Revoltas independentistas e período joanino Flashcards
Descreva, brevemente, os princípios do período joanino.
- A vinda da Família Real para o Brasil, numa interiorização da Metrópole na Colônia, marcou a estruturação do Estado no Brasil, sob os moldes do Absolutismo Lusitano.
–> Tratou-se de uma etapa de transição para a independência do Brasil. - Foram criadas instituições políticas, financeiras e culturais, tomadas medidas para ampliar as relações comerciais e foram construídas alianças políticas e sociais entre membros da elite lusa, da Corte, e da elite colonial, proporcionando um processo de independência bastante diferente do verificado nas demais colônias latino - americanas.
Como foi a chegada da família real no Brasil?
Família real e corte lusa fogem das tropas napoleônicas e vão para o Brasil.
–> França e Espanha, então sob o comando de Napoleão, estavam proibidas de comercializar com Portugal e suas colônias. Fixação da corte no Rio de Janeiro ocupação de casas luxuosas, aumento de impostos nas províncias; início da presença comercial inglesa no Brasil.
Disserte sobre os tratados feitos entre Brasil e Inglaterra durante esse período.
Tratado de Cooperação e Amizade - privilégios à Inglaterra insatisfação em Portugal. A Inglaterra obteve maiores privilégios comerciais, pois as alíquotas alfandegárias determinavam que os ingleses pagariam 15% de imposto sobre as mercadorias que desembarcaram nos portos brasileiros. Em contrapartida, os navios portugueses se submeteram ao valor de 16% de imposto e as outras nações estrangeiras ficariam com um tributo de 24%.
–> Pelo documento, qualquer inglês que fosse incriminado em terras portuguesas só poderia ser julgado sob a presença de uma autoridade britânica e com base nas leis de seu país de origem. Em contrapartida, se um português fosse acusado em terras inglesas, teria de confiar nas diretrizes e autoridades da própria justiça inglesa. Portugal também se compromete a combater o tráfico escravista acima da linha do Equador.
Quais instituições foram fundadas durante esse período?
Escola Superior de Belas Artes; Jardim Botânico; Casa da Moeda; Banco do Brasil (aumento dos impostos); Biblioteca Nacional; Imprensa Régia.
Disserte sobre a elevação do Brasil ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Ainda na condição de Príncipe Regente, Dom João assinou a elevação do Brasil de Colônia ao Reino Unido, assim tornando o Rio de Janeiro como sede oficial do Reino.
–> Dom João pretendia fazer-se representar no Congresso de Viena e ter os benefícios da Restauração do Antigo Regime proposta no Congresso. Assim, precisava estar na sede de seu reino. Temendo rebeliões de caráter liberal na Europa e novos levantes bonapartistas, o Príncipe pretendia permanecer no Brasil. A insatisfação em Lisboa crescia, pois todos esperavam o retorno da Família Real após a derrota de Napoleão.
Disserte sobre a Revolução Liberal do Porto.
Foi liderada pela burguesia mercantil lusa e apoiada por membros da pequena nobreza, insatisfeitos com a permanência da Família Real e da Corte no Brasil. Os rebeldes convocaram uma Assembleia Constituinte, as Cortes de Lisboa.
–> Exigiam: A elaboração de uma Constituição; O imediato retorno da Família Real para Portugal; A anulação dos Tratados Comerciais, da abertura dos portos brasileiros e dos privilégios ingleses. Formaram-se dois “Partidos”: o Português, interessado em uma recolonização prática do Brasil, e o Brasileiro, formado pela elite colonial, estrangeiros e militares aqui radicados e membros da elite lusa no Brasil, que haviam constituído relações comerciais e sociais no Rio de Janeiro, principalmente, que defendia a manutenção da organização de Reino Unido ou a independência brasileira.
Disserte, brevemente, sobre a independência do Brasil.
1822 – Dia do Fico (9 / 1) - Dom Pedro anuncia publicamente que ficaria no Brasil, não aceitando as pressões das Cortes de Lisboa pelo seu retorno. Em março de 1822, decretou o “Cumpra-se!”, pelo que as decisões oriundas de Portugal somente teriam validade se referendados por Dom Pedro. O desfecho final deu-se em Sete de Setembro, quando, diante de uma nova tentativa de arbitrariedade lusitana, Dom Pedro, às margens do riacho Ipiranga, proclamou a Independência do Brasil
Onde foi a Inconfidência Mineira? E quais foram suas influências?
Local: MG - MINAS GERAIS;
- Influenciada pela independência dos EUA.
Quais foram as causas da inconfidência mineira?
A atividade mineradora dava sinais de esgotamento e a opressão fiscal aumentava, sobretudo com o Quinto Fixo e as dívidas que a população local acumulava com a Coroa. A iminência da cobrança forçada com a Derrama levou a ELITE local a planejar a rebelião, fortemente influenciada pela independência dos EUA.
Quais foram os principais inconfidentes mineiros?
Freire de Andrade, Padre Rolim, Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga; Joaquim Silvério dos Reis, que traiu o grupo e delatou os rebeldes ao governador, e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Este, um dos poucos elementos populares da rebelião.
O que buscava a inconfidência mineira?
O programa dos rebeldes envolvia a proclamação de uma República, a criação de uma Universidade e de uma Casa da Moeda e o incentivo para manufaturas. O tema da escravidão era motivo de discordância entre os inconfidentes, não se constituindo qualquer proposta clara acerca.
Disserte sobre o transcorrer da inconfidência mineira e a sua conclusão.
A revolta não chegou a ser realizada, não ultrapassando a fase conspiratória. A razão foi a delação realizada por Silvério dos Reis ao intendente das MG, levando à prisão os inconfidentes. Entre 1789 e 1792, desencadearam-se os “autos da Devassa”, processos de investigação e punição dos rebeldes. Ao longo dos processos, Cláudio Manoel da Costa suicidou-se na prisão.
- Na conclusão, em 1792, penas de prisão, degredo e outras mais leves foram estipuladas. No entanto, Tiradentes, homem do povo, ex - alferes das tropas militares da região, foi executado e esquartejado.
Onde foi a CONJURAÇÃO BAIANA (REVOLTA DOS ALFAIATES) e quais foram as suas inspirações?
Local: BA (BAHIA); Influências do jacobinismo da Revolução Francesa e da rebelião popular negra do Haiti.
O que levou à Conjuração Baiana?
Crise prolongada da economia açucareira, mudança da capital para o Rio de Janeiro, o que fragilizou Salvador, êxodo rural, concentração de desempregados em Salvador, tensão social, exploração da coroa.
Quais foram os conspiradores da conjuração baiana?
Elite cultural baiana, especialmente Cipriano Barata, médico revolucionário, que havia fundado a sociedade maçônica “Cavaleiros da Luz”. Forte e predominante participação popular (alforriados, escravos, brancos pobres, mulatos).
- Os principais líderes foram Lucas Dantas, Luís Gonzaga das Virgens, Manoel Faustino e João de Deus.
Quais eram as propostas da conjuração baiana?
República popular, abolição da escravatura, direito de cidadania aos negros. Rebelião liberal radical, que não ultrapassou a fase de conspiração, pois ocorreu a delação dos rebeldes e a prisão e execução de diversos envolvidos, todos negros.
Quais foram as causas da REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (REVOLTA DOS PADRES)?
O constante aumento dos impostos para manter a corte no Rio de Janeiro e os privilégios das elites do centro do país, somados aos problemas na baixa produção do algodão e queda do preço do açúcar, provocaram nos pernambucanos a intenção de libertar-se dos portugueses, inspirados nos ideais iluministas.
Como transcorreu a Revolução Pernambucana?
Com a participação de padres, militares e intelectuais, os revoltosos atacam as autoridades provinciais, como o governador Caetano Pinto, que fugiu para o Rio de Janeiro. Em março de 1817, instaurou-se um governo provisório, cujas propostas eram: República, abolição de impostos, elaboração de uma Constituição, liberdade religiosa e de imprensa, igualdade de todos os homens livres perante a lei. Não estava entre suas prioridades a abolição da escravatura (mas os negros que lutassem seriam libertos). Foi uma das únicas rebeliões que ultrapassou a fase meramente conspirativa, com os rebeldes conseguindo o poder temporariamente.