Absolutismo monárquico Flashcards
O que antecedeu a formação das monarquias nacionais?
Cruzadas fortalecem o poder militar real; Renascimento comercial fortalece Burguesia; Universidades; Humanismo; Juristas (inspirados no “Jus Civile”);
- Aliança dos Reis com a Burguesia;
* GRANDE CRISE FEUDAL - Enfraquecimento da Aristocracia Feudal; INICIA A CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA QUE RESULTARIA NOS ESTADOS NACIONAIS ABSOLUTISTAS.
Disserte sobre os exércitos nacionais.
Eram tropas profissionais, leais ao Rei, que protegem as fronteiras do reino e reprimem quaisquer rebeliões internas.
Disserte sobre Maquiavel.
“O Príncipe”: “Os fins justificam os meios”. Prega a autonomia da esfera política perante a religião. Analisa de maneira científica e racional a política.
Quais foram os aspectos políticos da transição do feudalismo ao capitalismo na Península Ibérica?
Domínio árabe – Nação Islâmica AL-ANDALUZ, comandada a partir do Califado de Córdoba. Desenvolvimento comercial; Circulação monetária; Técnicas produtivas avançadas; Avanços científicos e filosóficos (herança da cultura helenística e aprimoramento árabe): astronomia, matemática, medicina; Tolerância religiosa (mediante taxas) atraiu judeus para a região, fortalecendo a presença de capitais na Península.
Guerra da Reconquista – luta dos cristãos ocidentais para retomar a Península Ibérica das mãos dos mouros (árabes).
Formação das Monarquias Nacionais - grande interferência da Igreja no poder político e imposição de privilégios aristocráticos - doação de terras e títulos aos nobres; Desenvolvimento burguês limitado pelos Estados aristocráticos que se formaram.
Disserte sobre os aspectos políticos da transição do feudalismo ao capitalismo na França.
Dinastias Capetíngia e Valois promoveram a centralização, entrando em confronto com famílias nobres.
–> Guerra dos Cem Anos - Rei obtém o reconhecimento da nobreza e da Igreja; Burguesia enfraquecida; decadência de Champagne (feiras); Consolidação da Monarquia - caráter aristocrático.
Guerras Religiosas; Perseguição aos Protestantes; Final do século marcou a ascensão dos Bourbons ao trono francês.
Disserte sobre os aspectos políticos da transição do feudalismo ao capitalismo na Inglaterra.
- Formação da Monarquia Nacional a partir das invasões de normandos e bretões, liderados por Guilherme, o conquistador.
- Subordinação dos senhores feudais ao rei, com a Criação do Grande Conselho, composto pelos aristocratas: órgão consultivo.
- Burguesia desenvolve-se aliada a Flandres;
–> Comércio - Manufaturas têxteis; Ocorrem os primeiros cercamentos; Afirmação dos setores capitalistas.
Disserte sobre o Jaime I da Dinastia Stuart.
Ficou conhecido como um monarca impopular, com tendências autocráticas. Tentou governar de maneira efetivamente absolutista, reprimindo católicos e puritanos, que realizaram a Conspiração da Pólvora, programando a explosão do Parlamento. Os planos dos terroristas foram abortados. Seu líder, Guy Fawkes foi executado e vários rebeldes foram enviados para a América do Norte.
Jaime também entrou em conflito com o Parlamento, chega a decretar seu fechamento, o que contrariava as tradições inglesas oriundas da Magna Carta.
Descreva, brevemente, a Revolução Puritana ou a Guerra Civil.
- Principal líder: OLIVER CROMWELL;
- Vitória dos Revolucionários – Batalha de Naseby; rei Carlos I é decapitado; proclamação da República; Cromwell é nomeado Lorde Protetor.
Disserte sobre o Protetorado de Cromwell.
- As terras da Igreja Anglicana e dos realistas foram confiscadas e vendidas, acelerando-se a desintegração do feudalismo e o desenvolvimento do capitalismo agrário;
- A Irlanda e a Escócia, declarando-se partidárias dos Stuart, foram conquistadas e submetidas;
- A ampliação do império colonial mediante a anexação de áreas americanas, como a Jamaica;
- Ato de Navegação, estabelecendo que todos os artigos importados fossem transportados em navios ingleses ou nas embarcações do país onde tivessem de fato sido produzidos.
O governo Cromwell foi marcado pelo autoritarismo. O líder puritano fechou o Parlamento e governou como ditador. Assim que a revolução se consolidou, Cromwell perseguiu os Niveladores e os Cavadores em função de seus programas populares.
No Parlamento, quando reaberto, cresceu a oposição a Cromwell, com o surgimento de dois partidos: Whigs, defensores da Monarquia Constitucional Parlamentarista, e os Tories, mais conservadores, partidários da tradicional monarquia britânica.
- Com a morte do líder revolucionário, seu filho Richard não tardou a ser derrubado do poder, viabilizando o retorno da Monarquia.
Disserte sobre a Restauração.
Carlos II, lançou a chamada “Declaração de Breda”, onde prometeu governar mantendo a tolerância religiosa e respeitando o Parlamento e as relações de propriedade existentes. –> Com apoio de Luiz XIV, o “rei sol” da França, Carlos II converteu-se ao catolicismo, provocando a retomada da luta por parte do Parlamento, que aprovou o “Habeas Corpus”, garantindo aos cidadãos a segurança frente aos supostos abusos do governo.
Descreva, brevemente, sobre a Revolução Gloriosa.
- Inspiração: John Locke;
- A Revolução Gloriosa marginalizava o povo além de mostrar que para acabar com o absolutismo, não era necessária a eliminação da figura do rei, desde que esse aceitasse se submeter às decisões do Parlamento. Representando a transição política de uma Monarquia Absolutista para uma Monarquia Parlamentar, a Revolução Gloriosa inaugurava a atual política inglesa onde o poder do rei está submetido ao Parlamento.
BILL OF RIGHTS – DECLARAÇÃO DE DIREITOS.
Os novos monarcas Guilherme III (de Orange) e Maria I juram a constituição. Monarquia Constitucional; Sistema Parlamentarista de Governo; Subordinação do Rei ao Parlamento; Três Poderes - Executivo (Primeiro Ministro), Legislativo e Judiciário (Parlamento); Voto censitário.
Porque os reis se aliaram à burguesia?
O rei desejava centralizar o poder e subordinar aristocracia feudal. Já a burguesia queria enfraquecer setores feudais, desejando a unificação política, adoção de moeda única e sistema único de pesos e medidas e a criação de um exército nacional).
Disserte sobre a burocracia que surgiu junto ao absolutismo.
Burocracia – corpo de funcionários do Estado, responsáveis pela realização da administração pública.
Disserte sobre a diplomacia que surgiu junto ao absolutismo.
Diplomacia – representantes de um país em outros, responsáveis pela política do país no exterior.
Disserte sobre a corte que surgiu junto ao absolutismo.
Corte – mecanismo de absorção da nobreza de sangue no Estado Nacional Absolutista. Os nobres tornam-se súditos do rei, mas mantêm seus privilégios, títulos e isenções.
Disserte sobre os código legais que surgiram junto ao absolutismo.
Códigos Legais – Inspirados no Direito Romano, centralizam o poder nas mãos do Estado.
Disserte sobre os pensadores absolutistas.
Pensadores Absolutistas – teóricos que defendem a centralização do poder nas mãos dos reis.
Disserte sobre Thomas Hobbes.
“Leviatã”: “O homem é o lobo do homem”. Para Hobbes, sem a existência do Estado, os homens viveriam em permanente estado de guerra, onde apenas a lei do mais forte seria válida. O Estado e a aceitação do poder absoluto dos governantes, é que garantem as melhores condições de vida.
Disserte sobre o Hugo Grotius.
Hugo Grotius – defesa do poder ilimitado do monarca.
Disserte sobre Jean Bodin e Jacques Bossuet.
Pensadores do Direito Divino dos Reis. Defendem a idéia de que o poder dos reis emana da vontade de Deus.