LI1 Flashcards
De acordo com a Portaria 368,
Não será permitido variações das especificações químicas e físico-químicas quanto à composição da água, como exemplo a água salobra.
Errado
SERÁ PERMITIDO variações de acordo com a CARACTÉRISTICA REGIONAL!
De acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Sistema de Análise e Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, julgue o item abaixo:
O crescimento ou sobrevivência de micro-organismos patogênicos em produtos acabados ou semiacabados, na linha de produção ou no ambiente pode ser considerado um perigo.
CERTO
Genericamente, o perigo é qualquer uma das seguintes situações:
- presença inaceitável de contaminantes biológicos, químicos e físicos na matéria-prima ou nos produtos semiacabados ou acabados;
- crescimento ou sobrevivência inaceitável de micro-organismos patogênicos e a formação de substâncias químicas em produtos acabados ou semiacabados, na linha de produção ou no ambiente;
- contaminação ou recontaminação inaceitável de produtos semiacabados ou acabados por micro-organismos, substâncias químicas ou materiais estranhos;
- não conformidade com o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) ou Regulamento Técnico estabelecido para cada produto”.
A quinta etapa de implantação do APPCC é marcada pela sequência lógica de aplicação dos princípios de APPCC abordando 12 passos que serão necessários à implantação do APPCC, entre eles, o sexto passo (Princípio 1) deverá ser listar e identificar os perigos, analisar os riscos e considerar as medidas preventivas de controle.
CERTO
Os passos de 6 a 12 referem-se aos sete princípios básicos do plano.
1º Passo – Reunir a Equipe APPCC, formada nos moldes apresentados na 1ª etapa;
2º Passo – Descrever o produto;
3º Passo – Identificar o uso pretendido e consumidor do produto;
4º Passo – Construir o diagrama operacional;
5º Passo – Verificar, na prática, a adequação do diagrama operacional;
6º Passo – Listar e identificar os perigos, analisar os riscos e considerar as medidas preventivas de controle (Princípio 1);
7º Passo – Identificar os PCCs e aplicar a árvore decisória (Princípio 2);
8º Passo – Estabelecer os limites críticos para cada PCC (Princípio 3);
9º Passo – Estabelecer o sistema de monitorização para cada PCC (Princípio 4);
10º Passo – Estabelecer as ações corretivas (Princípio 5);
11º Passo – Estabelecer os procedimentos de verificação (Princípio 6);
12º Passo – Providenciar a documentação e estabelecer os procedimentos de registro (Princípio 7);”
O Sistema APPCC assegura que os produtos industrializados apresentem padrões uniformes de identidade e qualidade.
CERTO
Este sistema, hoje adotado pelos principais mercados mundiais, basicamente assegura que os produtos industrializados: b) apresentem padrões uniformes de identidade e qualidade”.
O Sistema APPCC constitui-se de sete princípios, entre esses: a Identificação do Perigo.
“O Sistema APPCC baseia-se na prevenção, eliminação ou redução dos perigos em todas as etapas da cadeia produtiva. Constitui-se de sete princípios básicos, a saber:
1- Identificação do perigo;
2- Identificação do Ponto Crítico;
3- Estabelecimento do Limite Crítico;
4- Monitorização;
5- Ações Corretivas;
6- Procedimentos de Verificação;
7- Registros de resultado
Sobre métodos de insensibilização autorizados da Portaria 365/2021, julgue o item:
As espécies autorizadas nos métodos mecânicos são diferentes para cada método. Sendo na pistola de dardo cativo penetrante: aves, bovídeos, caprinos, coelho, equídeos, ovinos, répteis da família Alligatoridae e suídeos. E na pistola de dardo cativo não penetrante: aves, bovinos, caprinos, coelhos, ovinos, suídeos.
CERTO
ulgue o item conforme a Portaria 365/2021:
Os tanques de imersão devem apresentar profundidade e tamanho adequados para o tipo de ave a ser insensibilizada. A altura do tanque de imersão deve ser ajustada de forma a garantir, em toda sua extensão, a imersão da cabeça e do pescoço das aves, até a altura da base das asas
CERTO
Julgue o item a seguir conforme a Portaria nº 365, de 16 de julho de 2021:
Estabelece os métodos humanitários de manejo pré-abate e abate dos animais de açougue e de pescado e os requisitos para seu atendimento, a fim de evitar dor e sofrimento desnecessários, a serem aplicados somente nos estabelecimentos regularizados para exportação que realizam abates de animais para o consumo humano ou para outros fins comerciais.
ERRADO
art 3º Estabelece os métodos humanitários de manejo pré-abate e abate dos animais de açougue e de pescado e os requisitos para seu atendimento, a fim de evitar dor e sofrimento desnecessários, a serem aplicados em todos os estabelecimentos regularizados pelos serviços oficiais de inspeção que realizam abates de animais para o consumo humano ou para outros fins comerciais.
Os estabelecimentos de abate devem estabelecer e controlar períodos mínimos de jejum e de dieta hídrica aos animais para atender os critérios de higiene no abate e processamento dos animais. Julgue conforme a Portaria 365/2021:
O tempo máximo de jejum deve ser contado a partir da retirada do alimento dos animais no estabelecimento de abate.
ERRADO
O tempo máximo de jejum de que trata este artigo deve ser contado a partir da retirada do alimento dos animais na propriedade rural.
Sobre o procedimento de sangria da Portaria 365/2021, julgue o item:
A utilização de equipamentos elétricos é permitida para insensibilização de aves abatidas sob preceitos religiosos, imediatamente após a operação de sangria
CERTO
É permitida a utilização de equipamentos elétricos para a insensibilização de aves abatidas sob preceitos religiosos, imediatamente após a operação de sangria.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
Exigir-se-á a higienização dos pisos, paredes, equipamentos, maquinários e instrumentos de trabalho, especialmente das dependências que manipulem produtos comestíveis, imediatamente após o término dos trabalhos industriais ou entre turnos.
CERTO
De acordo com a Portaria nº 210,
A temperatura da água residente, medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão, não deve ser superior a 16ºC e 4ºC, respectivamente, no primeiro e último estágio, observando-se o tempo máximo de permanência das carcaças no primeiro, de vinte minutos.
ERRADO
TRINTA MINUTOS!!!
A temperatura da água residente, medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão (4.5.1.2), não deve ser superior a 16ºC e 4ºC, respectivamente, no primeiro e último estágio, observando-se o tempo máximo de permanência das carcaças no primeiro, de trinta minutos”.
16º
4º
30M
De acordo com a Portaria nº 210,
As carcaças depositadas nas câmaras de resfriamento, deverão apresentar, temperatura ao redor de 2ºC a 8ºC, tolerando-se no máximo, variação de um grau centígrado.
Errado
-1ºC a 4ºC!!!
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “6. INSTALAÇÕES FRIGORÍFICAS 6.6. As carcaças depositadas nas câmaras de resfriamento, deverão apresentar, temperatura ao redor de -1ºC (menos um grau centígrado) a 4ºC, tolerando-se no máximo, variação de um grau centígrado”.
De acordo com a Portaria nº 210,
Os estabelecimentos que realizarem cortes e/ou desossa de aves devem possuir dependência própria, exclusiva e climatizada, com temperatura ambiente não superior a 12ºC.
CERTO
DESOSSA - DOZE
De acordo com a Portaria nº 210,
A lavagem e desinfecção das instalações, equipamentos e utensílios, deve obedecer inicialmente a pré-lavagem com água sob pressão para remoção de sólidos, seguido de remoção física por ajuda mecânica ou uso de detergentes.
CERTO
A lavagem e desinfecção das instalações, equipamentos e utensílios, deve obedecer o seguinte: 1. . Pré lavagem com água sob pressão para remoção de sólidos; 2. Remoção física por ajuda mecânica ou uso de detergentes; .3. Lavagem para a remoção de detergentes e sólidos; .4. Aplicação de desinfetantes, quando necessário e, sempre procedido de completa enxaguagem”.