República velha Flashcards
Disserte, brevemente, sobre a República da Espada.
Militares estavam no poder, controlando o Executivo;
–> Apoio – Cafeicultores de SP e PRP; Latifundiários dominam o Poder Legislativo; Consolidação do Regime Republicano, instaurado com o Golpe Militar.
Disserte sobre o governo provisório de DEODORO DA FONSECA.
- Ministro da Fazenda – Rui Barbosa;
- Política do Encilhamento –> emissão monetária, como o objetivo de alcançar a industrialização;
- Resultados - especulações, surgimento de Sociedades Anônimas – empresas de capital aberto, que, negociam suas ações no mercado financeiro, desvalorização monetária, INFLAÇÃO, grande onda de naturalizações – estrangeiros ganham cidadania brasileira.
Disserte sobre a Constituição 1891.
Promulgada; República; Presidencialismo; Federalismo – grande autonomia para os Estados; Voto Aberto – falado (“voto de cabresto”).
Disserte sobre o governo constitucional do DEODORO DA FONSECA.
Deodoro mostra-se ainda mais autoritário e tenta golpe, fechando o Congresso; Ampla mobilização contra a possível ditadura: Exigem Renúncia o exército, marinha (armada), deputados; Greve de trabalhadores da Central do Brasil; Deodoro cede às pressões e renuncia.
Disserte sobre o governo de FLORIANO PEIXOTO.
- “Paternalismo Político” – promove a construção de cortiços e casas populares, além de reduzir o preço da carne e dos aluguéis. Floriano conquistou o apoio dos republicanos jacobinos, defensores de participação popular.
Mesmo que tenha derrotado as duas rebeliões contra seu governo, Floriano não conseguiu vencer outra importante batalha: as eleições de 1894 foram vencidas pelo paulista Prudente de Morais, representante das oligarquias.
Disserte, brevemente, sobre a REPÚBLICA OLIGÁRQUICA.
DOMINAÇÃO DA OLIGARQUIA NA REPÚBLICA VELHA - FEDERAL: a política do café com leite.
–> SP e MG alternavam-se no poder, garantindo os interesses do latifúndio brasileiro;
–> Patrimonialismo Estatal - Estado serve aos interesses privados das Oligarquias.
Disserte sobre o GOVERNO PRUDENTE DE MORAIS e a Guerra de Canudos.
- Movimento messiânico no sertão da Bahia.
- Liderado por Antônio Vicente Mendes Maciel (espécie de messias, ou seja, de líder religioso), um grupo de sertanejos formou uma comunidade religiosa e coletivista, denominada Canudos, no Arraial de Belo Monte.
–> Recebendo milhares de pessoas, tornou-se uma ameaça à ordem social da região. Alegando que Antônio Conselheiro e seus seguidores apregoavam o retorno da Monarquia, o exército brasileiro, amparado por tropas de jagunços dos coronéis da região, massacrou os sertanejos.
Disserte, brevemente, sobre os conflitos de fronteiras.
A República Velha esteve envolvida numa série de questões de limites, tendo o seu máximo expoente na figura de José Maria da Silva Paranhos Júnior, conhecido como barão do Rio Branco.
- A Questão da Zona de Palmas (ou das Missões), A Questão do Amapá, A Questão do Acre, A Questão do Pirara.
Disserte sobre a Questão da Zona de Palmas (ou das Missões).
- A Argentina reivindicava a região oeste dos atuais estados do Paraná e de Santa Catarina, pretendendo as fronteiras pelos rios Chapecó e Chopim, supostamente com base no Tratado de Madrid.
- Nesse contexto, Quintino Bocaiúva, então Ministro das Relações Exteriores do Governo Provisório, assinou o Tratado de Montevidéu, que dividia a região entre ambos. O Congresso Nacional Brasileiro não ratificou o Tratado, e a questão foi
julgada pelo presidente estadunidense Cleveland, cuja decisão foi favorável ao Brasil, definindo-se as fronteiras pelos rios Peperi Guaçu e Santo Antônio. - Estreou como advogado do Brasil, o barão do Rio Branco, escolhido pelo presidente marechal Floriano Peixoto. Rio Branco apresentou ao presidente Cleveland uma exposição: A questão dos limites entre o Brasil e a República Argentina.
Disserte sobre a Questão do Amapá.
- Embora o primeiro Tratado de Utrecht houvesse estabelecido os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa pelo rio Oiapoque ou de Vicente Pinzón, esse limite havia sido contestado após a Revolução Francesa, sendo questionada a identidade daquele rio.
- A expansão colonialista europeia do final do século XIX suscitou novos conflitos na região, com o surgimento da República de Cunani e choques armados no rio Calçoene.
- O Tratado de 1897 escolheu para árbitro da Questão o presidente do Conselho Federal Suíço, Walter Hauser. Os argumentos brasileiros foram expostos pelo barão do Rio Branco. A sentença arbitral foi favorável ao Brasil, mantendo-se a fronteira pelo rio Oiapoque.
Disserte sobre a Questão do Acre.
- O povoamento da região, no contexto da economia da Borracha, foi feito por seringueiros com o apoio de seringalistas do Amazonas.
- O governo da Bolívia determinou a ocupação da região, levando à proclamação do Estado Independente do Acre pela população brasileira, também com o apoio de seringalistas amazonenses.
- O processo foi liderado pelo jornalista espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e o regime instaurado uma república.
- Arrendamento da região a um consórcio estadunidense: o “Bolivian Syndicate”. O brasileiro José Plácido de Castro liderou uma nova reação, com choques armados que culminaram com a derrota das forças bolivianas.
- Na iminência de um conflito armado internacional, o Chanceler brasileiro, barão do Rio Branco, iniciou negociações com a Bolívia.
- O Tratado de Petrópolis de 1903 encerrou a questão: o Brasil ficava com a região, após o pagamento de dois milhões de libras esterlinas e da construção da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré.
Disserte sobre a Questão do Pirara.
Acentuou-se a presença inglesa na fronteira com Roraima, a pretexto da indefinição de fronteiras, e de proteção aos missionários britânicos na catequese de populações indígenas. Submetida ao arbitramento do rei Vítor Emanuel III da Itália, este dividiu a área, cabendo a parte maior à Grã - Bretanha. Atuou como advogado pelo Brasil, Joaquim Nabuco.
Disserte sobre o GOVERNO CAMPOS SALES e o FUNDING LOAN.
Acordo entre o governo brasileiro e os bancos credores, que estabelecia: a concessão de um gigantesco empréstimo no valor de 10 milhões de libras esterlinas, a ser usado para pagamento dos juros da dívida brasileira; a concessão de um prazo de 13 anos para que iniciasse o pagamento da nova dívida; a penhora da receita da alfândega do Rio de Janeiro como garantia; a obrigação de sanear a dívida externa brasileira.
Disserte sobre a POLÍTICA DOS GOVERNADORES.
Percebendo que o Federalismo da Constituição dava ampla autonomia para os Estados, Campos Sales idealizou um pacto de apoios recíprocos entre o Governo Federal e os governadores. Com o apoio do governador ao presidente, haveria a garantia de NÃO INTERVENÇÃO do governo federal nas questões estaduais, além de mais obras, verbas e cargos.
Disserte sobre a POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE.
Os Partidos Republicanos Paulista (PRP) e Mineiro (PRM) indicariam o chefe do PODER EXECUTIVO, ou seja o presidente da República. Os demais estados teriam benefícios políticos e econômicos. O nome deste pacto se deve ao fato de SP ser o principal produtor de café e MG ser o maior produtor de gado leiteiro.
Disserte sobre o GOVERNO RODRIGUES ALVES - REVOLTA DA VACINA.
- Ocorreu no Rio de Janeiro.
- Campanha sanitarista de Oswaldo Cruz para erradicar a malária e outras doenças do Rio de Janeiro.
–> Sem o devido esclarecimento e incitada pela oposição, a população começou a resistir aos agentes sanitários (a vacinação era obrigatória e, muitas vezes, os agentes invadiam as casas dos cidadãos com soldados para realizar a vacinação). - Conflitos verificaram-se nos subúrbios, chegando a apresentar vítimas fatais. Com o esclarecimento necessário da população, as coisas voltaram ao normal.
Disserte sobre o CICLO DA BORRACHA.
- Época: final do século XIX e início do século XX;
- Local: região amazônica;
–> Extrativismo do látex gera grande riqueza, concentrada em Manaus. - Utilizava-se mão de obra nativa e de retirantes nordestinos, praticamente reduzindo-os à servidão. - A exploração dos trabalhadores seringueiros foi motivo de muita luta e mobilização. O maior líder seringueiro foi Chico Mendes, assassinado em 1988.
Disserte sobre o CONVÊNIO DE TAUBATÉ.
Constituiu-se na decisão de que o governo brasileiro compraria e queimaria os estoques de café para garantir a lucratividade dos cafeicultores.
Disserte sobre o GOVERNO de AFONSO PENA.
–> Afonso Pena fez a primeira compra estatal de estoques de café, em vigor na República Velha, transferindo, assim, os encargos da valorização do café para o Governo Federal, que antes era praticada regionalmente.
- Foi um grande incentivador das ferrovias, sendo que se destaca em seu governo, a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e da ligação das ferrovias paulistas com as paranaenses, permitindo-se pela primeira vez, a ligação do sudeste do Brasil com o sul do Brasil por trem.
Disserte sobre o GOVERNO de NILO PEÇANHA.
- Serviço de Proteção ao Índio, criado por Cândido Rondon. O Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais foi criado tendo por objetivo prestar assistência a todos os índios do território nacional.
–> O projeto do SPI institui a assistência leiga, procurando afastar a Igreja Católica da catequese indígena. - A ideia de transitoriedade do índio orientava esse projeto: a política indigenista adotada iria civilizá-lo, transformaria o índio num trabalhador nacional. Os regulamentos do SPI estavam voltados para o controle dos processos econômicos envolvendo os índios, estabelecendo uma tipologia para disciplinar as atividades a serem desenvolvidas nas áreas.
Disserte sobre as ELEIÇÕES DE 1910.
Ruptura temporária do café com leite; Minas Gerais indicou o militar Hermes da Fonseca para a sucessão de Afonso Pena e Nilo Peçanha. Parte do partido Republicano Paulista rebelou-se e apoiou a candidatura do civil Rui Barbosa, organizada por estados do nordeste.
Disserte sobre o GOVERNO HERMES DA FONSECA - POLÍTICA DAS SALVAÇÕES.
Intervenções nos Estados onde Barbosa havia vencido as eleições e onde a oposição representava força política. Substituição das oligarquias no poder por militares ou outros membros da elite.
Disserte sobre a revolta da chibata.
Foi em 1910; João Cândido, o Almirante Negro; Marinheiros ocupam navio e rebelam-se para acabar com os maus tratos e a violência dos castigos físicos a que os marinheiros eram submetidos.
Disserte sobre a guerra do contestado.
- Líderes: José Maria e João Maria.
–> Caráter Messiânico. - Ocorreu na região limítrofe entre o Paraná e Santa Catarina, cuja posse vinha sendo reivindicada por ambos os Estados.
- Eram trabalhadores rurais expulsos da terra pela construção de uma ferrovia e por uma empresa madeireira e gente que tinha sido recrutada na construção da ferrovia.
- Reivindicaram a posse da terra, enquanto esperavam a ressurreição de José Maria.
- Os rebeldes foram liquidados.
Disserte sobre o governo de Wenceslau Braz e a substituição de importações.
- Primeira Guerra Mundial; Crise de Importações e de Exportações;
–> Pequeno Surto Industrial - substituição de importações; Capitais oriundos do café (inversão de capitais), de imigrantes e algumas empresas estrangeiras.
–> Pequena urbanização no país.
Disserte, brevemente, sobre o movimento operário.
–> Predominância de imigrantes europeus influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas.
–> Depois, as reivindicações aumentariam e as manifestações e greves teriam maior expressão. –> As reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social conviveram com mais incisivas que lutavam contra a propriedade privada e do chamado “Estado Burguês”.
–> Notando a consolidação desses levantes, o governo promulgou uma lei expulsando os estrangeiros que fossem considerados uma ameaça à ordem e segurança nacional.
- Com a intransigência e do governo, uma greve de maiores proporções foi organizada em São Paulo. A tensão tomou conta das ruas da cidade e ocorreu confronto com os policiais. A polícia acabou matando um trabalhador.
–> No ano seguinte, anarquistas tentaram conduzir um golpe revolucionário frustrado pela intercepção policial.
–> Foi oficializada a fundação do Partido Comunista Brasileiro.
–> A organização operária no Brasil foi comandada inicialmente pelos anarquistas, que estruturaram os primeiros sindicatos e desenvolveram o “Movimento Contra a Carestia”.
–> Os anarquistas tentaram organizar a classe operária com a Confederação Operária Brasileira.
Disserte, brevemente, sobre a fundação do PCB.
Superação do federalismo dos anarquistas e participação na vida política institucional brasileira. O PCB esteve na ilegalidade em quase toda a sua história. Até 1945, conheceu dois breves períodos de atuação legal, entre 1922 e 1927.
Disserte sobre a Lei Adolfo Gordo.
Permitia a repressão policial aos movimentos grevistas.
Disserte sobre a Lei Celerada.
Decretou a ilegalidade do PCB e restrições a qualquer participação política dos operários.
Disserte sobre o Bloco Operário Camponês (BOC).
- União de operários e camponeses para eleger deputados comunistas.
–> Rapidamente foi reprimido pela Lei Celerada.
Disserte sobre o governo de EPITÁCIO PESSOA (Semana de 22).
- Em 1919, eclodiu uma greve geral de operários no Rio de Janeiro.
- Em 1922, em São Paulo, um grupo de artistas e intelectuais realizava, no Teatro Municipal, a Semana de Arte Moderna. Artistas e intelectuais procuraram romper com os padrões culturais vigentes no país, considerados imitativos da cultura europeia e criar uma identidade cultural tipicamente brasileira, fundamentada em padrões éticos, estéticos e comportamentais tipicamente nacionais.
Disserte sobre as eleições presidenciais de 1922.
–> Ruptura da Política dos Governadores.
- Os estados periféricos lançaram candidatura própria, deixando de apoiar SP e MG.
–> A Reação Republicana ganhou a adesão dos tenentes. Na primeira ação militar do tenentismo, tentando evitar a posse de Artur Bernardes, ocorreu o Levante do Forte de Copacabana, tendo como resultado a “Marcha dos 18 do Forte”.
Disserte sobre o governo de ARTUR BERNARDES.
- ESTADO DE SÍTIO PERMANENTE – ameaças de guerras civis envolvendo os tenentes e a Revolução de 23 no Rio Grande do Sul.
Disserte sobre o movimento tenentista.
Movimento político - ideológico de características militares e reformistas que ganhou gradativa importância no cenário nacional.
–> Os tenentes, especialmente os chamados “jovens turcos”, se identificam como responsáveis pela salvação nacional, guardiões da pureza das instituições republicanas que atuavam em nome do povo inerte.
–> NÃO APRESENTAVAM IDEOLOGIA CLARA, ENVOLVENDO ELEMENTOS QUE IAM DO POSITIVISMO AO COMUNISMO E AO FASCISMO.
Disserte sobre a Coluna Prestes.
- Líder: Luiz Carlos Prestes;
- Iniciada no Rio Grande do Sul em 1924.
- Percorreu cerca de 24 mil km sem perder nenhum dos combates contra as forças governamentais e a “jagunçada” de muitos coronéis.
–> O movimento acabou se dispersando, quando seus principais líderes se exilaram na Bolívia. Contribuiu para a derrocada do poder das oligarquias.
Disserte sobre o governo de WASHINGTON LUÍS.
- Ocorreu a grande depressão financeira, consequência da Crise de Nova Iorque, coincidindo com uma enorme produção de café.
–> A crise econômica mundial atingira o Brasil. A inflação e a carestia provocaram oposições em todos os cantos do país, desencadeando o processo revolucionário de 1930.
Disserte sobre as eleições de 1930.
- Marcaram o fim da política do café com leite.
- Washington Luís, indicou o governador de São Paulo, Júlio Prestes, como candidato à sua sucessão. Isso interrompeu a sequência do café com leite.
- Os estados periféricos já haviam lançado Getúlio Vargas e João Pessoa, na chamada Aliança Liberal. Contavam com o apoio dos tenentes e da burguesia (Partido Democrático).
–> O governador de Minas Gerais declarou a entrada de Minas na Aliança Liberal.
–> Júlio Prestes foi eleito, em circunstâncias muito duvidosas. - O assassinato de João Pessoa, na Paraíba, por motivos pessoais e políticos locais, acabou sendo o estopim.
Quais foram os indivíduos excluídos da participação política pela constituição de 1891?
Militares de baixa patente, religiosos (somente determinadas ordens religiosas poderiam votar), menores de idade, mendigos, analfabetos e todas as mulheres.
“Marechal de Ferro” é o…
Floriano Peixoto.
Disserte sobre a Revolta da Armada.
- Local: Rio de Janeiro;
- Líderes: Custódio de Melo e Saldanha da Gama; Marinha promove bombardeio do Rio de Janeiro exigindo a renúncia de Floriano; Floriano conta com apoio popular e de grupos jacobinos para resistir aos rebeldes; Vitória de Floriano e seus seguidores.
Disserte sobre a Revolução Federalista (1893 – 1895) - DEGOLA.
Local: Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
- Conflito iniciado pelo confronto entre correntes políticas rivais no Rio Grande do Sul; Torna-se nacional, na medida em que a oposição gaúcha, liderada pelos Federalistas, passa a contestar o poder do Presidente Floriano Peixoto;
–> PRR - Júlio de Castilhos; Apoio a Floriano;
Pica - Paus X PRF;
–> Gaspar Silveira Martins; Maragatos; Anti – Castilhos e Floriano; Irmãos Saraiva.
–> Os Legalistas, apoiadores de Floriano, derrotaram os rebeldes nos dois estados.
Disserte sobre a política dos governadores.
Troca de favores entre governo federal e as oligarquias estaduais.
Disserte sobre o coronelismo.
O coronel era um latifundiário que mandava em toda uma região.
- Coronéis eram latifundiários que comandavam uma determinada região (coronelismo - voto do cabresto).
O que faziam as CVPs – Comissões Verificadoras de Poderes?
Validaram as eleições.
O que definiu o Tratado do Rio de Janeiro?
A incorporação do restante da região acreana ao Brasil, mediante a permuta de terras com o Peru.
O que levou à crise da borracha?
Concorrência inglesa, produzindo em suas colônias asiáticas sob o sistema da plantation, determinou a crise da borracha brasileira, durante a Primeira Guerra Mundial.