Europa no século XIX Flashcards
Disserte sobre a postura e os acontecimentos que marcaram a Inglaterra na época analisada.
A Inglaterra apresentou postura ambígua em relação ao Congresso de Viena, mas estimulou as independências da América Latina, pois isso representaria as possibilidades de livre mercado e presença de empresas e capitais ingleses nos novos países que se formavam. A Inglaterra vivia seu apogeu, sobretudo na chamada Era Vitoriana, que corresponde ao reinado da rainha Vitória e coincide com o período do neocolonialismo e ápice da industrialização britânica.
Disserte, brevemente, sobre a França no século XIX.
- Restauração dos Bourbon no trono francês, sucedendo a queda de Napoleão e respaldados pelas decisões de Viena.
–> No reinado de Luís XVIII, embora a retomada de privilégios aos nobres e ao clero ocorresse, houve a participação dos burgueses no Parlamento e a continuidade de um desenvolvimento industrial. - No reinado de Carlos X, houve uma tentativa de reviver o absolutismo clássico, o que motivou a burguesia a liderar um novo processo revolucionário. Em 1830 eclodiu a Revolução Liberal Monárquica, comandada por Luís Felipe de Orleans, o Rei Burguês, que derrubou os Bourbon do trono francês e inaugurou um período de monarquia constitucional, amparado pelos setores da alta burguesia.
- A França foi reinada por Luís Felipe, com grande apoio da alta burguesia nacional.
- François Guizot atuou como uma espécie de Primeiro Ministro e proibiu as reuniões dos opositores. Eclodiu uma rebelião com ampla participação popular.
- Um governo provisório, com participação dos socialistas, foi estabelecido até as eleições de dezembro daquele ano.
- Louis Bonaparte foi eleito, governando como presidente.
Disserte, brevemente, sobre a PRIMAVERA DOS POVOS na Europa.
- Onda de movimentos rebeldes que sacudiu o continente europeu e teve ecos até no Brasil, com a Revolução Praieira em Pernambuco. Com forte viés nacionalista, marcou um abalo definitivo nas estruturas ainda existentes do Antigo Regime. Os movimentos pela unificação da Itália e da Alemanha foram reforçados nesse período.
Disserte sobre o surgimento da Segunda República Francesa.
- Foi iniciada com a vitória de Louis Bonaparte.
–> Foi estimulada a industrialização e reforçada a aproximação com a Inglaterra nas ações internacionais, expandindo-se os objetivos imperialistas sobre a Ásia, África e Leste europeu. Bonaparte não poderia se candidatar à reeleição e articulou um golpe de Estado que acabaria com a república e o tornaria imperador. Queria reeditar o golpe do tio, que, com o golpe do 18 de Brumário, acabou com a Primeira República Francesa e criou o império napoleônico.
Disserte sobre a COMUNA DE PARIS.
- A Comuna foi uma organização de autogoverno da cidade formada por membros das classes populares, com inspiração socialista, sobretudo anarquista.
- A oposição à Comuna se articulou de maneira violenta, com a ação de tropas comandadas por Thiers, apoiadas por destacamentos prussianos. Iniciaram bombardeamentos a Paris, e os comunardos sofreram sérias derrotas. Corpo de comunardos em caixões após o fim da Comuna de Paris.
- A derrota veio, denominada de Semana Sangrenta.
Disserte sobre o de caso DREYFUS.
- O Exército Francês condenou um de seus homens — seguindo a onda de antissemitismo que assolava a Europa.
- O capitão de artilharia Alfred Dreyfus, de origem judaica, foi acusado de vender informações secretas aos alemães. Condenado pelo seu próprio exército e sofrendo com as ondas de antissemitismo que assolavam a Europa, Dreyfus foi sentenciado à prisão perpétua na Guiana Francesa.
- O escritor Émile Zola revelava ao público francês uma grande farsa.
- Dreyfus a deixou a prisão e assumiu o comando da artilharia de Saint - Denis.
- Surgimento do sionismo.
Disserte sobre o princípio da UNIFICAÇÃO ITALIANA.
Com a queda de Napoleão Bonaparte, os reinos da Itália foram governados por diversas nações. Além disso, por causa da revolução francesa, os ideais revolucionários disseminaram-se por toda a Europa. Dessa maneira, o desejo de unificação territorial e política, por razões, também, econômica (burguesia) cresceu.
Disserte sobre as causas da UNIFICAÇÃO ALEMÃ.
O território era dominado e disputado pela Áustria e pela Prússia. As principais causas dessa unificação foi a criação de uma estrutura militar centralizada, unificar as regras de taxação e de impostos de cada localidade, criação de uma moeda (motivos econômicos - burguesia) e centralização política.
Disserte sobre o LIBERALISMO.
- Ideologia favorável a um governo constitucional que respeita a divisão dos poderes de Estado.
–> A Constituição serve para garantir limites ao poder dos governantes e garantir as liberdades dos cidadãos, assim como seus direitos e deveres. - No plano econômico, o Liberalismo defende a propriedade privada, o livre - comércio, a concorrência e o trabalho livre (assalariado), além da menor intervenção possível do Estado na economia.
Disserte sobre o NACIONALISMO.
- Baseado na ideia de que uma nação é formada por uma comunidade unida por vínculos étnicos, linguísticos e históricos.
- No século XIX, as lutas nacionalista vinculavam-se a ideiais de independência nacional e autodeterminação (direito dos povos de escolher seu sistema político e forma de governo).
–> Os ideais nacionalistas foram muito importantes em movimentos que resultaram na independência dos países da América Latina e, também, na unificação italiana e alemã.
Disserte sobre o SOCIALISMO UTÓPICO.
O pensamento ficou conhecido como utópico por se basearem em ideais imprecisos de igualdade e justiça, e não em investigações sistemáticas sobre a natureza das estruturas capitalistas. Os participantes do movimento não possuíam um pensamento homogêneo, possuindo diversos sistemas teóricos.
- Criação de instituições para os trabalhadores (corporativismo).
Disserte sobre o SOCIALISMO CIENTÍFICO.
Essa teoria se deu a partir da análise da realidade econômica e política europeia e da preocupação com a exploração dos trabalhadores. Os teóricos do movimento tentaram entender o capitalismo, para encontrar meios de superá-lo. Dessa maneira, foi formado um método de análise histórica, chamado de materialismo histórico.
Disserte sobre o ANARQUISMO.
Doutrina que contestava a autoridade do estado e responsabilizavam o Estado pelas desigualdades sociais. Eles se diferenciavam do socialismo no que consideravam a sociedade ideal e nos meios para conquistá-la. Combateram a propriedade privada, a autoridade do estado e instituições políticas. Acreditavam que a natureza humana era suficiente para organizar a sociedade. Eles eram contra a ditadura do proletariado ou de qualquer outra, para eles a igualdade proposta pelos marxistas, negava as individualidades de cada um. Eles também eram contrários à democracia, pois acreditavam que a vontade da maioria não deveria se sobrepor aos demais.
Disserte sobre o reinado de Luís Felipe na França.
- A França foi reinada por Luís Felipe, com grande apoio da alta burguesia nacional. O rei assumiu o governo com o claro intuito de firmar os avanços liberais na Constituição Francesa.
- Buscou a ampliação do Poder Legislativo, anulou qualquer ato de censura aos meios de comunicação e realizou a separação entre Igreja e Estado. Foi estabelecido um sistema censitário de participação política, que dificultava muito a atuação das camadas médias, identificadas como Bonapartistas, pois lideradas pelo sobrinho de Napoleão, Louis Napoléon Bonaparte, e das camadas trabalhadoras, com destaque para a liderança do socialista Louis Blanc.
Disserte sobre François Guizot.
François Guizot atuou como uma espécie de Primeiro Ministro, que aproximou bastante a política externa francesa da inglesa e reforçando a elitização política. Guizot proibiu as reuniões dos opositores, que aconteciam em jantares, denominados pelo ministro de “Banquetes”. Eclodiu uma rebelião com ampla participação popular, mas liderada pela burguesia bonapartista, de caráter LIBERAL. Foi derrubada a Monarquia e proclamada a Segunda República Francesa.
Disserte sobre a queda da monarquia, na França, e o governo provisório estabelecido.
Um governo provisório, com participação dos socialistas, foi estabelecido até as eleições.
–> O sufrágio (voto) universal masculino foi estabelecido e, por proposta dos socialistas, foi reduzida a jornada de trabalho de 12 para 10 horas diárias. Por pressão dos operários e socialistas, foram criadas as Oficinas Nacionais (ateliers nacionais) - fábricas com capital estatal e dirigidas por operários, destinadas a aliviar a crise econômica e o desemprego, que logo se tornaram improdutivas e custosas, aumentando o déficit público.
Disserte sobre o Segundo Império Francês.
- Imperador Napoleão III.
- Reconstrução de Paris; Conquista da Argélia e da Indo - China; Vitória na Guerra da Criméia contra a Rússia.
- Imposição do austríaco Maximiliano I no México (foi morto pelos mexicanos e as tropas francesas foram expulsas).
- Derrota na guerra Franco - prussiana.
- Proclamação da Terceira república.
O que foi o Tratado de Frankfurt?
Perda da França de Alsácia e Lorena para a Alemanha.
Quais foram as principais medidas tomadas pela Comuna de Paris?
Igualdade civil de homens e mulheres (apesar de estas não poderem votar), supressão do trabalho noturno, supressão do exército permanente para a formação de milícias cidadãs, separação entre Estado e Igreja, ensino laico, gratuito e politécnico; a possibilidade de eleição dos estrangeiros, limitações ao trabalho feminino e infantil, criação da pensão para viúvas e crianças, fim de multas sobre salários, entrega das fábricas abandonadas aos trabalhadores, fim da pena de morte, entre outros.
Disserte sobre a semana sangrenta.
Foi a derrota da comuna de Paris, em que a resistência popular organizada nos vários distritos de Paris não conseguiu controlar os soldados franceses e prussianos. Mais de 20 mil comunardos foram mortos em batalhas ou execuções, milhares foram deportados e outros foram presos. Tinha fim a primeira experiência de governo dos trabalhadores da história, situação que ficou conhecida também como “assalto aos céus”, em virtude dos objetivos que os comunardos se propuseram a realizar: criar uma nova forma de organização da sociedade.
Nessa época, a Grécia se tornou…
Independente da Turquia.
A Bélgica se tornou independente da…
Holanda.
Quais foram as principais causas da primavera dos povos?
- Crise agrícola;
- Autoritarismo.