Revolução Francesa Flashcards
Disserte sobre a economia que antecedeu a Revolução Francesa.
- A economia francesa era, basicamente, agrária, sendo a maior parte das propriedades feudais. O reduzido capitalismo agrário dificultava a produção para o mercado externo e a demanda do mercado interno também não era satisfeita –> fome.
- A reduzida industrialização, focada nos artigos de luxo (Colbertismo), também encarecia os produtos básicos, importados em sua maioria.
- O principal problema era o grande déficit público, provocado pelos gastos com a sustentação da corte. –> A ausência de política produtiva e as estéreis guerras no estrangeiro (Sete anos e Independência dos EUA) causaram grande endividamento, sempre solucionado com a elevação dos impostos sobre o Terceiro Estado.
Disserte sobre a política que antecedeu a Revolução Francesa.
O Absolutismo Monárquico, comandado pela dinastia Bourbon, estava vinculado aos interesses aristocráticos e sem permitir qualquer participação efetiva à burguesia e ao povo. A insatisfação dos segmentos do Povo era permanente, crescendo no reinado de Luís XVI, rei frágil e manipulável pelos grupos dos altos clero e nobreza.
Disserte sobre a sociedade que antecedeu a Revolução Francesa.
A estrutura da sociedade francesa era das mais arcaicas, apresentando caráter estamental, com a posição definida pelo nascimento. Os privilégios, isenções, títulos, rendas, posses e altos cargos burocráticos estavam reservados aos grupos aristocráticos. Os impostos, o trabalho produtivo e a exclusão dos círculos decisivos recaíam sobre o Povo.
* Divisão em Estados sociais.
Qual foi a REAÇÃO ARISTOCRÁTICA frente a esse contexto?
- Diante da crise e da ascensão burguesa, altos Clero e Nobreza procuraram afirmar-se perante a Monarquia. Aristocratas exigiram que Luis XVI, convocasse votação para aumentar impostos. Assim, o rei cedeu às pressões e convocou os Estados Gerais.
- Circulação dos Cadernos de Reclamações; foram entregues e apresentados aos deputados, mas ignorados na Assembleia.
Disserte, brevemente, sobre a primeira fase: ERA DAS INSTITUIÇÕES.
- Assembléia Nacional Constituinte com predomínio dos Girondinos; alta burguesia; reformistas; leis provocam transformações.
- “Grande Medo”; Tomada da Bastilha.
- Abolição dos privilégios feudais; fim da servidão; confisco das propriedades feudais; promessa de Reforma Agrária.
- Emigrados: aristocratas fogem para a Áustria e Prússia; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - liberdade, igualdade e fraternidade.
- Jornadas de Outubro.
- Constituição Civil do Clero.
- Aprovada a Constituição;
–> 3 poderes – Executivo – Rei; Legislativo – Convenção Nacional; Judiciário – Tribunal Revolucionário; fim do Absolutismo – implantação da Monarquia Constitucional; voto censitário. - Declaração dos direitos do homem e do cidadão.
- EMISSÃO DOS ASSIGNANTS.
- LEI LE CHAPELIER.
- Monarquia Constitucional - Luis XVI jura a Constituição; –> Áustria e Prússia declaram guerra à França;
- Luis XVI tenta fugir para a Áustria; Capturado em Varénnes; Levado preso a Paris; Povo mobiliza-se; Formam-se pelotões populares; Jacobinos lideram; Vitória Francesa.
Disserte sobre a segunda fase: ERA DAS ANTECIPAÇÕES.
- Proclamação da República - Luís XVII e M. A. guilhotinados.
- Convenção Nacional; Predomínio: Jacobinos; Apoio: Sans -Cullotes; Líderes: Robespierre, Danton, Marat, Saint-Just.
- Divisão de Poderes: EXECUTIVO - COMITÊS DE SALVAÇÃO PÚBLICA; LEGISLATIVO - CONVENÇÃO NACIONAL; JUDICIÁRIO - TRIBUNAL REVOLUCIONÁRIO.
- Reformas Jacobinas.
- Revolta da Vendéia.
- PERÍODO DO TERROR - Robespierre; Cerca de 40 mil franceses foram punidos pelo Tribunal Revolucionário, acusados de trair a Revolução. A maioria foi punida através da guilhotina.
Disserte sobre a terceira fase: ERA DAS CONSOLIDAÇÕES / DIRETÓRIO.
- Golpe do 9 do Thermidor ou Reação Thermidoriana – o fracasso das reformas jacobinas, as disputas e brigas entre seus principais líderes e o banho de sangue do Terror, levaram os jacobinos a perder o apoio popular, o que permitiu aos girondinos retomarem o comando da revolução.
- Supremacia: Girondinos; Oposição: Jacobinos; Realistas; retorno dos Bourbons;
- Poder executivo - Diretório - 5 membros; Girondinos - grande corrupção; enfrentam levantes internos; conspiração dos iguais.
- Constante ameaça estrangeira; absolutistas e Inglaterra; externamente: exército acumulava vitórias, comandado por Napoleão Bonaparte.
Disserte sobre o Golpe do 18 do Brumário.
Temendo as três correntes oposicionistas que tramavam um golpe contra o Diretório, a saber, os Neo - jacobinos, os Monarquistas e um possível levante popular anárquico, os girondinos, incapazes de sustentarem-se no poder por muito tempo, preservaram as conquistas republicanas e a possibilidade de industrialização viabilizando a ascensão de Napoleão ao poder.
Disserte, brevemente, sobre as características da Era Napoleônica.
Três grandes pontos de apoio: Burguesia, exército e campesinato (recebeu de Napoleão as terras do clero e da nobreza); Consolidação das idéias liberais da burguesia; censura e perseguição aos jacobinos; Disseminação pelos demais países através das Guerras Napoleônicas; tentativa de industrialização da França.
Disserte sobre o período do CONSULADO (Napoleão).
- Criação do Banco da França e do Franco (moeda); Financiamentos à indústria nacional e à produção agrícola;
- Código Civil Napoleônico; Igualdade perante a lei; direito de propriedade; proibição de sindicatos e greves; retorno da escravidão nas colônias.
- Estado assume Educação e Saúde públicas; Napoleão acumula poderes através de plebiscitos até tornar-se Imperador.
Disserte sobre o período do IMPÉRIO (Napoleão).
- Guerras Napoleônicas.
- Extinção do Sacro Império Romano Germânico - Imperador abdica à coroa e diversos príncipes da região não elegem sucessor. Fim do I Reich.
- 1806: Bloqueio Continental (Decreto de Berlim).
Disserte sobre a relação de Napoleão com a Península Ibérica.
- Portugal - família real foge para o Brasil; abertura dos portos brasileiros rompe com o bloqueio.
- Espanha - José Bonaparte assume o poder. Colônias espanholas iniciam independências na América.
Disserte sobre o Governo dos cem dias.
Napoleão regressa à França e retoma o poder; Derrotado em Waterloo, é preso em Santa Helena, onde morreria em 1821.
Disserte sobre o Congresso de Viena.
O idealizador do Congresso de Viena foi o príncipe austríaco Clemente Metternich.
- Legitimidade – era legítimo o trono e o poder das antigas dinastias absolutistas em seus países: (Bourbons – França e Espanha; Habsburgos – Áustria; Bragança – Portugal; Romanov – Rússia).
- Equilíbrio europeu - nenhuma nação poderia ser forte o suficiente para ameaçar o equilíbrio no Continente. Para tanto, foram restauradas as antigas fronteiras do mapa continental anteriores ao Período Napoleônico. Surgiram novas nações na Europa Central.
–> Marcaria o passageiro retorno dos absolutistas ao poder.
Disserte sobre a Santa Aliança.
Formação de um exército composto por forças de Áustria, Prússia e Rússia (posteriormente a França também integraria), responsável por manter a ordem estabelecida em Viena, combatendo novas rebeliões de caráter Liberal na Europa e na América. Fracassou, pois ocorreram rebeliões em Portugal e Espanha, França e outros países e a maioria dos países latino - americanos havia conquistado a Independência.
Relação entre a Inglaterra e a França.
França e Inglaterra deixam de ser inimigos nesse período - Inglaterra impede que a França fosse dividida entre a Áustria, a Prússia e a Rússia.
O que eram os Estados Gerais?
Uma reunião de representantes dos três estados sociais.
O quer eram os Cadernos de Reclamações?
Organizados pelos padres, contendo as reivindicações populares.
O que desencadeou a Revolução?
Na definição do número de deputados, o Terceiro Estado conseguiu duplicar seu número de representantes, mas a reação dos aristocratas e as pressões sobre o ministro Necker, interessado em modificar o sistema tributário, levaram Luís XVI a definir o critério de votação por estado.
–> Burguesia não aceitou a decisão, retirando-se dos Estados Gerais e declarando-se em Assembleia Nacional Constituinte, configurando o início da Revolução.
Disserte sobre o período do “Grande Medo”.
No meio rural francês, camponeses e nobres armaram-se prevendo um confrontamento mútuo. Apenas em casos isolados camponeses invadiram e saquearam propriedades feudais. Entretanto, um sentimento de pânico
generalizado tomou conta dos franceses.