PS3 Flashcards
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
Os órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, das UF que aderirem ao plano, entre outras atribuições, atualizará o cadastro georreferenciado, em formato eletrônico, de todos os estabelecimentos avícolas de reprodução e produtores de ovos livres de patógenos específicos (SPF) ou controlados.
errado
§7o Os Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, das UF que aderirem ao plano:
…
VI - atualizarão o cadastro georreferenciado, em formato eletrônico, de todos os estabelecimentos avícolas comerciais e os sítios de invernada de aves migratórias. Deverão ainda ser localizados e identificados por georreferenciamento: zoológicos, abatedouros e graxarias e estabelecimentos de comercialização de aves vivas.
§ 6o A SFA:
…
VI - atualizará o cadastro georreferenciado, em formato eletrônico, de todos os estabelecimentos avícolas de reprodução e produtores de ovos livres de patógenos específicos (SPF) ou controlados.
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
O trânsito interestadual de aves de corte deverá ser acompanhado da GTA, emitida por médico veterinário oficial ou credenciado pelo MAPA, responsável técnico pelo estabelecimento de destino das aves.
Errado
O trânsito interestadual de aves de corte deverá ser acompanhado da GTA, emitida por médico veterinário oficial ou credenciado pelo MAPA, responsável técnico pelo estabelecimento de origem das aves.
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
Os critérios descritos no Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle servirão para avaliação dos sistemas locais de atenção veterinária e, consequentemente, para classificação dos municípios por status sanitário em relação à Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Errado
A adesão das UF’s às normas previstas no plano tem caráter voluntário. Os critérios descritos nesta Instrução Normativa servirão para avaliação dos sistemas locais de atenção veterinária e, consequentemente, para classificação das UF’s por status sanitário em relação à Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
O boletim sanitário deverá chegar ao Serviço de Inspeção Federal - SIF, com 24 horas de antecedência ao abate das aves, contendo, entre outras informações, dados do estabelecimento de origem das aves, número inicial e final de aves alojadas por galpão e doenças detectadas no lote durante o alojamento.
certo
Considerando a Norma Interna IN 56/2007,
O médico veterinário Responsável Técnico é responsável pela fiscalização e supervisão das atividades de monitoramento sanitário, mediante vistorias e acompanhamento documental
Errado
Conforme o §3º do art. 22 da IN 56/2007, o médico veterinário do serviço oficial é responsável pela fiscalização e supervisão das atividades de monitoramento sanitário, mediante vistorias e acompanhamento documental.
Considerando a Norma Interna IN 56/2007,
Ficará suspenso o fornecimento de ovos SPF para comercialização e incubação durante o período de diagnóstico positivo para o Vírus da Encefalomielite Aviária.
certo
IN44
A inibição da hemaglutinação e o ensaio imunoenzimático podem ser utilizados no diagnóstico por identificação de cultura.
ERRADO
a inibição da hemaglutinação e o ensaio imunoenzimático podem ser utilizados no diagnóstico imunológico.
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
A Coordenação de Sanidade Avícola - CSA, do DSA, publicará a relação de médicos veterinários credenciados para emissão de GTA e a lista dos estabelecimentos certificados nos programas sanitários do PNSA, a ser disponibilizada no sítio eletrônico do MAPA, com atualização mensal
CERTO
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
Fica permitido o trânsito interestadual de esterco e de cama de aviário, bem como de resíduos de incubatórios e abatedouros, para qualquer finalidade.
ERRADO
Fica proibido o trânsito interestadual de esterco e de cama de aviário, bem como de resíduos de incubatórios e abatedouros, para qualquer finalidade. Excluem-se desta restrição, os materiais que tenham sido submetidos a tratamento aprovado pela SDA, capaz de assegurar a eliminação de agentes causadores de doenças.
I - O trânsito interestadual desses materiais deve ser acompanhado de CIS, emitido pelo Médico Veterinário Credenciado pela SFA, especificando o tratamento a que o material foi submetido.
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
Identificada a presença da forma de alta patogenicidade do vírus de Influenza Aviária, ou de Doença de Newcastle, ovos claros, provenientes de incubatórios, deverão ser acompanhados de Certificado de Inspeção Sanitária (CIS) emitido por médico veterinário oficial ou credenciado, após realização de amostragem sorológica negativa para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, representativa do lote, com validade de 7 dia
CERTO
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
O Departamento de Saúde Animal organizará, com periodicidade mínima anual, estudo de vigilância ativa para a Influenza Aviária e Doença de Newcastle, do qual fará parte da população amostrada: aves comerciais de corte, aves de postura comercial, aves domésticas de criações não-comerciais e aves migratórias.
CERTO
A -A
IN 17/2006 - MAPA.022
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
As Superintendências Federais de Agricultura, entre outras atribuições, credenciarão médicos veterinários para emissão de GTA para trânsito interestadual de aves.
CERTO
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
O trânsito interestadual de aves e ovos férteis para granjas de matrizes (matrizeiros) importadoras, exportadoras, produtoras de ovos férteis e aves de um dia, para produção de aves comerciais, matrizes recriadas de até 24 semanas e outros fins, será autorizado, desde que os espécimes sejam provenientes de estabelecimentos certificados como livres de Micoplasma e Salmonella.
certo
Considerando a Norma Interna IN 17/2006,
Quando da análise do Boletim Sanitário, caso seja identificada taxa de mortalidade superior a 10% num período inferior a 72 horas, desde o alojamento das aves no estabelecimento de origem até a emissão do boletim sanitário, ou quando identificada mortalidade igual ou superior a 1% durante o transporte das aves, do galpão ao abatedouro, ou ainda quando identificados sinais clínicos sugestivos de Influenza Aviária ou Doença de Newcastle no lote de aves, deverá ser realizada comunicação imediata ao Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (SIPAG) e ao Serviço de Defesa Agropecuária (SEDESA) sobre o ocorrido.
certo
+ 10% - 72h
+1% - Transporte
O Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, através de ações direcionadas à defesa sanitária animal, visa ao fortalecimento do sistema de atenção veterinária e à implementação do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), em todo o território nacional.
certo
O Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle é estratégia passível de aplicação em todas as Unidades da Federação (UF), para promover ações direcionadas à defesa sanitária animal, visando ao fortalecimento do sistema de atenção veterinária e à implementação do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), em todo o território nacional