob a liderança da Casa de Orange.
C) Os holandeses criam as Companhias de Comércio
(Oriente e Ocidente), que lhes possibilitam recursos para as invasões no nordeste brasileiro e na costa africana.
A (Rio Grande e Colônia de Sacramento foram fundadas muito depois).
Leia as seguintes afirmações abaixo sobre os movimentos emancipacionistas e o próprio
processo de independência do Brasil no período colonial:
1- O caráter eminentemente popular da Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) e suas
reivindicações, o desencadeou uma violenta repressão da metrópole contra os líderes
populares.
2- A Revolução Liberal do Porto ameaçava os interesses dos grupos brasileiros, tentando reverter várias medidas tomadas por D. João no Brasil, o que significaria a perda de parte da autonomia adquirida no ano de 1808.
3- A Inconfidência Mineira apresentou uma proposta
de ruptura radical da política e sociedade, pois pregava a superação do estatuto escravista e a independência de toda a colônia, o que comprova
a influência direta da Revolução Francesa.
4- A Revolução Pernambucana foi uma consequência direta da Revolução Liberal do Porto e rompeu com o governo de D. Pedro I.
São corretas as afirmativas:
A) Apenas 1 e 2.
B) Apenas 1 e 3.
C) Apenas 2 e 4.
D) Apenas 1, 2 e 4.
E) Todas.
A (A revolução Pernambucana ocorreu antes da Revolução Liberal do Porto).
Os processos de descolonização e construção do Estado imperial brasileiro, na primeira metade do
século XIX, apresentaram os seguintes aspectos, EXCETO:
A) foram liderados pelas elites, imbuídas de uma nítida
identidade nacional e desejosas de ficar subordinadas aos interesses do livre comércio inglês.
B) a Constituição de 1824 buscou garantir a supremacia do poder central, pois instituiu, entre outras medidas, o poder moderador, o senado vitalício e a
nomeação dos Presidentes de Província pelo Imperador.
C) a presença da Corte portuguesa no Brasil definiu os
rumos da independência, impondo limites às mudanças
políticas e sociais.
D) caracterizaram-se pela continuidade de instituições
e estruturas coloniais, como o poder monárquico, e por
uma sociedade escravista com expressiva exclusão social.
E) significativa resistência de elites regionais ao projeto
de centralização do Estado imperial, ilustrada por
episódios como a Confederação do Equador e a Guerra
Farroupilha.
A.
(UPF) As afirmativas abaixo abordam a questão dos tributos no feudalismo. Assinale a alternativa incorreta.
A) O clero, enquanto classe privilegiada, também se
dedicava à exploração do trabalho dos servos realizado em terras pertencentes à igreja, inclusive cobrando
tributos.
B) As datas das atividades econômicas realizadas pelos
servos e do pagamento de tributos por parte desses eram marcadas considerando as estações climáticas e as datas
religiosas.
C) Os tributos pagos pelos servos ao senhor feudal eram constituídos apenas de pagamento em produtos, não havendo pagamento em dinheiro.
D) Além do pagamento de tributos, os servos eram obrigados a oferecerem coletivamente ao senhor alguns serviços, que caracterizavam a chamada corveia.
E) Não somente os servos eram obrigados a pagar tributos. Também proprietários menores tinham que pagar tributo
ao senhor feudal para obter proteção.
C.
(UPF) “A guerra contra o Paraguai foi o acontecimento central da
história do Brasil da segunda metade do século 19. (…) Dos 150 mil brasileiros que teriam participado no confronto, talvez até 50 mil morreram devido aos combates ou a doenças. Uns 0,5% dos dez milhões de habitantes do Brasil (…). Com uma
população possivelmente com mais de quatrocentos mil habitantes, o Paraguai teve sua população adulta dizimada – os autores mais contidos falam de 15% a 20% de mortos.”
Sobre a Guerra da Tríplice Aliança, leia as seguintes afirmações:
I. Os gastos com o esforço militar comprometeram por mais de uma década as finanças brasileiras.
II. Solano López, presidente paraguaio, após perder a guerra, se exilou nos EUA.
III. O exército imperial ganhou projeção qualitativa e quantitativa ao combater o exército paraguaio que havia ocupado o sul do Mato Grosso e pontos da fronteira do Rio Grande do Sul.
IV. O Paraguai foi ocupado militarmente, amargou perdas territoriais
significativas, arcou com a indenização de guerra e teve suas terras públicas privatizadas.
I, III e IV, apenas.
(UPF) “Desde as últimas décadas do século XIII, assistia-se a uma perda da vitalidade que caracterizara o Feudalismo… vinham
ocorrendo profundas transformações, que se revelaram com toda a força a partir de princípios do século XIV. Esta crise foi
global, com todas as estruturas feudais sendo fortemente atingidas.”
Das alternativas a seguir, apenas uma não explica as razões fundamentais da crise apontada no texto. Qual?
A) A exagerada exploração pelos nobres da mão de obra dos servos, exigindo destes cada vez mais um maior tempo de trabalho.
B) O descobrimento de novas minas de ouro e prata em territórios
poloneses, o que gerou uma violenta disputa entre várias
nações pela sua exploração.
C) As revoltas camponesas e urbanas decorrentes da miséria que passou a caracterizar a vida dessa parcela da população.
D) O esgotamento das forças de produção acentuado pela crise
demográfica, resultado da Peste Negra.
E) A falência do modelo de produção baseado no campo e nas grandes áreas de terras controladas por senhores feudais.
B.
(UPF) No final do século XV, Espanha e Portugal foram os primeiros países europeus a promoverem a expansão marítima europeia, chamada também de as Grandes Navegações.
As razões desse pioneirismo estão relacionadas:
A) à enorme quantidade de capitais acumulados nesses dois países através do renascimento comercial no século XIV.
B) ao processo de fortalecimento da burguesia comercial que estava ocupando o poder tanto na Espanha quanto em Portugal.
C) ao desenvolvimento industrial dos dois países, que os forçou a buscar novos mercados consumidores e fornecedores de matéria - prima.
D) ao espírito aventureiro de portugueses e espanhóis
desenvolvido durante a Guerra de Reconquista contra os mouros.
E) à centralização monárquica e ao fato de a nobreza desses dois países estar fortalecida, ao contrário de outras nobrezas europeias, conseguindo, assim, financiar o projeto de expansão marítima.
E.
(UPF) ( ) A SUPRA (Superintendência da Política Agrária) foi
criada no governo Jango e consistiu em uma das
primeiras ações do poder público voltada para a
redistribuição da propriedade da terra, desapropriandose latifúndios improdutivos ou explorados
antieconomicamente.
( ) O Estatuto da Terra, criado pelo governo do marechal Castelo Branco, em 1964, se inscrevia em um projeto autoritário amplo que previa a desmobilização dos
trabalhadores rurais e a transformação das grandes
propriedades agrícolas em empresas rurais.
( ) O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra),
criado em 1984, reivindicava, dentre outras coisas, a expropriação de terras em mãos de multinacionais e a
desapropriação de áreas superiores a 500 hectares e
usava como estratégia de luta a ocupação de terras
improdutivas ou públicas.
( ) A UDR (União Democrática Ruralista), criada em 1985, tinha como objetivo fazer face ao projeto de reforma agrária e às ocupações, constituindo-se, na prática, no braço armado dos proprietários rurais.
V - V - V - V.
(UPF) A imagem a seguir traz uma representação da morte, que começou a se popularizar durante a ocorrência da Peste Negra, responsável por dizimar um terço da população europeia.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente o surgimento
daquela epidemia com a conjuntura da baixa Idade Média:
a) O surgimento da Peste Negra proporcionou o ressurgimento das rotas do comércio europeu, contribuindo para a decadência do regime feudal.
b) Com o surgimento da Peste Negra, o desenvolvimento científico foi fortalecido, e a medicina medieval pôde constatar formas de cura oferecidas pela Escolástica.
c) A Peste Negra favoreceu o desenvolvimento das
universidades europeias, unindo suseranos e vassalos no incentivo às pesquisas para a criação de uma vacina eficaz.
d) A Peste Negra fez com que papas, bispos e reis se unissem no esforço de levar as pessoas infectadas a participarem das Cruzadas, para transmitirem a doença aos muçulmanos que
dominavam os lugares sagrados do Cristianismo.
e) Com a Peste Negra, entendida como castigo divino, as premissas fundamentais do catolicismo passaram a ser questionadas, abrindo assim o caminho para a reforma protestante.
A (contestável; a certa mesmo é a E).
Sobre a colonização europeia na América, leia as assertivas.
I- As colônias de exploração, típicas da colonização ibérica
na América, apresentavam traços comuns: o emprego do trabalho compulsório, associado aos interesses mercantis.
II- A exploração colonial espanhola organizou-se por meio do sistema de porto único.
III- Na América espanhola, em geral, ocorreu a exploração do trabalho forçado dos povos indígenas, por meio da encomienda, mita e cuatequil.
IV- A retomada da política ultramarina e colonial francesa na Nova França, atual Canadá, no início do século XVII, foi possível com o fim das guerras entre católicos e huguenotes.
V- No século XVII, um pequeno número de povoadores ingleses puritanos, perseguidos por questões religiosas,
fundou a colônia de povoamento de Massachusetts, na
América do Norte.
Estão corretas as afirmações
A) I, II e V, apenas.
B) I, III e V, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
E.
Em meados do século XVIII, diversas monarquias
europeias se modernizaram com base nos ideais
iluministas para um programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e eficiente do Estado. Embora afirmassem agir em nome da “maior felicidade dos povos”, estes permaneciam
excluídos da tomada de decisões políticas.
Considerando as relações entre a cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos”, analise as afirmativas a seguir.
I. Os soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de privilégios fiscais e no
redimensionamento dos poderes eclesiásticos, como no caso de Frederico II na Prússia e de D. José I e de seu ministro Pombal em Portugal.
II. Os filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração E A liberdade à oposição
antiabsolutista.
III. Os opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto clero, ameaçados pela dissolução da sociedade de ordens
promovida pelos soberanos esclarecidos.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
B (monarcas não queriam dissolver a sociedade, mas evitar uma revolução).
Considere as seguintes afirmativas:
1. A Revolução Americana foi deflagrada por uma guerra contra os poderes metropolitanos (isto é, contra inimigos externos); diversamente, a Revolução Francesa caracterizou-se, desde o começo, por uma guerra civil (ou seja, contra os inimigos internos).
2. Os patriotas norte - americanos continuaram valorizando positivamente a experiência de seu passado colonial na construção de seu imaginário de República;
contrariamente, os patriotas franceses romperam
radicalmente com o seu passado, considerado negativo porque identificado ao Ancien Régime.
3. A Declaração dos Direitos do Homem tornou livres e
iguais todos os habitantes dos Treze Estados americanos; de forma semelhante, o mesmo ocorreu no caso da França, em relação aos cidadãos da então recém - criada República.
4. Após a libertação das 13 Colônias, uma guerra civil
generalizada atingiu os novos estados independentes; já após a Revolução na França, os conflitos internos
cessaram rapidamente e apenas os externos continuaram - especialmente as guerras napoleônicas que se alastraram por boa parte da Europa.
Quais das afirmativas acima apresentam de modo correto
a relação comparativa entre as duas Revoluções, a Americana e a Francesa?
A) 1 e 4.
B) 2 e 3.
C) 3 e 4.
D) 1 e 2.
E) 1, 2 e 3.
D.
A revolução haitiana contou com o apoio de escravos e
libertos da colônia espanhola de Cuba.
Não.
Nos mais de trezentos anos de existência da
escravidão africana na América, e nos anos em que existiu a escravidão indígena, as populações
escravizadas resistiram de diferentes formas ao
processo de escravidão. Resistir, entretanto, não
significa aqui suportar, mas sim lutar contra a
dominação imposta, buscar a liberdade. Isso ocorreu de muitas formas.
Considere as seguintes afirmações, sobre as formas de resistência utilizadas pelos escravos.
I- Para batalhar por sua liberdade, os escravos, muitas vezes, realizavam levantes contra seus senhores,
assaltavam suas residências, buscavam envenená-los ou mesmo tentavam o suicídio, que era uma saída pessoal extrema e uma forma de causar prejuízos ao proprietário.
II- Uma das mais importantes insurreições armadas foi a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, em 1835, planejada por africanos islâmicos contra o cativeiro e
contra a imposição de adotarem a religião católica e a cultura europeia.
III- Os quilombos reuniam mulheres e homens negros
libertos ou que estivessem desacompanhados de seu proprietário. O mais conhecido foi o Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, entre
Pernambuco e Alagoas.
Das afirmações acima,
A) apenas I está correta.
B) apenas II está correta.
C) apenas I e II estão corretas.
D) apenas II e III estão corretas.
E) I, II e III estão corretas.
C (escravos fugitivos, não libertos).
Sobre o Período Regencial (1831 - 1840), é incorreto afirmar que:
A) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem e a guerra dos Farrapos, que resultaram
da insatisfação das elites locais, sendo ambas lideradas por grandes latifundiários.
B) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una;
C) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros;
D) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia;
E) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.
A (Cabanagem teve participação popular).
O Império brasileiro, entre 1831 e 1840, passou pelo que chamamos de Período Regencial, no qual emergiram inúmeras revoltas nas províncias. Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta movimento revoltoso desse período. Qual?
A) A Balaiada, no Maranhão, que se caracterizou por
sucessivas e ininterruptas rebeliões da população
sertaneja escrava.
B) A Cabanagem, na província do Pará, que foi uma das lutas mais populares e violentas do período
regencial.
C) A Farroupilha, no Rio Grande do Sul, marcada pelas aspirações dos estancieiros latifundiários.
D) As Revoluções Liberais de São Paulo e Minas Gerais, que tinham como objetivo o fortalecimento da Monarquia.
E) A Sabinada, na Bahia, caracterizada pelo
antilusitanismo da camada social média.
D.
Leia as seguintes afirmações:
I - O parlamentarismo às avessas consolidou o
revezamento dos partidos no poder e as eleições
fraudulentas.
II - O imperador apresentava-se à opinião pública como
uma figura neutra, pois aparentemente não era responsável pela escolha do ministério e nem pela composição da Câmara.
III - O parlamentarismo brasileiro seguia rigidamente o
modelo europeu, sendo o poder de governar atribuição do chefe de governo e não do chefe de Estado.
IV - O poder moderador contribuiu para que o parlamentarismo brasileiro fosse autônomo e sem a ingerência do imperador.
Relativamente às afirmações anteriores, referentes ao Parlamentarismo no Brasil durante o
Segundo Reinado, podemos afirmar que:
A) somente I e III são corretas.
B) somente I e II são corretas.
C) somente III e IV são corretas.
D) todas são corretas.
E) todas são incorretas.
B.
Em 1848, o Império Brasileiro foi sacudido pela Revolução Praieira, deflagrada em Pernambuco, sobre a qual se comenta “Longe de simples ‘massa
de manobra’, pobres e libertos atuaram em defesa de interesses próprios, muitos deles conflitantes
com os da liderança dos senhores de engenho.”
A partir da argumentação da autora, conclui-se que a
Praieira foi também uma revolta social, já que:
A) defendia o comércio internacional como forma de desenvolver a economia da Província e a melhor repartição dos lucros daí advindos.
B) pretendia a expropriação dos latifúndios açucareiros
e sua imediata distribuição a posseiros e trabalhadores rurais não proprietários.
C) reivindicava a extinção das diferenciações e dos privilégios sociais existentes no país e, em especial, na Província Pernambucana.
D) repudiava toda e qualquer influência de Portugal nas
atividades econômicas da Província, defendendo o
rompimento de relações diplomáticas e econômicas com a antiga metrópole.
E) tinha um cunho nitidamente republicano e
democrático, defendendo o sufrágio universal masculino a exemplo dos Estados Unidos.
C.
Terra do sonho é distante/e seu nome é Brasil / plantarei a minha vida / debaixo de céu anil / Minha
Itália, Alemanha / Minha Espanha, Portugal / talvez nunca mais eu veja / minha terra natal.
Milton Nascimento. Sonho imigrante.
Acerca do processo de imigração para o Brasil,
registrado no século XIX, é correto afirmar:
A) O Brasil tornou-se o destino preferencial dos imigrantes europeus graças à possibilidade de se constituírem
pequenos proprietários rurais devido à promulgação da Lei de Terras em 1850.
B) Desde a proclamação da independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central
como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país.
C) O fluxo imigratório só deslanchou no Brasil após as alterações nas leis trabalhistas que garantiram condições
de trabalho análogas àquelas oferecidas no continente europeu.
D) A partir da década de 1870, com as iniciativas do governo de São Paulo, intensificou-se o fluxo imigratório
de europeus para a província paulista destinados, sobretudo, à produção cafeeira.
E) A modernização das atividades agrícolas brasileiras iniciou-se a partir do declínio da produção canavieira e
com o desenvolvimento do complexo cafeeiro na região do Recôncavo Baiano e do Sul da Bahia.
D.
Leia as afirmações a seguir sobre o cenário de crise do Império, no Brasil.
I. O regime monárquico enfrentou, desde a Guerra do Paraguai, a disposição do oficialato do exército de ampliar sua participação na vida política nacional, o que serviu de fermento para conflitos que ajudaram a minar a sustentação do Estado.
II. A sintonia do monarca com as ideias
progressistas vigentes no século XIX, com o
desenvolvimento científico e o refinamento cultural que lhe era próprio foram fundamentais para que preparasse,
desde 1850, a transição para o regime republicano.
III. O questionamento da submissão da Igreja ao Estado monárquico por parte do clero e as reações intransigentes
do Gabinete Rio Branco a essas manifestações serviram para aprofundar a cisão da monarquia com tal segmento.
IV. A Convenção de ltu, em 1873, deu contornos claros à
mobilização de apoio à monarquia na província de São Paulo e marcou o início de ofensivas de seus integrantes
no plano eleitoral.
As afirmações relacionadas corretamente com esse contexto são:
A) I e II
B) I e III
C) I e IV
D) II e III
E) II e IV.
B (convenção de Itu apoiou a república).
Um dos elementos decisivos no tocante à
simbologia do regime republicano que foi
inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi
uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter
pertencido a um grupo: os positivistas.
Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo
fato de:
A) os positivistas ortodoxos constituírem-se numa seita religiosa que pregava o fim do estágio fetichista em que vivia a totalidade da população brasileira.
B) os positivistas ortodoxos considerarem que apenas sob o regime monárquico estariam assegurados a
ordem e o progresso, tal como o pregara Comte.
C) os positivistas constituírem a base de apoio ao regime republicano, sobretudo devido a seu prestígio
junto aos antigos setores aristocratas e conservadores
da população.
D) os positivistas ortodoxos contarem com maioria no
Congresso, fazendo com que os demais projetos de
bandeiras apresentados fossem sistematicamente vetados por imitarem ora o modelo francês, ora o modelo norte - americano.
E) a bandeira ter incorporado o lema dos positivistas ortodoxos, “Ordem e Progresso”, e elementos da antiga
bandeira imperial, combinando passado e futuro, além de valores como a fraternidade universal e a conciliação entre extremismos.
E.
Fugas em massa foram estimuladas pelos Caifazes, que encaminhavam ex - escravos para o quilombo do
Jabaquara, em São Paulo, e até para o Ceará, onde a escravidão já havia sido abolida.
SIm.
(UFRGS) Assinale a alternativa correta sobre a história das diferentes sociedades africanas até o século XVI.
(A) O império Songhai, situado às margens do rio Níger, teve em sua capital Gao um importante polo mercantil que reunia mercadores oriundos da Líbia, do Egito e do Magreb.
(B) As sociedades da África equatorial, em função das condições geográficas e climáticas pouco propícias, eram formadas predominantemente por pastores de animais de pequeno porte, sendo praticamente inexistente na região o cultivo de produtos agrícolas.
(C) As sociedades de origem Bantu, localizadas na região da África meridional entre os séculos XII e
XV, eram predominantemente nômades e coletoras, não organizadas em aldeias e com escasso
desenvolvimento tecnológico.
(D) A África, marcada pela intensa difusão do cristianismo durante as Cruzadas, contou, entre os século XI e XV, com reduzida presença de elementos islâmicos na definição das variadas
culturas existentes no continente.
(E) O estabelecimento da colônia portuguesa em Moçambique, no século XVI, definiu o início das rotas comerciais ligando a região oriental do continente africano, entre Madagascar e o Chifre da África, com a Europa e a Ásia.
A.
(UFRGS) Leia as seguintes afirmações a respeito da história ocidental moderna.
I - A consolidação da monarquia francesa, no século XVI, foi marcada pela conquista de territórios coloniais na África e pela completa pacificação dos conflitos religiosos no país.
II - A Europa também foi palco de querelas intelectuais sobre literatura e ciência, como a chamada
―Batalha dos livros‖, que opôs, de um lado, letrados defensores do predomínio da antiguidade clássica e, de outro, partidários da superioridade moderna.
III- O domínio de Felipe II, na península Ibérica, caracterizou um contexto de ampla liberdade de
consciência, tornando os reinos de Portugal, Castela e Aragão redutos privilegiados para protestantes e judeus que fugiam da perseguição inquisitorial dos Países Baixos.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
B.
(UFRGS) Em setembro de 1555, foi assinada a
chamada ―Paz de Augsburgo‖, tratado que deu um fim momentâneo às guerras de religião entre católicos e protestantes no Sacro Império Romano Germânico.
Assinale a alternativa que contém uma das
principais cláusulas desse tratado.
(A) A expulsão completa de luteranos e
calvinistas de todos os territórios do Sacro
Império Romano Germânico.
(B) A imposição do absolutismo ao Império
por Carlos V, imperador calvinista hostil ao catolicismo.
(C) A divisão do Império em territórios católicos e luteranos, a partir do princípio cuius regio, eius religio.
(D) A incorporação formal dos territórios
católicos do Sacro Império Romano
Germânico ao Império Espanhol.
(E) A proibição total da profissão de fé
católica em todos os Estados do Sacro
Império Romano Germânico.
C.
(UFRGS) Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina em fins do século XIX e início do XX.
O meio século seguinte, e particularmente o
período que vai até a Primeira Guerra
Mundial, foi para a maioria dos países latinoamericanos a ―Idade de Ouro‖ do crescimento
econômico com base predominantemente na
exportação, da propriedade material (pelo menos para as classes dominantes e as
classes urbanas), do consenso ideológico e da estabilidade política.
A ―Idade de Ouro‖, referida no segmento,
vincula-se a um fenômeno social e político mais amplo.
Assinale a alternativa que indica esse
fenômeno.
(A) A estruturação de sociedades
aristocráticas de Antigo Regime em toda a
América Latina.
(B) A dominação dos Estados latinoamericanos pelas oligarquias vinculadas à
produção agroexportadora.
(C) A ampla democratização da vida
econômica e política dos países da América Latina durante o período.
(D) A massiva industrialização e
modernização econômica ocorrida em
toda a região, ao longo daqueles anos.
(E) A dissolução dos estados oligárquicos
através de revoluções sociais e democráticas, como ocorreu na Bolívia e na Nicarágua.
B.
(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a história do México.
I - O país, após a vitória na Guerra Mexicano Americana (1846 - 1848), incorporou mais
de um terço do território dos Estados
Unidos aos seus domínios, através do
Tratado de Guadalupe - Hidalgo.
II - A Revolução Mexicana, ao longo das
décadas de 1910 e 1920, derrubou o
regime oligárquico de Porfírio Diaz,
trazendo importantes mudanças políticas e
econômicas ao país.
III- O Partido Revolucionário Institucional, herdeiro político das forças revolucionárias,
manteve-se no poder por 71 anos, até sua
derrota nas eleições presidenciais de 2000.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
D.
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Guerra Civil Espanhola
(1936 - 1939) e ao subsequente regime franquista (1939 - 1978).
( ) A Guerra Civil teve seu estopim quando setores nacionalistas conservadores insurgiram-se
contra a Segunda República e o governo eleito de Manuel Azaña.
( ) O regime de Francisco Franco foi caracterizado pela laicidade, pelo respeito à autonomia regional e pela defesa da república como forma de governo.
( ) As Brigadas Internacionais foram constituídas de milhares de voluntários de diferentes países
que, durante a Guerra Civil, juntaram-se à causa republicana e à luta contra o fascismo.
( ) O regime franquista chegou ao fim em 1978, após um golpe de estado contra Francisco Franco, encabeçado por setores monarquistas vinculados ao então príncipe herdeiro Juan Carlos I.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(A) F – V – F – V.
(B) F – F – V – V.
(C) V – V – F – F.
(D) V – F – V – F.
(E) F – V – V – F.
D.
O processo econômico do governo de JK,
caracterizado pelo chamado nacional desenvolvimentismo, ocasionou o maior
índice de desigualdade na distribuição de
renda do período.
Falso.
(UFRGS) Leia as afirmações abaixo, sobre a história da América Latina contemporânea.
I - Entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, a Argentina enfrentou uma forte crise
econômica, causada pela adoção de políticas neoliberais e pelo aumento de sua dívida pública, que culminou nos distúrbios políticos de 2001.
II - Em junho de 2009, o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto por um golpe de estado judicial - militar, preso e levado de forma clandestina à Costa Rica, em episódio amplamente condenado pela comunidade internacional.
III- Em 2011 e 2012, ocorreram no Chile importantes manifestações estudantis que demandavam a
ampliação do ensino público e a ampla reforma do sistema educacional do país, herdado da ditadura de Augusto Pinochet.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.
E.
(UFRGS) Após a Conquista da América, o governo espanhol implementou a “encomienda”, um sistema de exploração do trabalho indígena em benefício da emergente elite conquistadora.
Assinale a alternativa que indica características da “encomienda”.
(A) Divisão do território conquistado em pequenas propriedades a serem trabalhadas de forma conjunta por ameríndios e espanhóis.
(B) Escravização comercial dos ameríndios através do incentivo ao tráfico transatlântico de cativos indígenas, organizado pelo Coroa espanhola.
(C) Permissão para a utilização do trabalho compulsório indígena e extração de tributos dos ameríndios por parte dos espanhóis.
(D) Implementação de grandes propriedades rurais onde estava formalmente proibida a utilização do trabalho compulsório indígena.
(E) Consolidação de relações laborais, baseadas na adoção do trabalho assalariado como forma mais comum de exploração da mão de obra ameríndia.
C.
(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra do Vietnã.
I - Os Estados Unidos envolveram-se no conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul após o chamado “incidente do golfo de Tonkin”, em que um de seus navios militares foi atacado pela marinha norte - vietnamita.
II - Uma das justificativas para a intervenção norte-americana na região era a chamada “Teoria do Dominó”, que postulava que uma possível vitória comunista no conflito levaria à propagação do comunismo por todo o Sudeste Asiático.
III- O conflito encerrou-se com a vitória das tropas norte - americanas diante dos norte- vietnamitas e, consequentemente, com a divisão entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte que perdura até os dias de hoje.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
C.
(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a história da América Central no século XX.
I - Na década de 1930, uma rebelião camponesa liderada por Farabundo Martí foi reprimida pelo governo militar de El Salvador, com o apoio da oligarquia latifundiária local, ocasionando a morte de mais de trinta mil camponeses.
II - Após uma breve e violenta guerra civil na Costa Rica, na década de 1940, a junta vitoriosa aboliu as forças armadas permanentes e abriu espaço para um longo ciclo de governos democráticos e reformistas.
III- No contexto da Guerra Fria, na Guatemala, o governo reformista de Jacobo Árbenz foi deposto por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, após a tentativa de implementar uma modesta reforma agrária no país.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.
E.
(UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre o fim da ditadura civil-militar brasileira, nos anos 1980.
I - Entre ditadura, estão os altos índices de inflação, de endividamento externo e de concentração de renda.
II - Com o sucesso da política social elaborada pelo governo Sarney, houve um processo de apaziguamento dos conflitos rurais, que marcou a chamada “paz no campo”.
III- Com a função de elaborar uma nova constituição para o país, a Assembleia Nacional Constituinte foi formada por cidadãos que não ocupavam mandatos legislativos.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.
A.
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as relações entre arte, política e sociedade no século XX.
() Pablo Picasso denunciou o regime franquista ao retratar as consequências do bombardeio aéreo na cidade de Guernica, no período da Guerra Civil espanhola.
() A arte, durante o Nazismo na Alemanha, foi vinculada aos aspectos étnicos do povo alemão, com a condenação de expressões artísticas consideradas inferiores ou degeneradas.
() O chamado “Cinema Novo” no Brasil notabilizou-se por uma estética classicista, pela linguagem parnasiana e pelo predomínio de temáticas urbanas.
() Os grupos paramilitares, durante o acirramento das perseguições políticas no Brasil, na ditadura civil - militar, organizaram ações violentas contra manifestações artísticas consideradas “de esquerda”, como o ocorrido no teatro onde era encenada a peça Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) V–V–F–F.
(B) V–F–V–F.
(C) F–V–V–F.
(D) F – F – V – V.
(E) V–V–F–V.
E.
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a diversos acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1968.
() Na Polônia, a chamada “crise de março”, quando ocorreram greves e protestos estudantis contra o governo comunista, levou a União Soviética a invadir o país e a auxiliar na repressão das manifestações contra o regime.
() Nos Estados Unidos, o presidente Lyndon Johnson recusou-se a assinar o Ato dos Direitos Civis e manteve o amplo apoio do governo à legalidade da segregação racial em todo o país.
() No México, a violenta repressão do governo (Partido Revolucionário Institucional) aos protestos dos estudantes reunidos na Praça das Três Culturas causou a morte de manifestantes, no episódio conhecido como “Massacre de Tlateloco”.
() No Brasil, a “Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro, levou manifestantes às ruas em protesto contra a ditadura civil-militar e pelo restabelecimento das liberdades democráticas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(A) V–F–V–F.
(B) V–V–F–F.
(C) F–V–F–V.
(D) F – F – V – V.
(E) F–V–V–F.
D.
(PUCRS) No Período Colonial, a Coroa Portuguesa legitimou por instrumentos políticos e jurídicos a chamada “guerra justa” contra os povos indígenas resistentes à conquista e à colonização das terras do Brasil, o que estimulou:
A) a formação das reduções jesuíticas que visavam converter, catequizar e explorar o trabalho dos indígenas nas minas de ouro das Gerais.
B) o extermínio dos povos indígenas do sertão e a expansão da agricultura no interior da América Portuguesa, baseada na agricultura de subsistência e na pequena propriedade.
C) a escravidão dos indígenas para abastecer a demanda de mão de obra das grandes lavouras açucareiras de exportação e os engenhos de açúcar do litoral.
D) a assimilação dos povos indígenas resistentes à
cultura portuguesa, tornando-os cidadãos para garantir a superioridade étnico - cultural do conquistador europeu.
C.
(PUCRS) Personagem de filmes de Hollywood, como Alô, Amigos e Você já foi à Bahia?, o papagaio Zé Carioca foi criado
como uma figura síntese do brasileiro, amante do samba
e do carnaval, para representar a identidade nacional
em um período de aproximação política, econômica e cultural com os EUA. Esse contexto de criação da
personagem Zé Carioca corresponde ____________.
A) ao Entre Guerras, período de avanço do nazifacismo.
B) à II Guerra Mundial, no esforço de alinhamento do Brasil ao lado dos EUA.
C) à Guerra Fria, com a disseminação da cultura pop e dos quadrinhos.
D) ao Regime Militar, com a avanço do imperialismo cultural estadunidense.
B.
(UFRGS) Sobre a história da Idade Média, assinale a alternativa correta.
(A) A criação do Sacro Império Romano Germânico no Ocidente, no contexto da expansão carolíngia do século VIII, resultou na conversão dos francos ao cristianismo.
(B) A Igreja permitia o ingresso feminino apenas nas ordens regulares, enquanto as seculares eram reservadas somente aos homens.
(C) A aristocracia exercia atividade guerreira, embora não fosse detentora de terras ou de direitos senhoriais.
(D) A criação dos relógios mecânicos públicos, a partir do século XIII, reforçou o monopólio eclesiástico no controle do tempo pela Igreja.
(E) A presença islâmica no Mediterrâneo, a partir do século VII, caracterizou-se pela destruição dos mecanismos de administração urbana nas cidades europeias.
B.
–> A expansão carolíngia foi no século oito e a conversão dos francos foi no século cinco.