Monarquias Ibéricas e A Expansão Marítima e Comercial Flashcards
Disserte sobre o domínio árabe na Península Ibérica.
Desenvolvimento comercial; Circulação monetária; Técnicas produtivas avançadas (moinhos, irrigação, cítricos); Avanços científicos e filosóficos (herança da cultura helenística e aprimoramento árabe); Tolerância religiosa (mediante taxas) atraiu judeus para a região, fortalecendo a
presença de capitais na Península.
Disserte, brevemente, sobre a formação de Portugal.
Pioneiro nas grandes navegações; Século XII – Reconquista de Lisboa; Henrique de Borgonha recebe o “Condado Portucalense”; 1140 => Reino de Portugal.
Dinastia de Borgonha; Revolução de Avis; Dinastia de Avis.
A viagem de Bartolomeu Dias, atingindo e dobrando a extremidade meridional do continente africano (o cabo da Boa Esperança), abriu a rota do oceano Índico, através da qual Vasco da Gama chegou a Calicute, na Índia. Pedro Álvares Cabral, após “descobrir” o Brasil, atingiu Calicute, onde derrotou uma frota muçulmana. Seguiram-se outras expedições, destacando-se a ação de Afonso de Albuquerque, que, estabelecendo
fortificações e feitorias nas entradas do mar Vermelho e golfo Pérsico, na Índia, Indonésia, China e Japão, veio a ser o criador do Império Asiático Português.
Por algum tempo, Portugal teve a supremacia comercial na Europa, com Lisboa convertendo-se no centro de revenda, principalmente de especiarias. Mas, desde o início, a empresa mercantil fora extremamente cara.
A emigração, as epidemias e as crises de fome foram fatores que agiram para provocar o declínio demográfico, o que contribuía para afetar a economia, atingida tanto no setor da produção como no de consumo.
À debilidade interna juntou-se a pressão externa aumentada com a União Ibérica, quando o Império Português na Ásia e na África começou a desmoronar e a cair em poder da Holanda e da Inglaterra.
Disserte, brevemente, sobre a formação da Espanha.
Primeira potência européia;
- Reconquista gradativa de territórios aos Árabes; Formação de reinos independentes (caráter feudal) - Leão, Navarra, Aragão, Castela.
- Casamento de Isabel de Castela com Fernando de Aragão (os “Reis Católicos”); Unificação espanhola; Absolutismo – Dinastia Habsburgo; Fortíssima participação da Igreja Católica no poder.
“Limpieza de sangre”; Expulsão definitiva dos Árabes => reconquista de Granada.
Grandes Navegações - “Descoberta” da América – Colombo; Império Ultramarino espanhol; Carlos I – conflito com Luteranos no SIRG; Felipe II – União Ibérica.
- A pressão externa, principalmente por parte de ingleses, holandeses e franceses, foi minando o poderio espanhol que se viu suplantado pela preponderância da Holanda.
Disserte sobre as Cruzadas e as consequência para o comércio europeu.
As Cruzadas reabriram o Mediterrâneo Oriental às embarcações ocidentais, em especial às frotas de Gênova e Veneza. Dinamizavam-se, assim, as relações mercantis Oriente - Ocidente.
Tal expansão do comércio concorreu para o enriquecimento da burguesia. Aliadas aos muçulmanos do Oriente, elas (rotas de domínio italiano) estrangulavam o comércio europeu. O fato que contribuiu para aumentar o preço dos produtos orientais foi a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
O que era o mercantilismo?
Conjunto de práticas e idéias adotadas pelos Estados Absolutistas em suas políticas econômicas.
* Forte intervenção do Estado na economia, determinando taxas, concedendo monopólios e privilégios e orientando a produção.
Disserte sobre o Mercantilismo espanhol.
Espanha – Metalismo ou Bullionismo – grande conquista de metais no continente americano.
Disserte sobre as razões que levaram ao pioneirismo ibérico.
Tradição Naval - pesca; Posição Geográfica Favorável; Prematura formação dos Estados Nacionais; Presença Árabe na região; Desenvolvimento urbano e comercial – redes de comércio com o Oriente e com o norte europeu desde o século XI; Escola de Sagres.
Quais foram as consequências da expansão marítima?
Mudança do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico; decadência das cidades italianas; Comércio Intercontinental; Primeiro Colonialismo Europeu; Grande afluxo de capitais à Europa; Acumulação primitiva de capitais; viabiliza a Revolução Industrial inglesa; Supremacia temporária dos países ibéricos; Revolução dos Preços - Processo inflacionário que representa a decadência da Península Ibérica.
Disserte sobre a Guerra de Reconquista.
Luta dos cristãos ocidentais para retomar a Península Ibérica das mãos dos mouros (árabes).
- Séculos XII – XIII => Apogeu da Guerra; articulação com as Cruzadas; Recuperação dos territórios ocorre de maneira gradativa, desencadeada por nobres de diversas regiões da Europa ocidental. Forte aliança da Igreja com reis, nobreza e apoio dos burgueses locais; Formação das Monarquias Nacionais; grande interferência da Igreja no poder político; manutenção dos privilégios aristocráticos; doação de terras e títulos aos nobres; desenvolvimento burguês limitado pelos Estados aristocráticos que se formaram.
Qual foi o primeiro país absolutista da Europa?
Portugal tornou-se o primeiro país absolutista da Europa;
Disserte sobre a Dinastia de Borgonha.
Estruturação da Monarquia Nacional, com distribuição de terras à nobreza e ao clero. Manutenção de cidades, sobretudo litorâneas, e do comércio, inclusive com
fortes laços com a Liga Hanseática. Vínculos de matrimônio com a Inglaterra.
Disserte sobre a Revolução de Avis.
Problemas sucessórios na dinastia de Borgonha deixavam Portugal na iminência de submissão ao reino de Castela. Liderados pelo Mestre João de Avis, com a participação dos diversos grupos da sociedade, os portugueses comandaram uma vitoriosa guerra contra Castela. João de Avis assumiu o trono, inaugurando uma nova dinastia, que reinaria até 1580.
Disserte sobre a Dinastia de Avis.
Aliança com clero e nobreza, com participação da burguesia; Absolutismo em Portugal; Grandes Navegações – Escola de Sagres; formação do Império Ultramarino português.
O que foi a “Limpieza de sangre” na Espanha?
A perseguição a judeus e árabes (forte evasão de capitais).
Como Colombo chegou à América?
Impossibilitados de costear a África para atingir as Índias, devido à precedência portuguesa que impedia a ação de concorrentes, os espanhóis, viram-se obrigados a navegar pelo Ocidente para chegar ao Oriente. O ponto de partida foi a viagem do genovês Cristóvão Colombo, que resultou no descobrimento da América, acarretando problemas internacionais com Portugal, resolvidos pelo Tratado de Tordesilhas.
O que fez Vasco Nuñez de Balboa?
Vasco Nuñez de Balboa atravessou o istmo do Panamá e descobriu o oceano Pacífico.
O que fez Fernão de Magalhães?
Fernão de Magalhães costeou a América do Sul, atravessou o estreito de Magalhães e o Pacífico, atingindo a Índia, e retornou à Espanha através do Atlântico Sul.
Qual foi a postura dos reis espanhóis frente às grandes navegações?
Assim como em Portugal, os reis espanhóis permaneceram vinculados às suas origens feudais e não se preocuparam em investir as riquezas, carregadas da América, em atividades economicamente produtivas. Dissiparam essas riquezas em construções faraônicas, em guerras continentais constantes e desastrosas, em pensões caríssimas e inúmeras doações.