América no século XIX Flashcards
Destino Manifesto.
Teoria que defendia que os norte americanos haviam nascido para a grandeza, dessa maneira, deveriam fazer jus a sua grandeza e superioridade.
Disserte sobre a marcha para o oeste.
Queriam atingir a costa oeste e anexá-la. O processo que concretizou esse objetivo foi a marcha para o oeste. As pessoas que realizaram essa colonização recebiam benefícios e terras, mas sabiam que chegariam em lugares desabitados e teriam que encontrar formas de se proteger sem o auxílio do estado. As grandes nações indígenas americanas, que viviam no interior dos EUA, foram exterminadas e perderam o conflito, sendo colocadas em reservas indígenas, sem maiores incentivos ou proteção.
Homestead Act.
O governo americano desenvolveu uma lei chamada: Homestead Act, que facilitava a posse de terras e cobrava um valor simbólico e irrisório pelas propriedades. Essa política atraiu milhares de europeus para a marcha para o oeste, pois, na Europa, o contexto era de revoluções e mudanças políticas, econômicas e sociais.
Diferenças entre os estados do norte e do sul dos Estados Unidos.
As indústrias nos EUA se concentravam nas colônias ao norte e os latifúndios encontravam-se ao sul. Os estados ao norte queriam juntar-se às colônias do sul, gerando uma cultura protecionista, que não funcionaria para os sulistas, pois teriam que comprar os industrializados do norte (nem sempre com os melhores preços). A política alfandegária (visava atender ao protencionismo do norte, o que ia contra o livre comércio do sul - exportava e importava produtos industrializados) e a questão da escravidão (cultura escravocrata no sul, enquanto os nortistas defendiam a abolição da escravidão - aumentaria o mercado consumidor) dificultavam a integração dos estados.
Disserte sobre a Guerra de Secessão.
Com a eleição de Abraham Lincoln (nortista e foi assassinado quando a guerra civil ou de secessão - morto em uma peça de teatro por um atirador), é eleito e anuncia que irá abolir a escravidão. Os sulistas negam a sua candidatura e se separam da união (yankees), formando os estados confederados do sul (confederados). A vitória do norte ocorreu pela sua superioridade bélica (uso de trincheiras). A escravidão foi abolida, o que intensificou a campanha abolicionista em outros países.
Disserte, brevemente, sobre a questão racial nos EUA.
Foi criada a “ku - klux - klan’’, comunidade de supremacistas brancos e protestantes, que utilizava a bandeira dos confederados como símbolo. Seguia a lógica do destino manifesto e lutava pelas pautas dos estados do sul. Os negros e alguns católicos sofreram nas mãos do grupo. Desenvolve-se uma segregação racial, que não estava prevista na lei, mas era algo subentendido.
Doutrina Monroe.
“América para os americanos”- visava ter um controle sobre a região, defendendo uma independência, favorável a eles, para os outros países americanos.
Big Stick (política do porrete).
Países da América deveriam estar submetidos à diplomacia americana. Inicialmente há diálogo, mas se os outros países não atenderem aos interesses estadunidenses, sofrerão as consequências. A construção do canal do Panamá ligava o oceano pacífico ao atlântico, o que resolveria os problemas dos EUA. A Colômbia não queria a construção do canal, pois ele passaria pelo meio do seu país, o que traria aos EUA uma grande ingerência do país. A população queria a construção, então, os EUA incentivaram os movimentos separatistas e, quando as revoltas surtiram efeito, o país construiu o canal.
Diplomacia ou política do dólar.
Diplomacia ou política do dólar - apoio financeiro dos EUA a outros países, em troca da instalação de negócios, poder político e apoio (compra do apoio).
Política da boa vizinhança.
Estreitar laços políticos entre os países americanos, enquanto os EUA investiga e trata com diplomacia outras nações, para mostrar o quão importante era ter uma boa relação com os EUA. Roosevelt, durante a segunda guerra, ofereceu 2 bilhões de dólares para a construção de uma siderúrgica no Brasil. Logo, Vargas, que antes era simpático ao nazifascismo, transfere seu apoio para o outro lado (os aliados) e declarou guerra à Alemanha - o Brasil tinha uma posição estratégica.
Abertura do mercado japonês.
Sob o comando do almirante Perry, uma frota militar estadunidense forçou a abertura do Japão aos comerciantes ocidentais. Entretanto, foi o primeiro país a ter contato com o mercado japonês e a vislumbrar as grandes possibilidades econômicas do mercado chinês.
Qual foi o contexto da Independência da América Latina?
Industrialização inglesa – pressão pela abertura de mercados; Liberalismo - ideologia revolucionária utilizada pelas elites latino - americanas na luta contra o colonialismo. Independência dos EUA – exemplo para os demais países Revolução Francesa; Fortalecimento da elite Criolla econômica e politicamente.
Disserte sobre as Reformas Bourbônicas.
Inseridas no contexto do Despotismo Esclarecido, visavam diminuir o déficit da Coroa e promover algumas manufaturas na metrópole e nas colônias. Acabaram resultando na ampliação do mercado interno colonial e na circulação de manufaturas inglesas pelo continente.
Disserte sobre os movimentos precursores à independência da América Latina.
Características e lideranças populares; Foram vistos como ameaças pela Espanha e pela própria elite criolla.
Disserte sobre a Rebelião de Tupac Amaru.
Ocorreu no Peru; Incas revoltaram-se contra a “mita” e as arbitrariedades dos Chapetones. Rebeldes foram massacrados, resultando em cerca de 80 mil mortos.
Disserte sobre a Independência do Haiti.
- Eclodiu na pequena colônia francesa do Haiti uma revolta de escravos comandados por Toussaint de Louverture. Uma luta foi estabelecida entre os escravos e os senhores de engenho.
–> Os afrodescendentes proclamaram a República e promoveram a reforma agrária. - As tropas enviadas por Napoleão desembarcaram na ilha e sufocaram os rebeldes. Louverture foi levado à França e executado.
- Um novo levante, desta vez comandado por Dessalines, proclamou a monarquia haitiana. O país, bloqueado comercialmente pela França e pelos países americanos recém emancipados; endividado com a antiga metrópole, nascia empobrecido.
Disserte sobre as consequências do domínio Napoleônico na Espanha.
- Provocou imediata reação na população espanhola, com a formação de Juntas administrativas autônomas em diversas regiões da Espanha.
- Na América, Criollos transformam os Cabildos em Juntas Governamentais, soberanas em relação à metrópole. Havia divergências na própria elite entre continuarem fiéis ao rei Fernando VII ou lutar pela independência. Apoio inglês aos rebeldes e postura dos EUA contra novos empreendimentos coloniais europeus no continente (Doutrina Monroe) ampliam as possibilidades de independência.
Disserte sobre as guerras de independências na América Espanhola.
Sob a liderança da elite criolla, Câmaras Municipais (Cabildos) são transformadas em Juntas Governativas. Região do Prata – Argentina sob a liderança de San Martín; Paraguai sob a liderança de Francia; no Uruguai, intervenção militar de Dom João combatendo os rebeldes. Venezuela - Francisco Miranda proclamou a Independência provisória. México - Rebelião dos Padres Hidalgo e Morelos.
Disserte sobre o México - Rebelião dos Padres Hidalgo e Morelos.
- No México, eclodiu uma revolta camponesa liderada pelo padre Hidalgo. Admirador dos iluministas e dos princípios democráticos jacobinos da Revolução Francesa, formou um exército camponês para enfrentar os criollos e as tropas espanholas. Hidalgo e seus seguidores acabaram esmagados na luta.
- O padre Morelos deu continuidade à luta de Hidalgo, buscando promover a independência, a distribuição de terras e de bens dos ricos para o povo, o fim da escravidão, igualdade de direitos e governo democrático. Novas tropas espanholas foram mandadas ao México, unindo-se aos criollos para, novamente, trucidar os rebeldes.
–> A união dos militares espanhóis com os criollos mexicanos foi tamanha que Agustín Iturbide, famoso pela crueldade na repressão aos movimentos rebeldes, proclamou a independência.
Disserte sobre as consequências da derrota de Napoleão na Rússia para as guerras de independência (Fernando VII).
A derrota de Napoleão Bonaparte na Rússia o fragilizou. O rei Fernando VII (Espanha) foi libertado e revogou a Constituição de Cádiz, elaborando uma constituição mais absolutista. O ímpeto recolonizatório do rei fez renascer o ímpeto independentista na América. Rei valeu-se das decisões do Congresso de Viena para combater os movimentos rebeldes.
Quais foram os grandes libertadores da América?
- Simón Bolívar – pretendia criar uma única e integrada nação latinoamericana - , a “Gran Colombia”. Expôs suas ideias na Carta da Jamaica, mas esbarrou nos interesses regionais e nas pressões inglesas. Antonio Sucre; José San Martin; Francisco Santander.