Imperialismo Flashcards
Disserte, brevemente, sobre o Imperialismo ou Neocolonialismo.
Fase mais avançada do modo de produção capitalista. Neocolonialismo, desta vez, orientado pelos conglomerados industriais e conduzido pelos Estados nacionais.
Disserte sobre o imperialismo formal.
Quando as nações imperialistas assumem formalmente o domínio sobre as colônias ou protetorados.
Conferência de Berlim.
A Partilha da África; A Conferência de Berlim delimitou regras e acordos durante a ocupação do continente africano pelas potências europeias. Esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
A partilha da Ásia.
Ao contrário do que ocorreu na África, não houve uma convenção onde se delimitou a área de influência de cada potência europeia. Várias regiões do continente asiático já estavam sob ocupação ou influência europeia, especialmente dos portugueses, mas também de espanhóis, holandeses e ingleses.
Imperialismo na China.
A China tornou-se o principal alvo da disputa imperialista, desde a abertura forçada dos seus portos com a Guerra do Ópio. Com atuação de ingleses, alemães, franceses, russos e japoneses, sacudida, também, por significativas rebeliões internas. O país conseguiu garantir sua independência a duras penas, mas, na prática, a Monarquia agia subserviente aos interesses europeus, que estabeleceram várias áreas arrendadas no litoral chinês, semelhantes a Hong Kong. Em 1911, acabou por ser proclamada a República Nacionalista Chinesa.
Justificativas utilizadas para a concretização do neocolonialismo.
Levar a modernidade e a civilização aos povos atrasados; Gerar empregos, construir escolas e hospitais, abrir estradas, evangelizar, etc; melhorar a qualidade de vida das populações; “Ação filantrópica, humanitária, cristã e civilizatória”; “O fardo do homem branco” (Kipling); Malthusianismo; Darwinismo Social.
Malthusianismo.
A produção de alimentos cresce em progressão aritmética, enquanto a população cresce em progressão geométrica. Logo, haverá escassez de alimentos.
Darwinismo Social.
A teoria do darwinismo social, de Herbert Spencer, pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas. Em contrapartida, a África e a Ásia eram um grande reduto de civilizações “infantis” e “primitivas”. Assim, numa concepção de que todas as sociedades estavam interligadas, cabia aos europeus o gerenciamento das atividades daqueles povos primitivos e das riquezas naturais e produzidas com o trabalho dos inferiores na evolução social. Influenciado por esse mesmo conceito, o escritor britânico Rudyard Kipling defendia que o repasse dos “desenvolvidos” conceitos da cultura européia aos afro-asiáticos representava “o fardo do homem branco” no mundo.
Rivalidades Imperialistas.
França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Rússia, Japão.
Exportação de capital e conquista de mercados.
“Li, em livros sábios, cálculos que totalizam a perda, para cada colono que se vai embora, e deixa a mãe-pátria. Há então uma contestação possível sobre este ponto. Com efeito, é evidente que um país que deixa escapar uma grande onda migratória não é um país feliz, um país rico, e não seria censura à França nem opróbrio se se observasse que ela é, de todos os países da Europa, aquele que tem menos emigrantes. Mas não somente existe este interesse na colonização. As colônias são, para os países ricos, um investimento de capitais dos mais vantajosos. O ilustre Stuart Mill consagrou um capítulo de sua obra para fazer esta demonstração, que assim resume: “para os países velhos e ricos, a colonização é um dos melhores negócios a que se possam dedicar” […]. Digo que a França sempre regurgitou de capitais e exportou-os em quantidades consideráveis ao estrangeiro; com efeito, é em bilhões que se podem contar as exportações de capitais feitas por este país grande, que tão rico é – digo que a França tem todo interesse em considerar este lado da questão colonial. Mas, senhores, há outro lado mais importante desta questão, que domina muito aquele em que acabo de tocar. A questão colonial é, para os países dedicados pela natureza mesmo de sua indústria a uma grande exportação como a nossa, a própria questão de mercados […]. Deste ponto de vista, repito, a fundação de uma colônia é a criação de um mercado. A experiência demonstra, com efeito, que basta [interrupções à direita]. Senhores, nesse ponto de vista particular, mas da mais alta importância, nos tempos em que nos achamos e na crise que atravessam todas as indústrias européias, a fundação de uma colônia é a criação de um mercado. De fato, observou-se, e os exemplos abundam na história econômica dos povos modernos, que basta que o laço colonial subsista entre a mãe-pátria que produz e as colônias que ela fundou, para que o predomínio econômico acompanhe e sofra, de certa maneira, o predomínio político. (Jules Ferry. Discurso na Câmara dos Deputados, a 28 de julho 1885).
Disserte sobre a Guerra dos Bôeres.
Inglaterra entra em confronto com os colonos holandeses (bôeres ou africânderes). Com a descoberta de diamante e ouro na região. A Inglaterra anexou as regiões holandesas, formando a União Sul-Africana.
Disserte sobre a Guerra dos Cipaios.
Soldados indianos tentam expulsar os ingleses, mas foram sufocados e a Índia passou a ser colônia britânica. Riquezas: ópio e algodão. Destruição da manufatura e artesanato têxteis indianos.
Disserte sobre o Japão antes do Imperialismo.
No século XIX, o Japão era dominado por uma aristocracia feudal (daimios), que se apoiava numa classe de guerreiros profissionais (samurais). O comando dessa aristocracia era feito pelo xogunato, sendo o Império (micado) apenas um poder formal, vivendo na cidade sagrada de Kyoto.
Quais foram as razões que fomentaram o neocolonialismo?
Interesse dos Estados nacionais colônias; transferência de população excedente; ampliação de impostos; ampliação dos; Exércitos Nacionais; busca de riquezas minerais (ouro, prata, etc); Necessidades do Capitalismo Monopolista; mão-de-obra barata; fontes de energia; fontes de matéria-prima; ampliação dos mercados consumidores; Necessidades do Capitalismo Financeiro; campo de investimento de capitais.
Disserte sobre o imperialismo informal.
Quando a dominação se estabelece entre nações independentes uma da outra, como a hegemonia britânica dava-se sobre as nações latino - americanas.